• Nenhum resultado encontrado

Construção e Análise do Pré-Teste ao Inquérito

5. Metodologia de Investigação

5.4 Opções Metodológicas do Estudo Quantitativo

5.4.1 Construção e Análise do Pré-Teste ao Inquérito

A partir da revisão de literatura realizada e do estudo exploratório conduzido junto de especialistas nas áreas da gastronomia, do turismo e dos eventos, foram propostos os modelos conceptuais referidos no capítulo 4, os quais sugerem um conjunto de relações entre os diversos construtos atrás mencionados. Todavia, a qualidade dos resultados obtidos depende, em grande parte, da fiabilidade e validade do instrumento de medida. Assim, na fase de construção do questionário, foram realizadas as seguintes ações:

 Revisão de literatura sobre as variáveis que compõem o modelo;  Adoção ou adaptação de medidas já apresentadas na literatura;

Desenvolvimento e criação de um novo construto para mensurar a “nostalgia

alimentar”;

86 Na construção do questionário foram utilizadas algumas escalas anteriormente desenvolvidas por outros investigadores, bem como uma nova escala criada e desenvolvida no seio desta investigação. Como as escalas utilizadas a partir de outros estudos estavam redigidas em inglês, fez-se a tradução de inglês-português e de português para inglês, utilizando o método back-translation2. Neste estudo, o método back-

translation foi aplicado de modo a que a semântica fosse o mais fiável possível na língua

de aplicação do questionário.

A partir destas medidas construiu-se um questionário-piloto, o qual se submeteu a um pré-teste, de modo a garantir a sua efetiva adequação aos problemas colocados. Esse pré-teste foi aplicado a pessoas com características idênticas às do universo relativamente ao qual o questionário foi aplicado. Pretendeu-se, assim, captar dificuldades de interpretação, alguns comentários sobre o questionário em geral e detetar as principais dificuldades encontradas. O pré-teste decorreu nos dias 25, 26, 27 e 28 Agosto de 2011, no Festival Gastronómico de Vila do Conde. De modo a aumentar a confiança no procedimento, foi utilizada a técnica de entrevista por forma aleatória (de 3 em 3 visitantes o quarto visitante era entrevistado) e inquiriram-se cerca de 100 visitantes (considerados válidos), os quais constituíram uma amostra com características similares às que iriam fazer parte do estudo quantitativo principal a desenvolver posteriormente.

De acordo com Quivy e Campenhoudt (2005), a realização de um pré-teste visa identificar eventuais falhas de construção do próprio questionário, das questões ou até mesmo da sua compreensão em geral. Efetivamente, a realização de um pré-teste na presente investigação teve objetivos vários, nomeadamente: averiguar o feedback dos visitantes quanto à clareza e aplicabilidade das questões num contexto específico; verificar eventuais dificuldades de preenchimento, bem como a reação geral ao questionário; estimar a duração do preenchimento do mesmo; prever uma taxa de não respostas.

2 Back-translation: é adequado quando os objetivos da investigação são os de comparar ou de

operacionalizar os conteúdos dos itens. Este procedimento deve ser aplicado aos instrumentos-teste, assim como aos seus próprios itens (Jones et al., 2001).

87 Este pré-teste proporcionou informação essencial para uma eficiente construção do questionário final. Assim, verificou-se a existência de algumas dificuldades de interpretação relativamente a algumas questões. Por outro lado, a impossibilidade de ser um questionário auto-administrado, por poder haver consequências quanto às eventuais taxas de não-respostas elevadas. Consequentemente, procedeu-se a alterações no questionário, as quais focaram-se essencialmente em simplificar e clarificar algumas questões e itens, bem como proceder a um reordenamento de algumas questões.

Concluiu-se que, especialmente nas questões 7 e 8, a linguagem dos itens teve de ser simplificada e adaptada, pois muitos respondentes não entendiam em que consistia a nostalgia. Assim, e a título de exemplo, o item 4 da questão 7 tinha a seguinte redação inicial: «Eu sinto nostalgia pelas boas coisas que perdi ao longo da minha vida». Este item foi adaptado para «Eu penso nas boas coisas que perdi ao longo da minha vida». No que respeita à ordem das questões, a questão 6 encontrava-se em quarto lugar e, de acordo com os respondentes, isto influenciava de imediato as respostas seguintes. As questões 7 e 8 encontravam-se no final do questionário, o que levava muitos inquiridos a dar uma resposta apressada e muitas vezes “sem pensar”.

Anotadas as alterações que seriam necessárias fazer ao questionário final, passou- se à análise dos resultados do pré-teste. Tendo em conta a amostra em causa, a mesma apresentava as seguintes caracteristicas sócio-demográficas: 57% dos visitantes eram do género masculino e 43% do género feminino; 68 % eram casados; 69,4% visitavam o evento com o marido/mulher ou companheiro e crianças; a nacionalidade dos inquiridos foi de 100% portuguesa. Em termos de faixas etárias 14,3% da amostra situava-se entre os 24 e 35 anos, 32,6% entre os 36 e 46 anos, e finalmente 31,7% entre os 47 e 57 anos. Em termos de educação, 17,3% da amostra possuía o ensino primário, 51,1% possuía o ensino secundário, e 29.6% tinha completado o ensino universitário ou estava a frequentá- lo.

No que diz respeito a fiabilidade dos construtos que nos propusemos estudar, elaborou-se a análise do α de Cronbach. Todavia, devemos salientar mais uma vez, que a

88 amostra é de reduzida dimensão. Passamos a enumerar os α de Cronbach obtidos, bem como as médias:

Para os dez itens do construto “motivação para visitar”, obtivemos um α de Cronbach de 0,813 com as médias a situarem-se entre 3,04 e 5,98, numa escala de 1 a 7.

No que diz respeito ao construto “propensão para a nostalgia”, constituído por 8 itens, obtivemos um α de Cronbach de 0,705, com as médias a situarem-se entre 3,7 e 5,68, numa escala de 1 a 7.

Para o novo construto “nostalgia alimentar”, composto por 6 itens, obtivemos um α de Cronbach de 0,58, com as médias a situarem-se entre 3,57 e 6,89, numa escala de 1 a 9.

No que diz respeito ao construto “experiências hedónicas”, com dez itens, obtivemos um α de Cronbach de 0,885, com as médias a situarem-se entre 3,63 e 5,68, numa escala de 1 a 7.

Para o construto “satisfação / prazer”, com 4 itens, obteve-se um α de Cronbach de 0,924, com médias situadas entre 7,54 e 7,95, numa escala diferencial semântica de 1 a 10.

Para a mensuração da “intenção comportamental”, composta por 2 itens, obteve- se um α de Cronbach de 0,849, com médias entre 5,67 e 5,73, numa escala de 1 a 7.

De um modo geral, o pré-teste ao questionário representou uma etapa fundamental para o sucesso da sua aplicação, permitindo corrigir erros e introduzir melhorias significativas na sua forma, vocabulário e dimensão.

Em resumo, este pré-teste veio, entre outros, permitir aferir a fiabilidade das escalas que operacionalizam os construtos do modelo conceptual, antes da recolha final dos dados. Deste modo, e após as alterações realizadas, considerou-se que o questionário reunia as condições para ser utilizado como instrumento de recolha de informação no presente estudo.

89

Documentos relacionados