• Nenhum resultado encontrado

Para a elabora¸c˜ao da solu¸c˜ao proposta foi necess´ario construir o hardware necess´ario (Ca- neta), assim como, criar e adaptar o software utilizado na intera¸c˜ao de todo o sistema.

4.1.1 Caneta

Tendo por base toda a informa¸c˜ao recolhida, na apresenta¸c˜ao do projeto por John Lee, e na informa¸c˜ao partilhada por outros utilizadores deste sistema no f´orum “Wiimote Project” 1, ´e necess´ario o seguinte material para construir uma caneta emissora de infravermelhos: 1 Led de Infravermelhos;

1 Interruptor de press˜ao; 1 Suporte para pilha; 1 Pilha;

Fio el´etrico; 1 Inv´olucro; Ferro de soldar; Solda.

1http://www.wiimoteproject.com

(a) LED (b) Suporte para pilha (c) Bot˜ao (d) Caneta

Figura 4.1: Material necess´ario para construir uma caneta de LED

Com exce¸c˜ao do LED, todos os materiais podem facilmente ser adquiridos em qualquer loja de eletr´onica. Nas lojas locais e nas lojas nacionais consultadas n˜ao existiam os LEDs referidos pelo criador e pelos utilizadores do f´orum. Com os poucos conhecimentos que det´ınhamos aquando do in´ıcio do projeto, todo o material foi adquirido numa das lojas nacionais de referˆencia na especialidade (Dimofel). Na referida loja, question´amos o ven- dedor que muito rapidamente informou que qualquer tipo de LED resolveria o problema. Ent˜ao para a constru¸c˜ao da primeira caneta foi utilizado um LED vulgar, igual ao de qualquer comando de TV.

Seguindo o esquema de implementa¸c˜ao da figura 4.2 [13], foi constru´ıda a primeira caneta de infravermelhos capaz de transformar qualquer superf´ıcie num QIM com ajuda de um Wii Remote.

Como tinha sido referido pelo vendedor da Dimofel, o LED resolveu o nosso problema, o ´

unico constrangimento acontecia quando o Wii Remote tinha que ser colocado um pouco mais afastado da zona de proje¸c˜ao, para que conseguisse captar toda a ´area de proje¸c˜ao. O comando nestes casos n˜ao conseguia captar a luz LED da caneta com a potˆencia necess´aria para refletir a sua real posi¸c˜ao e provocava um tracejado em vez de um tra¸co cont´ınuo. Era poss´ıvel utilizar o QIM enquanto substituto do rato, mas quando utiliz´avamos o QIM para desenhar ou escrever algo, o tra¸co da caneta n˜ao era cont´ınuo o que dificultava a perce¸c˜ao do que se estava a escrever/desenhar no quadro.

Foi ent˜ao necess´ario encontrar um local onde adquirir o LED Vishay TSAL6400s, esta tarefa n˜ao foi f´acil, todas as lojas nacionais que contact´amos, nenhuma disponha de tal LED. Recorrendo ao com´ercio eletr´onico, foi poss´ıvel adquiri o LED Vishay TSAL6400s na loja online da Farnell (um dos principais distribuidores mundiais de produtos electr´onicos, el´ectricos, industriais e de manuten¸c˜ao, repara¸c˜ao e opera¸c˜ao). Depois de efetuada a encomenda a Farnell informou que n˜ao vende a clientes finais em Portugal, logo teria que recorrer a umas das duas lojas nacionais que s˜ao clientes da Farnell para poder adquirir os

4.1. CONSTRUC¸ ˜AO DO PROT ´OTIPO 37

Figura 4.2: Esquema para constru¸c˜ao de uma caneta de LED

referidos LEDs. Utilizando a empresa Mixtronica 2 como intermedi´aria foi poss´ıvel ent˜ao obter os LEDs Vishay TSAL6400s. Realizando a montagem anteriormente apresentada obteve-se uma caneta (Figura 4.3) agora com um maior alcance e sem qualquer tipo de perda de sinal nas v´arias utiliza¸c˜oes do QIM. A grande diferen¸ca desta montagem ´e a potˆencia do LED sempre vis´ıvel `a cˆamara do Wii Remote.

4.1.2 Suporte para o comando

Na apresenta¸c˜ao deste sistema John Lee, sugeriu que se utiliza-se um suporte para colocar o Wii Remote. Seria ent˜ao necess´ario construir um suporte que permitisse manter o Wii Remote em seguran¸ca, evitar a sua queda, e facilitar a sua coloca¸c˜ao, permitindo que o comando consiga visualizar toda a superf´ıcie de proje¸c˜ao.

Figura 4.3: Caneta emissora de infravermelhos

Por forma a manter o baixo custo da proposta, o suporte escolhido como base foi um mini trip´e para cˆamara fotogr´afica. F´acil de utilizar, este tipo de trip´e male´avel permitia ainda moldar-se de forma que o Wii Remote conseguisse visualizar toda a ´area.

Infelizmente o trip´e n˜ao permitia segurar o comando sem um adaptador, devido `a necessi- dade de utiliza¸c˜ao de uma rosca de fixa¸c˜ao, igual `a das m´aquinas fotogr´aficas. Seguindo o ideal de baixo custo do sistema a solu¸c˜ao encontrada foi a utiliza¸c˜ao de um tubo de PVC utilizado na canaliza¸c˜ao, ´e econ´omico, de f´acil acesso e f´acil de moldar. O suporte criado foi ent˜ao o conjunto composto por um mini trip´e e um tubo PVC cortado ao meio, como o apresentado na figura 4.4.

Figura 4.4: Suporte constru´ıdo

O mais importante de referir ´e que o recurso ao suporte s´o ´e necess´ario em locais onde n˜ao seja poss´ıvel colocar o comando junto do projetor, utilizando fita-cola de dupla face e utilizado a fita de seguran¸ca para manter o comando em seguran¸ca preso ao projetor ou ao suporte do projetor.

4.2. SOFTWARE DE INTERLIGAC¸ ˜AO / INTERAC¸ ˜AO COM O MOODLE 39 lateral para que enquanto escrevemos no QIM o Wii Remote consiga sempre visualizar as nossas a¸c˜oes com a caneta. Existe uma pequena quest˜ao que pode fazer toda a diferen¸ca na coloca¸c˜ao lateral do Wii Remote, se o utilizador ´e destro ou esquerdino. No caso do utilizador ser destro o comando dever´a ficar do lado esquerdo do utilizador, nos casos dos utilizadores esquerdinos dever´a ficar no lado direito do utilizador.

Quando utilizamos o Wii Remote junto do projetor este tipo de problemas desaparecem devido ao fato de, se nos encontrarmos em frente da imagem projetada tamb´em n´os n˜ao conseguimos ver onde estamos a interagir.

4.2

Software de interliga¸c˜ao / intera¸c˜ao com o Moodle

Documentos relacionados