• Nenhum resultado encontrado

Artigo 161.o

Proteção de dados

O tratamento de dados pessoais no âmbito da presente diretiva fica sujeito ao disposto no Regulamento (UE) 2016/679.

▼B

Artigo 162.o

Relatório, diálogo regular sobre o sistema de interconexão dos registos e revisão

1. Até 8 de junho de 2022, o mais tardar, a Comissão publica um relatório sobre o funcionamento do sistema de interconexão dos regis­ tos, analisando nomeadamente o seu funcionamento técnico e os seus aspetos financeiros.

2. Esse relatório é acompanhado, se adequado, de propostas de alte­ ração das disposições da presente diretiva relativas ao sistema de inter­ conexão dos registos.

3. A Comissão e os representantes dos Estados-Membros reúnem-se regularmente para debater sobre as matérias abrangidas pela presente diretiva relativas ao sistema de interconexão dos registos em qualquer instância adequada.

4. Até 30 de junho de 2016, a Comissão examina o funcionamento dessas disposições no que respeita aos requisitos em matéria de relató­ rios e documentação em caso de fusões ou de cisões e que foram alteradas ou aditadas pela Diretiva 2009/109/CE do Parlamento Europeu e do Conselho ( 1 ), em particular das suas consequências na redução dos encargos administrativos para as sociedades, à luz da experiência adqui­ rida com a sua aplicação, e apresenta um relatório ao Parlamento Eu­ ropeu e ao Conselho, juntamente com propostas de alteração a essas disposições, se necessário.

▼M2

Artigo 162.o -A

Alteração dos anexos

Os Estados-Membros devem informar a Comissão sem demora de quaisquer alterações dos tipos de sociedades de responsabilidade limi­ tada previstas no seu direito nacional que afetem o conteúdo dos anexos I, II e II-A.

Caso os Estados-Membros informem a Comissão por força do primeiro parágrafo do presente artigo, a Comissão fica habilitada a adaptar a lista dos tipos de sociedades constantes dos anexos I, II e II-A, em confor­ midade com as informações referidas no primeiro parágrafo do presente artigo, através de atos delegados, nos termos do artigo 163. o

▼B

( 1 ) Diretiva 2009/109/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de se­ tembro de 2009, que altera as Diretivas 77/91/CEE, 78/855/CEE e 82/891/CEE do Conselho e a Diretiva 2005/56/CE no que respeita aos re­ quisitos em matéria de relatórios e documentação em caso de fusões ou de cisões (JO L 259 de 2.10.2009, p.14).

Artigo 163.o

Exercício da delegação

1. O poder de adotar atos delegados é conferido à Comissão nas condições estabelecidas no presente artigo.

2. O poder de adotar atos delegados referido no artigo 25. o , n. o 3, e no artigo 162. o -A, é conferido à Comissão por um prazo indeterminado, a contar de 31 de julho de 2019.

3. A delegação de poderes referida no artigo 25. o , n. o 3, e no ar­ tigo 162. o -A, pode ser revogada em qualquer momento pelo Parlamento Europeu ou pelo Conselho. A decisão de revogação põe termo à dele­ gação dos poderes nela especificados. A decisão de revogação produz efeitos a partir do dia seguinte ao da sua publicação no Jornal Oficial

da União Europeia ou de uma data posterior nela especificada. A

decisão de revogação não afeta os atos delegados já em vigor.

4. Antes de adotar um ato delegado, a Comissão consulta os peritos designados por cada Estado-Membro de acordo com os princípios esta­ belecidos no Acordo Interinstitucional, de 13 de abril de 2016, sobre legislar melhor.

5. Assim que adotar um ato delegado, a Comissão notifica-o simul­ taneamente ao Parlamento Europeu e ao Conselho.

6. Os atos delegados adotados nos termos do artigo 25. o , n. o 3, ou do artigo 162. o -A, só entram em vigor não tiverem sido formuladas obje­ ções pelo Parlamento Europeu ou pelo Conselho no prazo de três meses a contar da notificação do ato ao Parlamento Europeu e ao Conselho ou se, antes do termo desse prazo, o Parlamento Europeu e o Conselho tiverem informado a Comissão de que não têm objeções a formular. O referido prazo é prorrogável por três meses por iniciativa do Parlamento Europeu ou do Conselho.

