• Nenhum resultado encontrado

9.1 O IcatuFMP assegurará, nos termos e condições previstos neste Regulamento, os Benefícios abaixo relacionados, não se obrigando a conceder qualquer outro, mesmo que a Previdência Social os conceda a seus beneficiários.

• Seção II – Aposentadoria Normal;

• Seção III – Aposentadoria Antecipada;

• Seção IV – Benefício por Invalidez;

• Seção V – Benefício por Morte;

• Seção VI – Pensão por Morte;

• Seção VII – Benefício Proporcional;

• Seção VIII – Abono Anual.

9.1.1 O IcatuFMP assegurará aos Participantes não contribuintes o Benefício Mínimo previsto neste Capítulo.

9.2 Os Benefícios previstos neste Regulamento somente serão concedidos pelo IcatuFMP aos Participantes que tiverem o Término do Vínculo ou aos Beneficiários, conforme o caso, que os requererem, desde que atendidos os requisitos nele estabelecidos para cada Benefício, observado o disposto no subitem 9.2.1 deste Regulamento. seu deferimento pelo IcatuFMP, retroagindo os pagamentos à Data de Início do Benefício, com os reajustes previstos neste Regulamento.

9.3.1 A Data de Início do Benefício será:

I para o Participante que se desligar de Patrocinadora, tendo preenchido as condições necessárias ao Benefício de Aposentadoria Normal ou Antecipada, o 1º (primeiro) dia do mês subsequente ao da data do Término do Vínculo;

II para o Participante que optar pelo instituto do autopatrocínio de que trata o item 5.7, o 1º (primeiro) dia do mês subsequente ao da data do requerimento do respectivo Benefício, observado o disposto no inciso IV do item 5.5 deste Regulamento;

III para a Pensão por Morte, o 1º (primeiro) dia do mês subsequente ao do falecimento do Participante;

IV para o Participante que optar pelo instituto do benefício proporcional diferido o 1º (primeiro) dia do mês subsequente ao da data do requerimento do Benefício.

9.4 Os Benefícios devidos pelo IcatuFMP serão determinados e calculados de acordo com as disposições regulamentares em vigor na Data de Início do Benefício ou, na data da elegibilidade na hipótese de Benefício por Invalidez ou Benefício por Morte, ressalvado o disposto no subitem 9.27.1 deste Regulamento.

9.4.1 Para a determinação do valor inicial do Benefício de Aposentadoria Normal, Aposentadoria Antecipada e Benefício Proporcional será considerado o Saldo de Conta Aplicável registrado na Sociedade na Data de Início do Benefício.

9.4.2 Na hipótese de Benefício por Invalidez e Benefício por Morte, o Saldo de Conta Aplicável para apuração do Benefício será aquele registrado na Sociedade na data do preenchimento dos requisitos do Benefício por Invalidez ou na data do falecimento do Participante, conforme o caso, observado o disposto nos subitens 9.18.3 e 9.22.4 deste Regulamento.

9.5 Não será permitida a percepção conjunta pelo mesmo Participante, de mais de um Benefício de prestação continuada previsto neste Regulamento, exceto o Abono Anual e a Pensão por Morte devida em razão de falecimento de outro

9.6.1 A falta do cumprimento do disposto no item 9.6 poderá resultar, por decisão do IcatuFMP pautada em critérios uniformes e não discriminatórios, na suspensão do pagamento do Benefício, que perdurará até seu completo atendimento.

9.7 Na hipótese de o Participante ou de o Beneficiário em gozo de Benefício estar sendo representado por procurador, tutor ou curador, será exigido pelo IcatuFMP, quando necessário, comprovação da permanência do titular no exercício do mandato, da tutela ou curatela, para efeito de recebimento do Benefício ou manutenção do seu pagamento.

9.8 Os Benefícios previstos neste Plano de valores mensais inferiores a 1 (uma) Unidade de Referência Springer poderão, em qualquer momento, em comum acordo com o Participante ou com o Beneficiário, serem transformados em parcela única, extinguindo-se, definitivamente, com o seu pagamento todas as obrigações do IcatuFMP perante o Participante, seus Beneficiários e herdeiros legais.

9.9 O valor inicial dos Benefícios previstos neste Plano, que serão pagos pelo IcatuFMP, não poderá ser inferior àquele apurado considerando o saldo de Conta de Participante mencionado no inciso I do item 8.1.

