CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN NO PDP

No documento Antecedentes na implementação da filosofia lean no processo e desenvolvimento de produto (PDP) (páginas 53-57)

1 INTRODUÇÃO

2.8 CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN NO PDP

Na visão desse trabalho, para identificar os antecedentes necessários à implementação

Lean no PDP é preciso conceituar e avaliar a interação existente entre os fatores de sucesso Lean, a maturidade Lean e o Lean no PDP, uma vez que os mesmos são complementares .

Assim, para que uma empresa possa ingressar numa implementação do Lean no PDP¸ seria conveniente que a mesma possuísse alguma familiaridade com processos associados a filosofia Lean. Deste modo, a cultura organizacional encontrar-se-ia mais propícia à implementação do Lean no PDP.

O Lean no PDP lida com as interações dentro do PDP entre pessoas, processos e ferramentas, expostas durante o referencial teórico, nas seções 2.4 e 2.5 e outras as quais pretende-se elencar neste estudo. Flores et al. (2011), destacam que o ponto chave para avaliar as organizações, concentra-se na observação do nível em que a empresa estudada está nas implementações Lean em desenvolvimento de produto. Sendo assim, realizar uma avaliação do Lean relacionando com os 13 princípios de desenvolvimento de produtos propostos por Morgan e Liker (2008), pode fornecer informações para medir o progresso da implementação

Lean no PDP.

Também são apontados por Flores et al. (2011) como atributos de destaque para avaliação do Lean no PDP: pessoas e equipes, custos, tempo e qualidade, novo processo de desenvolvimento de produto e ferramentas. Consequentemente, a transformação Lean é confirmada pelos cinco níveis de maturidade apresentados pelo MIT (2001) permitindo que os parceiros do Lean no PDP acompanhem sua execução.

O referencial teórico apresentado mostra como os conceitos abordados na literatura estão relacionados na construção de um modelo orientador para o estudo proposto nesse trabalho, ou seja, os elementos macro estruturantes antecedentes ao Lean no PDP.

Deve-se destacar a percepção de Morgan e Liker (2008) que consideram pessoas, processo e ferramentas, desdobrados em 13 princípios da implementação do Lean no PDP. Entretanto, entende-se que anterior a essa implementação, existem fatores que são fundamentais para o sucesso da mesma, como por exemplo, a cultura organizacional, ferramentas disponíveis e dominadas, ambiente propiciado pela organização, o meio no qual ela está inserida e a liderança.

Com base no exposto na seção 2.7 pelos autores Antony e Banuelas (2002), Waxer (2010), Achanga, et al. (2006), Jeyaraman et al. (2010), Rahbek et al. (2011) e Psychogios et al. (2012), Stone (2012), Childerhouse et al. (2010) pretende-se analisar como o sucesso na implementação do Lean no PDP está relacionado aos fatores antecedentes citados com ênfase: culturais, ferramentas, ambiente e liderança. Estes podem ser vistos como macros estruturantes do Lean no PDP, sendo subdivididos em eventos, denominados variáveis, pois auxiliam na elaboração de um pensamento formado a partir da combinação destes quatro elementos.

Desses fatores identificados, tem-se a hipótese de que a liderança e o compromisso da gestão são os pontos mais críticos para determinar o sucesso de um projeto Lean, pois Achanga, et al. (2006) percebem no decorrer da pesquisa que uma boa liderança promove habilidades eficazes e valorização do conhecimento entre a sua força de trabalho.

Desta forma, quatro dimensões comuns para os elementos macro estruturantes antecedentes a implementação Lean, foram estabelecidas: a cultura da organização, as ferramentas adotadas, o ambiente propício e facilitador do Lean e a liderança comprometida. Tais dimensões são percebidas e estão presentes nos fatores de sucesso Lean, na maturidade

Lean e no Lean no PDP (Figura 15).

Figura 15: Análise da Implementação do Lean no PDP

Fonte: elaborado pela autora.

As dimensões Lean definidas são elaboradas a partir dos referenciais pesquisados nesse trabalho. Compreende-se que essas dimensões podem ser analisadas por meio de diferentes categorias, formadas pelas questões que serão apresentadas no instrumento de

pesquisa (APÊNDICE I ao APÊNDICE VI) com o intuito de associar as variáveis apresentadas na Figura 16.

