• Nenhum resultado encontrado

“Pessoas felizes geram resultados felizes”: esta foi a citação pessoal de um dos comissários de bordo que colaboraram na confecção deste Trabalho de Conclusão de Curso ao compartilhar suas experiências. Felicidade essa que é dos diversos sentimentos que ecoam na profunda e complexa composição do ser humano, nos trazendo conforto e motivação para deslumbrar os nuances da vida. A partir desta perspectiva, foi possível compreender a importância do papel do colaborador no funcionamento eficiente do corpo de uma empresa, bem como o reflexo dessa relação na imagem da marca.

Na contemporaneidade, período em que o acesso à internet segue crescendo no mundo todo, marcas e clientes que antes interagiam a partir de um plano físico, agora se veem inseridos também no ciberespaço. Essas relações são construídas e tendem a se fortalecer a partir de interações, que em muitas das vezes acontecem nas redes sociais, a partir do contato com conteúdo publicado entre os usuários em si. Os colaboradores das empresas fazem parte da composição desse público na internet, sendo responsáveis por chamar a atenção de pessoas que buscam descobrir e seguir as profissões expostas por eles. É o momento em que precisamos voltar nossos olhares para compreender como ocorre o processo de influência digital na tomada de decisões dos consumidores e futuros profissionais.

Na aviação comercial não é diferente. Companhias aéreas brasileiras mostram entusiasmo ao acompanhar a evolução das tecnologias ao fazer uso de estratégias de marketing que reforçam suas intenções em ser referência no mercado. Para um estudo mais aprofundado, foi escolhido para análise as duas maiores companhias aéreas brasileiras dos últimos anos: a Gol Linhas Aéreas e a Latam Airlines. Ambas carregam em seu histórico características que reforçam certo cuidado no que diz respeito ao valor que é dado aos seus colaboradores, seja ao oferecer benefícios básicos como vale-refeição e até mesmo outras vantagens que são exclusivas da profissão. Assim, com a finalidade de entender como essas marcas se comunicam com o público na internet através do seus funcionários, analisamos o conteúdo criado por influenciadoras digitais que representam a imagem dessas marcas, sendo a Josy

Queiroz (GOL), do canal Conexão Feminina, e a Ana Marcondes (Latam), ambas comissárias de bordo.

Em relação ao Endomarketing, percebe-se que na contemporaneidade uma nova e estratégica era já começou. Nova, pois, é marcada pelas tecnologias mais recentes, pelo uso das redes sociais e pela forma em que as pessoas consomem e trocam informações a partir do ciberespaço. Estratégica porque o marketing digital agora ganha uma nova abordagem, o que podemos chamar de Endomarketing Digital, ou seja, um conjunto que ações de comunicação voltadas para o relacionamento da marca e seus colaboradores nos meios digitais. Foi a partir dos estudos de Endomarketing e do conhecimento dos seis atributos das marcas centrados no ser humano, que foi possível imergir no conteúdo criado pelas influenciadoras, compreendendo como as marcas chegam ao público através delas, e se essa comunicação é feita de maneira eficiente. Usando essas teorias como insumo, foi possível comprovar que esses atributos estão presentes de várias formas no conteúdo que as influenciadoras geram sobre suas experiências pessoais como comissárias de bordo. Assim podemos traçar alguns perfis de públicos que podem ser impactados a partir das publicações que um colaborador compartilha na internet, sendo eles: amigos, familiares e pessoas de seus ciclos sociais; interessados em aviação e em profissões correlatas; pessoas indecisas e que buscam por novas profissões, entre outros.

Durante a análise da presença dos atributos centrados no ser humano da Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines, notou-se uma maior predominância deles no conteúdo da Josy Queiroz, do canal Conexão Feminina. Isto é um efeito de um trabalho de Endomarketing atualizado, que se preocupa com a forma em que seus colaboradores representam a marca, seja em uma situação na internet ou fora dela. Foi possível comprovar a concreticidade dessas ações a partir de dados e informações publicados pela própria companhia aérea, atrelado à entrevista realizada com um dos seus comissários de bordo, onde foi revelado que a empresa monitora e se comunica com os seus colaboradores-influenciadores, esclarecendo regras primordiais sobre exposição na internet. Por outro lado, temos a Latam Airlines, que apresentou uma quantidade menor de atributos presentes no conteúdo da influenciadora Ana Marcondes. Essa ausência não se limitou ao conteúdo da youtuber, pois mesmo a

partir de pesquisas visando revisitar o histórico de comunicação da empresa sobre ações voltadas aos colaboradores, poucos atributos foram identificados. Para comprovação desses dados, foi coletado o depoimento de uma atual comissária de bordo da Latam, onde a mesma relatou que apesar de conseguir identificar a presença do Endomarketing no cotidiano da empresa, entende que essas ações ainda não dialogam com a dinâmica atual de comunicação, onde seus colaboradores se expressam fortemente através das redes sociais. Ao medir ambas as empresas com a mesma régua, entendemos que não se trata de situação em que uma está à frente da outra, mas sim, que ambas as empresas podem transformar sua vulnerabilidade em oportunidades para alcançar e fortalecer vínculos com novos públicos.

