• Nenhum resultado encontrado

PARTE A – BIOGRAFANDO UM LÍDER NEONAZISTA

A.5 Os Estrondosos Tempos da Irmandade Silenciosa

A.5.3 Dos Assaltos e dos assassinatos da Ordem

<etno 17> A palavra favorita de Pierce, que ele usou sempre naqueles discursos foi "quadro". Para derrotar os judeus, para derrotar a conspiração que tentou aprisionar "os homens arianos duros de coração " numa escravidão, alguns poucos escolhidos era tudo que era necessário. Com os homens adequados, todos procederiam em perfeita "ordem", outra palavra favorita de Pierce, e foi este nome que ele deu ao grupo conspiratório que derrubaria "o sistema" em seu livro, Os Diários de Turner. Rigorosamente disciplinados, absolutamente obedientes, perfeitamente doutrinados, o quadro da Ordem tornaria inevitável a vitória. Essa foi a concepção que Bob Mathews adotou para sua organização, ao criar a Irmandade Silenciosa. </etno PLE - Fórum>

A exemplo do sugerido pelo livro Diários de Turner, eles começaram roubando um ―sex shop‖ em Spokane, Washington, conseguindo o valor de 369 dólares123 do caixa da loja, referente a locação de vídeos. Imediatamente depois o grupo lançou uma operação de falsificação, no complexo da Aryan Nations, em Hayden Lake, Idaho, que, no entanto, foi desarticulada rapidamente, pois um membro do grupo, Bruce Carroll Pierce, foi preso ao tentar passar uma nota falsa de 50 dólares. Bruce Pierce foi condenado, mas escapou e ficou na clandestinidade até 1985. Antes do fim de 1983, Robert Mathews assaltou um banco de Seattle, roubando cerca de vinte e cinco mil dólares124.

Em março de 1984, os membros da Ordem distraíram a atenção da polícia local, fazendo explodir uma bomba em um teatro de Seattle, enquanto outros membros assaltavam um furgão blindado estacionado fora de um armazém, apropriando-se de cerca de quinhentos mil dólares125. O dinheiro foi utilizado para adquirir armas, e doações também foram feitas para os grupos supremacistas principais dos EUA, entre eles, a National Alliance de William Pierce.

A Ordem tinha como um de seus inimigos explícitos Alan Berg, locutor de uma rádio de Denver – ela tinha uma lista de pessoas a serem assassinadas, e reconheciam nele uma vítima provável. Com efeito, Berg foi assassinado na porta de sua casa em junho de 1984 por David Lane, que, como vimos acima, já era membro atuante da Ordem126. Berg havia se mudado para Denver em 1966, junto com sua esposa, tentando recomeçar sua vida e tratar-se

123 O que significa aproximadamente 855 dólares em valores de 2012. As taxas de inflação de 2013 ainda não

foram apresentadas de forma oficial, na construção do texto, portanto todos os valores atualizados levarão em consideração a inflação dos EUA até 2012. Cf. http://research.stlouisfed.org/fred2/series/CPIAUCNS/downloaddata?cid=9

124 Em valores de 2012 quase cinqüenta e oito mil dólares.

125 Um milhão e cento e cinqüenta mil dólares aproximadamente, em valores de 2012. 126

A respeito especificamente da morte de Berg, Stephen Singular escreveu o livro Talked to Death: The Life

de um alcoolismo que havia lhe causado muitos problemas, inclusive em seu casamento. Ele venceu o alcoolismo, mas acabou se separando da esposa, com quem, no entanto, manteve uma boa relação. Em 1971, Berg deu uma entrevista de rádio que fez grande sucesso graças ao seu senso de humor, e, por isso, foi contratado para desenvolver seu próprio programa. Berg freqüentemente citava a Ku Klux Klan e o partido nazista americano como seus inimigos e, dentre outros assuntos polêmicos, manifestava-se regularmente contra o racismo. Seu talk show era muito conhecido em todo o estado do Colorado.

Além disso, Berg processou, como dito anteriormente, uma publicação que lançava artigos antissemitas para pequenos produtores agrícolas e pecuaristas no Colorado, e segundo se relatou em jornais da época, isso teria causado a falência da editora e o desemprego de David Lane (a ADL também processou a mesma revista127).

Em 17 de maio 1984, Mathews enviou Jean Margaret Craig para Denver para observar os movimentos de Berg e para confirmar que ele seria um alvo viável. No dia 15 de junho do mesmo ano, uma sexta-feira, Mathews, Bruce Pierce e Richard Scutari dirigiram-se para Colorado. David Lane foi um dia antes para preparar o crime, reservar o hotel e o carro.

Alan Harrison Berg foi assassinado em 18 de junho, com doze tiros no momento que estacionava seu carro em frente à sua garagem: sete balas rasgaram seu corpo e braços e as outras cinco atingiram seu rosto. Foi nitidamente uma execução. Pouco tempo depois do assassinato, segundo denunciou o futuro informante do FBI Thomas Martinez128, o atirador e seus cúmplices ligaram do motel onde estavam alojados, nos arredores de Denver, para um telefone localizado em Metaline Falls, Washington.

