• Nenhum resultado encontrado

DAS SUBSTITUIÇÕES

No documento GRUPO DE TRABALHO REVISÃO ESTATUTÁRIA (páginas 43-49)

Artigo 48 - O Presidente da ELETROCEEE designará o Diretor que o substituirá nos seus impedimentos eventuais, dando conhecimento da designação ao Conselho Deliberativo na primeira reunião que ocorrer subseqüentemente ao ato.

Artigo 53 – O Presidente da ELETROCEEE designará o Diretor que o substituirá nos seus

impedimentos eventuais, dando

conhecimento da designação ao Conselho Deliberativo na primeira reunião que ocorrer subseqüentemente ao ato.

Renumerado.

Parágrafo Único: O Diretor substituto do Presidente da ELETROCEEE, quando no exercício da Presidência, exercê-la-á na plenitude dos poderes estatutários conferidos ao cargo.

OK

Artigo 49 - No caso de impedimento de qualquer Diretor, os seus encargos serão assumidos por outro Diretor, mediante designação do Presidente da ELETROCEEE.

qualquer Diretor, os seus encargos serão assumidos por outro Diretor, mediante designação do Presidente da ELETROCEEE.

§ 1º - Na hipótese de afastamento definitivo de qualquer membro da Diretoria Executiva, o Presidente da ELETROCEEE comunicará ao Conselho Deliberativo, para o fim de ser nomeado titular.

OK

§ 2º - Quando o afastamento for temporário, a nomeação será interina, pelo prazo de afastamento.

OK

Artigo 50 - Os Diretores não poderão ausentar-se do exercício do cargo por mais de 5 (cinco) dias, sem licença do Presidente da ELETROCEEE, nem este por igual período sem autorização do Conselho Deliberativo, sob pena de ser considerado vago o cargo.

Artigo 55 - Os Diretores não poderão ausentar-se do exercício do cargo por mais de cinco (5) dias, sem licença do Presidente da ELETROCEEE, nem este por igual período sem autorização do Conselho Deliberativo, sob pena de ser considerado vago o cargo.

Renumerado.

Artigo 51 - O Presidente do Conselho Deliberativo comunicará às Patrocinadoras sempre que qualquer Conselheiro, por elas indicados, foi destituído ou renunciar definitivamente ao mandato no Conselho Deliberativo.

Artigo 56 - O Presidente do Conselho Deliberativo comunicará às Patrocinadoras sempre que qualquer Conselheiro, por elas indicados, for destituído ou renunciar definitivamente ao mandato nos Conselhos Deliberativo e Fiscal .

Renumerado e incluído o Conselho Fiscal.

Artigo 52 - Em caso de final de mandato de Conselheiro e de membro da Diretoria Executiva, estes permanecerão em pleno exercício do cargo até a posse dos substitutos.

Artigo 57 - Em caso de final de mandato de Conselheiro e de membro da Diretoria Executiva, estes permanecerão em pleno exercício do cargo até a posse dos substitutos.

Renumerado.

TÍTULO V

Artigo 53 - Os empregados da ELETROCEEE estarão sujeitos à legislação do trabalho, com tabelas de remuneração propostas pela Diretoria Executiva e aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

Artigo 58 - Os empregados da

ELETROCEEE estarão sujeitos à legislação do trabalho, no plano de cargos e salários proposto pela Diretoria Executiva e aprovado pelo Conselho Deliberativo.

Nova redação com a inclusão do Plano de Cargos e Salários.

Renumerado

§ 1º - Os direitos, deveres e regime de trabalho dos empregados da ELETROCEEE, serão objeto de regulamento de pessoal próprio.

OK

§ 2º - Em nenhuma hipótese se aplicarão ao pessoal da ELETROCEEE direitos e deveres que excedam disposições expressas em Lei.

Excluir parágrafo

Artigo 54 – É facultada à(s) patrocinadora(s) a cessão de pessoal à ELETROCEEE, com a respectiva aprovação do Conselho Deliberativo, desde que a ELETROCEEE faça o ressarcimento dos custos correspondentes

.

Artigo 59 – É facultada à(s) patrocinadora(s) a cessão de pessoal à ELETROCEEE, com a

respectiva aprovação do Conselho

Deliberativo, podendo a ELETROCEEE

ressarcir os custos correspondentes

.

