• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÕES

O principal objetivo da nossa dissertação foi a análise da viabilidade econômica de investimentos em condições de incerteza, utilizando os principais conceitos de matemática financeira, estatística e engenharia econômica. financeiras determinísticas, mostra-se insuficiente quando enfocadas à luz da atual conjuntura econômica, repleta de riscos e incertezas característicos de um mundo cunhado pela marca da globalização. Dentro desse espírito, o administrador moderno necessita ter uma postura mais pragmática e realista na condução das empresa e dos negócios em geral.

O trabalho tenta contribuir para que o processo de tomada de decisão, inerente à função administrativa, revista-se de maior segurança, eficiência e eficácia, quando levados em consideração os riscos inerentes a qualquer decisão; fato este muitas vezes não observado pelo decisor que deve ficar atento ao ambiente de incertezas geradas pela atual conjuntura econômica.

A possibilidade da quantificação da variável risco é um dos principais objetivos do trabalho, na medida em que permite ao administrador otimizar sua decisão minimizando a incerteza envolvida no processo de tomada de decisão relativa às diferentes alternativas de aplicação de recursos, tendo como pano de fundo os mais diferentes cenários.

No decorrer do nosso trabalho, tivemos a oportunidade de ter contato,

através da leitura e da pesquisa, com novas idéias, teorias e posições sobre a questão do papel do administrador de empresas, no tocante à gestão financeira. Esta oportunidade contribuiu, de maneira inexorável, para uma maturidade acadêmica, com conseqüente crescimento pessoal. Isto posto, e de forma intencional, gostaríamos de deixar registradas algumas dessas passagens para uma última reflexão. medidas em termos financeiros, o administrador financeiro desempenha um papel crucial na operação da empresa”.

Solomon e Pringle108 lembram: “quase todas as decisões empresariais exigem que encaremos o futuro, e por isso envolvem incerteza de um modo ou de outro. Resolver os problemas criados pela incerteza é uma das principais preocupações do administrador financeiro”.

Bernstein109 enaltece o estudo do risco dizendo que as pessoas que se ocupam de tais questões “ajudam a descobrir os métodos de pôr o futuro a

serviço do presente, substituindo a impotência diante do destino pela escolha e decisão”.

Finalmente, observamos que existe um campo enorme, tanto para o estudo quanto para a pesquisa, deste apaixonante tema expresso nas palavras de Hélio de Paula Leite110 quando diz “a quantificação da variável risco é um assunto bastante amplo e polêmico. Certamente, este não é um tema que possa ser considerado satisfatoriamente concluído pelo atual estágio da Teoria das Finanças”.

110 LEITE, Hélio de Paula, Op. cit., página 352.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA

ASSAF NETO, Alexandre, Matemática Financeira e Suas Aplicações, Atlas, 2ª Edição - 1994.

BATISTA JR., Paulo Nogueira, artigo: O Círculo de Giz da Globalização,

BERNSTEIN, Peter L., Desafio aos Deuses - A Fascinante História do Risco, Campus, 2ª Edição - 1997.

Boletim Celulose & Papel nº 62 - Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo - Março - 1998.

BREALEY, Richard A. e MYERS, Stewart C., Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill, 3ª Edição - 1992.

Caderno de Economia da Folha de São Paulo: Mercado Arrisca Sua Sorte Num Jogo de Perdas Fatais, artigo publicado em 2/11/97.

CASAROTTO FILHO, Nelson e KOPITTKE, Bruno Hartmut, Análise de Investimentos, Atlas, 8ª Edição – 1998.

CLEMEN, Robert T., An Introduction to Decision Analysis, Wadsworth Publishing Company, 2ª Edição - 1996.

DEMO, Pedro, Introdução à Metodologia da Ciência, Atlas, 2ª Edição - 1988.

DOWNING, Douglas e CLARK, Jeffrey, Estatística Aplicada, Saraiva - 1998.

DOWSLEY, Getúlio S. e DOWSLEY, Célia V., Origens e Aplicações de Recursos e Economia Financeira, Livros Técnicos e Científicos, 1ª Edição - 1983.

FRANCISCO, Walter de, Matemática Financeira, Atlas, 5ª Edição – 1985.

GITMAN, Lawrence J., Princípios de Administração Financeira, Harbra, 7ª Edição - 1997.

HAZZAN, Samuel e POMPEO, José Nicolau, Matemática Financeira - Métodos Quantitativos, Atual, 2ª Edição - 1987.

