• Nenhum resultado encontrado

CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR LIBERATO UMA PONTE CONCRETA ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA-UNIVERSIDADE

Paulo Sérgio Silva - Professor de História

na Rede Pública Municipal de Educação de Porto Alegre

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.” Anísio Teixeira

O Curso Pré-Vestibular Popular Liberato (CPVPL) ini- ciou sua formação no ano de

2017 e, desde então, tem sido uma experiência importante no sentido de fortalecer vín-

culos entre a Escola Pública e a Universidade. A iniciativa permitiu a construção de uma

Fachada do prédio da Escola Liberato Salzano

ACER

VO DO A

UT

OR

proposta articulada de modo coletivo entre o Departamento de Educação e Desenvolvimen- to Social (DEDS) da UFRGS e a direção da Escola Muni- cipal de Educação Básica (E.M.E.B.) Dr. Liberato Sal- zano Vieira da Cunha. Tal proposta se deu no sentido de

oferecer aos estudantes da es- cola, num primeiro momento, e aos jovens da comunidade e

interessados em fazer o curso pré-vestibular, em momento posterior, a possibilidade de aprofundar seus estudos com a intenção de realizar o Con- curso Vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio com vistas ao acesso ao ensino su- perior.

A Escola1, localizada no

bairro Sarandi, disponibilizou, dentro de suas possibilidades, infraestrutura e recursos hu- manos voluntários, para que a implementação do Curso fosse viabilizada. A articulação que resultou na implantação do CPVPL se constituiu em uma positiva experiência porque, dentre outros fatores, conse- guiu estimular estudantes da escola, tanto dos módulos fi- nais do ensino médio quanto do ensino técnico profissio- nalizante, a participarem das aulas. A viabilidade do Cursi- nho Popular na Escola auxiliou na ampliação do horizonte de possibilidades dos alunos para além do final do ciclo de estu- dos no ensino básico.

Na primeira edição do Cur- so as aulas aconteceram na for- ma de aulões, aos sábados. Es- sa experiência-piloto mobilizou parte dos professores da Esco-

1 - A E.M.E.B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha é a única escola da Rede Mu- nicipal de Ensino de Porto Alegre que conta com Educação Básica completa. Aos 66 anos de existência e com grande reconhecimento comunitário, a Escola, infelizmente, está na iminência de ter o Ensino Médio e os Cursos Técnicos ces- sados por determinação da Secretaria Municipal de Educação.

la, especialmente os do ensino médio, que lecionavam à noite. Houve um intercâmbio entre esses professores, os edu- cadores do Curso, estudantes de graduação e pós-graduação da UFRGS, todos contribuindo na organização e participação das atividades. Com essa troca entre professores do quadro efetivo da escola, técnicos do DEDS e estudantes da Uni- versidade, alunos do ensino médio e pessoas da comuni- dade houve um processo efe- tivo de interação, registrando a construção coletiva de uma proposta que se consolida em 2018, com a atividade do Cur- so Pré-Vestibular de maneira regular, estruturada em Projeto de Extensão Universitária sob a coordenação do DEDS/UFRGS.

Aqui, cabe destacar a im- portância da Extensão Univer- sitária nas comunidades, atu- ando como “ponte” necessária entre a Universidade e a Escola, dois universos distin- tos que, por vezes, não se co- nhecem e, por isso, não dialo- gam. O CPVPL faz essa ligação, abrindo boas possibilidades para nossos estudantes de escola pública acessarem a Universidade Pública, gratuita e de qualidade.

Início e motivações da par- ceria DEDS e Escola Libera- to Salzano

Havia o interesse de um grupo de professores da Escola Liberato Salzano em estreitar

os vínculos com a Universidade em função das possibilidades geradas a partir das ações afir- mativas, além disso havia dis- ponibilidade de espaço físico para a realização do Curso.

Visualizamos no DEDS uma porta de entrada que permitiria estabelecer par- ceria em construir ações re- lacionadas às Ações Afirma- tivas junto à nossa comuni- dade escolar. Embasava essa expectativa a consciência do forte papel social da Escola. Numa comunidade de perife- ria, a escola é muito mais do que o espaço físico, ela tem um compromisso com o seu entorno social.

A escola é o espaço desti-

nado à produção e irradiação de conhecimento organizado, de maneira didática, pedagógi- ca, é um espaço de sociabili- dade, de projeção de sonhos e de perspectivas de futuro. A possibilidade de acesso ao ensino superior é o ideal de muitos jovens estudantes e de suas famílias que, muitas ve- zes, com renda reduzida, não conseguem vislumbrar essa oportunidade.

Ao mesmo tempo em que oferece à comunidade toda essa possibilidade de ensino, a escola tem sido objeto da tentativa de redução de in- vestimentos institucionais por parte da mantenedora, que se abstém de seu papel social e se aferra a questões de ordem

burocrática para reduzir os investimentos públicos no es- paço educacional.

Iniciativas como o CPVPL têm potencial de mobilizar as pessoas, no sentido de avançar na perspectiva de que “eu posso mais, a comunidade pode mais”. Se você consegue fazer com que a escola ofereça para a comunidade algo além daquilo que está determinado pelos parâmetros regulares de ensino, isso é positivo, es- pecialmente em comunidades de periferia onde a estrutura do Estado não chega em sua plenitude, muito pelo con- trário. Nesses tempos difíceis, o Estado se ausenta cada vez mais de onde deveria estar.

O CPVPL não é uma ini- ciativa pioneira. Muitas ações desse tipo se espalham pelo país. Porém, é iniciativa que avança no sentido do reconhe- cimento mais efetivo e conso- lidado na comunidade do bair- ro Sarandi. Sabemos, como educadores que somos, que educação é processo, então temos a compreensão de que não podemos lançar um proje- to educacional esperando que a aferição dos resultados seja imediata.

Assim sendo, o reconheci- mento que o Cursinho está ten- do na comunidade é paulatino. A iniciativa já apresenta bons resultados, são 12 alunos da escola que estão acessando a universidade pública nesses

Portão de entrada da Escola Liberato Salzano a Escola Liberato Salzano

ACER

VO DO A

UT

dois anos, através do curso. Como professor de escola pública, que acredita no en- sino público e de qualidade, opino que os resultados dessa ação de extensão têm sido ex- celentes.

Resultados para além das aprovações

Uma das mostras mais ex- pressivas da pertinência da implementação do CPVPL tem sido a consolidação da ação de extensão. Ter um Curso Pré-Vestibular que funcione dentro do espaço da Escola, com o apoio da instituição es- colar e com o envolvimento coletivo é muito significativo.

O Pré-Vestibular é uma ação de extensão importante porque fortalece o processo educa- cional. As pessoas começam a enxergar a Escola como referência positiva para todos, valoriza o trabalho dos envolvi-

dos: técnicos, universitários, professores e estudantes.

A ação auxilia no fortale- cimento do espaço da esco- la como lugar de educação de qualidade e permite que a extensão universitária cumpra o seu papel social, que é o de compartilhar sa- beres com as comunidades, de modo a colaborar com a transformação social.

Recepção dos estudantes para matrícula no CPVPL 2020

ACER

VO DEDS

A realização do CPVPL opor- tuniza aos estudantes educa- dores contato com o mundo real fora do ambiente acadêmi- co, estimula que professores se interessem pela pesqui- sa e pela melhoria da quali-

dade da sua prática docente. A realização da parceria Universidade X Escola para a realização do CPVPL é portanto, ação pertinente, necessária, mobilizadora e transformadora.

DE ESTUDANTE