• Nenhum resultado encontrado

Criado em 2008 o programa ALI fruto de uma parceria entre CNPq e SEBRAE possui a finalidade de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada, e são realizadas por meio de bolsistas do CNPq que trabalham como agentes, sendo estes capacitados pelo SEBRAE para acompanhar um conjunto de empresas definidas pelo próprio SEBRAE.

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio e, a partir dessas soluções apresentadas, espera-se mudanças que gerem impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos.

O programa também oferece acompanhamento in loco, acompanhamento continuado, acompanhamento customizado e especializado, e acompanhamento gratuito (SEBRAE Nacional, 2016).

Sendo assim, este Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a avaliar, por estudos qualitativos e aplicando a metodologia do modelo VRIO, se as ações do programa ALI contribuíram para a melhoria das MPE’s em termos de potencial de gerar vantagem competitiva.

O objetivo almejado foi alcançado seguindo como base os três objetivos específicos do trabalho: identificar as contribuições do programa ALI para as MPE’s analisadas; descrever os recursos e capacidades relacionados às ações do ALI das MPE’s analisadas; avaliar o potencial dos recursos e capacidades relacionados às ações do ALI de gerar vantagem competitiva.

Para conseguir o objetivo foi utilizado como objeto de estudo três empresas do ramo de contabilidade, e assim foram executadas entrevistas utilizando como ferramenta o modelo VRIO no intuito de analisar se as ações estratégicas propostas pelo programa resultaram em potenciais vantagens competitivas para as MPE’s.

A partir disso, identificou-se em se tratando da empresa A e de acordo com Barney e Hesterly (2007), que das três ações propostas apenas uma implicou em uma vantagem competitiva sustentável gerando um desempenho econômico acima

do normal para a empresa. Para as demais ações, duas resultaram em desvantagem competitiva gerando um desempenho econômico abaixo do normal.

Para a empresa B duas das três ações implicaram em desvantagem competitiva e um desempenho econômico abaixo do normal, enquanto que uma gerou paridade competitiva.

Para a empresa C das seis ações implantadas cinco implicaram entre vantagens competitivas temporárias e sustentáveis, e um desempenho econômico acima do normal, enquanto que apenas uma implicou em paridade competitiva, e em consequência um desempenho econômico normal.

Fazendo uma síntese partindo dos resultados citados, pode-se dizer que o Programa ALI conseguiu impactar de forma positiva, já que seis das dozes ações propostas geraram vantagem competitiva às empresas, sendo uma sustentável e cinco temporárias, enquanto que duas implicaram em paridade competitiva, e quatro em desvantagem competitiva, novamente retomando a ideia de que desvantagem competitiva apenas no sentido teórico usado em âmbito acadêmico, pois uma organização não perde a vantagem, apenas deixa de ganha-la.

Quanto às limitações no trabalho, houve em determinado momento da pesquisa no que diz respeito à coleta de informações, já que para que fosse possível aplicar o modelo VRIO se fazia necessário fazer contato com os empresários, de preferência in loco, devido haver maior interação e fluência na conversa e consequentemente maiores detalhes nas informações captadas. Porém, os empresários alegavam que não possuíam tempo hábil para as entrevistas e assim preferiam fornecer as informações via telefone por ser mais ágil.

Por fim, como sugestão de pesquisas futuras, recomenda-se a aplicação em mais empresas do ramo explorado, para assim aumentar o campo de exploração, além disso, sugere-se avaliar da mesma forma como foi aplicado neste trabalho a outros ramos de negócio que o programa ALI atenda.

REFERÊNCIAS

ALENCAR, Marcelly Nicolle Magalhães de Oliveira; COUTINHO, Sérgio. O setor de saúde em Alagoas sob uma ótica interdimensional: o que mudou depois do

ALI. Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios: Serviços, v. 3, n. 3, p.76-88, 2015.

ALVARO, Alexandre. Programa Agentes Locais De Inovação (ALI): Experiências e Resultados das Regiões de Sorocaba e São Carlos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 35. 2015, Fortaleza. Anais Fortaleza: ABEPRO, 2015.

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, v. 1, n. 1, p.

25-38, 2014.

BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 7, n. 1, p.99-120, 1991.

__________; WRIGHT, M.; KETCHEN, D. J. The resource based view of firm: ten years after 1991. Journal of Management, v. 27, n.6, p. 625–641, 2001.

__________; HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007

BARRATT, M.; OKE, A. Antecedents of supply chain visibility in retail supply chains:

A resource-based theory perspective. Journal of Operations Management, v. 25, n.

6, p. 1217-1233, 2007.

BESANKO, D; DRANOVE, D.; SHANLEY M. E. Economics of Strategy. New York:

Wiley, 2000.

BOURNE, M.; MILLS J.; FAULL, N. Operations strategy and performance: a resource based perspective. International Journal of Operations e Production

Management, v. 23, n. 9, p. 944-947, 2003.

BRANDENBURGER, A. M.; STUART JR., H. W. Value-based business strategy.

