• Nenhum resultado encontrado

Cláusula 37ª - Complementação do Auxílio-doença A Companhia assegura, a título de complementação do Au- xílio-doença, a complementação da remuneração integral do empre- gado afastado em decorrência de acidente de trabalho, ou doença profissional, durante os 4 (quatro) primeiros anos de afastamento e durante os 3 (três) primeiros anos, para os demais casos de Auxílio- doença.

Parágrafo único - Cessará o pagamento da vantagem, antes de completados os prazos citados no "caput", quando:

a - Sem motivo justificado, o empregado deixar de cumprir o tratamento previsto;

b - Houver, por parte do empregado, comprovada recusa em realizar o tratamento prescrito, garantido ao empregado o seu direito de livre escolha médica;

c - Houver comprovada recusa do empregado em participar do programa de reabilitação e/ou readaptação profissional;

d - O empregado exercer, durante o período de afastamento, qualquer atividade remunerada.

Cláusula 38ª - Pecúlio por morte

A Companhia pagará 100% (cem por cento) do pecúlio por morte em decorrência de acidente de trabalho, previsto no Regu- lamento do Plano de Benefícios da Petros, aos dependentes de em- pregado falecido a bordo, em decorrência de ato de guerra.

Cláusula 39ª - Desembarque - casos de falecimento A Companhia se compromete a facilitar o desembarque de tripulante, em caso de falecimento de cônjuge, companheira, pais ou filhos, sempre que o navio estiver no porto, fornecendo passagem aérea, classe econômica, até o porto de contrato ou do domicílio.

Parágrafo único - Caso o valor da passagem aérea, classe econômica, referente ao deslocamento até o domicílio do empregado, seja igual ou inferior ao valor referente ao deslocamento até o porto de contratação, o empregado poderá optar entre as duas.

Cláusula 40ª - Participação em exames médicos

A Companhia isentará os empregados de qualquer partici- pação nas despesas relativas à realização de exames médicos por ela solicitados, relacionados com o trabalho e outros explicitados em Norma.

Cláusula 41ª - Auxílio-creche / acompanhante

A Companhia concederá o auxílio-creche/acompanhante nas seguintes condições:

a) Clientela

- Empregadas com filho(a) até 36 (trinta e seis) meses de idade da criança;

- Empregados solteiros, viúvos, separados judicialmente ou divorciados, com a guarda de filho(a), em decorrência de sentença judicial, até 36 (trinta e seis) meses de idade da criança.

Nº 114, terça-feira, 17 de junho de 2008

1

- Reembolso integral das despesas comprovadas na utilização de creche, enquanto a criança tiver até 6 (seis) meses de idade;

- Reembolso parcial das despesas comprovadas na utilização de creche, de acordo com a tabela de valores médios regionais, elaborada pela Companhia, enquanto a criança tiver de 7 (sete) a 36 (trinta e seis) meses de idade;

- Reembolso parcial com despesas de acompanhante, de acordo com a tabela de Auxílio-acompanhante, elaborada pela Com- panhia, enquanto a criança tiver de 3 (três) a 36 (trinta e seis) meses de idade, não cumulativo com o Auxílio-creche.

Cláusula 42ª - Auxílio ensino

A Companhia concederá o Auxílio ensino aos empregados que tenham:

•Filhos(as) devidamente registrados(as) na Companhia; •menores sob guarda registrados na Companhia, de acordo

com as normas internas vigentes;

•menores sob guarda, em processo de adoção com até 18

(dezoito) anos, devidamente registrados na Companhia.

Parágrafo 1º - O Programa de Assistência Pré-Escolar será concedido ao público referido no caput, até a idade limite de 6 anos e 11 meses (seis anos e onze meses), na forma de reembolso de 90% (noventa e cinco por cento) das despesas comprovadas com pré- escola, limitado ao valor de cobertura da tabela da Companhia, res- guardado o direito dos empregados optarem entre o mesmo, o Auxílio Creche ou o Auxílio Acompanhante.

