• Nenhum resultado encontrado

CONTROLO DE OUTROS TIPOS DE AÇOS EM OBRAS MARÍTIMAS

DOS AÇOS

II. CONTROLO DE OUTROS TIPOS DE AÇOS EM OBRAS MARÍTIMAS

O controlo de aços a aplicar intimamente relaccionado com a sua natureza, isto é, com as características especiais dos próprios elementos e da função que desempenham em obra.

Estacas-prancha

As estacas-prancha metálicas, de vários tipos e formas, podem ser utilizadas como obra provisória ou obra definitiva.

No primeiro caso, como é, por exemplo, a execução de uma ensecadeira, os cuidados de controlo incidirão, principalmente, na funcionalidade do trabalho conseguido

125/233 (estabilidade e estanquidade), devendo ter-se cuidados na sua cravação e utilização do equipamento adequado. O estado de conservação e oxidação dos elementos não é muito importante dadas as características provisórias da estrutura a realizar.

No segundo caso, as estacas-prancha irão ter uma função que será resistente e simultaneamente de durabilidade.

Quanto à resistência, deverão ser verificadas as especificações de Projecto e Caderno de Encargos, nomeadamente nas operações de "stockagem", transporte, manuseamento e cravação. Nesta última operação, que merece cuidados especiais, deverão ser atingidas as profundidades requeridas em projecto; os comprimentos de cravação, ou atingida a "nega", consoante a situação. Assim, as estacas deverão ficar alinhadas, bem interligadas umas nas outras e tão próximas da vertical quanto possível, evitando-se o descaio lateral.

Quanto à durabilidade, deverão ser seguidas as prescrições sobre a matéria indicadas em Caderno de Encargos, nomeadamente:

• Sobre-espessura;

• Protecção com primários anticorrosivos; • Pinturas.

Soldaduras

Se se tiver de executar soldaduras, as estacas deverão ficar cuidadosamente alinhadas com as costuras longitudinais alternadamente dispostas. Os pontos de soldadura e a soldadura definitiva devem ser realizadas com o mesmo tipo de eléctrodo, o qual deve ser objecto de aprovação pela entidade de controlo. Devem ser removidas escórias e impurezas até se obter o material com boas condições para executar a soldadura definitiva.

O controlo deverá dedicar especial atenção ao plano de soldadura e suas especificações, que lhe devem ser entregues para apreciação pela entidade empreiteira. O Plano de soldadura deverá conter detalhes sobre:

• Profundidade de penetração da soldadura; • Sequência dos cordões a aplicar;

• Espessura de cada cordão a aplicar. Estacas Cilíndricas

São elementos estruturais vulgarmente utilizados em estacadas cais, em duques de alba e outras estruturas afins, pelo que o controlo de execução nestes casos surge com muita frequência.

Para além das características de qualidade requeridas, são também objecto de controlo a execução e, em particular, duas operações, a soldadura e a cravação.

126/233 A operação de soldadura deverá ser executada dentro das especificações existentes sobre a matéria, ou referidas no Caderno de Encargos e indicações genéricas do item anterior. A entidade de controlo deverá acompanhar as operações de soldadura para constatar se as mesmas se estão a realizar com as características requeridas e no final das operações deverá analisar as radiografias da soldadura (exigidas no Caderno de Encargos), para verificar se estão conformes ao previamente estipulado e capazes de receber as cargas para que foram dimensionadas. Podem ser utilizados processos de verificação de outro tipo, como por exemplo, ultra-sons, fluxo-magnético, líquido penetrante e o exame visual.

Cravação

Esta operação é fundamental, pois da sua melhor ou pior qualidade dependerão os resultados de funcionamento da estrutura.

• O controlo deverá verificar:

• O comprimento de cravação (registos); • A inclinação (se esta estiver fixada);

• A execução da cravação e suas operações complementares; • A soldadura durante a cravação;

• A selagem ou rolhões (consoante os casos).

A verificação das operações atrás mencionadas é indispensável para garantir a qualidade de execução que passa pela utilização de equipamento suficientemente apropriado e potente para este tipo de operações.