Journal of Economics & Management Strategy, v. 5, n. 1, p. 5-24, 1996.

BRASIL. Lei n. 9279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Lex: Diário Oficial da União, Brasília, p. 8353,

maio/jun.1996. Legislação Federal e marginalia.

BRASÍLIA. Confederação Nacional da Indústria. Gestão da Inovação. Brasília, 2010. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/50786879/Cartilha-Gestao-da-Inovacao-SEBRAE-CNI#page=9>. Acesso em: 24 Abril 2016.

BURLAMAQUI, L.; PROENÇA, A. Inovação, recursos e comprometimento: em direção a uma teoria estratégia da firma. Revista Brasileira de Inovação, v. 2, n. 1, p. 79-110, 2003.

CARVALHO, Gustavo Dambiski Gomes de et al. Radar da Inovação como ferramenta para o alcance de vantagem competitiva para micro e pequenas empresas. Revista de Administração e Inovação, v. 12, n. 4, p.162-186, 2015.

CHANEY, P. K; P. K.; DEVINNEY, T. M.; WINER, R. S. The impact of new product introductions on the market value of firms. The Journal of Business, v. 64, n. 4, p.

573-610, 1991.

CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Empresômetro MPE. Disponível em: <http://empresometro.cnc.org.br/Estatisticas>.

Acesso em: 17 jun. 2016.

COLLINS, D. J. How valuable are organizational capabilities? Strategic Management Journal, v. 15, p. 143-152, 1994.

DALCOMUNI, S. M. O papel dos gatekeepers no processo inovativo: a inovadora experiência de capacitação propiciada pelo projeto ALI. Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios: comércio e serviço, v. 1, n. 1, p. 253-262, 2013.

DIAS, Pollyana Santos Lima; OLIVEIRA, Marília Flores Seixas de. O programa ALI e a ambiência inovadora em empresas do setor alimentício (Vitória da

Conquista/BA). Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios: Indústria, v. 3, n.

3, p.118-129, 2015.

DIERICKX, Ingemar; COOL, Karel. Asset stock accumulation and sustainability of competitive advantage. Management Science, v. 35, n. 12, p. 1504-1511, 1989.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira Thompson, 2005.

ECONET EDITORA. A empresa. Disponível em: <http://www.econeteditora.com.br/>.

Acesso em: 06 nov. 2016.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. 198p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas

possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p.57-63, 1995

GOHR, Cláudia Fabiana et al. Recursos estratégicos e vantagem competitiva:

aplicação do modelo VRIO em uma organização do setor sucroalcooleiro. Revista Gestão Organizacional, v. 4, n. 1, p.116-139, 2011.

GONÇALVES, Carlos Alberto; COELHO, Mariana de Freitas; SOUZA, Érika Márcia de. VRIO: Vantagem competitiva sustentável pela organização. Revista Ciências Administrativas, v. 17, n. 3, p.819-855, 2011.

GOPALAKRISHNAN, S. Unraveling the links between dimensions of innovation and organizational performance. Journal of High Technology Management Research, v. 11, n. 1, p. 137-153, 2000.

GOTTSCHALG, O.; ZOLLO M. Interest Alignment and competitive Advantage.

Academy of Management Review, v. 32, n. 2, p. 418-437, 2007.

GRANT, R. M. The resource-based theory of competitive advantage: implications for strategy formulation. California Management Review, v. 33, n. 3, p. 114-135, 1991.

HARRINGTON, James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo:

Makron Books, 1993.

HENRI, J. Management control systems and strategy: a resource-based perspective.

Accounting, Organizations and Society, v. 31, p. 529-558, 2006.

HERMES, L. C. R.; CRUZ, C. M. L.; SANTINI, L. Vantagens Competitivas do Mix de Varejo sob a Ótica da VRIO: um Estudo de Caso em um Supermercado

Independente. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 3, p. 373-389, 2016.

HITT, Michael; MILLER, C. Chet; COLELLA, Adrienne. Comportamento Organizacional: uma abordagem estratégica. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

___________; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira, 2003.

HOOPES, D. G.; MADSEN, T. L.; WALKER, G. Guest editors’ introduction to the special issue: why is there a resource-based view? Toward a theory of competitive heterogeneity. Strategic Management Journal, v. 24, p. 889–902, 2003.

HUNT, V. Daniel. Process mapping: how to reengeneer your business processes.

New York: John Wiley & Sons, Inc., 1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO. Empresômetro das MPEs. Disponível em: <http://empresometro.cnc.org.br/> Acesso em: 31 Out 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (Curitiba)

(Org.). Empreendedorismo no Brasil 2015: GEM 2015. 16. ed. Curitiba: Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, 2015. 21 p.

LADO, A.; BOYD, N.; WRIGHT, P.; KROLL, M. Paradox and theorizing within the resource-based view. Academy of Management Review, v. 31, p. 115-131, 2006.

Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento - OCDE. Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed.

Publicação conjunta OCDE; EUROSTAT e FINEP, 2007.

