• Nenhum resultado encontrado

Quanto ao elo dos consumidores, a pesquisa buscou, além de identificar a estrutura da cadeia, quais os impactos que o fluxo reverso impactavam nos consumidores, tendo em vista que um consumidor comum realiza trocas esporádicas de baterias, a pesquisa se pautou em empresas que possuíssem frotas de veículos, principalmente as empresas relacionadas a transporte em geral. Foram então entrevistadas três transportadoras, duas empresas de rádio táxi e uma empresa de ônibus. Outras empresas foram contatadas mas se recusaram a participar da pesquisa.

Apesar de um número relativamente baixo de empresas que responderam ao questionário, foi possível observar que existem diferenças na cadeia reversa entre dois tipos de empresa, sendo um tipo, as empresas que possuem um setor dedicado a manutenção da frota e o segundo tipo, as empresas que dependem de serviços de uma oficina ou auto elétrica para a manutenção da frota.

Duas empresas, Transportadora A e Companhia de ônibus A, apresentam juntas 350 veículos, respondendo por 81,21% dos total de veículos das empresas entrevistas. O Gráfico 1 apresenta a distribuição da frota entre as empresas.

Gráfico 1 - Tamanho da frota

Como a bateria é um produto que possui uma durabilidade maior que um ano, não foi pertinente levantar o volume de baterias trocadas mensalmente pelos clientes. Partindo deste fato, resolveu-se levantar o tempo médio de durabilidade das baterias.

Pode-se levantar dois cenários, entre as empresas de transporte urbano (ônibus e taxi) em que a durabilidade das baterias ficou em um ano e as empresas transportadoras, em que a durabilidade foi maior. O Gráfico 2 apresenta as respostas das empresas quanto a durabilidade.

Gráfico 2 - Duração média das baterias nas empresas consumidoras

Cia. de

ônibus A Transp A Transp C Radio Taxi B Transp B Radio Taxi A

veículos 285 65 30 25 16 10 % acum. 66,13 81,21 88,17 93,97 97,68 100,00 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 0 50 100 150 200 250 300

Tamanho da frota

1 ano 50% 1 ano e 7 meses 33% 2 anos 17%

Levando em consideração que a Companhia de ônibus possui uma frota de 285 e uma menor durabilidade da bateria (um ano em média), pode-se visualizar que há trocas de baterias mais frequente em relação às outras empresas pesquisadas.

Quando perguntadas se as empresas conhecem os problemas ambientais causados pelas baterias automotivas, metade das empresas afirmaram não conhecer estes problemas, expondo assim a necessidade de conscientizar empresas em consumidores comuns sobre os danos resultantes da disposição incorreta das baterias na natureza.

As empresas com frotas maiores (Transportadora A e C e Companhia de Ônibus A) apresentaram uma maturidade maior quanto aos impactos ambientais causados elas baterias.

Surge assim uma necessidade de investigar o porquê desta diferenciação entre empresas maiores e menores.

O Gráfico 3 apresenta o percentual entre as empresas que conhecem ou desconhecem os problemas ambientais das baterias automotivas.

Gráfico 3 - As empresas conhecem os danos ambientais?

Sim

50%

Não

50%

A empresa conhece os danos ambientais causados pelas bateria?

Quando perguntadas sobre a destinação das baterias quando esgotadas, fez-se evidente o surgimento dos grupos com setor e sem setor de manutenção.

As empresas Transportadora A e Companhia de ônibus A, possuem setor responsável pela manutenção dos veículos, estas negociam as baterias novas diretamente com fabricantes e distribuidores fazendo a entrega das baterias esgotadas diretamente aos mesmos.

A demais empresas entrevistas não possuem setor de manutenção ou, o caso da Transportadora C, o setor de manutenção não cuida da parte elétrica. Estas então não armazenam as baterias esgotadas, as baterias são entregues para a oficina no momento de execução do serviço de troca.

Este cenário pode ser observado no Gráfico 4.

Gráfico 4 - Destinação das baterias usadas pelos consumidores

Para as empresas que encaminham as baterias aos distribuidores ou fabricantes, estas baterias são recolhidas por um veículo do distribuidor ou fabricante quando este vem entregar os produtos novos.

Quando questionadas sobre as dificuldades e obstáculos encontrados nas atividades de armazenagem e encaminhamento das baterias esgotadas, surgiu novamente o contraste entre empresas com maior e menor frota. As empresas com frota maior relataram a

0 1 2 3 4 5 Lixo Comum Empresa de Reciclagem Outros Envia ao distribuidor/fabricante Envia à oficina/autoelet. 0 0 0 2 5

necessidade de possuir um documento quanto a destinação dadas às baterias (Transportadora A, Transportadora C e Companhia de ônibus A). Já às empresas menores declararam não encontrarem nenhum obstáculo, principalmente pelo fato de que toda a atividade é executada pelas oficinas.

Evidenciando-se novamente o contraste entre estas empresas quanto a conscientização e mais especificamente a diferenciação nas imposições legais. Levantando então a questão do porquê algumas empresas são cobradas quanto a destinação de suas baterias enquanto outras empresas simplesmente não possuem imposições legais.

A Companhia de ônibus A apresentou como um outro obstáculo a quantidade de baterias que se acumulam, principalmente nos períodos mais frios do ano, quando as trocas de baterias são mais frequentes, e acabam por armazenar baterias por muito tempo até a próxima entrega, pode-se visualizar as dificuldades no Gráfico 5.

Gráfico 5 - Obstáculos encontrados pelos consumidores

De modo geral, não foram encontrados obstáculos que possam inibir o funcionamento do fluxo reverso, considerando esses tipos de consumidores.

Quando perguntadas sobre os benefícios ou motivadores encontrado pelas empresas (Gráfico 6), os benefícios encontrados foram em sua maioria de aspecto econômico, motivadores em relação a questão legal apareceram para as mesmas empresas que se

0 1 2 3 4

Necessidade de apresentar laudo. Nenhuma Armazenagem das baterias

Obstáculos encontrados no recolhimento das baterias

esgotadas

queixaram da necessidade de laudo, já que o elo que recebe as baterias fica incumbido de emitir o laudo que atesta a destinação dada às baterias.

Excluindo-se a Transportadora B, as outras empresas encontram como principal motivador os descontos praticados em novas compras ou serviços.

A Transportadora B disse não possuir nenhum benefício, porém também não apresentou nenhuma dificuldade, alegando que no momento da troca permite que a oficina fique com a bateria sem obter algum benefício. Cruzando as informações com as outras perguntas respondidas pela empresa, a Transportadora B alega não conhecer os danos causados pelas baterias, ou seja, o fluxo reverso só acontece em relação à transportadora B devido à oficina que toma frente a situação e retém a bateria.

Gráfico 6 - Benefícios e motivadores encontrados pelos consumidores

Nenhuma das empresas entrevistadas apresentou algum motivador ligado às questões ambientais.

Documentos relacionados