• Nenhum resultado encontrado

1 O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA

1.4 As principais ações de formação e desenvolvimento de pessoas ofertadas para o gestor escolar

1.4.7 O Curso de Formação do Processo Seletivo Interno Especial – PROFGE (PSIE)

Desde a criação e execução da Política de recrutamento e seleção, os candidatos a Direção e Direção Adjunta de unidade escolar, ao se inscreverem no PSI deveriam optar por uma ou outra função, e, portanto participavam dos processos concorrendo a vagas específicas de diretor e diretor adjunto. Todos os Diretores Adjuntos aprovados e nomeados, com o decorrer do tempo de Gestão, se por algum motivo houvesse vacância da função de Diretor, para ocupar a função, deveria participar de outro PSI, obedecendo todas as etapas previstas. Ou então um novo diretor assumira a função.

Em 2014, foi criado e regulamentado através do Decreto 44.716/14 o Processo Seletivo Interno Específico – PSIE que, possibilita a ascensão do Diretor Adjunto à função de Diretor Geral de Unidade Escolar (RIO DE JANEIRO, 2014a).

O Programa de Formação em Gestão Escolar (PROFGE) é uma das etapas desse Processo Seletivo Interno Específico (PSIE). O Programa é constituído de um curso que compreende duas fases (1ª fase: Atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Encontros Presenciais; Visitas de Campo; e a 2ª fase: Prova Final Objetiva, Escrita e Presencial). Tem duração de 6 meses e aproximadamente com carga horária total de 100h. É oferecido na modalidade semipresencial, por meio da metodologia de ensino à distância organizado com: atividades de estudo em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intercaladas com atividades presenciais e prova final escrita.

As atividades à distância e presenciais são acompanhadas pela equipe da Diretoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoas. O curso tem caráter eliminatório, classificatório e tem a estrutura de conteúdo exposta no Quadro 11, a seguir:

Quadro 11 – Estrutura do PROFGE: Módulos e Conteúdos

MÓDULO CAPÍTULO/CONTEÚDO

I – Educação Contemporânea

Cap. 1: Educação e sociedade; Cap. 2: Protagonismo Juvenil; Cap.3: Organização do espaço escolar e práticas pedagógicas; Cap. 4: avaliação no Contexto Escolar.

II – Gestão Escolar

Cap.1: Principio da Gestão nas Organizações; Cap. 2: Ferramentas Administrativas: Quadro de Distribuição do Trabalho; Cap. 3: Gestão por Processos e Cap. 4: Plano de Ação Gerencial.

III – Liderança e Negociação em Contexto Escolar

Cap. 1: Liderança: Conceitos e Reflexões; Cap. 2: Liderança e Mudança, Contextos Diferenciados; Cap. 3: Liderança e Competência; Cap. 4: Liderança na Gestão de Conflitos e Negociação.

IV – Sala de Estudos Sala de Leitura; Sala de Vídeos; Sala de Aperfeiçoamento.

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados da Diretoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoas (SUPDP – 2014).

Os conteúdos são organizados em módulos, subdivididos em capítulos. Os módulos de estudo à distância contêm cada um: texto base e complementar, vídeos, além de exercícios que devem ser resolvidos no final de cada etapa. As atividades presenciais compreendem encontros de discussão sobre os temas estudados e visitas de campo que devem ser finalizadas com relatório técnico sobre as percepções de cada visitação.

Concluindo esta seção, e, para facilitar o entendimento das ações de formação empreendidas para diretores nos últimos três anos, foi elaborado um quadro, com o objetivo de mostrar de forma resumida as informações básicas sobre cada uma, o número de edições realizadas, o número de vagas disponibilizadas e, quantas efetivamente foram providas, o que pode ser visualizado no Quadro 12 a seguir.

Dos Cursos ofertados pela SEEDUC/RJ nos últimos 3 anos, se considerarmos os dados apresentados até agora e as informações da tabela abaixo, é possível serem feitas algumas inferências. Dos 2.890 Diretores, somando gerais e adjuntos,em exercício, apenas 507 participaram do curso de formação do PSI e ingressaram na função através do PSI; 440 participaram ou participam do MBA, e, 12 participaram do Mestrado. As demais ações: Seminário, Fórum e e o curso de Mediação de Conflitos tiveram a participação de alguns diretores que participaram da formação doPSI e também, cursistas que fizeram, ou não, o MBA.

Quadro 12 – Resumo de Formações para Diretores Escolares

NOME DO CURSO C ar g a H o ri a D u ra çã o Ex ig ên ci a N º d e E d õ es N º d e va g as N º d e D ir et o re s p ar ti ci p an te s

1. MBA em Gestão Empreendedora

em Educação 360h 18 meses obrigatório não 3 440 420

2. Mestrado Profissional em Gestão

e Avaliação da Educação Pública 520h 24 meses obrigatório não 4 80 12

3. Mediação de Conflitos 40h semanas 2 obrigatório não 4 160 110

4. Fórum de Gestão e Liderança na

Escola 80h 5 meses obrigatório não 1 45 40

5. Seminário de Gestão Escolar: Funções, Desafios e Atribuições no

contexto Contemporâneo 16h 2 dias

não

obrigatório 1 100 86

6. Curso de Formação do Processo

Seletivo Interno (PSI) 40h 1 semana obrigatório 4 Resultado do PSI 567

7. Programa de Formação em

Gestão Escolar (PROFGE) 100h 6 meses obrigatório não 1 300 377

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dado da Diretoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoas (SUPDP – 2013).

No quadro 12, o curso 6, Formação do PSI, o nº de vagas não foi estimado. O planejamento foi realizado considerado sempre o nº de servidores aprovados no

processo. Todos os aprovados, participaram da formação. No curso 7, Programa de Formação em Gestão Escolar (PROFGE), o nº de vagas planejado inicialmente foi superado pelos interessados em participar do programa. Neste caso, todos foram inscritos no Programa.

Sendo assim, pode-se afirmar que 1612 Gestores Escolares, o que representa 56% do número total que é 2890, participaram de alguma dessas ações de formação. Considerando que um mesmo Gestor pode ter participado de mais de uma formação, diminuindo, neste caso, o número de contemplado, ratificando a demanda existente e a relevância da pesquisa nesta área.

Desta forma, espera-se que seja possível sugerir a ampliação e adequação das ações de formação continuada para diretores escolares disponibilizadas até o momento. Algumas questões e problemas foram identificados e merecem ser investigados.

1.4.8 Outros Cursos de Formação para Gestores não Sistematizados pela