Renumerado.- ajustado texto

TÍTULO VI

DA ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA

Artigo 55 - O presente Estatuto só poderá ser alterado por deliberação do Conselho Deliberativo, tomada por maioria simples dos seus membros, submetido à apreciação da Patrocinadora de Origem e das demais Patrocinadoras no que lhes couber e posteriormente encaminhado ao órgão fiscalizador para apreciação e aprovação.

Artigo 60 - O presente Estatuto só poderá ser alterado por deliberação do Conselho Deliberativo, tomada por dois terços dos votos dos seus membros, submetido à apreciação, ciência e concordância das Patrocinadoras e ciência dos Instituidores, para posterior aprovação dos órgãos controladores/fiscalizadores.

Adequação ao processo de desverticalização da Patrocinadora de Origem – Lei Estadual nº 12.593, de 13 de setembro de 2.006 e para atendimento da Resolução CGPC nº 08, de 19 de fevereiro de 2004, artigo 5º, inciso II, alínea “d”.

Renumerado.

Parágrafo Único - As alterações deste Estatuto não poderão, em nenhum caso, contrariar, colidir ou desvirtuar os objetivos da ELETROCEEE, nem reduzir benefícios iniciados ou assegurados ou de participantes que já tenham preenchido as condições exigíveis para usufruí-los.

Artigo 56 - A ELETROCEEE regulamentará as disposições deste Estatuto, através de atos baixados pelos órgãos competentes.

Artigo 61 - A ELETROCEEE regulamentará as disposições deste Estatuto, através de atos baixados pelos órgãos competentes.

Renumerado

§ 1º - Os atos regulamentares poderão ser modificados sem, entretanto, diminuírem os benefícios assegurados aos participantes e seus dependentes.

Excluir em função do parágrafo único do novo artigo 59.

§ 2º - As modificações previstas no parágrafo primeiro serão submetidas à apreciação do Conselho Deliberativo e da(s) Patrocinadora(s) e do Atuário Independente Responsável, e posteriormente encaminhadas à autoridade pública competente para aprovação, antes do que não terá eficácia ou produzirão efeitos.

§ 1º - As modificações previstas no parágrafo único do artigo 59 serão submetidas à apreciação do Conselho Deliberativo e das Patrocinadoras e dos Instituidores e do Atuário Responsável, e, posteriormente,

encaminhadas ao Órgão Regulador e

Fiscalizador competente para aprovação, antes do que não terá eficácia ou produzirão efeitos.

Novo texto para atendimento da Resolução CGPC nº 08, de 19 de fevereiro de 2004, artigo 5º, inciso II, alínea “d” e, exclusão da palavra independente, pois poderá ser utilizado o atuário interno, facilitando o fomento de novos instituidores e novos planos.

TÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES ESPECIAIS

Artigo 57 – No caso de insuficiência de cobertura das Reservas, Fundos ou Provisões Atuariais, todos de natureza atuarial, as contribuições serão ajustadas de acordo com o estabelecido pelo Atuário Independente Responsável no plano de custeio do respectivo Plano de Benefícios.

Artigo 62 – No caso de insuficiência de

cobertura das Reservas, Fundos ou

Provisões Atuariais, todos de natureza atuarial, as contribuições serão ajustadas de acordo com o estabelecido pelo Atuário Responsável no plano de custeio do respectivo Plano de Benefícios.

Novo texto com a exclusão da palavra independente, pois poderão ser utilizados os atuários internos, facilitando o fomento de novos instituidores e novos planos.

Artigo 58 – Na primeira investidura dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, em razão da publicação das Leis Complementares nºs 108 e 109, de 29-05-01, os seus membros terão mandato com prazo diferenciado.

Excluir

§ 1º - Decorridos dois anos da investidura citada no caput deste artigo, deverão ser renovados três membros titulares e seus respectivos suplentes do Conselho Deliberativo, sendo dois dos conselheiros indicados pelas Patrocinadoras e um dos conselheiros eleitos pelos participantes e assistidos.

Excluir

§ 2º - Decorridos dois anos da investidura citada no caput deste artigo, deverão ser renovados dois membros titulares e seus respectivos suplentes do Conselho Fiscal, sendo um dos conselheiros indicados pelas Patrocinadoras e um dos conselheiros eleitos pelos participantes e assistidos.

Excluir

§ 3º - Os mandatos com prazos diferenciados deverão ser registrados nos respectivos termos de posse.

Excluir

Artigo 59 - As carências dos benefícios criados a partir da vigência deste Estatuto contar-se-ão para todos os efeitos a partir do pagamento da primeira contribuição relativa aos mesmos.

