• Nenhum resultado encontrado

As dificuldades encontradas pelos professores quanto ao uso do Blog pelos alunos

XI.6 Os questionários

XI.6.2 As dificuldades encontradas pelos professores quanto ao uso do Blog pelos alunos

desenvolvimento do Blog em suas aulas. As professoras A e B, relatam nos questionários que as maiores dificuldades surgiram no início da implementação da ferramenta virtual. A professora da escola B, por exemplo, relata que ela e seus bolsistas enfrentaram problemas no início do processo de desenvolvimento da ferramenta virtual, no entanto, os alunos foram melhorando as relações com a ferramenta como parte do aprendizado e desenvolvimento do projeto Solos ao longo das aulas. Desta maneira, a professora nos conta que, depois de resolver os problemas iniciais relacionados ao uso da ferramenta, os alunos “estão mais tranquilos no uso da ferramenta como parte do aprendizado e desenvolvimento do projeto.”.

Outro ponto interessante apontado pela professora da escola B é com relação ao domínio da ferramenta de edição do Blog pelos alunos. Segundo ela, eles apresentaram dificuldades inesperadas na construção dos Blogs, como podemos perceber na sua fala a seguir: “Fiquei surpresa com a dificuldade que eles apresentaram para construir o Blog e as postagens.” A professora esperava que seus alunos apresentassem facilidades com relação à criação e manuseio do Blog, pois, segundo ela, é muito difundida a ideia de que essa geração de adolescentes possui grande facilidade no manuseio das tecnologias digitais. O professor da escola C também enfrentou problemas parecidos, segundo ele, os alunos apresentaram muita resistência para iniciar o uso dos Blogs e algumas dificuldades para criarem emails e utilizarem as ferramentas de edição do Blog.

A professora A destacou os problemas relacionados à pontualidade dos alunos na postagem dos trabalhos escolares. A professora cita também a falta de hábito dos alunos em acompanhar o processo de ensino por meio do Blog, portanto, segundo ela, os alunos “sempre arrumam desculpas por não postarem nas datas combinadas.”.

79 O professor C relata que seus alunos estão acostumados e se saem bem com aulas tradicionais, assim eles apresentam muita resistência em aderir às novas propostas em sala de aula, especialmente com relação ao uso do Blog. Por esse motivo, o professor dedicou uma aula para mostrar aos alunos a importância do Blog no desenvolvimento das aulas. Além disso, o professor também observou problemas na divisão das tarefas relacionadas à elaboração das postagens em vários grupos. Segundo ele, apenas um ou dois alunos de determinados grupos estavam realizando todas as postagens do Blog. O professor também nos conta sobre a potencialidade de uso do Blog para incentivar o processo de escrita dos alunos. Ele menciona sobre a importância de abrir o espaço da sala de informática e ceder um tempo aos alunos para a elaboração dos textos, situação que não foi possível em suas aulas.

As professoras A e B citaram a falta de acesso à internet por parte dos alunos como um fator prejudicial relevante do processo de desenvolvimento do Blog. Conduto, o Professor da escola C não enfrentou esse problema, pois seus alunos têm acesso à internet, seja pelos celulares ou computadores.

Elaboramos o quadro XII para relacionar as dificuldades enfrentadas pelos professores em relação ao uso do Blog. É interessante ressaltar que há uma correlação entre alguns problemas como a indisposição dos alunos da escola do professor C em aderir às novas propostas de ensino e a resistência inicial por parte deles em construir e alimentar o Blog. No quadro abaixo, englobamos esses dois problemas no item “resistência dos alunos às novas propostas”.

Tabela 12

Quadro XII – Relação das dificuldades relatadas pelos professores quanto ao uso do Blog. Dificuldades relatadas pelos professores Professor A Professor B Professor C

Falta de acesso à internet por uma parcela dos alunos X X

Falta de domínio dos estudantes no manuseio do Blog X X

Falta de pontualidade nas postagens X

Problema na divisão das tarefas do Blog entre os alunos X

Resistência dos alunos às novas propostas X

XI.6.3 As contribuições do Blog nas aulas investigativas de química sobre Solos

Os professores, ao longo dos questionários, relatam as contribuições que o uso do Blog trouxe para suas aulas. A pergunta 7 do questionário (Anexo 4) trata do aspecto motivacional envolvendo o uso do Blog e sua relação com abordagens como o ensino por investigação e CTS. Seguindo a mesma linha, a pergunta 8 aborda as contribuições que o Blog trouxe para o desenvolvimento das atividades investigativas em sala de aula.

80 Consideramos a motivação dos alunos uma contribuição relevante que pode estar relacionada com o uso do Blog nas aulas de química, pois a motivação e o engajamento dos estudantes são características importantes para a promoção do ensino por investigação.

A professora A relatou muitas contribuições do Blog durante o processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva investigativa em suas aulas. Ela fala que o Blog ajudou na motivação dos seus alunos, a socializar os trabalhos desenvolvidos pela turma, auxiliou no processo de revisão dos temas abordados em aulas anteriores e na utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de química. Com relação ao aspecto motivacional, a professora afirma que Blog aumentou o interesse dos alunos em um primeiro momento, contudo foi a abordagem CTS que garantiu a manutenção do engajamento dos alunos.

