• Nenhum resultado encontrado

Eva Márcia Arantes Ostrosky Ribeiro 1 Tiago Mainieri 2

1. Democracia - conceitos e reflexões

Bobbio, em sua obra O Futuro da Democracia (2000), faz uma distinção fundamental entre a democracia direta e a democracia participativa. Para o autor, a democracia direta está relacionada com a noção de democracia grega, tendo como ideal a participação direta, sendo que os cidadãos das cidades-es-tados gregas poderiam participar diretamente das tomadas de decisões.

Para Lins, “o conceito de democracia grega-surgida aproximadamente em 500 a. C- era calcado na ideia de participação. Os cidadãos das cidades--estados podiam participar diretamente de decisões que afetavam a comu-nidade como um todo, uma democracia de assembleia” (LINS, 2017, p. 11).

Neste sentido, Bobbio ressalta que,

Para que exista a democracia direta no sentido próprio da palavra, isto é, no sentido em que dire-to quer dizer que o indivíduo participa ele mesmo nas deliberações que lhe dizem respeito, é preciso que entre os indivíduos deliberantes e a delibera-ção que lhes diz respeito não exista nenhum in-termediário. (BOBBIO, 2000, p. 63).

Assim, entende-se que a noção de democracia direta se aplicava muito bem na constituição das cidades estados, onde o número de participantes nos processos democráticos era bem mais reduzido que nos dias atuais.

Essa forma democrática, na contemporaneidade, não consegue atingir to-dos os cidadãos de um país, sem ter intermediários entre Governo e cida-dão, como por exemplo, a mídia.

115

Vol ta r a o S úm ár io

Porém, é importante ressaltar que na democracia grega participavam nas decisões comunitárias apenas homens cultos, adultos, letrados, ex-cluindo assim, analfabetos e mulheres. Com isso, era uma democracia sem acesso a todos os cidadãos. Assim, para Lins “as cidades-estados da Grécia e a república romana talvez não se classificassem como democracias. No entanto, eles são os primeiros casos de algum poder popular em decisões importantes.” (LINS, 2007, p. 11).

Com isso, concentra-se o ponto de maior crítica ao conceito de demo-cracia direta, pois para que seja necessário que ela se realize, é importante a participação de todos os cidadãos nos processos decisórios e deliberativos entre o Estado, e neste contexto, como afirma Bobbio (2017) a proposta de uma democracia direta torna-se insensata.

Percebe-se então, como aponta o autor,

Que a democracia direta não seja suficiente se tor-na claro quando se considera que os institutos de democracia direta no sentido próprio da palavra são dois: a assembleia dos cidadãos deliberantes sem intermediários e o referendum. Nenhum sis-tema complexo como é o de um Estado Moderno pode funcionar apenas com um ou com outro, e nem mesmo com ambos conjuntamente. (BOB-BIO, 2000, p. 65).

Assim, entende-se que o processo democrático se amplia, e com isso, novas formas de participação e mediações são constituídas. Nesta perspec-tiva, o conceito de democracia representativa torna-se importante.

Ainda para Bobbio, “a expressão democracia representativa significa genericamente que as deliberações coletivas, isto é, as deliberações que dizem respeito à coletividade inteira, são tomadas não diretamente por aqueles que dela fazem parte mas por pessoas eleitas para esta finalidade.”

(Bobbio, 2000, p. 56)

116

Vol ta r a o S úm ár io

A noção da democracia representativa está associada, através do voto, do cidadão escolher representantes para que possam tomar decisões e re-presentá-los, já que o próprio cidadão não consegue participar e tomar to-das as decisões que envolvem a vida em comunidade, nas sociedades mais complexos que vivemos hoje.

Lins (2007) faz um levantamento conceitual do que é democracia, e no viés da democracia representativa, apresenta a visão de vários autores que colocam que para um país ser considerado democrático, ele deve ter: a) um chefe do executivo escolhido por eleições populares ou por um corpo que tenha sido eleito pelo povo; b) um corpo legislativo eleito por voto popular;

c) e por fim, mais de um partido disputando eleições.

