• Nenhum resultado encontrado

OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NA COORDENADORIA REGIONAL

MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO/

H. S A Horária Carga Total

2 OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NA COORDENADORIA REGIONAL

DE EDUCAÇÃO DE COARI

No Capítulo 2, será apresentada uma análise do caso de gestão, tendo como base os instrumentos de pesquisa utilizados, buscando a percepção dos atores envolvidos na implantação e implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio na Coordenadoria Regional de Coari. A fase de implantação, entendida como execução da política, foi abordada no Capítulo 1, no qual foi falado sobre os objetivos, finalidade e a quem se destina. Consideramos a fase de implementação, que é o ato de executar a política, como a etapa mais delicada. Ela precisa, então, ser bem esclarecida junto aos atores envolvidos na implementação. Será abordado, em específico, sobre o que envolve uma implementação de uma política pública educacional em uma coordenadoria regional e as dificuldades enfrentadas nesse processo.

A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, por meio de um estudo de caso. Os passos adotados foram: a pesquisa exploratória, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com aplicação de questionários. Os dados foram analisados, tendo como aporte a técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2010) e a pesquisa qualitativa na perspectiva de Minayo (1998). O aporte teórico relacionado com o tema serviram de suporte para estas análises. Assim, iremos demonstrar o caminho metodológico percorrido para o esclarecimento sobre o que envolve uma implementação de uma política pública educacional, como o PROEMI, em uma coordenadoria regional e as dificuldades enfrentadas para a sua implementação na rede de ensino. Por fim, abordamos o tema de pesquisa com base nos teóricos e, com base nos dados coletados.

2.1 PERCURSO METODOLÓGICO

A pesquisa qualitativa, para Gerhard e Silveira (2009), é um método de investigação científica que tem o seu enfoque na interpretação do objeto analisado. Nesse tipo de metodologia, o contexto do objeto pesquisado tem muita importância, pois permite a proximidade do pesquisador em relação aos fenômenos estudados.

Assim, esta pesquisa qualitativa aborda o problema mediante um estudo de caso, que, para André (2013) o

objeto de estudo, muitas vezes, está circunscrito a porções restritas da realidade ou a situações muito pontuais, a decisão do pesquisador, principalmente do iniciante, é considerar essas pesquisas como “estudos de caso. (p. 95)

Não sendo o objetivo desta pesquisa a busca de dados quantificáveis, adotamos a pesquisa qualitativa como metodologia adequada. Assim, utilizamos os seguintes passos: a pesquisa exploratória, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, com realização de entrevistas.

Para a construção do Capítulo 1 utilizamos a pesquisa exploratória. Para Gil (2002)

estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. (p. 41)

Em nível de Coordenadoria, a descrição de como as políticas educacionais curriculares para o Ensino Médio, como o PROEMI e o PROETI chegaram à Coordenadoria Regional de Educação de Coari, bem como a descrição dos problemas enfrentados para implementá-los, só foi possível mediante acesso a documentos como relatórios semestrais de escolas participantes dos programas, conversas com a equipe gestora e os professores implementadores, tanto do PROEMI quanto do PROETI, que atualmente atuam no referido programa. E-mails enviados à Gerência do Ensino Médio da Seduc/AM, bem como conversas via telefone com a ex-Coordenadora Estadual do PROEMI no Amazonas, também contribuíram para subsidiar as evidências do caso de gestão ora estudado.

A pesquisa bibliográfica, necessária por abranger a leitura, a análise e interpretação de livros e textos do caso em estudo, foi utilizada ao longo de toda a pesquisa. No Capítulo 1, para descrever o caso de gestão, desenvolveu-se um estudo acerca das legislações vigentes sobre as políticas públicas curriculares voltadas para o Ensino Médio no Brasil, como Leis, Decretos, Portarias, Documentos

Orientadores do PROEMI, em suas diversas versões (BRASIL, 2009a, 2009b, 2011a, 2013 e 2014a) e do PROETI.

A descrição em nível estadual das políticas educacionais curriculares para o Ensino Médio, como o PROEMI, só foi possível mediante o acesso às dissertações de Andrade (2015) e de Alcântara (2015), bem como a documentos disponibilizados pela Seduc/AM e acesso ao Sistema SIGEAM (AMAZONAS, 2016c). Além disso, foram necessários outros documentos, como os documentos oficiais da escola, documentos fornecidos pela Coordenadoria Regional de Educação de Coari e Seduc/AM sede, bem como site institucionais do Ministério da Educação, da Seduc/AM, INEP, CAED e SIGEAM e a pesquisa exploratória. Em relação à descrição em nível estadual do PROETI, só foi possível mediante o acesso a documentos via Conselho Estadual de Educação, Diário Oficial da União e do Estado e Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DEPPE) da Seduc/AM.

Utilizamos, durante a pesquisa de campo, somente a aplicação de entrevista semiestruturada, visto que os responsáveis pela implementação do PROEMI no estado do Amazonas são funcionários na Seduc/AM, situada na cidade de Manaus.

A entrevista semiestruturada foi escolhida como instrumento metodológico, porque apresenta as seguintes vantagens: a) oferece maior oportunidade para avaliar atitudes, pois permite a liberdade de resposta aos participantes da pesquisa; b) dá oportunidade para obtenção de dados que não se encontram em fontes documentais, pois nem tudo está registrado, assim o conhecimento empírico de vivência da prática supre as lacunas existentes em torno do objeto em estudo; e, c) há possibilidade de conseguir informações mais precisas, exatas e mais rápidas, com mais tempo para responder e com horário favorável para os participantes da pesquisa (BONI e QUARESMA, 2005).

Os horários das atividades da pesquisa de campo aconteceram de acordo com a disponibilidade dos sujeitos amostrais. Realizamos esta pesquisa entre janeiro e junho de 2017.

Para obtermos fluidez em relação à análise e interpretação dos dados coletados mediante a pesquisa, organizamos os roteiros de entrevistas direcionados aos sujeitos amostrais da pesquisa 2016, compreendendo os atores que atuam na Seduc/AM e que possuem ligação direta com a implementação de políticas

educacionais curriculares para o Ensino Médio no âmbito da Coordenadoria Regional de Educação de Coari.

A escolha dos atores participantes da pesquisa se deu em razão dos mesmos fazerem parte do processo de implementação de tais políticas, em nível estadual, conforme descrição no Quadro 10.

Quadro 10 - Sujeitos Amostrais

ATUAIS IMPLEMENTADORES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO

Outline

Documentos relacionados