• Nenhum resultado encontrado

1.3 Contextualização das unidades escolares rurais

1.3.2 Contextualização histórica da Unidade escolar vinculadora: EMEIEF

Nomeada EMEIEF Rural Flor do Campo, a escola vinculadora6 situa-se na cidade de Limeira e caracteriza-se por ser uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Atualmente, tem 148 alunos matriculados, na faixa etária de quatro a dez anos, distribuídos nos períodos da manhã e tarde.

Fundada em 1908, sua criação faz parte da história do bairro dos Pires constituído por imigrantes alemães. A instituição em análise se formou pela junção de duas escolas já existentes na época: a Escola Paroquial Alemã, criada em 1874, e a Escola da Associação Germânica, em 1879 (PPP, 2011).

Com o decorrer do tempo, a comunidade, diante da necessidade de ampliar o atendimento educacional para os seus habitantes, organizou-se comunitariamente para a construção de uma só escola que os atendesse. Surgiu, então, o seu primeiro prédio, que passou por momentos de conflitos históricos até que, em 1939, como forma de protesto diante da nacionalização do ensino que obrigava ministrar aulas em português proibindo o ensino de línguas estrangeiras, a comunidade alemã o derrubou (PPP, 2011).

Após negociações entre estado e comunidade, foi construído um novo prédio com três salas de aulas, que pertenceu à rede estadual de ensino até 1998, quando foi municipalizada. Em função da municipalização, a autorização de funcionamento da escola, publicada no Diário Oficial do Município, por meio do Decreto nº 21 de 21/01/1998, Portaria da Delegacia Regional de Ensino 13/02/1998 (PPP, 2011) transferiu a responsabilidade da gestãopara o poder municipal.

Nesse período a instituição escolar se mantinha vinculada a outra unidade escolar na área urbana, permanecendo sob a sua gestão. Em 2008, ao desvincular- se, contou com a formação da sua unidade executora, constituída pela Associação de Pais e Mestres, que se responsabilizaram pelo recebimento e pela aplicação dos recursos repassados pelo Programa de Apoio Financeiro Escolar Municipal (PAFE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e contribuições mensais por parte dos pais. Concomitantemente, o quadro de funcionários foi ampliado e passou a ter a sua própria equipe gestora com diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico.

Desde então, a escola vem enfrentando um problema relacionado à ocupação do cargo de diretor, pois o diretor efetivo, que ocupou o cargo em 2008, pediu remoção para outra escola. Logo em seguida, o cargo passou a ser ocupado por profissionais substitutos, que eram professores da própria rede inscritos para tal fim. Com isso, a cada ano um novo diretor assumia o cargo em virtude da distância da escola à cidade e devido ao baixo incentivo financeiro disponibilizado para a ajuda de custo relacionada ao transporte.

A desistência do cargo também ocorria pela dificuldade administrativa e pedagógica de gerir quatro escolas, pois toda a documentação burocrática e as demandas pedagógicas e administrativas são quadruplicadas.

Atualmente, há noventa e cinco escolas na rede municipal de ensino de Limeira, sendo trinta e cinco de Educação Infantil e Ensino Fundamental, das quais vinte e nove estão localizadas na área urbana e seis na área rural(PPP, 2011)..

A EMEIEF Rural Flor do Campo faz parte das escolas rurais existentes no município e tem vinculada a ela mais três escolas, sendo duas de Ensino Fundamental e Educação Infantil e uma de Educação Infantil, totalizando 266 alunos nas quatro Unidades Escolares. Elas se localizam também no perímetro rural, todavia em outros bairros (PPP, 2011).

Em decorrência da organização estabelecida pela Secretaria Municipal da Educação, a gestão de todas as unidades é de responsabilidade da escola vinculadora. Assim, o conjunto é composto da seguinte forma: Unidade Vinculadora - 104 alunos no ensino fundamental e 38 na educação infantil, V1 - 59 alunos no ensino fundamental e 5 na educação infantil, V2 - 24 alunos no ensino fundamental e 2 na educação infantil e V3 - 36 alunos na educação infantil (PRODESP, 2012).