MOTOHASHI, K. Innovation strategy and business performance of Japanese

manufacturing firms. Economics of Innovation and New Technology, v. 7, n. 1, p.

27-52, 1998.

OLIVER, C. Sustainable competitive advantage: combining institutional and resource based views. Strategic Management Journal, v. 18, n. 9, p. 697-713, 1997.

PETERAF, M. A.; BARNEY, J. B. Unraveling the resource-based tangle. Managerial and Decision Economics, v. 24, n. 4, p. 309-323, 2003.

PIPKIN, Alex. Marketing Internacional: uma abordagem estratégica. 4 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2002.

POMBO, Adriane Alvarenga da Rocha. O que é ser empreendedor. Disponível em:

<http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/

A2EEEAD6407D759003256D520059B1F8/$File/NT00001D9A.pdf>. Acesso em 16 de Junho de 2016

PORTER, Michael. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1986.

______. A Vantagem Competitiva das Nações. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.

PRAZERES, Carlos Anderson Cayres dos; OLIVEIRA, Marília Flores Seixas de.

Evolução de pequenas empresas automotivas atendidas pelo programa ALI em Barreiras (BA): enfoque na dimensão relacionamento. Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios: Comércio, v. 3, n. 3, p.162-173, 2015.

PREVIDELLI, José J.; MEURER, Vilma. Gestão da micro, pequena e média

empresa no Brasil: Uma abordagem multidimensional. 21. ed. Maringá: Unicorpore, 2005.

REIS, D. R. Gestão da inovação tecnológica. Barueri, SP: Manole, 2008.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; DE ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2015.

SALGADO, Camila Cristina Rodrigues; COLOMBO, Ciliana Regina. Sistema de gestão ambiental no Verdegreen Hotel – João Pessoa/PB: um estudo de caso sob a perspectiva da resource-based view. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 5, p.195-225, 2015.

SANCHES, Paula Luciana Bruschi; MACHADO, André Gustavo Carvalho.

Estratégias de inovação sob a perspectiva da Resourced-Based View: análise e evidências em empresas de base tecnológica. Gestão & Produção, v. 21, n. 1, p.

125-141, 2014.

SEBRAE. Data SEBRAE. Disponível em: <http://www.datasebrae.com.br/> Acesso

SEBRAE/PR. ALI: O PROJETO. - Paraná, 2015. Disponível em:

<http://app.pr.sebrae.com.br/ali/>. Acesso em: 22 Mar 2016.

SILVA, Rauane Dharlly; SILVA, Napiê Galvê Araújo. Uma análise da dimensão processos nos Supermercados atendidos pelo programa ALI na região do

Seridó. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, n. 3, p.147-160, 2015.

SOARES, Jordana Laís Miranda Ricardo; COSTA, Aline Fagner de Carvalho e.

Relacionamento como fonte de inovação: programa ALI em drogarias e farmácias de Anápolis/GO. Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios: Comércio, v. 3, n.

3, p.300-308, 2015.

SOUZA-JÚNIOR, J. R. C.; LEVY, P. M. Visão Geral da Conjuntura. Carta de Conjuntura do IPEA, v. 33, 2016.

SPANOS, Y. E.; LIOUKAS, S. An examination into the causal logic of rent

generation: contrasting Porter’s competitive strategy framework and the resource-based perspective. Strategic Management Journal, v. 22, p. 907-934, 2001.

TEECE, David J.; PISANO, Gary; SHUEN, Amy. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, 1997.

TIDD, J. Innovation management in context: environment, organization and performance. International Journal of Management Reviews, v. 3, n. 3, p. 169-183, 2001.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UTTERBACK, J. M. The process of technological innovation within the firm.

Academy of Management Journal, v. 14, n. 1, p. 75-88, 1971.

VASCONCELOS, Flávio C.; CYRINO, Álvaro B. VANTAGEM COMPETITIVA: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria

organizacional. Rae - Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, p.20-37, 2000.

VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista Fae, v. 5, n. 1, p.61-70, 2002.

VILLELA, Cristiane da Silva Santos. Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional. 2000. 182 f. Dissertação

(Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

_____________. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

WANG, H. C.; BARNEY, J. B. Employee incentives to make firm-specific

investments: implications for resource-based theories of corporate diversification.

Academy of Management Review, v. 31, n. 2, p. 466-476, 2006.

WERNERFELT, B. A Resource-based View of the Firm. Strategic Management Journal, v. 5, n. 2, p. 171-180, 1984.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre:

Bookman, 2001.

ANEXO

1 – Valioso: Os recursos e capacidades permitem que a empresa explore oportunidades externas ou neutralize uma ameaça advinda do ambiente?

2 – Raro: Os recursos são controlados atualmente por um número pequeno de empresas concorrentes?

3 – Difícil de imitar: As empresas sem os recursos enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-los ou desenvolvê-los?

4 - As outras políticas e procedimentos da empresa estão organizados para sustentar à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?

Documentos relacionados