• Nenhum resultado encontrado

3 A TRAJETÓRIA DOS IRMÃOS CAMPANA

4.5. CONSIDERAÇÕES SOBRE A CLASSIFICAÇÃO

Este capítulo procurou demonstrar, a partir da classificação do mobiliário, como o design dos irmãos Campana é plural. Eles adotam procedimentos emprestados da arte e seus processos, como nos procedimentos de ready made e nas associações surrealistas. Eles aplicam procedimentos do design pós- moderno, como a valorização dos aspectos simbólicos e da comunicação nos produtos. Metáforas, citações e deslocamentos que contribuem na percepção de que o trabalho dos irmãos Campana insinua-se com múltiplas possibilidades de classificação.

Os irmãos Campana propõem a reflexão das interações que o design realiza com os indivíduos na sociedade; sobre a sua influência na mediação de significados e comportamentos. O design possui um papel importante na criação de produtos que se inserem no cotidiano das sociedades, dialogando com os hábitos e valores dos indivíduos. Deste modo, é importante ressaltar como os artefatos adquirem sentido quando são relacionados com um determinado sistema cultural do qual fazem parte (SANTOS, 2005, p.27). O design dos Campana com referências diversas – que vão dos deslocamentos ao reaproveitamento, passando pelos materiais estranhos ao mobiliário – estimula a discussão sobre o papel da tecnologia e das implicações no design e na sociedade. Com tantas referências entrecruzadas, questiona-se como a percepção do design é reordenada por meio dos produtos criados pela dupla. Desta forma, eles questionam os valores tradicionais do design moderno, tanto no aspecto conceitual quanto no aspecto tecnológico. A maneira como trabalham instiga a curiosidade e a intenção de reclassificar, renomear e redefinir.

Este capítulo discutiu a multiplicidade de referências que os Campana adotam em seus projetos. O material, os processos de refuncionalização e revalorização dos materiais, assim com o diálogo com a arte, são aspectos que estimulam a reflexão de como os conceitos múltiplos adotados pelos irmãos influencia a relação entre design e tecnologia.

5 DESIGN E TECNOLOGIA NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPANA

Os irmãos Campana possuem uma linguagem híbrida no design, geralmente classificada como arte, artesanato ou sob outros termos que tentam definir a forma como eles trabalham. Os irmãos construíram uma identidade própria ao longo da carreira, algo que distingue seu trabalho, tanto no cenário nacional como internacional. A construção dessa identidade passa pela discussão sobre o que é design e tecnologia, pois suas criações transitam entre a arte, o artesanato, a indústria, o objeto único e a seriação.

Este capítulo propõe algumas reflexões sobre as relações existentes entre design e tecnologia no trabalho dos irmãos Campana e sobre esta característica que eles possuem de transitar e dialogar com vários processos de fabricação, materiais, conceitos e idéias. A linguagem híbrida, formada por esses aspectos múltiplos e heterogêneos que convivem ao mesmo tempo, estimula a classificação por parte da mídia. Esta classificação desenvolve-se a partir dos termos e conceitos associados à obra e à prática dos designers, tais como artesanato, reciclagem, reaproveitamento e outros conceitos que, pelo modo como são adotados, implicam em determinados discursos.

Para esta discussão, foram analisados os discursos da mídia e dos irmãos Campana. A análise da visão que a mídia tem sobre a tecnologia no trabalho dos irmãos permite perceber discursos sobre design e tecnologia, que podem ser considerados, pelo menos em parte, discursos da sociedade sobre a tecnologia. Por outro lado, pode-se pensar o discurso sobre tecnologia que os irmãos Campana têm e como eles compreendem a tecnologia em seu próprio trabalho. Deste modo, podem ser analisados os discursos inscritos em suas peças.

O discurso da mídia está fundamentado em termos e expressões, pesquisados por meio de um levantamento das informações encontradas em revistas da área de design, como a Arc Design, em jornais e revistas com matérias abordando design e mobiliário, em artigos de jornalistas e empresas ligadas ao design na Internet.

Para compreender a visão de Fernando e Humberto Campana, foram selecionadas, como base de fundamentação, várias entrevistas15 que abordam temas como design, tecnologia, artesanato, indústria, seriação, processos de fabricação e a questão da identidade brasileira em suas criações.

A visão de design adotada neste estudo está relacionada com os aspectos culturais dos quais o design trata e com os quais estabelece relações e interações. O design é um fenômeno cultural e inclui atividades relacionadas à concepção, planejamento, e fabricação de um produto. A prática do design refere-se às pessoas, aos processos, e organizações que envolvem estas práticas. (MARGOLIN, 2002). Margolin destaca a importância de pensar o design em seus discursos, que são formas de refletir sobre o campo profissional como um todo, e como os diferentes elementos se inter-relacionam uns com os outros. Este pensamento está presente neste trabalho, com a discussão de termos que tentam classificar o design de Fernando e Humberto Campana dentro de uma ou outra categoria, e os discursos que são apresentados com eles.

A reflexão das inter-relações entre design e tecnologia na obra dos irmãos Campana contribui para as discussões sobre os caminhos do design brasileiro. Essas discussões são importantes para perceber as relações histórico-culturais presentes nas práticas e nas teorizações sobre o design.

Quais os conceitos do design que eles estão aplicando ou rejeitando? Proporciona uma reflexão sobre a visão hegemônica do design modernista e funcionalista, que existe, ainda, no país; permitem, também, um diálogo das outras possibilidades de pensar o design e a tecnologia.

Em várias matérias relacionadas à obra dos Campana, surgem algumas expressões que tentam definir ou nomear o trabalho desenvolvido pelos designers. Os termos mais freqüentes são manual, artesanal, reaproveitamento, reciclagem, baixa tecnologia (low tech) e no tech. É interessante observar como

15

A melhor forma de analisar as visões dos designers seria uma entrevista, para verificar a postura dos irmãos sobre design e tecnologia. Foram feitas várias tentativas através de contato telefônico, e-mail, porém não foi possível a realização de uma entrevista. Surgiu uma alternativa, a possibilidade de fazer algumas perguntas para serem respondidas pelos designers, segundo a assessoria. O material foi enviado, foi retomado o contato, mas não houve resposta.

a terminologia empregada associa-se primeiramente ao tipo de fabricação utilizada (manual, artesanal, reciclagem, reaproveitamento) e à tecnologia propriamente dita (no tech, baixa tecnologia). Os dois aspectos estão interligados e podem aparecer ao mesmo tempo em opiniões sobre a obra dos irmãos. Mais do que uma forma de rotular, os termos e conceitos utilizados16 revelam concepções que alguns setores da sociedade possuem sobre tecnologia.