É importante destacar a realidade das escolas vinculadas, principalmente pelo fato de estarem sob a mesma gestão escolar. No entanto, o foco da pesquisa se direcionará as que possuem o ensino fundamental e desenvolveram o Programa de Recuperação Paralela (Vinculadora e V1) aplicado a esse nível de ensino.

Neste caso, a V2, por não apresentar alunos com desempenho abaixo do básico e a V3, por atender apenas a educação infantil,serão contextualizadas pelo fato de estarem sobre a mesma gestão, mas não terão os dados referentes à recuperação paralela coletados, pois o projeto não foi implementado nessas instituições.

1.3.2.1 Unidade Escolar Vinculada 1 (V1)

A Unidade Escolar vinculada, V1, oferece à comunidade o ensino fundamental I e a educação infantil para crianças de quatro a dez anos. Atualmente, tem 64 alunos matriculados, distribuídos nos turnos da manhã e da tarde. É de origem alemã e se localiza a seis quilômetros da Unidade Vinculadora.

Foi fundada em 1939, com a doação de um imóvel pertencente a um dos proprietários que, sensibilizado com a necessidade de propiciar acesso à educação aos moradores da região, o cedeu para tal fim. No início, o prédio contava com uma sala de aula e um pátio, no qual uma única professora atendia a alunos de 1ª a 3ª série em classe multisseriada. Nessa época, a escola era vinculada a uma escola estadual localizada na área urbana e seguia orientações da sua gestão (PPP, 2011). Em 1956, em parceria com a prefeitura, o estado demoliu o prédio para a construção de um novo local, também com apenas uma sala de aula. As turmas continuaram multisseriadas, contando com duas professoras que, além de desempenharem a função docente, ajudavam na organização geral da escola, desde a merenda até a limpeza (PPP, 2011).

Em 1998, com a municipalização do ensino, a escola passou a ser vinculada a outra escola na área urbana, mas pertencente à instância municipal. Foram realizadas algumas melhorias, como a construção de mais uma sala de aula, um banheiro para alunos com necessidades especiais e um playground.

No ano de 2008 a escola passou a ser administrada pela EMEIEF Rural Flor do Campo e em 2010, por meio de um decreto, escola recebeu o nome do seu doador, o que representou para a comunidade o reconhecimento da herança histórico cultural. Atualmente, conta com três salas de aula e cinco professores, sendo uma das salas multisseriada(PPP, 2011).

1.3.2.2 Unidade Escolar Vinculada 2 (V2) e 3 (V3)

As unidades escolares vinculadas V2 e V3 localizam-se, respectivamente, a, aproximadamente, 52 e 15 quilômetros da unidade vinculadora. A V2 oferece o ensino fundamental I e a educação infantil para crianças de quatro a dez anos, tendo

26 alunos matriculados em 2012. A V3 atende somente a crianças de três a cinco anos de idade na educação infantil, tendo 40 alunos matriculados no mesmo ano.

A V2 originou-se da doação de uma área do imóvel de um dos moradores do bairro, em 1946, e a V3 foi constituída, em 1986, após a comunidade do bairro se mobilizar em prol da abertura de uma classe de pré-escola para crianças na faixa etária de seis anos (PPP, 2011).

As duas escolas permaneceram vinculadas a outras instituições municipais de educação infantil e ensino fundamental na área urbana até o ano de 2007 (V3) e 2010 (V2), tornando-se, após esses anos, vinculadas à EMEIEF Rural Flor do Campo.

Em 2012, a escola V2 foi contemplada com reforma e ampliação. Atualmente, a instituição é constituída por duas salas de aula, uma sala de informática, cozinha, playground e pátio coberto (PPP, 2011). Já a escola V3, até 2012, funcionou em um prédio construído juntamente com uma escola estadual, passando a funcionar, no mesmo ano, em um barracão alugado enquanto aguarda a sua construção. Atualmente, conta com três classes que funcionam em um mesmo espaço, visto que o prédio alugado não tem salas para atender aos alunos separadamente (PPP, 2011).

1.3.3 Infraestrutura, organização administrativa, estrutura funcional e perfil dos