• Nenhum resultado encontrado

Uma das reuniões do grupo Pibid de química da UFMG ocorreu no laboratório de informática da Faculdade de Educação, nessa reunião foi criado o Blog do grupo Pibid. Durante o encontro, foram adicionados os emails de todos os integrantes do Pibid à plataforma de edição do Blog. Assim, todos os integrantes do Pibid de química poderiam realizar postagens e editar o Blog criado. A plataforma escolhida pelo grupo para criar o Blog foi a plataforma Blogger da Google. Essa plataforma é uma das mais simples e comumente usada pelos Blogueiros, ela é mais adequada para usuários que optaram pela simplicidade de edição para investir no conteúdo das postagens. Contudo, apesar de simples, o Blogger oferece muitos recursos, dentre eles a possibilidade de adicionar vários administradores ao Blog, funcionalidade utilizada pelo grupo Pibid como relatado anteriormente. Além de criar o Blog do Pibid, cada professor supervisor também criou um Blog para postar informações e atividades aos seus alunos das escolas parceiras. O Blog do Pibid de química está sendo usado para apresentar relatos das atividades, materiais desenvolvidos, reflexões do grupo e postar os Blogs dos alunos das escolas.

Assim, há três categorias de Blogs com propósitos distintos sendo desenvolvidos no Pibid. O Blog do grupo Pibid, o Blog desenvolvido pelos professores e bolsistas de cada escola e os Blogs desenvolvidos pelos alunos das escolas parceiras. A seguir elaboramos um quadro organizando as características de cada categoria de Blog relacionadas com a classificação proposta por Gomes e Lopes (2007). Os autores entendem que os Blogs podem ser classificados quanto ao seu uso como estratégia pedagógica e recurso pedagógico. Na primeira classificação os alunos assumem a autoria da ferramenta virtual, enquanto que na segunda o Blog é desenvolvido pelo professor.

73 Tabela 10

Quadro X: Classificação dos Blogs quanto ao uso.

Blog Autores Leitores Propósito Classificação

Do Pibid Coordenadora, bolsistas e professores supervisores. Grupo Pibid, comunidade acadêmica, professores e interessados. Socializar as atividades e experiências desenvolvidas pelo grupo nas escolas.

Estratégia pedagógica Professores e Licenciandos. Professores e Licenciandos do Pibid.

Alunos das escolas parceiras.

Disponibilizar materiais e informações para os alunos.

Recurso pedagógico

Blog dos alunos

Alunos das escolas parceiras.

Alunos e professores das escolas parceiras.

Organizar, socializar e desenvolver os trabalhos escolares.

Estratégia pedagógica

Gomes e Lopes (2007, p.121) apresentam uma representação esquemática de uso dos Blogs como recurso ou como estratégia pedagógica, Figura 8. As estratégias e atividades desenvolvidas pelos professores e alunos diferenciam o modo como o Blog é utilizado durante as atividades. O gráfico da figura 8 nos mostra que não existe um critério que delimite e classifique de forma objetiva o Blog quanto ao seu uso, portanto um mesmo Blog conter algumas características de uso como estratégia pedagógica e outras de recurso pedagógico. Se entendermos o Blog como repositório de conteúdos produzidos pelos alunos, o grau de autonomia dos alunos nas produções postadas nos Blogs nos fornece um importante indício para podermos tecer considerações do Blog quanto ao seu uso. Os conteúdos dos Blogs desenvolvidos pelo grupo Pibid são criados, pesquisados e selecionados pelos integrantes do grupo. De acordo com o gráfico da figura 8, essas ações correspondem aos níveis mais elevados de uso do Blog como estratégia pedagógica. Esse nível de autonomia é produzido no contexto de desenvolvimento do grupo Pibid de química. Nele, a coordenadora orienta as ações do grupo mantendo-o coeso, dentro da proposta de proporcionar uma imersão dos licenciandos na docência e possibilitar uma formação continuada aos professores por meio do desenvolvimento do projeto Solos. Nesse contexto, a coordenadora estimula e promove momentos de planejamento das aulas a serem ministradas nas escolas pelos professores e bolsistas. O grupo do professor que venho acompanhando, por exemplo, além das discussões referentes ao planejamento nas reuniões semanais, também se reune todas as quartas feiras para elaborar e planejar as aulas de química na escola. Sendo assim, podemos entender as postagens no Blog do Pibid como um produto do trabalho desenvolvido por meio dos planejamentos e ações do grupo em um contexto de ação onde a autonomia é estimulada.

74 Por outro lado, temos o contexto de desenvolvimento do Blog pelos alunos nas escolas parceiras. Ressaltamos que o desenvolvimento do Blog no Pibid é muito distinto do contexto dos alunos nas escolas parceiras, no primeiro a ferramenta é desenvolvida por um grupo mais qualificado e com mais autonomia, enquanto que no segundo contexto temos um grupo em um processo de formação que demanda mais supervisão por parte dos educadores. Nesse sentido, o Blog desenvolvido no Pibid tende a ter mais características de uso como estratégia pedagógica do que o desenvolvido pelos alunos nas escolas.

Os planejamentos e atividades discutidas pelo Pibid levam em consideração o ensino de ciências por investigação. De acordo com Maués e Lima (2006), quando os alunos são colocados nos processos investigativos, eles se envolvem na aprendizagem, construindo questões, elaborando hipóteses, analisando evidências e comunicando resultados. Dessa forma, em um contexto de sala de aula onde o processo de ensino e aprendizagem é baseado na investigação, os estudantes são levados a pesquisarem, construírem e compartilharem o conhecimento. Nesse sentido, os alunos possuem papeis ativos na elaboração de textos, pesquisas e divulgação de resultados que podem ser socializados no Blog. Assim, podemos classificar os Blogs desenvolvidos nesse contexto investigativo, quanto ao seu uso, como estratégia pedagógica, mas não porque são os alunos que operam a ferramenta virtual, mas

Figura 8: Representação esquemática da exploração dos Blogs como recurso ou como estratégia pedagógica (Gomes e Lopes, 2007)

75 porque os estudantes estão envolvidos no processo de pesquisa e produção de conhecimento que pode ser socializado e sistematizado por meio do Blog.