Artigo 63 - As carências dos benefícios criados a partir da vigência deste Estatuto contar-se-ão para todos os efeitos a partir do pagamento da primeira contribuição relativa aos mesmos.

Renumerado.

Artigo 60 – Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo deverão apresentar ao Conselho Fiscal, com cópia à Secretaria Geral da ELETROCEEE, Declaração de Bens ao assumir e ao deixar o cargo.

Artigo 64 – Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo deverão apresentar ao Conselho Fiscal, com cópia à

Secretaria Geral da ELETROCEEE,

Declaração de Bens ao assumir e ao deixar o cargo.

Renumerado.

Parágrafo Único – Os membros do Conselho Fiscal deverão apresentar Declaração de Bens ao assumir e deixar o cargo, disponibilizando esses documentos à Secretaria Geral.

Inclusão de novo dispositivo. Atendimento à Resolução CGPC nº 13.

Artigo 61 - A ELETROCEEE levantará balancetes periódicos e balanço geral de acordo com a legislação aplicável em vigor.

Artigo 65 - A ELETROCEEE levantará balancetes periódicos, demonstrações contábeis e avaliações atuariais, de acordo com a legislação aplicável em vigor.

Alterado com novo texto, de acordo com a Resolução CGPC nº 28, de 26 de janeiro de 2009. Renumerado.

Parágrafo Único - A ELETROCEEE submeterá suas contas a auditores independentes, anualmente, registrados no Banco Central do Brasil, divulgando entre os participantes o parecer respectivo juntamente com o Balanço Geral e a Demonstração de Resultado do exercício.

Parágrafo Único - A ELETROCEEE,

anualmente, submeterá suas contas a auditores independentes, pessoa jurídica legalmente habilitada, divulgando entre os participantes os pareceres respectivos e manifestações, juntamente com as Notas Explicativas de Balanço, Demonstrações Contábeis e Avaliações Atuariais.

Artigo 62 – Os Diretores e Conselheiros da(s) patrocinadora(s) ou de instituidor(es) não poderão ser, simultaneamente, Diretores ou membros dos Conselhos da ELETROCEEE.

Artigo 66 – Os Diretores e Conselheiros da(s) patrocinadora(s) ou de instituidor(es) não poderão ser, simultaneamente, Diretores ou membros dos Conselhos da ELETROCEEE.

Renumerado.

Artigo 67 - A ELETROCEEE, assegurará a

defesa em processos judiciais e

administrativos aos membros de seus órgãos estatutários, relacionados à Entidade e aos planos de benefícios, cobrindo todo o prazo dos respectivos mandatos.

§ – Na hipótese do profissional de que trata esse artigo ser condenado com sentença transitada em julgado, este deverá ressarcir a ELETROCEEE de todo os custos incorridos em sua defesa, sem prejuízo da cobrança das responsabilidades civis e criminais envolvidas.

§ - A garantia prevista no caput não se esgota com a finalização do mandato e estende-se aos empregados e prepostos que legal e regularmente atuem em nome da ELETROCEEE, podendo ser exercida por

meio da contratação de seguro específico. § Os custos com o contrato de seguro referido no parágrafo segundo deste artigo serão absorvidos pelo Plano de Gestão Administrativa.

Artigo 68 - Os membros dos Conselhos Deliberativos, Fiscais e Diretoria Executiva, que forem condenados criminalmente em sentença transitada em julgado ou sofrerem penalidade administrativa irrecorrível, por infração à legislação de seguridade social, inclusive previdência complementar, ou ainda como servidor público, não poderão concorrer aos cargos dos órgãos de administração da Entidade, por período inferior a oito (08) anos, contados a partir da data em que foi

homologada a decisão judicial ou

administrativa.

Nova redação, inclusão de novo regramento.

Artigo 69 – A partir da aprovação do Código de Ética ficam todos os ali citados obrigados a respeitar os princípios éticos estabelecidos no referido código.

Inclusão de novo artigo face à aprovação do Código de Ética da ELETROCEEE.

Renumerado.

Artigo 63 - O presente Estatuto entrará em vigor na data de sua homologação pela autoridade competente.

Artigo 70 - O presente Estatuto entrará em vigor na data de sua homologação pela autoridade competente.

No documento GRUPO DE TRABALHO REVISÃO ESTATUTÁRIA (páginas 43-49)

Documentos relacionados