• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV DAS OBRAS E SERVIÇOS

DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA E FINANCEIRA SEÇÃO I

Dos Tributos Municipais

Art. 93. Compete ao Município instituir os tributos que lhe são reservados pela Constituição Federal, observadas as normas gerais tributárias.

Art. 94. As limitações ao poder de tributar do Município são as que constam da Constituição Federal.

SEÇÃO II

Da Receita e da Despesa

Art. 95. A receita municipal constituir-se-á de arrecadação dos tributos municipais, da participação em tributos da União e do Estado, dos recursos resultantes do Fundo de Participação dos Municípios e da utilização de seus bens, serviços, atividades e de outros ingressos.

Art. 96. A fixação dos preços públicos, devidos pela utilização de bens, serviços e atividades municipais será feita pelo Prefeito, mediante edição de decreto.

Parágrafo único. As tarifas dos serviços públicos deverão cobrir os seus custos, sendo reajustáveis quando se tornarem deficientes ou excedentes.

SEÇÃO III Do Orçamento

Art. 97. A elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual e do Plano Plurianual de Investimentos obedecerá às regras estabelecidas na Constituição Federal, na Constituição do Estado, nas normas de Direito Financeiro e nos preceitos desta Lei Orgânica.

Parágrafo único. O Poder Executivo publicará, até 30 (trinta) dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

Art. 98. O Prefeito observará os seguintes prazos para encaminhamento dos projetos de leis orçamentárias à Câmara Municipal:

I – lei de diretrizes orçamentárias – LDO: até 15 (quinze) de maio de cada ano;

II – lei orçamentária anual – LOA: até 30 (trinta) de setembro de cada ano;

III - Plano plurianual – PPA: até 30 (trinta) de setembro do primeiro ano do mandato.

Art. 99. Os Projetos de Lei relativos ao Plano Plurianual, à Lei de Diretrizes Orçamentárias, ao Orçamento Anual e aos Créditos Adicionais serão apreciados pela Comissão Permanente de Orçamento e Finanças à qual caberá:

I - examinar e emitir parecer sobre os projetos e as contas apresentadas anualmente pelo Prefeito;

II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas de investimentos e exercer o acompanhamento e fiscalização orçamentária, sem prejuízo de atuação das demais Comissões da Câmara.

§ 1º. As Emendas serão apresentadas à Comissão que sobre elas emitirá parecer e apreciadas na forma regimental.

§ 2º. As Emendas ao Projeto de Lei do Orçamento Anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso estejam de acordo com o estabelecido na Constituição Federal.

§ 3º. Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do Projeto de Lei Orçamentária Anual, ficarem sem despesas correspondentes, poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.

§ 4°. As emendas individuais ao projeto de Lei Orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde, aplicando-se, no que couber, o disposto no artigo 166 da Constituição Federal.

§ 5°. A execução do montante destinado a ações e serviços públicos de saúde, previsto no § 4° deste artigo, inclusive custeio, será computada para fins do cumprimento do inciso Ill do § 2° do artigo 198 da Constituição Federal, vedada a destinação para pagamento de pessoal ou encargos sociais.

§ 6º. É obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações a que se refere o § 4° deste artigo, em montante correspondente a 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida realizada no exercicio anterior, conforme os critérios para a execução equitativa da programação definidos na lei complementar prevista no § 9° do artigo 165 da Constituicão Federal.

§ 7°. As programações orçamentárias previstas no § 4° deste artigo não serão de execução obrigatória nos casos dos impedimentos de ordem técnica.

§ 8°. No caso de impedimento de ordem técnica, no empenho de despesa que integre a programação, na forma do disposto no § 7° deste artigo, serão adotadas as seguintes medidas:

I - até 120 (cento e vinte) dias após a publicação da lei orgamentária, o Poder Executivo e o Poder Legislativo enviarão ao Poder Legislativo as justificativas do impedimento;

II - até 30 (trinta) dias após o término do prazo previsto no inciso I deste parágrafo, o Poder Legislativo indicará ao Poder Executivo o remanejamento da programação cujo impedimento seja insuperável;

Ill - até 30 de setembro ou até 30 (trinta) dias após o prazo previsto no inciso II deste parágrafo, o Poder Executivo encaminhará projeto de lei sobre o remanejamento da programação cujo impedimento seja insuperável; e

IV - se, até 20 de novembro ou até 30 (trinta) dias após o término do prazo previsto no inciso Ill deste parágrafo, a Câmara Municipal não deliberar sobre o projeto de lei, o remanejamento será implementado por ato do Poder Executivo, nos termos previstos na lei orçamentária.

§ 9°. Após o prazo previsto no inciso IV do § 8° deste artigo, as programações orgamentárias previstas no § 6° deste artigo não serão de execução obrigatória nos casos dos impedimentos justificados na notificação prevista no inciso I do § 8°.

§ 10. Os restos a pagar poderão ser considerados para fins de cumprimento da execução financeira prevista no § 6° deste artigo, ate o limite de 0,6% (seis décimos por cento) da receita corrente líquida realizada no exercicio anterior.

§ 11. Se for verificado que a reestimativa da receita e da despesa poderá resultar no não cumprimento da meta de resultado fiscal estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o montante previsto no § 6° deste artigo poderá ser reduzido em até a mesma proporção da limitação incidente sobre o conjunto das despesas discricionárias.

§ 12. Considera-se equitativa a execução das programações de caráter obrigatório que atenda, de forma igualitária e impessoal, as emendas parlamentares apresentadas, independentemente da autoria.

§ 13. O Iimite previsto no § 4° deste artigo será igual e proporcionalmente rateado entre todos os parlamentares integrantes da Câmara Municipal, inclusive no que tange à observância individual do percentual destinado a ações e serviços de saúde.

§ 14. Será admitida emenda conjunta, situação em que a cota estipulada no § 13 será somada em tantos quantos forem os signatários da respectiva emenda.

Art. 100. Aplicam-se ao Projetos de Leis Orçamentárias, no que não contrariar o disposto nesta Seção, as regras do processo legislativo.

Art. 101. O Município, para a execução de projetos, programas, obras, serviços ou despesas, cuja execução se prolongue além de 1 (hum) exercício financeiro, deverá elaborar orçamentos plurianuais de investimentos.

Parágrafo único. As dotações anuais dos orçamentos plurianuais deverão ser incluídas no orçamento de cada exercício, para utilização do respectivo crédito.

TÍTULO III

DA ORDEM ECONÔMICA E SOCIAL

Documentos relacionados