A professora da escola B citou a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos no ambiente virtual como uma contribuição importante da ferramenta no desenvolvimento das atividades investigativas de química do Pibid. Ela também conta que a maioria dos alunos não sabia operar as ferramentas de edição do Blog, assim, a implementação do Blog nas aulas de química também contribuiu para a aprendizagem dos alunos no sentido deles saberem operar uma nova tecnologia digital.

Segundo o professor da escola C, alguns grupos se animaram com a possibilidade de se expressarem por meio dos Blogs. Um deles, por exemplo, criou “memes” sobre a química dos Solos utilizando imagens de cantoras da música Pop. Ele também nos conta que a principal contribuição do Blog nas aulas do projeto Solos é o incentivo à produção escrita dos alunos. Segundo o professor, a ferramenta poderia ser melhor desenvolvida para ajudar os alunos nas produções textuais se a sala de informática da escola estivesse disponível para uso. O professor C cita a potencialidade de uso do Blog no ensino por investigação para socializar e escrever as conclusões dos alunos acerca da investigação.

Apenas a professora da escola A afirmou que o Blog atuou como um elemento motivador no desenvolvimento das aulas investigativas sobre Solos de química. Já a professora da escola B relata que seus alunos estão mais entusiasmados no início do semestre, contudo ela acredita que ainda é cedo para falar do aspecto motivacional. O professor da escola C afirma que, por meio dos relatos escritos e orais dos seus alunos, o Blog em si incentivou pouco os estudantes durante as aulas. Contudo, o uso de atividades investigativas, dentro de um grande tema com características CTS, contribuiu para o aumento do interesse e aprendizagem de alguns alunos. Assim, ele afirma que, em geral, a resposta dos estudantes foi positiva no aspecto motivacional, no entanto as atividades desenvolvidas, para alguns alunos,

81 pareceram “bobas ou muito simples”. O professor assinala também que muitos dos seus estudantes estão acostumados com metodologias tradicionais e encontram dificuldades para se envolver nas aulas investigativas sobre Solos. Ele continua o seu raciocínio relatando que os estudantes apresentaram dificuldades para compreender ou acompanhar as discussões em sala ministrada pelos bolsistas, pois o professor acredita que os estudantes possuam dificuldades em se adequar as expectativa e conduções dos licenciandos. Assim ele conclui a sua fala dizendo acreditar que o envolvimento dos alunos possa estar mais relacionado com os aspectos das aulas relacionados ao preparo para o exame de ingresso na universidade, do que os metodológicos.

Ressaltamos que os professores A e C comentaram sobre o uso das atividades investigativas e a abordagem CTS como elementos importantes na motivação dos alunos. Outro comentário interessante foi o realizado pela professora da escola A, ela assinala que o uso do Blog ajudou a aumentar o interesse dos estudantes em um primeiro momento, mas foi a abordagem CTS que garantiu a manutenção do interesse dos seus alunos pelas aulas. Percebemos, então, na fala da professora, a importância das abordagens de ensino aliadas a utilização da ferramenta digital nas aulas de química. Em sua concepção, não seria o uso das abordagens CTS ou investigativa ou o do Blog, individualmente, que seriam determinantes no processo de ensino e aprendizagem. O recurso utilizado pelo professor visa possibilitar aos estudantes a oportunidade de agirem frente às metodologias desenvolvidas na sala de aula. Dessa forma, entendemos que o Blog é mais um dos muitos recursos que podem ser utilizados pelo professor para alcançar os objetivos relacionados à aprendizagem dos seus alunos.

Elaboramos o quadro XIII a seguir para relacionar as contribuições relatadas pelos professores nas suas aulas do projeto Solos. É interessante notar que os professores das três escolas se referiram ao aspecto social de divulgação dos trabalhos dos estudantes como uma contribuição importante do Blog nas aulas investigativas. Esse é um resultado importante para nossa pesquisa, que corrobora com a potencialidade de uso do Blog apresentada por Paula (2015). O autor aponta, como já mencionado, o uso da ferramenta para tornar públicos os resultados das investigações dos estudantes.

Munford e Lima (2007) apresentam a socialização dos resultados como um aspecto importante do fazer científico a ser vivenciado pelo aluno. Nesse sentindo, segundo as autoras, vivenciando as etapas da investigação, o estudante pode passar a conceber mais apropriadamente a prática do cientista e como o conhecimento científico é construído.

Apresentar de alguma forma suas explicações exige que os estudantes articulem a questão investigada, os procedimentos adotados na coleta e análise de dados, as

82

evidências obtidas e a revisão das explicações à luz de posições alternativas. (Munford e Lima, 2007, pg. 15)

Nesse sentido, o Blog se apresenta como uma ferramenta capaz de possibilitar ao estudante comunicar os resultados da investigação articulando a questão investigada com os procedimentos, dados e resultados obtidos em produções textuais socializadas no ambiente virtual.

Tabela 13

Quadro XIII – Contribuições, segundo os professores, do Blog nas aulas investigativas. Contribuições do Blog nas aulas investigativas Professor A Professor B Professor C

Uso do Blog para incentivar o processo de escrita X

Socialização e divulgação dos trabalhos escolares X X X

Motivação dos estudantes nas aulas de química X

Retomar elementos das aulas anteriores X