Com isso, torna-se claro, os princípios da democracia representativa, sendo que o povo escolhe seus representantes. Confirmando esse pensa-mento, Bobbio afirma que, “um Estado representativo é um Estado no qual as principais deliberações políticas são tomadas por representantes eleitos, importando pouco se os órgãos de decisão são o parlamento, o presiden-te da república, o parlamento mais os conselhos regionais, etc.” (BOBBIO, 2000, p. 57).

Pode-se entender, que independente das formas de Governo, sendo presidencial ou parlamentar, a noção de democracia representativa se faz presente quando o povo escolhe seus representantes, e estes eleitos, tomem decisões representando o cidadão.

Partindo dessas definições, Bobbio salienta que nos dias atuais, “não há dúvidas de que estamos assistindo à ampliação do processo de democra-tização... não poderíamos deixar de indicar a exigência e o exercício efetivo de uma sempre nova participação.” (BOBBIO, 2000, p. 66).

Essa ampliação do processo de democratização salientado por Bobbio está relacionada à mediação da sociedade pelos meios de comunicação, não podendo hoje, pensar em uma sociedade que não seja permeada pe-los meios de comunicação. Assim, deve ser considerada, conforme aponta Braga (2006), como uma sociedade mediatizada, e essa característica das sociedades atuais, faz com que possiblidades de participação se ampliem, como será analisado no tópico sobre esfera pública virtual e democracia.

117

Vol ta r a o S úm ár io

Ainda para o autor, “o que acontece agora é que o processo de democra-tização, ou seja, o processo de expansão do poder ascendente, está se esten-dendo da esfera das relações políticas, das relações nas quais o indivíduo é considerado em seu papel de cidadão, para a esfera das relações sociais.”

(BOBBIO, 2000, p. 67)

Seguindo o pensamento do autor, o que acontece nos dias atuais, com o desenvolvimento da democracia, não requer um novo tipo de constitui-ção de regime democrático, mas a manutenconstitui-ção de tradicionais formas de democracia, como a representativa, porém utilizado de novos tipos de es-paços de participação do cidadão, onde partimos da “democratização do Estado à democratização da sociedade” (BOBBIO, 2000, p. 67).

Nesta perspectiva, aborda-se a questão do pluralismo na democracia, essencial nas sociedades atuais e complexas ampliando suas formas de par-ticipação nos processos democráticos.

Para Bobbio,

Um fato que as nossas sociedades, diferentemente da antiga pólis, são sociedades com vários centros de poder. E é simplesmente uma consequência des-se fato que a democracia dos modernos deva fazer as contas com o pluralismo, diferentemente do que ocorria na democracia dos antigos. Antes de ser uma teoria, o pluralismo é uma situação objetiva, na qual estamos imersos. (BOBBIO, 2000, p. 71).

Assim, seguindo o pensamento do autor, a democracia dos modernos é uma democracia pluralista, onde existe pluralismo econômico, político e ideológico. Nesse sentido, “o pluralismo enfim nos permite explicar uma característica fundamental da democracia dos modernos em comparação com a democracia dos antigos: a liberdade- melhor: a liceidade- do dissen-so” (BOBBIO, 2000, p. 73).

118

Vol ta r a o S úm ár io

Com isso, entende-se, apoiado no pensamento do autor, que a demo-cracia é um governo onde predomina o consenso da maioria, mas sempre terá uma minoria que dissente, sendo que esse fato é fundamental para uma democracia pluralista, onde as pessoas têm liberdades de opinião, ideias, políticas.

Completando esse pensamento, Gomes afirma que

Na democracia deliberativa o centro de atenção democrática deve ser a existência de uma arena discursiva que funciona como esfera intermediá-ria entre Estado e a sociedade... os cidadãos devem ter a capacidade e a oportunidade de deliberar ra-cional e publicamente sobre as decisões coletivas que os afetam e importam. (GOMES, 2008, p. 16).

Neste sentido, deve-se refletir sobre a questão da capacidade e oportu-nidade de voz do cidadão em participar ativamente do processo democrá-tico, para isso, serão apresentados os conceitos de esfera pública virtual e assim, demonstrar as possibilidades que podem trazer ao cidadão no âmbi-to de uma sociedade democrática e pluralista.