9.9.1 O valor inicial de que trata o item 9.9 será apurado na Data de Início do Benefício, antes da opção do Participante pelo recebimento de até 25% (vinte e cinco por cento) do Saldo de Conta Aplicável em parcela única na forma prevista no item 9.49 deste Regulamento.

9.10 O disposto no item 9.9 não se aplica ao Benefício de Pensão por Morte concedido a Beneficiário de Participante em gozo de renda mensal deste Plano de Benefícios Springer, uma vez que este último já foi apurado considerando a regra estabelecida no item supracitado.

Seção II – Aposentadoria Normal

9.11 A Aposentadoria Normal, observado o disposto no item 9.2, será concedida ao Participante que preencher, simultaneamente, as seguintes condições:

I ter, no mínimo, 60 (sessenta) anos de idade;

II ter, no mínimo, 10 (dez) anos de Serviço Creditado.

9.12 A Aposentadoria Normal consistirá em uma renda mensal inicial correspondente ao resultado obtido com a Transformação do Saldo de Conta Aplicável na Data de Início do Benefício, conforme opção do Participante pelo disposto no item 9.49 deste Regulamento.

9.12.1 O Saldo de Conta Aplicável, na Data de Início do Benefício, sem a exclusão do montante pago em parcela única nos termos do item 9.49 e excluídos os saldos das subcontas Adicional, Voluntária e Portabilidade, não poderá ser inferior ao resultado obtido com a aplicação da seguinte fórmula:

3 x SAL x , onde

SAL = Salário de Contribuição SC = Serviço Creditado

9.12.2 Ocorrendo o disposto no subitem 9.12.1, o Benefício de Aposentadoria Normal será efetuado através de parcela única e corresponderá ao resultado apurado na forma do referido subitem 9.12.1 deste Regulamento.

9.13 Na hipótese de o Benefício de Aposentadoria Normal resultar do disposto no subitem 9.12.2, será assegurado ao Participante receber também, através de parcela única, os valores alocados nas subcontas previstas nas alíneas (b), (c) e (d) do inciso I do item 8.1 deste Regulamento.

Seção III – Aposentadoria Antecipada

9.14 A Aposentadoria Antecipada, observado o disposto no item 9.2, será concedida ao Participante que preencher, simultaneamente, as seguintes condições:

I ter, no mínimo, 55 (cinquenta e cinco) anos de idade;

II ter, no mínimo, 5 (cinco) anos de Serviço Creditado;

III não ter direito a Aposentadoria Normal.

9.15 A Aposentadoria Antecipada consistirá em uma renda mensal inicial correspondente ao resultado obtido com a Transformação do Saldo de Conta Aplicável na Data de Início do Benefício, conforme opção do Participante pelo disposto no item 9.49 deste Regulamento.

9.15.1 O Saldo de Conta Aplicável, na Data de Início do Benefício, sem a exclusão do montante pago em parcela única nos termos do item 9.49 e excluídos os saldos de subcontas Adicional, Voluntária e Portabilidade, não poderá ser inferior ao resultado obtido com a aplicação da seguinte fórmula:

3 x SAL x , onde

SAL = Salário de Contribuição SC = Serviço Creditado

9.15.2 Ocorrendo o disposto no subitem 9.15.1, o Benefício de Aposentadoria Antecipada será efetuado através de parcela única e corresponderá ao resultado apurado na forma do referido subitem.

9.16 Na hipótese de o Benefício de Aposentadoria Antecipada resultar no disposto no subitem 9.15.1 será assegurado ao Participante receber também, através de parcela única, os valores alocados nas subcontas previstas nas alíneas (b), (c) e (d) do inciso I do item 8.1 deste Regulamento.

Seção IV – Benefício por Invalidez

9.17 O Benefício por Invalidez, observado o disposto no item 9.2, será concedido ao Participante que preencher, simultaneamente, as seguintes condições:

I ter, no mínimo, 1 (um) ano de Serviço Creditado na Patrocinadora, observado o disposto no subitem 9.17.1 deste Regulamento;

II ter a invalidez atestada por um clínico nomeado pela Patrocinadora, observado o disposto no subitem 9.17.2 deste Regulamento;

III ser elegível a um benefício de aposentadoria por invalidez pela Previdência Social;

IV não estar recebendo, de forma direta ou indireta, nenhum benefício de invalidez pago pela Patrocinadora.

9.17.1 Fica dispensado do cumprimento do disposto no inciso I do item 9.17 na hipótese do Benefício por Invalidez ser decorrente de acidente de trabalho.