Com os depoimentos coletados ao final deste trabalho, podemos ter convicção de que os profissionais da aviação são orgulhosos em desempenhar suas funções, então é natural que eles se sintam à vontade para compartilhar suas experiências com os outros na internet. O que para muitas empresas pode ser uma ameaça de segurança - pois o colaborador tem o poder de alcançar outras pessoas com seus conteúdos - para outras é uma oportunidade de dialogar e alinhar seus funcionários a respeito do que fazer e o que evitar ao se expor publicamente levando o nome da marca. No caso das influenciadoras digitais analisadas, ambas se tornaram populares e atraíram a maioria dos seus seguidores a partir dos seus conteúdos através de vídeos no YouTube. Esse fenômeno mostra que existe uma grande parcela de pessoas interessadas em se tornar comissários de bordo, e o contato que este público tem com a marca através do discurso delas é crucial para fazer com que a marca seja almejada como “empresa dos sonhos” para se colaborar - ou não. Este comportamento contribui até mesmo na qualidade dos futuros profissionais que venham a ingressar nas empresas, uma vez que esses profissionais em formação tendem a se preparar com maior eficiência, se adaptando aos critérios que fazem cada marca ser individual.

Dessa forma, comprovamos que as companhias aéreas de todo o Brasil podem aproveitar a existência do interesse orgânico pela buscas das profissões que compõem o setor, sempre recorrendo às estratégias do Endomarketing 4.0. O uso dessas estratégias além de manter os funcionários motivados, podem instruí-los a se comunicar de forma eficiente, marcando a presença correta dos seis atributos

centrados no ser humano na relação entre marca, consumidores e colaboradores. Trabalhar o Endomarketing em uma empresa é uma das maneiras mais eficazes de alinhar os valores da marca com esses colaboradores, que por muitas das vezes são um dos maiores meios de divulgação, as vitrines humanas.

É esperado que este presente trabalho possa contribuir e inspirar futuras pesquisas que abordam não somente as marcas e seus consumidores, mas também todos os seus colaboradores. Eles possuem um papel fundamental no corpo geral de empresa, logo é uma grande honra poder testemunhar o conhecimento sendo utilizado a favor dos colaboradores no mundo todo.

REFERÊNCIAS

ACERVO VARIG. Fundação Ruben Berta. Disponível em: https://www.varig- airlines.com/pt/fundacaorubenberta.htm. Acesso em: 1 out. 2020.

AERO JR. LATAM: A História da Grande União. Disponível em: https://aerojr.com/blog/latam-a-historia-da-grande-uniao/. Acesso em: 20 ago. 2020. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Anuário do Transporte Aéreo. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de- transporte-aereo/anuario-do-transporte-aereo/anuario-do-transporte-aereo. Acesso em: 21 out. 2020.

ALMEIDA, Claudia Ribeiro; COSTA, Carlos. A operação das companhias aéreas nos aeroportos hub & spoke e nas bases operacionais. PASOS. Revista de Turismo y

Patrimonio Cultural. ISSN 1695-7121. Vol. 12 N. 4. Pg. 765-775; 2014.

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Definitions of Marketing. Disponível em: https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/. Acesso em: 26 set. 2020.

ARMOSTRONG, G. KOTLER, P., Princípios de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. 600 p.

AVIAÇÃO COMERCIAL. NET. História da TAM. Disponível em: https://www.aviacaocomercial.net/tam.htm. Acesso em: 9 set. 2020.

AVIÕES E MÚSICAS. Entenda o que é uma empresa aérea Low-Cost. Disponível em: http://www.avioesemusicas.com/entenda-o-que-e-uma-empresa-aerea-low- cost.html. Acesso em: 18 ago. 2020.

BEKIN, Saul F. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. BLOOM, P. N.; KOTLER, P.; HAYES, T. Marketing de serviços profissionais. Editora Manole Ltda, 2002.

CASAS, A. L. L., Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare Editora, 2010.

COSTA, Daniel. Não existe gestão sem comunicação: como conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre: Dublinense, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.