• Nenhum resultado encontrado

DOCUMENTOS DO PROCESSO CENSÓRIO DE O CABARET O SEGREDO DE LAURA APRESENTA: XÔ GALINHA, SHOW

3 UM DOSSIÊ, UMA HISTÓRIA: PELO VIÉS DA CENSURA

3.3 DOCUMENTOS DO PROCESSO CENSÓRIO DE O CABARET O SEGREDO DE LAURA APRESENTA: XÔ GALINHA, SHOW

Quadro 5 – Documentação censória relativa ao texto teatral O Cabaret O Segredo de Laura Apresenta: Xô, Galinha Show

TEXTO TEATRAL DOCUMENTO ORGÃO CENSOR LOCAL E DATA RESPONSÁVEL

O cabaret o segredo de Laura apresenta: Xô galinha, show

SOLICITAÇÃO DCDP/DPF/DF Salvador, 02/10/78 Fernando Borges Fulco

OFÍCIO nº 3289 DO: SCDP/SR/BA PARA: DCDP/BSA

Brasília, 30/10/78 Severino Ernesto de Souza Técnico de censura substituto

PROTOCOLO SCTC-SC/DCDP Recebido em: 06/11/78

Encaminhado em: 14/11/78

Maria Arlete L. Gama Chefe do SCTC-SC/DCDP CERTIFICADO

nº 9156/78

DCDP Brasília, 14/11/78 Carlos Alberto Molinare de

Carvalho

Em Salvador, no dia 02 de outubro de 1978, Fernando Fulco, integrante do grupo Amador Amadeu, requereu ao diretor da Divisão de Censura de Diversões Públicas – DCDP, a liberação para apresentação do espetáculo Cabaret O Segredo de

Laura Apresenta: Xô, Galinha Show, de autoria coletiva.

Em 30 de outubro de 1978, o requerimento foi encaminhado pelo chefe do SCDP ao diretor da DCDP, via oficio de número 3289. No data de 30 de outubro do mesmo ano, apresenta-se protocolo informando acerca da circulação da peça Cabaret O

Segredo de Laura Apresenta: Xô, Galinha Show entre os órgãos de censura, constando

como último passo nesse trânsito a emissão de parecer, liberando a peça para maiores de 18 anos, sem cortes. Como último documento censório, emitido no dia 14 de novembro de 1978, apresenta-se o certificado de censura relacionado à liberação do espetáculo.

Como se pode notar, o espetáculo Cabaret o segredo de Laura apresenta: Xô

galinha, show foi liberado, sem cortes, para maiores de 18 anos. Contudo, um dos

integrantes de grupo Amador Amadeu, Fernando Fulco, em entrevista, aponta uma curiosidade relacionada à produção desse texto teatral.

De acordo com Fernando Fulco, teriam sido utilizados, no momento de escrita da peça Cabaret O Segredo de Laura Apresenta: Xô, Galinha Show, excertos do texto

Gran Circo Raito de Sol ou Gran Circo Latino Americano, sendo importante destacar

que, enquanto o primeiro foi liberado, o segundo foi completamente vetado, sendo impedida, pelos órgãos censórios, a sua apresentação. Conforme comentou Fulco (2013):

Nós aproveitamos muito do Gran Circo Raito de Sol pra montagem de Xô Galinha Show. [...] quando a gente resolveu montar esse último espetáculo é que veio Xô Galinha Show. Foi uma despedida assim muito bacana. [...] essa cena de Sílvio Cavalcanti13 mesmo é de Gran Circo. [...] A gente chupou Gran Circo todo nisso aqui e os inteligentes da polícia federal não entenderam (grifo nosso).

Do confronto entre trechos das duas peças, Gran Circo Raito de Sol ou Gran

Circo Latino Americano e Cabaret O Segredo de Laura Apresenta: Xô, Galinha Show,

pode-se notar que, de fato, ocorre a retratação de cenas muito semelhantes em uma e em outra produção. A cena entre o apresentador Sílvio Cavalcanti e um bombeiro, à qual Fernando Fulco alude, em trecho da entrevista, permite identificar como o trabalho de criação se fez:

13

Fonte: AMADOR AMADEU, 1976, f. 5. Fonte: AMADOR AMADEU,1978, f.4

Figura 15 – Texto Gran Circo Raito de Sol ou Gran Circo Latino

Americano

Figura 16 – Texto Cabaret O Segredo de Laura Apresenta: Xô, Galinha Show

Podem-se destacar semelhanças, principalmente, no que tange aos seguintes trechos:

Quadro 6 – Confronto entre fragmentos dos textos teatrais Gran Circo Raito de Sol ou Gran Circo Latino Americano e O Cabaret o segredo de Laura apresenta: Xô, galinha show.