9.17.2 O Participante ficará dispensado do cumprimento do disposto no inciso II do item 9.17, desde que comprove a concessão do benefício por invalidez pela Previdência Social.

9.17.3 Caso o Participante retorne à atividade na Patrocinadora após a concessão do Benefício por Invalidez será iniciado um novo Saldo de Conta Aplicável.

9.18 O Benefício por Invalidez corresponderá a 100% (cem por cento) do Saldo de Conta Aplicável.

9.18.1 O Saldo de Conta Aplicável, excluído o saldo das subcontas Adicional, Voluntária e Portabilidade, não poderá ser inferior ao resultado obtido com a aplicação, na data do preenchimento dos requisitos do Benefício por Invalidez, da seguinte fórmula:

3 x SAL x , onde

SAL = Salário de Contribuição SC = Serviço Creditado

9.18.2 Ocorrendo o disposto no subitem 9.18.1, o Benefício por Invalidez corresponderá ao resultado apurado na forma do referido subitem 9.18.1 deste Regulamento.

9.18.3 O valor apurado na forma do item 9.18 e do subitem 9.18.1 será atualizado com base na variação do Retorno de Investimentos apurada no período decorrido desde o mês subsequente ao da invalidez do Participante até o mês que antecede a data do requerimento do Benefício.

9.19 O Benefício por Invalidez será devido na forma de parcela única.

9.19.1 Na hipótese de o Benefício por Invalidez resultar no disposto no subitem 9.18.1, será assegurado ao Participante receber também os valores alocados nas subcontas previstas nas alíneas (b), (c) e (d) do inciso I do item 8.1 registrados no IcatuFMP na data do processamento do pagamento.

9.20 Não haverá concessão de Benefício por Invalidez durante o período de pagamento de salário-maternidade.

Seção V – Benefício por Morte

9.21 O Benefício por Morte será concedido ao conjunto de Beneficiários do Participante, desde que o mesmo na data do falecimento tenha, no mínimo, 1 (um) ano de Serviço Creditado e não esteja em gozo de Benefício deste Plano.

9.21.1 O tempo de Serviço Creditado previsto no item 9.21 não será exigido caso o falecimento do Participante tenha decorrido por acidente de trabalho.

9.22 O Benefício por Morte corresponderá a 100% (cem por cento) do Saldo de Conta Aplicável apurado na data do falecimento do Participante.

9.22.1 Exceto para os casos de falecimento do Participante que estava aguardando o Benefício Proporcional, o Saldo de Conta Aplicável, excluídos os saldos das subcontas Adicional, Voluntária e Portabilidade, não poderá ser inferior ao resultado obtido com a aplicação, na data do falecimento do Participante, da seguinte fórmula:

3 x SAL x

, onde

SAL = Salário de Contribuição SC = Serviço Creditado

9.22.2 Ocorrendo o disposto no subitem 9.22.1, o Benefício por Morte corresponderá ao resultado apurado na forma do referido subitem 9.22.1 deste Regulamento.

9.22.3 Na hipótese de o Benefício por Morte resultar no disposto no subitem 9.22.1, será assegurado ao Beneficiário receber também, os valores alocados nas subcontas previstas nas alíneas (b), (c) e (d) do inciso I do item 8.1 registrados no IcatuFMP na data do processamento do pagamento.

9.22.4 O valor apurado na forma do item 9.22 e do subitem 9.22.1 será atualizado com base na variação do Retorno de Investimentos apurada no período decorrido desde o mês subsequente ao do falecimento do Participante até o mês que antecede a data do requerimento do Benefício.

9.23 O Benefício por Morte será devido na forma de parcela única.

9.23.1 O valor apurado na forma do item 9.22 a ser pago conforme disposto no item 9.23 será atualizado com base na variação do Retorno de Investimentos apurada no período decorrido desde a data do falecimento do Participante até o mês que antecede a data do requerimento do Benefício pelo respectivo Beneficiário.

9.24 O Benefício por Morte será rateado em partes iguais entre os Beneficiários.

9.25 A concessão do Benefício por Morte não será protelada pela falta de requerimento de outro possível Beneficiário.

9.26 Com o pagamento do Benefício por Morte, extingue-se toda e qualquer obrigação do IcatuFMP para com os Beneficiários e os herdeiros legais do Participante.

9.27 Não existindo Beneficiário, o Saldo de Conta Aplicável, será pago, em parcela única, aos herdeiros legais do Participante falecido, mediante apresentação de alvará judicial específico exarado nos autos de ação de inventário ou arrolamento correspondente, observado o disposto no subitem 9.22.1, 9.22.2, 9.22.3 e 9.22.4 deste Regulamento.

