• Nenhum resultado encontrado

A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.

No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o “Dia Nacional da Consciência Negra”, no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.

Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes.

Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país.

BEZERRA, Juliana. Consciência Negra. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/. Acesso em: 10 ago. 2021.

3

Observe e pinte os cartazes em que as pessoas têm direitos, independente de raça.

Disponível em: https://atividadespedagogicas.net/2014/12/atividades-sobre-dia-da-consciencia-negra-para-pintar-e-imprimir.htm. Acesso em: 11 ago. 2021.

4

– Escolha um dos direitos e escreva o que pensa sobre ele.

Instrumentos não convencionais Muitas vezes quando pensamos em música

instrumental, logo nos vem à mente os

instrumentos como o violão, o piano, a guitarra, a bateria, dentre muitos outros. Mas você sabia que existem muitos músicos e grupos musicais que trabalham com instrumentos não convencionais?

Isto quer dizer que objetos inusitados como um copo, um balde, uma chaleira, talheres podem ser usados para se fazer música.

Atividade

1- Vamos brincar um pouquinho usando um copo como instrumento não convencional? Siga as orientações dos desenhos abaixo, faça os movimento e perceba os sons que as batidas podem produzir.

2- Agora que você já percebeu que cada batida tem um som diferente, vamos treinar seguindo o rítmo de uma música? Acesse o link do youtube a seguir e acompanhe as orientações para produzir o rítmo acompanhando a música ao mesmo tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=fFo1i8EIS74

3- Convide alguém da sua casa para treinar com você. Quando estiverem bem treinados(as) , faça um pequeno vídeo e encaminhe para professora. Treine a música também.

4- Assista também algumas apresentações com instrumento não convencionais. Acesse os links a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=ik8jICj8juc https://www.youtube.com/watch?v=kMQcB-3Br8M

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892./ 98623-4314

ATIVIDADE/DATA - 22/11/2021 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR (A): ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTE

ESTUDANTE:

Leia o texto a seguir e resolva as questões.

Clara Camarão, a primeira heroína indígena do Brasil

Clara Camarão foi uma das primeiras guerreiras do Brasil. Indígena da etnia potiguar, ela lutou e liderou uma tropa feminina contra as invasões holandesas em meados do século XVII.

Infelizmente, como é comum na biografia de muitas mulheres, suas realizações quase não contam com registros históricos. Ainda assim, a bravura de Clara Camarão levou seu nome a ser inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que homenageia personalidades que tiveram papel fundamental na construção do Brasil.

Ela nasceu no Rio Grande do Norte e recebeu o nome Maria Clara dos padres jesuítas _ daí o fato de ser citada pelos estudiosos tanto como Maria quanto Clara. Já o sobrenome veio do marido, o indígena Poti, que também foi batizado e catequizado pelos religiosos e ficou conhecido como Antônio Felipe Camarão.

Montada em seu cavalo, com espada em punho, Clara acompanhou Felipe no enfrentamento aos holandeses em diversas batalhas. Sua primeira missão oficial, liderando suas companheiras, foi a escolta de famílias que buscaram refúgio na cidade alagoana de Porto Calvo, na década de 1630. Vale lembrar que toda a região era palco de fortes conflitos entre holandeses e luso-brasileiros.

Em 1646, quando os holandeses souberam que as tropas lideradas por Felipe Camarão tinham sido convocadas para proteger Salvador (BA), tentaram invadir o povoado de Tejucupapo (hoje um distrito de Goiana, em Pernambuco). Mas eles não esperavam encontrar uma forte resistência feminina. Com arcos, tacapes (pequenas espadas de madeira), lanças, muita força e excelente pontaria, a tropa de Clara Camarão ainda contou com uma arma inesperada. As mulheres ferveram tonéis de água com pimenta! Levado pelo vento, o vapor desnorteou o exército holandês. Também atacados com a água fervente, os

Por sua liderança, Clara Camarão recebeu o título de “Dona”, oferecido pelo rei Filipe IV a membros da alta nobreza e grandes chefes militares. [...]

Disponível em: <https://plenarinho.leg.br/index.php/2021/04/primeira-heroina-indigena-brasil/>. Acesso em: 11 jul.

2021.

FAÇA UM ÁUDIO OU VÍDEO DE SUA LEITURA E ENVIE PARA A SUA PROFESSORA .

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892./ 98623-4314

ATIVIDADE/DATA - 23/11/2021 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR (A): ÁREA DO CONHECIMENTO: PORTUGUÊS ESTUDANTE:

Diversidade religiosa

1– Vamos descobrir como a diversidade religiosa está perto? Complete o quadro abaixo, procurando duas pessoas com quem você convive e que tenham escolhido uma religião diferente da sua.

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892./ 98623-4314

ATIVIDADE/DATA - 23/11/2021 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSOR (A): ÁREA DO CONHECIMENTO: ENS. RELIGIOSO ESTUDANTE:

LUTAS

As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras. Muitas pessoas assemelham as lutas com as brigas, porém, elas são distintas. Nas lutas existem regras, valores e respeito ao oponente. Nas brigas não existem regras, valores ou qualquer tipo de respeito, o objetivo é humilhar, agredir a integridade física ou moral do outro ser humano.

Pinte de AZUL as palavras relacionadas às lutas e de VERMELHO as brigas:

Transcreva as palavras acima nos respectivos quadros.

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Rua Cinco, nº 20, Oitis, Contagem - MG - CEP: 32.141-066 - Fone: 3355-7892./ 98623-4314

ATIVIDADE/DATA - 23/11/2021 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR (A): ÁREA DO CONHECIMENTO: ED. FÍSICA ESTUDANTE:

EMOCIONAL INIMIGO RESPEITO INIMIZADE

REGRAS

Documentos relacionados