• Nenhum resultado encontrado

Tabela 16 – Serviços de Assessoria Técnica

4. Análise de dados

4.3. Discussão dos resultados

Depois da análise do questionário levado a cabo com um método Delphi adaptado (imcompleto), onde através do cálculo da moda, frequência e rácios, pelo programa informático SPSS, se pode constatar quais as hipóteses que poderão ter capacidade para poder vir a ocorrer, ou não, de modo a se poder ter uma ideia segundo os stakeholders participantes no estudo, duma forma geral, do que se poderá prospectivar para uma possível implementação dum CRI de radiologia na ULSNA.

- O caso da ULS do Norte Alentejano -

Luis Carvalho Página 125

Será bom aqui sublinhar que se chegou à conclusão durante a análise, que pelo menos, quatro das vinte hipóteses de cenarização, terão poucas probabilidades, ou serão mais improváveis de ocorrer.

Deste modo o cenário mais provável será o Tendencial, onde como se referiu no capítulo da metodologia, se consegue uma situação intermédia entre a total implementação e a não implementação deste CRI de radiologia.

No entanto os elementos que participaram no estudo independentemente da sua categoria profissional, duma forma geral acreditam na implementação da grande maioria das hipóteses de cenarização embora tenham demonstrado que existem factores críticos que condicionam a total ocorrência destas hipóteses.

Chegou agora a altura e com base nas respostas óptidas nos inquéritos, de relacionar as hipóteses de cenarização das diversas dimensões, tendo em conta aquelas que mereceram uma maior percentagem de concordância pelos inquiridos deste estudo, permitindo estabelecer combinações que tornam coerente o seu desenvolvimento e demonstram a sua opinião acerca da futura implementação dum CRI de radiologia na ULSNA.

Tabela 38 – Posição das hipóteses de cenarização, nas correspondentes dimensões

Posição Hipóteses Probabilidade de ocorrência

Hc 03 80% Hc 04 73.3% 2º Hc 05 73.3% 3º Hc 02 66.6% 1º Hc 10 80% 1º Hc 11 80% 2º Hc 15 73.4% 3º Hc 08 66.7% 3º Hc 09 66.7% 3º Hc 12 66.7% 3º Hc 13 66.7% 3º Hc 14 66.7% 1º Hc 16 73.4% Hc 18 66.7% 3º Hc 17 60% 4º Hc 19 53.3%

Fonte: Tabela construída pelo autor

Assim, na tabela trinta e oito, demonstra-se em cada dimensão, consoante a probabilidade de ocorrência, três posições de relacionamento (três níveis de maior concordância).

Dimensão I

Dimensão II

- O caso da ULS do Norte Alentejano -

Luis Carvalho Página 126

Esta divisão efectuada do cenário tendencial (com mais possibilidade de ocorrência), é efectuada como já foi referido no capítulo da metodologia, com o propósito de o decompor, de forma a poder ter um conhecimento mais pormenorizado das opiniões dos stakeholders das várias hipóteses de cenarização em jogo tentado relacioná-las através dum critério mensurável, como a probabilidade de ocorrência destas para os inquiridos.

Deste modo, conseguiu-se criar dentro deste cenário, três correntes lógicas de o operacionalizar, sendo que e inclusivamente em grande parte das situações poderão se complementar. Abaixo descreve-se, como poderá ser a realidade deste cenário para os inquiridos:

 A hipótese de cenarização que maior consenso gerou na dimensão I, foi o assumir por parte dos stakeholders inquiridos neste estudo, da ocorrência da hipótese de cenarização numero três, referente à “Realização de contratualização interna da actividade do serviço com o CA de forma a serem atingidos objectivos.”. Esta hipótese vai-se relacionar, na segunda dimensão (seguindo o mesmo critério, com as que tem mais probabilidade de ocorrência) com duas hipóteses que personalizam o paradigma da qualidade/quantidade, onde se por um lado terá de haver “…uma maior capacidade de controlo correctivo dos possíveis desvios que possam ocorrer em relação à produtividade e aos custos tendo em conta os objectivos previamente contratualizados.” (Hc 10), por outro é indispensável “ A melhoria da qualidade da prestação de cuidados de saúde como o objectivo estratégico de satisfação dos utentes.” (Hc 11). Claro que as acções correctivas só poderão ser possíveis, com o recurso a sistemas de informação, pelo que é imprescindível a “Incrementação de sistemas de informação de apoio à gestão, adequados à monitorização dos CRI de forma a tomar acções correctivas de forma simples e célere.” (Hc 16), que foi a hipótese de cenarização da terceira dimensão que mais consenso reuniu.