9.27.1 O disposto no item 9.27 também se aplica aos casos em que o Participante tenha falecido antes da data de aprovação das alterações promovidas neste Regulamento pelo órgão público competente, desde que os herdeiros não tenham recebido nenhum valor do UTCPREV em razão do falecimento do Participante

Seção VI – Pensão por Morte

9.28 O Benefício de Pensão por Morte será devido aos Beneficiários do Participante que na data do falecimento estiver recebendo Benefício de Aposentadoria Normal, Aposentadoria Antecipada ou Benefício Proporcional por este Plano, desde que não tenha expirado o prazo escolhido pelo Participante para recebimento do Benefício, ou esgotado o Saldo de Conta Aplicável, observada a forma de pagamento do Benefício.

9.29 O valor do Benefício de Pensão por Morte corresponderá a 100% (cem por cento) do valor do Benefício que o Participante percebia na data do falecimento.

9.30 O Benefício de Pensão por Morte será pago pelo prazo remanescente do respectivo Benefício, ou até o esgotamento do Saldo de Conta Aplicável, conforme forma de recebimento do Benefício escolhida pelo Participante.

9.31 A concessão da Pensão por Morte não será protelada pela falta de requerimento de outro possível Beneficiário e a sua respectiva inclusão, após a referida concessão, só produzirá efeito a partir da data do requerimento.

9.32 O Benefício de Pensão por Morte será rateado em partes iguais entre os Beneficiários.

9.33 A perda da qualidade de Beneficiário extingue a parcela da Pensão por Morte correspondente, devendo ser processado novo cálculo e rateio, considerando apenas os Beneficiários remanescentes.

9.34 O Benefício de Pensão por Morte será encerrado com a perda da qualidade do último Beneficiário, ou quando expirar o prazo escolhido pelo Participante para recebimento do Benefício de Aposentadoria ou do Benefício Proporcional, ou quando esgotar o Saldo de Conta Aplicável, ou o Saldo de Conta Aplicável remanescente, o que primeiro ocorrer.

9.35 Quando ocorrer a cessação do Benefício de Pensão por Morte em virtude da perda da qualidade do último Beneficiário, as parcelas vincendas serão pagas, em parcela única, aos herdeiros legais do Participante falecido, mediante apresentação de alvará judicial específico exarado nos autos de ação de inventário ou arrolamento correspondente.

9.36 Na hipótese de falecimento de Participante que recebia Benefício de renda mensal por este Plano e não existindo Beneficiários habilitados a receber o Benefício de Pensão por Morte, será assegurado aos herdeiros legais do Participante, mediante a apresentação de alvará judicial específico, o rateio em partes iguais e o recebimento, em parcela única, das parcelas vincendas do

Benefício de Aposentadoria ou do Benefício Proporcional ou o Saldo de Conta Aplicável remanescente.

Seção VII – Benefício Proporcional

9.37 O Benefício Proporcional será concedido ao Participante que tiver optado ou presumida a opção pelo instituto do benefício proporcional diferido, desde que atendidas, simultaneamente, as seguintes condições:

I ter, no mínimo, 55 (cinquenta e cinco) anos de idade;

II ter, no mínimo, 5 (cinco) anos de Serviço Creditado.

9.38 O Benefício Proporcional consistirá em uma renda mensal inicial correspondente ao resultado obtido com a Transformação do Saldo de Conta Aplicável na Data de Início do Benefício, conforme opção do Participante pelo disposto no item 9.49 deste Regulamento.

9.38.1 O Saldo de Conta Aplicável, na Data de Início do Benefício, sem a exclusão do montante pago em parcela única nos termos do item 9.49 e excluídos os saldos das subcontas Adicional, Voluntária e Portabilidade, não poderá ser inferior ao resultado obtido com a aplicação da seguinte fórmula:

3 x SAL x x f

SAL = Salário de Contribuição

SC = Serviço Creditado, limitado em 35 (trinta e cinco) anos.

f = fator financeiro para apuração do valor atual do Benefício que seria devido na data da Aposentadoria Antecipada ou Normal, conforme o caso, adotado pelo Plano.

9.38.2 O Benefício Proporcional de que trata o subitem 9.38.1 será apurado na data do Término do Vínculo ou da opção pelo instituto do benefício proporcional diferido, no caso de Participante autopatrocinado, e atualizado pelo Retorno de Investimentos até o mês que antecede a data do requerimento do respectivo Benefício.

