• Nenhum resultado encontrado

Os processos de planejamento, implementação e avaliação de atividades on-line de língua espanhola no IL da UFSCar durante a pandemia evidenciam que o trabalho desenvolvido envolvendo a comunicação e principalmente os circuitos comunicativos e tendo o aluno como principal agente de seu conhecimento contribuiu para favorecer a aprendizagem de língua espanhola.

As aulas por meio do Meet ajudaram a criar vínculo e engajamento entre os alunos e a professora, o que resultou em aportes significativos para as aulas. A quantidade e qualidade da participação síncrona e assíncrona dos alunos nas atividades propostas foi bastante regular ao longo do curso, o que foi motivo de surpresa para a professora, em comparação àquilo que costuma ocorrer nos cursos presenciais, com a evasão de parte dos alunos antes do término dos cursos.

No caso das aulas de espanhol oferecidas no Instituto de línguas de forma on-line no segundo semestre de 2020, percebeu-se uma diminuição do número de desistência (evasão) nos cursos e temos como hipóteses os seguintes fatores: a flexibilidade de horário para realização das atividades no formato remoto, de forma síncrona e assíncrona e a não necessidade de deslocamento presencial até a universidade, o que acarretou redução nos custos dos alunos. Além disso, apontamos como fator favorável do ensino remoto no IL a possibilidade de preenchimento das vagas com alunos de outros campi – a exemplo de Sorocaba – que puderam participar, processo que seria inviável se fosse na modalidade presencial em São Carlos.

99

Com relação às contribuições do período de formação da equipe para a utilização das ferramentas digitais, consideramos que foram fundamentais as fases inicialmente delimitadas neste texto para que os professores em formação pudessem entender os diferentes tipos de canais para alcançar engajamento, além de aprender a explorar os principais recursos das plataformas utilizadas. Mesmo as dificuldades citadas no texto como a perda do link por parte dos alunos ou o barulho proveniente de outras salas de chat geraram um engajamento – e em espanhol, o que foi produtivo para a aprendizagem do idioma. Além disso, o uso das ferramentas permitiu aos professores em formação aproveitar esse conhecimento para futuras aulas nesse cenário pandêmico.

Esse contato com a língua estrangeira que as aulas síncronas permitem, ao gerar engajamento, propiciam o input – ou affordance, como define Menezes (2010) – ou seja, favorece que o aluno tenha contato com a língua-alvo e passe a produzi-la, o que será primordial para seu aprendizado em língua estrangeira, já que o uso da língua é constante e, as aulas síncronas, propiciam o espaço para a produção linguística.

Embora algumas dificuldades de ordem técnica possam dificultar a implementação das atividades síncronas, consideramos estas essenciais para o desenvolvimento de engajamento dos alunos e para o estabelecimento de vínculo e interação entre a professora e os alunos e entre os alunos, visando o uso mais significativo da língua.

Consideramos que as experiências e a teorização sobre elas puderam contribuir para um ensino mais significativo e participativo, considerando as aulas síncronas como um meio de produção do affordance, e certamente influenciarão nossas práticas docentes futuras, seja na modalidade presencial, remota ou híbrida.

Referências

ABIO, G. Formación digital de professores. Uma revisión del tema con énfasis em los

modelos de competenciais/literacidades digitales. Revista Caracol, São Paulo, n. 13, 2017.

Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122901/124761. Acesso em:

24 mar. 2020.

BARBOSA, M. da S.; JÚNIOR, M. A. B. Engajamento e interatividade no ensino remoto: a sala de aula digital em tempos de pandemia. Revista Linguagem, Ensino e Educação, Criciúma, v. 5, n. 2, p. 36-57, 2020. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/lendu/article/

view/6367/5560. Acesso em: 05 mar. 2021.

COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. (org.). Letramento digital. Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

100

DOTTA, S.; BRIGA, J.; PIMENTEL, E. Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia. In: Anais do 23º Simpósio Brasileiro de

Informática na Educação. Rio de Janeiro, 26-30 de novembro de 2012. Disponível em:

https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1705/1466. Acesso em: 04 mar. 2021.

FRAGA, L. B. F. F. de. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/70689. Acesso em: 09 fev. 2020.

GREGOLIN, I. V. La integración de tecnologias en la enseñanza de español como lengua

extranjera: algunos planteamientos. In: MIRANDA, C. (org.). La lengua española em Brasil: enseñanza, formación de professores y resistência. Brasília: Consejería de Educación de

España, 2018. p. 62-70. Disponível em: https://bit.ly/36ujw3B. Acesso em: 20 mar. 2021.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Editora Papirus, 2003. p. 44-70.

MENEZES, V. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve

retrospectiva histórica. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: http://www.veramenezes.com/

techist.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

MENEZES, V. Propiciamento (affordance) e autonomia na aprendizagem de língua inglesa.

In: LIMA, D. C. Aprendizagem de língua inglesa: histórias refletidas. Vitória da Conquista:

Edições UESB, 2010. p. 151-161. Disponível em: http://www.veramenezes.com/affordance.

pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

ROZENFELD, C. C. de F.; VIANA, N. Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira:

organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos. DELTA, v. 35, n. 4, 2019.

Disponível em: https://bit.ly/36zPGdS. Acesso em: 05 fev. 2021.

SOTO, U.; MAYRINK, M.; GREGOLIN, I.V. Linguagem, educação e virtualidade. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: http://books.

scielo.org/id/px29p/pdf/soto-9788579830174.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

TALLEI, J. Desafios y reflexiones acerca del uso de las tecnologias de la información y la comunicación en la enseñanza de idiomas: el alumno y la interacción social em el aprendizaje. Revista Eletrônica do Geppele, v. 1, n. 3, 2014. Disponível em: http://

repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/54117/1/2014_art_jitallei.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

Atividades assíncronas com

WhatsApp para