 Houve um grande consenso entre os inquiridos (todos eles representantes de diversas categorias profissionais com interesses no serviço de radiologia), acerca da capacidade de gestão eficiente, com o aproveitamento dos recursos ao dispor. Nesta ordem de ideias, e podendo tornar-se repetitivo, é importante referir a possibilidade de ocorrência da hipótese de cenarização numero quatro e numero cinco, que faz referência justamente à “ Possibilidade duma maior capacidade de avaliação objectiva e permanente dos recursos existentes versus capacidade instalada.”, e duma “Gestão eficiente dos recursos à sua disposição num modelo empresarial com redução de custos e distribuição de prémios monetários ao desempenho incentivando a produção (maior competitividade) ”, originando uma

- O caso da ULS do Norte Alentejano -

Luis Carvalho Página 127

remuneração “…constituída por um vencimento base tendo em conta a categoria, escalões e regimes de trabalho e um acréscimo variável calculado com base não só em objectivos e parâmetros de produtividade mínima, como também de qualidade.” (Hc 15). Para isso, recorrendo à terceira dimensão de cenários, os inquiridos referem a necessidade de criação dum “…call center, que realize a marcação dos exames do CRI de radiologia da ULNSNA de modo a se poder centralizar e efectuar assim a melhor marcação dependente do tempo de espera, deslocação e patologia associada.” (Hc 18).

 Por último, os inquiridos referem na dimensão número um, a possibilidade de se integrar as “…funções de Administração, direcção clínica e chefia operacional que permitem um maior controlo da gestão contribuindo para uma maior agilidade e oportunidade na tomada de decisão.” (Hc 2), já que o “…financiamento do CRI de radiologia será atribuído dependentemente da produtividade, do volume da actividade realizada e da qualidade dos resultados obtidos.” (Hc 8). Aqui joga um papel importante a “Implementação de fluxogramas de tarefas e uniformização de procedimentos, como forma natural de responder à maior produtividade e consequente rentabilização do serviço.” (Hc 9), contribuindo assim para a “Criação de vantagem competitiva sustentada, assente na qualidade dos cuidados de saúde prestados por esta unidade.” (Hc 14), promovendo a “… formação como meio de melhoria de qualidade e motivação profissional dos funcionários.” (Hc 12), e a par desta, “…promover a investigação científica.” (Hc 13). Para que algumas das hipóteses de cenarização acima referidas se concretizem é indispensável a total “ Exploração e rentabilização do sistema de informação de armazenamento e circulação de imagem (PACS), como meio de colocar as imagens à distância em qualquer computador da ULSNA com o devido relatório num período curto de tempo.” (Hc 17). Os inquiridos na terceira dimensão referem ainda para terminar que poderá ser uma realidade a “ Possibilidade de investir em tecnologia, para substituição daquela que devido ao uso, avarias repetidas ou em estado de obsolescência, necessitam de substituição, já que o CRI vai ter orçamento próprio baseado na quantidade de actividade realizada.”

De acordo com o que já foi dito atrás, juntando as diversas relações entre as três dimensões, o cenário mais provável será o tendencial. No entanto e pese a algumas hipóteses de cenarização terem sido, consideradas na generalidade pelos inquiridos como prováveis, não se pode deixar de aqui referir alguns dos factores condicionantes

- O caso da ULS do Norte Alentejano -

Luis Carvalho Página 128

apontados, quer endógenos, quer exógenos, como críticos para a real ocorrência desta hipóteses de cenarização.

O factor exógeno referido pela totalidade dos inquiridos, com capacidade de condicionar a real concretização das hipóteses de cenarização do CRI de Radiologia foi a elevada limitação demográfica desta unidade local de saúde.

Em relação aos factores endógenos, aquele que foi referido pela totalidade dos inquiridos, com capacidade de condicionar a real ocorrência das hipóteses de cenarização para a implementação deste CRI de radiologia, foi a fraca capacidade de auto financiamento.

Foram no entanto referidos pelos inquiridos outros factores condicionantes para a ocorrência da maioria das hipóteses de cenarização como:

 A possível inexistência dum plano estratégico.

 A possível inadequação dos recursos disponíveis aos objectivos.

 A utilização de modelos organizacionais e de gestão do trabalho inadequados.

Mesmo com a concordância dos inquiridos, em relação à possibilidade de ocorrência das diversas hipóteses de cenarização, existem factores críticos, cuja gestão poderá contribuir para o condicionamento destas hipóteses de cenarização. Estes factores apontados são os elementos essenciais, onde seria importante actuar de forma, a transformar as diversas hipóteses de cenarização deste CRI, em pontos fortes dentro desta organização, ou em oportunidades do meio ambiente envolvente, permitindo deste modo a evolução do modelo actual do serviço de radiologia da ULSNA para um CRI de radiologia. Recomenda-se pois a actuação nestes factores de modo a que estas hipóteses de cenarização sejam uma realidade favorável à real ocorrência destas, como meio de conseguir a exequibilidade mais ajustada possível segundo este stakeholders do serviço de radiologia da ULSNA, a um CRI de radiologia desta unidade local de saúde do norte alentejano.

A forma mais ajustada de reflectir sobre as forças e fraquezas da possível realidade em estudo, condicionada pelas ameaças e oportunidades do meio envolvente, será através da construção duma análise SWOT.

Pretende-se a escolha das melhores estratégias, que possam maximizar as oportunidades do ambiente, associadas ao possível CRI de radiologia, diminuindo as ameaças exteriores e transformando-as em oportunidades. De igual forma relacioná-las com os pontos fortes e fraquezas apontadas para a concretização deste CRI, de forma a fomentar a presença e evolução dos pontos fortes duma organização.

- O caso da ULS do Norte Alentejano -

Luis Carvalho Página 129