9.38.3 Ocorrendo o disposto no subitem 9.38.1, o Benefício Proporcional será efetuado através de parcela única e corresponderá ao resultado apurado na forma do referido subitem 9.38.1 deste Regulamento.

9.38.4 Na hipótese de o Benefício Proporcional resultar do disposto no subitem 9.38.1, será assegurado ao Participante receber também, através de parcela única, os valores alocados nas subcontas previstas nas alíneas (b), (c) e (d) do inciso I do item 8.1 deste Regulamento.

9.39 Na hipótese de o Participante tornar-se inválido ou falecer antes do início do recebimento do Benefício Proporcional, este ou seu Beneficiário terá direito ao Benefício por Invalidez ou Benefício por Morte, conforme o caso, desde que atendidos os requisitos previstos neste Regulamento para o recebimento do respectivo Benefício, em uma única parcela, na forma de pecúlio.

9.39.1 Na hipótese de o Participante de que trata o item 9.39 falecer antes do início do recebimento do Benefício Proporcional e não ter Beneficiários aplica-se o disposto no item 9.27 e no subitem 9.27.1 deste Regulamento.

9.39.2 O pagamento aos herdeiros legais do Participante de que trata o subitem 9.39.1 será efetuado mediante apresentação de alvará judicial específico exarado nos autos de ação de inventário ou arrolamento correspondente.

9.40 O Participante que estiver aguardando para preencher os requisitos previstos no item 9.37 para iniciar o recebimento do Benefício Proporcional e vier a desistir, ser-lhe-á assegurado, mediante requerimento específico, o direito de optar pelo instituto da Portabilidade previsto no Capítulo X, desde que preencha os requisitos estabelecidos no item 10.1 ou pelo instituto do Resgate de Contribuições de que trata o Capítulo XI deste Regulamento.

Seção VIII – Abono Anual

9.41 O Abono Anual consistirá em um Benefício de prestação anual e será concedido ao Participante que estiver recebendo Benefício de prestação continuada, bem como aos Beneficiários que estejam recebendo o Benefício de Pensão por Morte.

9.41.1 O Abono Anual devido aos Participantes e Beneficiários corresponderá ao valor do Benefício do mês de dezembro de cada ano.

9.41.2 Não será devido o Abono Anual quando tiver esgotado o Saldo de Conta Aplicável.

9.41.3 O pagamento do Abono Anual será efetuado, com base em critérios uniformes e não discriminatórios, no mês de dezembro de cada ano.

Seção IX – Benefício Mínimo

9.42 Ao Participante que por força do disposto neste Regulamento não efetuou Contribuição Básica ou Adicional para este Plano será assegurado a percepção de um Benefício Mínimo quando preencher os requisitos estabelecidos para a concessão da Aposentadoria Normal, Aposentadoria Antecipada, Benefício por Invalidez, Benefício Proporcional, bem como aos seus Beneficiários na hipótese de Benefício por Morte previsto neste Plano.

9.42.1 O Benefício Mínimo tratado nesta Seção substitui, para todos os efeitos deste Regulamento, os Benefícios de Aposentadoria Normal, Aposentadoria

Antecipada, Benefício por Invalidez, Benefício Proporcional e Benefício por Morte.

9.43 O Benefício Mínimo de que trata esta Seção, no caso de Aposentadoria Normal, Aposentadoria Antecipada, de Benefício por Invalidez ou Benefício por Morte, corresponderá ao resultado obtido com a aplicação da seguinte fórmula:

3 x SAL x , onde

SAL = Salário de Contribuição SC = Serviço Creditado

9.44 O Benefício Mínimo de que trata esta Seção, no caso do Benefício Proporcional, corresponderá ao resultado obtido com a aplicação da fórmula prevista no subitem 9.38.1 deste Regulamento.

9.45 O Benefício Mínimo será apurado na Data de Início do Benefício, ressalvado aquele correspondente ao Benefício Proporcional que será apurado com os dados do Participante na data do Término do Vínculo ou da opção pelo instituto do benefício proporcional diferido no caso de Participante na condição de autopatrocinado.

9.45.1 O Benefício Mínimo correspondente ao Benefício Proporcional será atualizado pelo Retorno de Investimentos da data do Término do Vínculo ou da opção pelo

9.45.1 O Benefício Mínimo correspondente ao Benefício Proporcional será atualizado pelo Retorno de Investimentos da data do Término do Vínculo ou da opção pelo

Documentos relacionados