• Nenhum resultado encontrado

Capitulo III – Projeto de intervenção

2. Contextualização

Neste ponto será efetuada uma caracterização geral da freguesia de São João das Lampas com a finalidade de compreender o meio socioeconómico e cultural da população e o seu território. Segue-se uma caraterização da Paróquia efetuando-se um enquadramento do setor da catequese. Deste modo pretende-se apresentar um quadro genérico dos diferentes elementos que caracterizam o público-alvo deste projeto e o seu meio envolvente.

2.1 Caracterização da freguesia

A freguesia de São João das Lampas teve alvará em 1539 concedido por D. Afonso até então este território pertencia á Paróquia de São Martinho de Sintra. Aspeto que nos indica a profunda relação entre estas duas instituições: a Freguesia (poder político) e a Paróquia (poder religioso) que tem prevalecido no tempo.

“Até ao século XVI, o território que mais tarde viria a constituir a Freguesia de S. João das lampas, permaneceu sujeito à Paróquia de S. Martinho de Sintra. Dada a grande distância que separava a população da Igreja matriz, o Infante D. Afonso fez publicar, em 1539, o alvará que autorizou os fregueses a nomear pároco com residência fixa em S. João das Porqueiras…”

(in Website da Junta de Freguesia de São João das Lampas)

Na primeira metade do Século XVII, a independência da Igreja de São João Baptista foi reforçada por uma sentença eclesiástica a qual nomeou-a como Igreja Matriz, estando definitivamente independente da Paróquia de São Martinho de Sintra.

Atualmente, esta freguesia é a maior do Conselho de Sintra com cerca de 5729 hectares de área e com cerca de 11397 habitantes dados (preliminares do senso de 2011). No website da Junta de freguesia são apresentados alguns dados sobre a evolução e o crescimento da população nesta região.

“…De acordo com os dados do Censo (1991), a população residente totalizava 7690 habitantes passados 10 anos, a população residente na freguesia é de 11397 habitantes

ANA INÊS COLARES 80 (dados preliminares dos Censos 2011) dos quais 8 441 (74%) são eleitores e 2182 (19%) têm idade inferior a 18 anos.”

(in Website da Junta de Freguesia de São João das Lampas)

É de salientar o facto de se tratar de uma zona rural composta por planaltos e uma vasta zona costeira. A freguesia é constituída por 40 lugares nos quais a agricultura e a indústria são as principais atividades económicas. No portal da Junta de freguesia são referidos outros aspetos que refletem as dinâmicas deste território.

“A Freguesia de São João das Lampas é rica na sua História e tradição. Ocupado desde os tempos mais remotos da Humanidade, o seu território condensa ainda vestígios arqueológicos e monumentos da máxima importância, capazes de nos guiarem através da evolução humana e que representam um papel preponderante no entendimento histórico do concelho de Sintra e contribuem, sobremaneira, para o estudo e compreensão do passado português. A vida associativa em torno das coletividades de recreio, cultura e desporto, continua a revelar-se importante como fator de encontro e convívio entre as pessoas.”

(in Website da Junta de Freguesia de São João das Lampas)

A presente caracterização dá-nos uma visão panorâmica deu Freguesia de S. João das Lampas, que como vimos teve origem numa divisão territorial da Paróquia de São Martinho de Sintra dando origem à Paróquia de São João Baptista das Lampas. De seguida será feita uma breve caracterização desta Paróquia com o intuito de perceber como esta se organiza no espaço físico da freguesia.

2.2 Caracterização da paróquia de São João Baptista das Lampas

Como já foi referido acima a paróquia de São João Baptista das Lampas foi constituída oficialmente no Século XVII e desde então tem-se vindo a desenvolver.

Esta paróquia pertence á Vigararia de Sintra que por sua vez integra a Diocese de Lisboa, sendo esta a ordem crescente da hierarquia institucional.

Atualmente está organizada em seis comunidades embora o centro da paróquia se mantenha em São João. Esta organização deve-se á dimensão da paróquia, uma vez que cada comunidade está distanciada da Igreja Matriz aproximadamente 5km. Para além, do culto religioso na paróquia são prestados serviços de cariz social e educativo através do Centro Social e Paroquial de São João. O Centro é constituído pela valência de creche, Jardim de Infância e pré-escolar, Escola Primária, ATL, Centro de

ANA INÊS COLARES 81

dia e Lar de idosos e ainda tem o Banco alimentar e uma cantina social que apoia cerca de 95 famílias diariamente. Como se pode analisar esta instituição tem-se esforçado por se adaptar às exigências e necessidades da sociedade atual.

Outro sector de grande importância na paróquia, o qual importa conhecer e compreender para o presente projeto é a catequese.

A catequese é uma área importante em qualquer comunidade cristã visto ser na catequese que se promove a formação cristã da população. A catequese paroquial organiza-se por centros de catequese existindo seis centros: Assafora, Fontanelas, Magoito, Odrinhas, Santa Susana e São João. Estes centros de catequese dedicam- se á catequese da Infância, adolescência e juvenil. É de salientar o fato de o centro de catequese de Magoito este ano estar a funcionar apenas com dois grupos de catequese devido a falta de catequistas.

Em cada centro de catequese existem de um modo geral dois responsáveis por centro, esta responsabilidade varia conforme a disponibilidade dos catequistas. No entanto, esta função incide sobre as mesmas pessoas ao longo dos anos. A função primordial e de maior destaque dos responsáveis é pertencer ao grupo de catequistas de “ligação” que é composto por dois elementos de cada centro e pelo pároco. Este grupo é responsável por definir a calendarização geral da catequese incluindo atividades para a catequese em geral e questões de logística. Embora quando necessário exista reuniões gerais de catequistas normalmente no início do ano e outros encontros para preparação de atividades específicas de cada ano. Numa tentativa de responder aos interesses dos catequistas foi criado um encontro que se intitula “Os catequistas rezam com o prior”, cuja finalidade é fazer uma breve reflexão sobre uma temática. Estes encontros não têm uma regularidade fixada nem são obrigatórios e são orientados pelo pároco.

O grupo de catequistas é constituído por cerca de quarenta e cinco catequistas os quais tem a responsabilidade de educar nos valores cristãos aproximadamente 300 catequizandos.

É de salientar o facto destes dados se centrarem na catequese do 1ºano ao 10º ano. Ou seja, catequese de iniciação visto existir catequese de jovens e adultos embora seja efetuada de um modo informal e até mesmo sem uma estrutura e organização definida.

As sessões de catequese funcionam de acordo com o calendário escolar, embora este calendário seja flexível e possa variar de ano para ano e até mesmo de centro para

ANA INÊS COLARES 82

centro. A organização e dinamização das sessões de catequese são da responsabilidade do catequista. Em relação aos horários da catequese estes variam de centro para centro e da disponibilidade do catequista, na sua maioria os grupos de catequese funcionam ao sábado á tarde e ao Domingo de manhã existindo em alguns lugares sessões de catequese durante a semana.

Salienta-se o fato de a catequese ter uma estrutura flexível que contribui para uma autonomia dos catequistas no entanto importa referir que o pároco tem uma intervenção ativa neste setor sendo próximo de todos os centros de catequese.