Registo do Posicionamento

O controlo deverá verificar a instalação correcta das estacas através do registo de posicionamento a fornecer pela entidade empreiteira, após conclusão das operações e, a partir daí, constatar da sua adequabilidade ao projecto dentro das tolerâncias estabelecidas.

Alguns Elementos de Controlo

O método de cravação deverá incluir índices de penetração simples, nos quais a cravação poderá acabar às profundidades mínimas de penetração especificadas. O índice de penetração deverá ser o número de pancadas por 25 cm necessárias para atingir a capacidade exigida para o martelo de cravação que a entidade empreiteira pretende usar nos trabalhos. A Nega, definida como o número de pancadas por 5 cm de avanço, deverá ser estabelecida de modo a definir a profundidade a que deve terminar a cravação evitando que a estaca e o martelo sofram estragos.

Os esforços máximos de cravação previstos para as estacas deverão ser incluídos no relatório. As estacas não deverão ser submetidas a esforços superiores a 90% da sua tensão de segurança durante a cravação.

127/233 A entidade empreiteira deverá fornecer todos os elementos utilizados na análise de equação de onda para permitir o controlo dos índices de penetração e "negas" estabelecidas. Os elementos deverão incluir o tipo de martelo, dimensão e pesos do capacete de cravação, materiais de protecção e respectivas propriedades.

Acessórios Metálicos

Estes Acessórios são, geralmente, utilizados em todas as obras e, como exemplo, podem citar-se Escadas, Escudos de Defensas, Cantoneiras e Guardas Metálicas, Carris, Apoios, Asnas ou Coberturas, dispositivos dos sistemas de abastecimento de água e saneamento, etc.

As operações de controlo de execução para estes materiais, para além da sua fixação e posicionamento obedecendo às prescrições dos Cadernos de Encargos, devem visar, fundamentalmente, a sua conservação, protecção e qualidade de montagem, de acordo com o tipo de acessório.

Tolerâncias

As tolerâncias a adoptar na fixação e posicionamento de peças acessórias metálicas é geralmente pequena e da ordem de alguns centímetros, decorrendo das dimensões da peça, podendo mesmo atingir alguns milímetros, como é o caso de carris e dos seus chumbadouros.

Protecção Anticorrosiva

Os elementos metálicos, na generalidade, não deverão ser aplicados em obra sem que estejam devidamente protegidos com um tratamento anticorrosivo. Este, regra geral, é especificado no Caderno de Encargos, consoante o tipo de acessórios e seu local de aplicação em obra.

Controlo de Outros Tipos de Aços em Construção Civil

De um modo geral, tudo o que se disse na alínea anterior para obras marítimas sobre o controlo dos trabalhos com aços é válido para as obras de construção civil e pontes que empregam aços nomeadamente para a resistência, a durabilidade, a soldadura e a protecção anticorrosiva. As vigas, os pilares e tabuleiros, quer sejam de pontes, estruturas ou edifícios metálicos, devem ter um tratamento adequado, tendo em vista a sua durabilidade e função estrutural.

Serralharias e Ferragens

Nos Edifícios utilizam-se ainda aços nas Serralharias e Ferragens a aplicar em portas, janelas, caixilhos e divisórias. As disposições regulamentares, tomando como referência a legislação portuguesa, encontram-se no R.E.A.C. (Regulamento de

Estruturas de Aço para Edifícios) e no R.G.E.U. (Regulamento Geral de Edificações Urbanas). Os materiais necessários à execução destes trabalhos devem

satisfazer não só às cláusulas relativas a Aços como a Metais não Ferrosos, nas partes que lhe forem aplicáveis.

Características dos Materiais

As Ferragens a aplicar na obra são as que constam do Projecto e dos mapas dos vãos, e deverão corresponder às características gerais requeridas pelos Ensaios de Qualificação de Componentes de Edifícios, do L.E.M., na parte que se lhe refere.

128/233 As Ferragens a utilizar serão de fabrico consagrado e de primeira qualidade. Deverão permitir um perfeito funcionamento e conveniente segurança das peças a que vão ser aplicadas.

O Empreiteiro deverá pedir as indicações da Fiscalização para a sua escolha e submeter à sua apreciação um mostruário completo das ferragens que se propõe utilizar. Só depois de aprovadas poderão ser aplicadas.