• Nenhum resultado encontrado

Controle de produto não conforme

No documento Sistemas de Gerenciamento da Qualidade (páginas 92-95)

Produto não conforme são todos aqueles produtos que estão fora de alguma especificação, fora de um padrão definido no planejamento. Nestas situações o produto se torna não conforme e passar por um tratamento diferenciado em relação ao produto que atende às especificações. Este tratamento diferenciado implica:

» atuar de forma a identificar o produto para deixar claro a todos os colaboradores o estado do produto. Se necessário este produto não conforme deve ser colocado em áreas específicas na organização, conhecidas como área de segregação;

» autorizar o uso do produto não conforme, somente por pessoas pertinentes ou do cliente caso for propriedade do cliente;

» gerar um plano de ação corretiva documentado para evitar que a não conformidade ocorra novamente.

O produto não conforme pode passar por três situações. A primeira é ser aprovado condicionalmente por uma autoridade pertinente, o segundo é ser refugado se transformando em sucata e o terceiro é passar por um retrabalho dentro do processo de realização de produto para tornar um produto conforme novamente.

Veja um exemplo de relatório de não conformidade para tratamento de produto não conforme: Cód: REG001 Data: 1/1/2012 Rev: 0 RNC no: 001/2012 Data: 20/1/2012 Data: 20/1/2012

RELATÓRIO DE NÃO CONFORMIDADE Área emissora: origem da não conformidade:

( ) Matéria-prima/Fornecedor

Realizar o treinamento com o funcionário. Rever o procedimento POP002, para não deixar de incluir todos os

funcionários da produção na programação anual de treinamentos operacionais. Verificar se não há outros funcionários que não receberam o treinamento, e se necessário, providenciar. Avaliar o desempenho do operador na realização da limpeza, para determinar se o mesmo compreendeu as instruções e está executando o procedimento de maneira correta.

Ações corretivas:

( ) Auditoria externa ( ) Auditoria interna

Descrição da não conformidade:

O lote 123 do prato pronto congelado “Spaghetti à Bolonhesa marca Q Gostoso”, fabricado em 10/1/2012, teve o resultado de análise de Salmonella fora do padrão especificado, situação detectada internamente e confirmada por três laboratórios externos acreditados ISO 17025.

( ) Produção

(X) Controle de Qualidade

( ) Outros: ___________________________________________ ( ) Reclamação de cliente

Responsável: José Silva (Coordenador de Produção) e Maria Santos (Coordenadora de RH)

Qualidade

João Alves (Coordenador GQ) Nome/Cargo:

Prazo da conclusão das ações: 15/2/2012 Responsável: Sara Lopes (Coordenadora de Logística) Correção/Disposição:

Identificação e bloqueio imediato do lote 123 no sistema informático e na área de produtos não conformes. Descaracterizar o produto e descartar o lote 123 como impróprio para consumo.

Investigação da causa:

Pontos a serem verificados:

a) Matérias-primas: algum insumo foi recebido sem certificado de análise? O material foi armazenado adequadamente na empresa, obedecendo aos critérios especificados?

b) Processo: existem procedimentos documentados de limpeza, e que estão validados? O equipamento estava adequadamente limpo e sanitizado para a produção deste lote? Foram definidos parâmetros de processo e instruções de trabalho, eles foram obedecidos? Os documentos estão bem escritos e são compreensíveis? Os instrumentos estão calibrados e funcionando adequadamente?

c) Mão de obra: os operadores estão devidamente treinados para realizar o procedimento de limpeza e seguir a instrução de trabalho do processo? O controle de saúde dos funcionários está em dia, há suspeita de que algum funcionário esteja doente? As regras de Boas Práticas de Fabricação e higiene pessoal foram seguidas? Os funcionários estão lavando as mãos corretamente, em frequência apropriada?

Conclusão: após verificação de todos os itens acima e realização de entrevista com o operador da linha (matrícula 0022), constatou-se que o funcionário era novo na função (mudou de função de auxiliar de produção para operador de produção em 15/1/2012, conforme registro no RH). A limpeza não foi executada corretamente, pois o funcionário não recebeu treinamento. Não foram encontrados os registros de treinamento deste operador no procedimento de limpeza do equipamento (POP001 - Rev. 03). O procedimento POP002: Integração e Treinamento.

(Rev. 01) não foi seguido corretamente.

Verificação da eficácia/Comentários:

Realizada revisão do POP002 (nova revisão: 02) e treinamento com os responsáveis pela execução do procedimento (líderes de produção e assistentes de RH) em 29/1/2012. Realizado treinamento com todos os operadores de produção no procedimento POP001 (Rev. 03): Higienização dos Equipamentos em 21/1/2012. Realizada entrevista com os operadores e solicitação de demonstração do procedimento em 24/2/2012, sendo que todos foram aprovados. Todas as higienizações realizadas entre 21/1 a 29/2/2012 foram acompanhadas por José Silva (Coord. Produção), conforme assinatura nos registros. Os analistas do CQ comprovaram a eficácia da higienização, através de teste por bioluminescência (ATP). Todos os lotes produzidos após o treinamento, de 21/1 até 29/2/2012, estiveram com o resultado de Salmonella dentro do especificado. Operadores admitidos entre 29/1 e 29/2/2012 receberam integração conforme POP002 e foram avaliados e aprovados por José Silva (Coord. Produção).

A ação foi eficaz? ( x ) SIM ( ) NÃO Data do fechamento do RNC: 1/3/2012 Caso a ação não tenha sido eficaz, abrir novo RNC. RNC no: ______________

Responsável pelo fechamento do RNC: João Alves (Coordenador GQ)

Fonte: <http://foodsafetybrazil.com/?wpdmact=process&did=ODEuaG90bGluaw==>. Acesso em: 13 out. 2014.

CAPÍTULO 3

Análise de dados

Segundo a ABNT (2008), o sistema de gestão da qualidade deve coletar e analisar os dados das seguintes fontes: satisfação dos clientes, fornecedores, características e tendências de processos e produtos e conformidade com os requisitos do produto. Estas análises devem proporcionar ao sistema de gestão as seguintes informações conforme Quadro 8:

Quadro 8. Resultados gerados pela análise de dados.

Fonte de dados Resultados

Satisfação dos clientes melhoria contínua; entradas para a análise crítica para a direção

Fornecedores ações corretivas; qualificação de fornecedores; seleção de fornecedores; melhoria contínua Características e tendências de processos e produtos Ações preventivas e melhorias contínuas

Conformidades com os requisitos do produto Ações corretivas e melhoria contínua

Fonte: adaptado pelo autor.

Observe que os principais resultados servem para atender aos requisitos do cliente e promover a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

No link <http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/precalculo1/sala/conteudo/capitulos/ cap36.html>. que fala da importância dos gráficos e tabelas do dia a dia que são ferramentas importantes para a análise dos dados. Escolha um exercício deste link e resolva.

No documento Sistemas de Gerenciamento da Qualidade (páginas 92-95)

Documentos relacionados