• Nenhum resultado encontrado

Documentação relacionada às esquadrias

4.1 SEÇÃO 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS

4.1.2 Documentação relacionada às esquadrias

Durante a observação direta em local de obra, foi verificada a documentação relacionada às esquadrias. Na ausência da documentação no local, o responsável técnico pela obra foi questionado. Como mostra o gráfico da Figura 50, 73% dos empreendimentos apresentaram a planta baixa do projeto arquitetônico com a locação e dimensão das esquadrias e 27% não possuíam a documentação em obra.

Já quando questionados a respeito do projeto de detalhamento de esquadria, 100% dos responsáveis afirmaram que o empreendimento não possui nenhum tipo de projeto de detalhamento arquitetônico ou executivo de janelas (Figura 51).

Figura 50 – Planta de projeto arquitetônico Figura 51 – Projeto de detalhamento de janela

73%

27%

Planta baixa do projeto arquitetônico Sim Não 0% 100% Projeto de detalhamento de janela Sim Não

Fonte: Autora. Fonte: Autora.

Em observância quanto à certificação das janelas apresentada pelo gráfico da Figura 52, 80% dos empreendimentos não apresentaram nenhum tipo de certificação. Segundo os responsáveis técnicos, a empresa fornecedora de esquadrias é contatada durante o andamento da obra, após a execução das elevações. Os fornecedores realizam as medições das aberturas no local e fabricam as esquadrias conforme o vão encontrado no empreendimento ou ainda, conforme o projeto arquitetônico enviado. Como a esquadria é fabricada em empresas de pequeno porte, os produtos não possuem certificação ou qualquer tipo de ensaio normativo realizado em laboratórios acreditados. Isso leva as incorporadoras a assumir responsabilidades alheias, muitas vezes por negligência ou por

desconhecimento da importância da compra de produtos de fornecedores credenciados.

Os empreendimentos que apresentaram a certificação das esquadrias representam um total de 20%. Neste grupo, encontram-se os empreendimentos que contatam os fornecedores de esquadrias de forma antecipada com relação ao projeto executivo. O projeto arquitetônico do empreendimento é enviado para os fornecedores, e estes, contatam um fabricante credenciado pela ALCOA, que realiza o projeto das esquadrias com a utilização de um software especializado. O programa computacional possui limites dimensionais de acordo com o produto escolhido, com base no atendimento aos ensaios da normativa NBR 10821-3 (2011). Aos fornecedores é enviada uma planilha constando informações referentes às esquadrias definidas no projeto como o modelo, quantidade, dimensões, áreas e a vista frontal do produto. Uma das planilhas à qual se teve acesso durante o processo de observação consta nesta pesquisa como Anexo B para exemplo e ilustração do caso. Os profissionais responsáveis pela montagem das esquadrias seguem o manual disponível pelo fabricante, de forma a assegurar a garantia do produto.

Analisando os resultados da pesquisa, pode-se ainda observar que, do total de empreendimentos que possuem a certificação adequada das esquadrias, as edificações com mais de cinco pavimentos representam 80% da amostra como mostra o gráfico da Figura 53. Os empreendimentos com menos de cinco pavimentos correspondem ao total de 20%. Através deste dado, pode-se interpretar que a procura por produtos certificados aumenta de acordo com o porte da edificação.

Figura 52 – Certificação das janelas Figura 53 – Janela certificada versus número de pavimentos

20% 80%

Certificação das janelas

Sim

Não 20%

80%

Janela certificada x Número de pavimentos

Até 5 pav. Mais de 5 pav.

O gráfico apresentado pela Figura 54, que versa sobre as informações do fabricante referentes aos ensaios da normativa NBR 10821 (2011), expressa que 80% das edificações não possuem informações do fabricante das janelas nem em obra, nem no escritório. Os 20% restantes é reservado aos responsáveis técnicos dos empreendimentos cujo catálogo de informações encontra-se no escritório enviado previamente pela empresa responsável pelo fornecimento das esquadrias. Destaca-se que em obra, nenhum empreendimento apresentou informações do fabricante das esquadrias. A Figura 55 ilustra o manual fornecido previamente às construtoras.