Figura 16: Variáveis Lean para o PDP

Fonte: elaborada pela autora.

Dentro das quatro dimensões definidas, juntamente com as categorias elaboradas, foram identificadas variáveis que podem ser observadas no ambiente de implantação do Lean

no PDP, segundo autores como Rahbek et al. (2011) Jeyaraman et al. (2010), Spanyi e

Wurtzel (2003) que citam tais variáveis no processo de implementação bem-sucedida de uma iniciativa Lean (Figura 16). Dentre eles destacam-se: capacidade financeira, a comunicação e interpretação dos sucessos e histórias de fracasso, a compreensão compartilhada dos principais processos de negócios e suas características essenciais, a equipe selecionada e treinada, compromisso de gestão visível, incluindo a seleção de pessoas competentes a cada projeto desenvolvido.

Rahbek et al. (2011) e Henderson e Evans (2000) acrescentam ainda outros componentes a serem considerados numa bem sucedida implementação Lean , sendo esses: envolvimento da gestão, infraestrutura organizacional, treinamento, ferramentas estatísticas, habilidades e competências a definição clara dos requisitos do cliente e a tecnologia da informação.

A variável capacidade financeira torna-se crucial na determinação de qualquer projeto com bons resultados, podendo ser um obstáculo, caso a empresa não tenha condições financeiras que sustentem os treinamentos e consultorias para desenvolver as habilidades e competências necessárias para a aplicação do Lean. Neste caso é possível que a organização não dê sequência no Lean.

A criação de uma cultura organizacional (elemento macro estruturante) de apoio é uma plataforma essencial para a implementação do Lean. Segundo Achanga et al. (2006),

empresas de alto desempenho são aqueles com uma cultura de melhoria sustentável e proativa.

Os tópicos relacionados à equipe de gerenciamento e apoio, educação e formação, comprometimento de recursos, e vínculo à compensação podem ser considerados como os pontos críticos que determinam o sucesso de um projeto Lean. Sob o quesito liderança, a alta administração da organização deve ter uma visão clara e iniciativas estratégicas apoiando o

Lean.

Analisando o exposto, evidencia-se que as pesquisas se completam e formam uma seleção de itens que a alta administração ao iniciar a preparação da implementação do Lean deve observar para obter resultados de sucesso referentes ao Lean dentro da sua organização. Dentro destes itens os pontos relacionados a pessoas podem ter um peso maior, visto que envolvem questões culturais da organização, ênfase em treinamentos, evitar a perda ou rotatividade dos funcionários, o que compreende motivação tanto pelo desafio, como financeiro, enfim, concordando com a abordagem inicial de Achanga et al. (2006) atividades relacionadas à liderança e gestão, finanças, habilidades e competências, e a cultura organizacional, são fundamentais para a obtenção de sucesso na implementação Lean.

Na capacidade financeira, a averiguação acontece através da observação se a estrutura precisa de recursos financeiros para sustentar o Lean no PDP, já a liderança e gestão, um dos fatores declaradamente mais fortes para o sucesso da filosofia, além de persistir na implementação, precisa observar e preparar, se for o caso, habilidades e competências, treinar a equipe, fortalecer a cultura organizacional adequada à filosofia Lean no PDP.

Outra variável a ser observada é se os requisitos dos clientes são claros para a organização, em relação ao cliente, como é realizada a compreensão do processo compartilhado, como está sendo administrada a tecnologia de informação, se está dando suporte para fortalecer o Lean no PDP.

Relacionando os elementos macro estruturantes e as variáveis com os 13 princípios de Morgan e Liker (2008), é possível observar que a cultura, explicitada através das pessoas, assim como a tecnologia, relacionada às ferramentas utilizadas e o ambiente envolvendo processos, são fatores antecedentes de grande importância na obtenção dos resultados Lean no PDP.

O conjunto, elementos macro estruturantes e variáveis, formam a base para a definição de um modelo de pesquisa para essa tese, e que será discutida na próxima seção.

No documento Antecedentes na implementação da filosofia lean no processo e desenvolvimento de produto (PDP) (páginas 53-57)