HUMMEL, Paulo Roberto Vampré e TASCHNER, Mauro Roberto Black, Análise e Decisão Sobre Investimentos e Financiamentos, Atlas, 4ª Edição - 1995.

KELEJIAN, Harry H., e OATES, Wallace E., An Introduction To Econometrics, Harper & Row Publishers, Inc. - 1974.

LEITE, Helio de Paula, Introdução à Administração Financeira, Atlas, 1ª Edição - 1991.

MACEDO, Angela Regina Pires e VALENÇA, Antônio Carlos, Relato Setorial Nº 3/1998 – BNDS – Indústria Brasileira de Celulose e Papel – Necessidade de Investimentos. Rio de Janeiro , Março – 1998.

MALUF FILHO, Jorge Arnaldo, Modelo Integrado de Gestão de Riscos de Mercado de Ativos Derivados em Instituições Financeiras, tese de doutorado – Universidade de São Paulo - USP – 1996.

MARTINS, Eliseu e ASSAF NETO, Alexandre, Administração Financeira, Atlas, 1ª Edição – 1985.

MEGLIORINI, Evandir, Lucros Distribuídos – Fator de Atratividade para Investimentos em Ações, tese de mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 1997.

MORETTIN, Luiz Gonzaga, Estatística Básica, McGraw-Hill, 6ª Edição - 1989.

OHMAE, Keniche, O Fim do Estado-Nação, Campus, 1ª Edição - 1996.

OLIVEIRA, Edson Ferreira de, Contribuição ao Desenvolvimento de Modelos de Matemática Financeira em Condições de Risco, tese de mestrado – Universidade Mackenzie – 1993.

OLIVEIRA, Edson Ferreira de, Grau de Globalização da Economia, tese de doutorado – Universidade Mackenzie – 1998.

OLIVEIRA, José Alberto Nascimento de, Engenharia Econômica: Uma abordagem às Decisões de Investimento, McGraw-Hill, 1ª Edição - 1982.

PIZZOL, Janine de e BACHA, Carlos José Caetano, Evolução, Estrutura e Desafios da Indústria de Celulose no Brasil. Revista Preços Agrícolas – USP/ESALQ – nº 137 – março – 1998.

PUCCINI, Abelardo de Lima, Matemática Financeira, Saraiva, 5ª Edição - 1998.

Revista Técnica Novos Estudos, nº 49 – 1997.

SANVICENTE, Antônio Zoratto, Administração Financeira, Atlas, 3ª Edição - 1988.

SANVICENTE, Antonio Zoratto, e MELLAGI FILHO, Armando. Mercado de capitais e estratégias de investimento. São Paulo: Atlas, 1988.

SECURATO, José Roberto & Equipe / Professores MBA-USP, Cálculo Financeiro das Tesourarias, Saint Paul Institute of Finance, 1ª Edição – 1999.

SECURATO, José Roberto, Decisões Financeiras em Condições de Risco, Atlas, 1ª Edição - 1993.

SEVERINO, Antônio Joaquim, Metodologia do Trabalho Científico, Cortez Editora, 15ª Edição - 1989.

SHARFMAN, Mark e DEAN JR., James, Artigo: “A Sdudy of Strategic Decision-Making Effectieness”, Journal of General Management [JGM] - Vol. 22 - FEA/USP - 1997.

SIMONSEN, Mário Henrique e FLANZER, Henrique, Elaboração e Análise de Projetos, Sugestões Literárias S/A, 1ª Edição – 1974.

SOLOMON, Ezra e PRINGLE, John J., Introdução à Administração Financeira, Atlas, 1ª Edição - 1981.

TANAKA, Oswaldo K. e PEREIRA, Wilson, Estatística - Conceitos Básicos, McGraw-Hill, 1ª Edição - 1990.

TOLEDO, Flávio de e REGIS, Rachel, Recursos Humanos e Globalização, FTA, 1ª Edição - 1996.

VIEIRA SOBRINHO, José Dutra, Matemática Financeira, Atlas, 6ª Edição – 1997.

VLAHOS, Kiriakos, Onde Há Incerteza Convém Minimizar o Risco, Originais do Financial Times publicado pela Gazeta Mercantil / Mastering Management em 25/09/97.

WOILER, Samsão e MATHIAS, Washington Franco, Projetos - Planejamento, Elaboração e Análise, Atlas, 1ª Edição - 1994.

Documentos relacionados