Bombeiro – Quando eu botei a mulé cá na areia eu tava morto, mais / morto que vivo. Na praia, tinha logo uma jornalista que /me dá uma medalha, isso é aquilo. Eu sei que daqui a pouco veio um home assim gordo, bem vestido e tal, cheirando a queijo, parecendo assim queijo quando ta quente, fica saindo aquelas gordurinhas assim. A mulé que eu sarvei era de Minas Gerais. Tinha vindo prá cá, nunca tinha caído no mar, caiu daquela vez e pronto. Eu sarvei a mulé / que tava parecendo queijo derretendo. Eu tou aqui prá ver se ganho o prêmio. Cavalcanti – Mister Bombeiro, Há anos que apresento este programa e nunca me senti tão emocionado como agora. Estou chorando, senhores telespectadores. Chorando de emoção. Chorem também colegas de trabalho. Chorem também, senhores telespectadores. Esse homem é um herói. Chorem e façam como / eu. Limpem o rosto com lenços no papel “NO”. Depois do / choro o melhor papel é “NO” (AMADOR AMADEU, 1976, f. 5).

Bombeiro – Quando eu botei a mulher cá na areia tava morto, mais morto que vivo. Eu tou aqui prá ver se eu ganho o prêmio.

Cavalcanti – Mister Bombeiro, Há anos que apresento este programa e nunca me senti tão emocionado como agora. Estou chorando telespectadores. Chorando de emoção. Chorem também, senhores telespectadores e façam como eu: Limpem o rosto com lenços de papel “NÓ”. Depois do choro o melhor papel é “NÓ”. Desculpem telespectadores mas é que sou muito emotivo. Mister bombeiro queira aguardar os resultados nos bastidores (AMADOR AMADEU, 1978, f. 4).

Quadro preparado pela pesquisadora Carla Ceci Rocha Fagundes

Nota-se que Xô, galinha show (1978) possui uma redução da fala do bombeiro, em relação ao apresentado em Gran Circo (1976), com algumas diferenças como o uso da forma ‘mulé’ no texto de 1976 e de “mulher’ em 1978. Ainda assim, faz-se menção a um salvamento por parte do bombeiro a uma mulher que estava se afogando e à intenção deste personagem em obter um prêmio por conta de tal feito. A fala do apresentador Silvio Cavalcanti exibe, nos dois fragmentos, informações bastante semelhantes, com a apresentação da personagem incitando a emoção do público e a propaganda em prol do uso de lenços de papel, retratados sob a marca “NO” em Gran

Através, portanto, da análise da folha 5 do texto Gran Circo Raito de Sol ou

Gran Circo Latino Americano, produzido em 1976 e completamente vetado pela

censura, e da folha 4 da peça O Cabaret O Segredo de Laura Apresenta: Xô galinha

Show, pode-se notar a repetição de diversos trechos de um texto em outro, bem como o

movimento realizado pelo grupo Amador Amadeu, no que se refere ao aproveitamento das idéias abordadas em um texto teatral, completamente vetado, em outro texto, que, ainda que tenha tido a sua apresentação liberada apenas para maiores de 18 anos, pôde ser apresentado.

O conhecimento acerca do percurso censório pelo qual passaram as produções do grupo Amador Amadeu, entre 1975 e 1978, permite identificar o processo de descentralização, através do qual, os órgãos de censura atuavam, valendo-se, para tanto, do diálogo com as instâncias estaduais. A partir da leitura de toda a documentação censória disponibilizada pelo Arquivo Nacional de Brasília, observa-se como um grupo amador e sua produção teatral eram vistos pelo governo ditatorial da época, em se tratando das produções do Amador Amadeu.

Desse modo, através da análise dos documentos censórios e dos textos teatrais do grupo Amador Amadeu, percebe-se que tais produções eram tidas como contestadoras, explorando temáticas político-ideológicas contrárias ao regime, sendo, portanto, consideradas perigosas para o regime militar, por incitar a revolta da população frente a instituições políticas e sociais.

Contudo, mesmo diante dos entraves da censura, há que se destacar que tais grupos fizeram história ao percorrer espaços alternativos, buscando representar e estabelecer relação com o público pertencente às classes mais pobres, tornando o fazer teatral mais acessível e imbuído de uma potência transformadora, como se pensa ser um teatro amador em seus propósitos.