Figura 54 – Informações do fabricante NBR 10821 Figura 55 – Catálogo fornecido

20% 80% Informações do fabricante NBR 10821 Sim Não

Fonte: Autora. Fonte: Autora.

A Figura 56 apresenta o gráfico com os valores percentuais relacionados às informações do fabricante sobre as classificações técnicas, especificações e desempenho das esquadrias dos empreendimentos. O mesmo mostra que 100% das edificações observadas não apresentaram nenhum dos dados correlatados. Vale ressaltar que tais informações do fabricante são requisitos da normativa NBR 10821-1, em vigência desde o ano de 2011.

Figura 56 – Informações do Fabricante – Especificações técnicas 0% 100% Informações do fabricante Classificações técnicas Sim Não Fonte: Autora.

4.1.3 Características das janelas

No grupo amostral desta pesquisa, conforme mostra o gráfico da Figura 57, 100% das janelas observadas são constituídas em alumínio, como ilustra a Figura 58. A escolha do material, segundo os profissionais consultados, deve-se à leveza, durabilidade, relação custo/benefício do material, juntamente com a possibilidade de utilização do contramarco, pois o mesmo cumpre a função de “gabarito” de execução de abertura de alvenaria.

Figura 57 – Material das janelas Figura 58 – Esquadria de alumínio

100%

0%

Material das janelas

Alumínio Outros

Fonte: Autora. Fonte: Autora.

Como mostra os gráficos das Figuras 59 e 60, todas as janelas dos empreendimentos observados foram instaladas com contramarco de alumínio e

possuem os vidros previamente instalados, todos com gaxetas internas para o correto travamento do vidro na sua posição.

Figura 59 – Tipo de instalação das janelas Figura 60 – Instalação de vidros

100% 0% Tipo de instalação Contramarco Outros 100% 0% Instalação de vidros Vidros previamente instalados Não

Fonte: Autora. Fonte: Autora.

Quanto aos cuidados pré-instalação das esquadrias, Beltrame, Esaf Ibrap e Iizuka (2014, 2014, 2001) apontam que as esquadrias devem entrar no canteiro de obras somente no estágio de acabamento da edificação. De acordo com o resultado da pesquisa, representado no gráfico da Figura 61, em 80% dos empreendimentos as esquadrias somente entram na obra no momento da sua fixação realizada pelos próprios fornecedores. Os empreendimentos que foram observados na fase de acabamentos representam um percentual de 13%, onde as janelas já haviam sido instaladas e 7% representam os empreendimentos onde as janelas estavam no local da obra previamente. Como ilustra a Figura 62, no caso verificado, as esquadrias estavam estocadas em contato com o chão, sem calços intercalados no empilhamento vertical, em ângulo inferior à 15º, e demonstrando contato entre os acessórios das janelas, podendo assim, danificar o produto final. Dessa forma, observam-se negligências sobre os cuidados necessários para armazenamento das esquadrias.

Figura 61 – Esquadrias no canteiro de obras Figura 62 – Esquadria em obra

7% 80%

13%

Janelas no canteiro de obras

Sim Não

Previamente fixadas no vão

Fonte: Autora. Fonte: Autora.

Na pesquisa também foram identificados diversos casos de negligência com relação ao componente contramarco (Figura 63). Na maioria dos empreendimentos, não havia um local adequado para armazenamento dos mesmos, sendo eles mal escorados nas paredes, muitas vezes, apresentando torções e empenamentos. Tais falhas podem gerar problemas de alinhamento do nível e prumo, dificultando e reduzindo a qualidade da instalação da esquadria e podendo originar futuras manifestações patológicas.

Figura 63 – (a),(b),(c) Contramarcos observados nos empreendimentos

(a) (b) (c)

4.2 SEÇÃO 2 – EXECUÇÃO DAS ELEVAÇÕES