Na mesma época do assassinato, os membros da Irmandade Silenciosa recomeçaram suas operações de falsificação de moeda (não era comum grupos terroristas falsificarem moeda na época) e também assaltaram um carro blindado próximo a Ukiah, California. Este assalto proporcionou o maior feito financeiro do grupo, rendendo-lhes cerca de US $3.800.000,00 em valores da época129 – a maior soma já roubada na história dos carros blindados, nos EUA. Parte do resultado do roubo foi reservada, mais uma vez, para compra de veículos, equipamentos e armas. O grupo também comprou terras em Idaho e no Missouri

127 É extremamente comum que grupos neonazistas realize viganças motivados por ressentimentos pessoais e

racionalizem a questão com a teoria da raça.

128

Martinez, Thomas; Guinther, John Brotherhood of Murder. New York: McGraw-Hill, 1988

para campos de treinamento e entregou dinheiro a grandes grupos neonazis, numa tentativa de unificar os vários movimentos. Dizem que o grupo pretendia assaltar, ainda, a maior câmara blindada da empresa de segurança Brinks, em San Francisco, California, na qual se supunha haver cerca de 50 milhões de dólares130.

<etno 18> <Membros da Ordem me deram $200,000131 do dinheiro roubado para construir o partido White Patriot> </etno VNN - Fórum>132

Durante o trabalho relativo à Brinks, Mathews abandonou uma pistola pela qual o FBI seguiu a pista até o endereço de outro membro da The Order. Ao mesmo tempo, Thomas Martinez era preso em Filadélfia por passar dinheiro falso. Martinez chegou a um acordo, transformado-se em um informante do governo, e voltou a Portland, Oregon, para encontrar- se com Mathews e com o membro da The Order Gary Yarbrough.

Os agentes cercaram o hotel na manhã seguinte à chegada de Martinez. Mathews, com a pistola na mão, feriu um agente do FBI, e Yarbrough foi preso ali mesmo. Em 18 de outubro de 1984, três agentes do FBI em um caminhão Serviço Florestal dos EUA chegaram à propriedade de Yarborough em Samuels, Idaho (uma cabana em área remota) e foram recebidos com tiros. Eles se retiraram, voltando naquela noite com um mandado de busca. Dentro da cabana, os agentes encontraram um tesouro de provas, incluindo documentos, explosivos, granadas de gás, caixas de munição, uma coleção alarmante de pistolas, espingardas e fuzis e duas metralhadoras com silenciadores. Havia também máscaras de gás, facas, bestas, coletes de assalto, scanners de freqüência de rádio e outros equipamentos. Yarbrough, no entanto, conseguiu fugir para a floresta.

O Laboratório do FBI identificou uma das armas usada para matar Alan Berg em Denver, e com isso, o FBI seguiu Mathews até Whidbay Island, Washington. Em dezembro de 1984, Mathews foi sitiado por forças do FBI, do Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives (BATF133), do Estado de Washington e das Special Weapons And Tactics

130 Valeriam mais de cento e quinze milhões de dólares nos valores de 2012. 131 O equivalente a mais de quatrocentos e sessenta e três mil em 2012. 132 Depoimento num fórum neonazista.

133 Organização federal que coordena a aplicação da lei dentro do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Suas responsabilidades incluem a investigação e a prevenção de infrações federais envolvendo o uso ilegal, fabricação e posse de armas de fogo e explosivos; atos de incêndio criminoso e atentados a bomba; entre outros crimes.

(SWAT)134 local, com a cooperação da Marinha dos EUA. Durante 36 horas, Mathews permaneceu em cerco, trocando tiros com as forças policiais. Por fim, foi morto em 8 de dezembro, quando as forças policiais incendiaram a casa onde ele estava escondido na esperança de que ele se entregasse, mas ele não pôde ou não quis fazer isso. Na negociação com os membros para entregar os companheiros de Mathews, Butler chegou a ser convidado pelo FBI a entregar sua lista de membros, que teria segundo ele 6.000 nomes, mas conseguiu escapar.

Schlatter defende a ideia que Robert Mathews exemplificou a masculinidade ariana ideal. O homem de fronteira consumado, o cowboy que vai para a terra do oeste, em busca de novos projetos (ainda que nunca eles tenham se referido a si como cowboys), estudou os textos racistas, permanece ativo em atividades espirituais dos grupos, se casou com duas mulheres brancas que aceitavam a ideia do casamento polígamo (ainda que a vida fosse um inferno para elas segundo relatos) e que vivessem para a casa e para conceber crianças arianas. Ele nunca usou drogas, fumou, não gostava de álcool (vistos como perturbadores da dignidade ariana). Apreciava atores e filmes de Clint Eastwood e Charles Bronson quando teve oportunidade (raras) de assistir. Seria o grande modelo para os jovens do mundo branco.