▼B

Artigo 164.o

Procedimento de comité

1. A Comissão é assistida por um comité. Esse comité é um comité na aceção do Regulamento (UE) n. o 182/2011.

2. Sempre que se remeta para o presente número, aplica-se o ar­ tigo 5. o do Regulamento (UE) n. o 182/2011.

Artigo 165.o

Comunicação

Os Estados-Membros comunicam à Comissão o texto das disposições essenciais de direito nacional que adotarem no domínio regulado pela presente diretiva.

Artigo 166.o

Revogação

As Diretivas 82/891/CEE, 89/666/CEE, 2005/56/CE, 2009/101/CE, 2011/35/UE e 2012/30/UE, com a redação que lhes foi dada pelas diretivas referidas no anexo III, parte A, são revogadas, sem prejuízo das obrigações dos Estados-Membros no que respeita aos prazos de transposição para o direito interno e às datas de aplicação das diretivas, indicados no anexo III, parte B.

As referências às diretivas revogadas devem entender-se como referên­ cias à presente diretiva e ser lidas de acordo com o quadro de corres­ pondência que consta do anexo IV.

Artigo 167.o

Entrada em vigor

A presente diretiva entra em vigor no vigésimo dia seguinte ao da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

Artigo 168.o

Destinatários

Os destinatários da presente diretiva são os Estados-Membros. ▼B

ANEXO I

TIPOS DE SOCIEDADES REFERIDOS NO ARTIGO 2.o , N.os 1 E 2, NO

ARTIGO 44.o , N.os 1 E 2, NO ARTIGO 45.o , N.o 2, NO ARTIGO 87.o , N.os 1

E 2, E NO ARTIGO 135.o , N.o 1

— para a Bélgica:

société anonyme/naamloze vennootschap, — para a Bulgária:

акционерно дружество, — para a República Checa:

akciová společnost, — para a Dinamarca: aktieselskab, — para a Alemanha: Aktiengesellschaft, — para a Estónia: aktsiaselts, — para a Irlanda:

cuideachta phoiblí faoi theorainn scaireanna, public company limited by shares,

cuideachta phoiblí faoi theorainn ráthaíochta agus a bhfuil scairchaipiteal aici, public company limited by guarantee and having a share capital,

— para a Grécia: ανώνυμη εταιρεία, — para a Espanha: sociedad anónima, — para a França: société anonyme, — para a Croácia: dioničko društvo, — para a Itália:

la società per azioni, — para Chipre: δημόσιες εταιρείες περιορισμένης ευθύνης με μετοχές, δημόσιες εταιρείες περιορισμένης ευθύνης με εγγύηση που διαθέτουν μετοχικό κεφάλαιο, — para a Letónia: akciju sabiedrība, — para a Lituânia: akcinė bendrovė, — para o Luxemburgo: société anonyme, ▼B

— para a Hungria:

nyilvánosan működő részvénytársaság, — para Malta:

kumpanija pubblika ta' responsabbiltà limitata/public limited liability company,

— para os Países Baixos: naamloze vennootschap, — para a Áustria: Aktiengesellschaft, — para a Polónia: spółka akcyjna, — para Portugal: sociedade anónima, — para a Roménia: societate pe acțiuni, — para a Eslovénia: delniška družba, — para a Eslováquia: akciová spoločnosť, — para a Finlândia:

julkinen osakeyhtiö/publikt aktiebolag, ▼M2

— para a Suécia: publikt aktiebolag, ▼B

— para o Reino Unido:

public company limited by shares,

public company limited by guarantee and having a share capital. ▼B

ANEXO II

TIPOS DE SOCIEDADES REFERIDOS NO ARTIGO 7.o , N.o 1, NO

ARTIGO 13.o , NO ARTIGO 29.o , N.o 1, NO ARTIGO 36.o , N.o 1, NO

Documentos relacionados