• Nenhum resultado encontrado

TABELA 9 SRE DE JANAUBA: TAXA DE TAXA DE DISTORÇÃO (%) – 2010 REDE ESTADUAL

3 PROPOSTA DE AÇÃO PARA MELHORIA DA RELAÇÃO PAAE E ESCOLA.

3.1 Divulgação e preparação dos operadores para o uso do PAAE

Atualmente o PAAE é divulgado via sistema virtual do programa, manuais que são distribuídos às escolas e através de e-mails institucionais com os informes

oficiais da SRE e SEE/MG. Com essas ferramentas os professores podem receber as informações diretamente, no caso do sistema virtual, se acessar o sítio do Instituto Avaliar, e indiretamente, através dos gestores escolares que recebem os documentos para divulgação (manuais e informação via e-mail institucional).

Em relação a qualquer proposta de divulgação, considera-se o potencial do marketing significativo para atrair o público alvo. No caso do PAAE, é essencial divulgar, de modo convincente e atrativo, entre os professores as propostas do programa. Omarketing, neste caso, deve ser objeto de sólida reflexão, posto que o conhecimento das necessidades e da psicologia de professores e alunos pode orientar com mais precisão a implementação do programa, adaptando-o melhor à realidade de seus operadores.

Assim sendo, melhorar a divulgação do PAAE entre a comunidade escolar envolve a continuidade das ações já realizadas –quais sejam: reuniões dos coordenadores do programa na SRE com equipes gestoras, distribuição dos manuais do PAAE nas escolas e divulgação pelo site do programa – somada à necessária inclusão de uma alternativa mais eficiente de divulgação, que leve informações essenciais do programa diretamente aos professores. O que se propõe neste plano éa ampliação da divulgação direta aos professores,por meio de e-mails, mensagens telefônicas, redes sociais, etc., para que recebam diretamente informações sobre os períodos das avaliações, o funcionamento do programa, etc. A ideia é propagar o PAAE de um modo interessante, adicionando aos textos comumente usados outros portadores textuais atrativos, como vídeos, mensagens curtas e objetivas, pequenos depoimentos de professores que usam bem o PAAE.

O órgão responsável pela operacionalização das avaliações junto à Diretoria de Tecnologias deveria, assim, assumir também a responsabilidade pela formação do banco de dados referentes aos professores, alimentá-lo e cuidar que sejam divulgadas informações sobre as avaliações em tempo hábil para que todos possam se preparar adequadamente.

Paralelamente a esta ação, a SRE e a SEE/MG deverão dispor de mídias específicas, como DVDs, que trarão informações sobre o PAAE necessárias a todas as escolas que operam o programa, às quais tais mídias serão distribuídas. A utilização deste recurso se justifica pela oportunidade de unificação de informaçõesdiminuindo-se os riscos das múltiplas interpretações acerca das

informações essenciais do PAAE. O recurso da mídia deve ser usado pelas escolas nas reuniões escolares que antecedem as primeiras aplicações do ano letivo.

É certo que a preparação dos professores para uso do PAAE envolve momentos distintos: um destinado ao conhecimento das ideias do programa e outro destinado à operacionalização das avaliações propriamente ditas. O primeiro diz respeito a uma preparação que envolve tornar o professor mais consciente do que é o programa, quais são seus objetivos e como funciona. O segundo tem um caráter instrucional e diz respeito à preparação dos professores para operar no programa nos momentos que vão desde a realização das provas até a emissão dos relatórios. Ficou notório nas conclusões feitas a partir da pesquisa com professores e gestores que não existe dificuldade em operar o sistema, porém é oportuno aproveitar a realização da preparação docente para atender os dois objetivos aqui suscitados. Ambos os momentos discriminados nesta preparação podem ocorrer com o suporte da divulgação via mídia citada no parágrafo anterior. Especialmente o momento destinado à operacionalização.

Os recursos destinados a esta ação são da própria SEE/MG, através das subsecretarias, tais como a de Informações e Tecnologias Educacionais e a de Desenvolvimento da Educação Básica. Segue abaixo a planilha de ações referentes a esta etapa do PAE:

Quadro5 - 1ª etapa do PAE

Planejamento: divulgação e preparação dos operadores para o uso do PAAE O que será feito? Divulgação e preparação dos docentes e gestores para a utilização

do PAAE e conhecimento das suas intencionalidades.

Por que será feito Para ampliar o conhecimento dos operadores sobre o programa e torná-los mais aptos a utilizarem suas ferramentas.

Onde será feito Nas escolas de ensino médio da SRE de Janaúba.

Quando será feito Três vezes ao ano: uma vez no início do ano letivo, antes da realização das avaliações diagnósticas; e duas vezes ao longo do ano, antes da realização das avaliações contínuas.

Por quem será feito Instituto Avaliar, Daap, SRE de Janaúba, gestão escolar.

Como será feito 1. As ações de instrução existentes continuarão a ser realizadas, ou seja, via manuais de instrução, através sistema PAAE e distribuição dos manuais físicos, as

escolas receberão as informações necessárias para operar no sistema. Adiciona-se a inclusão dos DVDs como ferramenta de instrução às aplicações. Estes documentos deverão ser estudados pelas escolas, uma vez ao ano, no início do ano letivo, sob a coordenação da regional e gestão escolar;

2. Divulgação pessoal aos professores:

2.1. Formar banco de dados: através dos cadastros de professores no sistema PAAE se formará o banco de dados que servirão à divulgação do programa diretamente aos professores;

2.2. Criar textos atrativos para divulgação: Daap eInstituto Avaliar criarão os informes atrativos que melhorem o entendimento dos docentes quanto ao programa e suas diferentes avaliações. Exemplos detextos que devem ser explorados: vídeos curtos, slides, etc.

Quanto custará fazer Gastos previstos: confecção de manuais físicos, DVDs; pagamentos de operadores de marketing para elaboração de propaganda sobre o PAAE.

Fonte: criado pela autora

3.2Capacitação dos operadores do para utilização dos resultados do PAAE