Para ele existia uma guerra racial, e segundo o que analiso, ele desejava sair da fronteira, do que penso como uma hifenizada percepção de si, como cowboy-americano, ou fronteiriço, para se pensar como branco. Nesses grupos o lugar de gênero é extremamente fixo. A masculinidade aqui é profundamente exaltada. Branco é um lugar de uma unicidade para a grande maioria desses jovens, e Bob Mathews foi extremamente influenciado por outros líderes como Butler e Lane, que definiam um lugar de especialismo para o jovem branco. Se A Ordem foi importante e definidora de uma novo tipo de terrorismo na história do extremismo americano isso se deu pela complexidade de sua estrutura e pelas operações específicas que estabeleceu: atuou em células, em grupos que muitas vezes desconheciam outros membros ou apenas conhecia-os pelo codinomes (muitos tirados dos livros mórmons) construiu fortes e casas seguras, produziu identificações falsas para seus membros. É interessante que eles procuraram o Estado mais longe no noroeste, e que Bob disse que só se entregaria se os EUA reconhecesse três estados como pátria dos arianos, independente.

134 Unidade de polícia altamente especializada nos departamentos das grandes cidades dos EUA, voltada para

gerenciar riscos que envolvam ataques coordenados a alvos específicos, tais como: criminosos fortemente armados em locais abrigados, mandados de prisão de alto risco e operações com reféns, assim como localizados e desativação de artefatos explosivos, e combate ao "inimigo interno" (terroristas infiltrados em solo americano).

Os membros da Ordem se tornaram foragidos, e o FBI decidiu usar a Lei Racketeer influenced Corrupt Organizations (RICO), criado em 1970 para considerá-los co- conspiradores, responsáveis por todos os crimes cometidos pelo grupo. O Departamento de Justiça construiu um caso enorme acusando A Ordem de conspiração contra o governo dos EUA, mobilizou muita força policial em todo país, e no julgamento 17 dos acusados já estavam presos. Bruce Pierce esteve na lista dos 10 homens mais procurados do FBI enquanto não foi capturado. O último membro da The Order a ser preso foi Richard Scutari, em abril de 1985.

David Lane foi preso no estacionamento de um supermercado Winn Dixie quatro dias depois da captura Bruce Pierce, em 30 de março de 1985, pelo agente Robert Pence, encarregado do FBI no estado da Carolina do Norte. Segundo Pence, no assento ao lado de Lane estavam uma pistola calibre 45 e uma faca grande. Lane vivia há cerca de 30 dias em uma fazenda perto de Woolwine, Virginia. Foram necessários 25 agentes na operação de rastreamento e prisão de David Lane. No julgamento, uma das testemunhas relatou o seguinte135:

(a respeito da fundação da Irmandade)

Testemunha- Bob Mathews conduziu a reunião, ministrou apresentação que preparou, que consistiu em seis etapas que delinearam os métodos em que o grupo iria proceder136, e como ele forneceu as etapas uma a uma, elas iam sendo discutidas pelo grupo, e basicamente depois que eles foram discutidos, eles concordaram e o grupo foi formado.

Pergunta (P) – Quais foram os sub-objetivos?

Testemunha (T) – Os mais imediatos eram formar uma organização secreta, uma organização vital, que seria forte o suficiente para atacar as instituições em que se acreditava que o poder judaico existia, as instituições político-sociais, particularmente a mídia.

P. Houve alguma discussão específica sobre o quinto passo desses seis passos?

T. Sim, houve.

P. Qual foi o quinto passo?

135 In. United States v. David Lane, United States of America v. Bruce Pierce, 883 F.2d 1484 (10th Cir. 1989) Os

arquivos dos processos estão disponíveis a partir de https://www.courtlistener.com/opinion/528433/united-states- v-david-lane-united-states-of-america-v-bruce-pierce/

T. Assassinatos

P. O que foi dito sobre os assassinatos?

T. Assassinatos foram pensados para serem um dos meios pelos quais poderíamos levar adiante nossos objetivos. Primeiro atacaríamos os judeus e particularmente o judeu que estava em uma posição poderosa ou em posição de influenciar a sociedade.

P. E ao lado de Bob Mathews, havia alguma pessoa em particular mais vocal do que as outras?

T. Eu acho que David Lane. Ele provavelmente contribuiu mais do que ninguém para a reunião.

Figura 16 - Organização e Quadros do grupo “A ordem” de acordo com a proposta de Pierce

Figura 17 - Outros membros importantes do grupo

Figura 18 - A Ordem – Resumo Iconográfico

Elaborada pela autora, na plataforma Canva. Imagens dos sites etnografados.

Figura 19 - A Ordem – Resumo Iconográfica, segunda parte