Parágrafo 2º - O Auxílio Ensino Fundamental será concedido ao público referido no caput, até a idade limite de 15 anos e 11 meses (quinze anos e onze meses) cursando o ensino fundamental, na forma de reembolso de 75% (setenta e cinco por cento) das despesas es- colares, limitado ao valor de cobertura da tabela da Companhia, nas seguintes condições:

a) Em Escola Particular:

- Reembolso mensal de matrícula e mensalidades b) Em Escola Pública:

- Reembolso semestral, mediante comprovação até o último dia útil de março, dos gastos com material escolar e uniforme no período de janeiro a março e até o último dia útil de agosto, dos gastos realizados no período de julho a agosto.

Parágrafo 3º - O Auxílio Ensino Médio será concedido ao público referido no caput, cursando o Ensino Médio, na forma de reembolso de 70% (setenta por cento) das despesas escolares, li- mitado ao valor de cobertura da tabela da Companhia, nas seguintes condições:

a) Em Escola Particular:

- Reembolso mensal de matrícula e mensalidades b) Em Escola Pública:

- Reembolso semestral, mediante comprovação até o último dia útil de março, dos gastos com material escolar e uniforme no período de janeiro a março e até o último dia útil de agosto, dos gastos realizados no período de julho a agosto.

Cláusula 43ª - Programa de Complementação Educacional A Companhia manterá o Programa de Complementação Edu- cacional, com o objetivo de dar oportunidade de ascensão funcional a empregados em cargos de nível médio, que não preencham os pré- requisitos de escolaridade previstos no Plano de Cargos, nas seguintes condições:

a)Educação Básica (ensino fundamental e ensino médio): - Reembolso de 90% das despesas escolares, limitado ao valor de cobertura da tabela da Companhia.

b)Cursos Técnicos Complementares:

- Reembolso de 80% das despesas escolares, limitado ao valor de cobertura da tabela da Companhia.

Parágrafo único - As regras e critérios para operacionali- zação do Programa são definidos em regulamento próprio.

Cláusula 44ª - Beneficiários da AMS

A Companhia concederá a AMS para os empregados, apo- sentados, pensionistas e respectivos beneficiários constantes da tabela a seguir, condicionada ao atendimento dos demais requisitos e pro- cedimentos constantes do Manual de Operação da AMS e das ins- truções complementares emitidas pela Companhia.

BENEFICIÁRIOS DA ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLI- NAR DE SAÚDE - AMS

A - Empregado

- Desde que esteja recebendo remuneração da Companhia. B - Beneficiário vinculado ao Empregado

1 - Cônjuge ou Companheiro(a) 2 - Filho(a)

3 - Menores sob guarda, em processo de adoção com até 18 (dezoito) anos, devidamente registrados na Companhia.

-Ficam mantidas as inscrições de beneficiários vinculados ao empregado realizadas até 31/10/97, obedecidos os critérios norma- tivos da AMS.

C - Aposentado

- Desde que preencha todos os requisitos abaixo:

1 - Requeira sua aposentadoria por intermédio do convênio Petrobras/INSS e receba seus proventos (INSS ou INSS + Suple- mentação PETROS) através da PETROS;

2 - Não haja descontinuidade maior que 90 (noventa) dias entre a data do desligamento da Companhia e a data do início de sua aposentadoria, sendo esta entendida como a data da carta de con- cessão do benefício do INSS;

3 - Tenha como sua patrocinadora, junto à PETROS, nos casos de Mantenedor-Beneficiário PETROS, a Petróleo Brasileiro S/A - Petrobras;

4 - Não tenha sido dispensado por justa causa ou por con- veniência da Companhia.

D - Beneficiários vinculados ao Aposentado 1 - Cônjuge ou Companheiro(a)

2 - Filho(a)

3 - Menores sob guarda, em processo de adoção com até 18 (dezoito) anos, devidamente registrados na Companhia.

- Fica garantida ao aposentado a inscrição de novos be- neficiários a ele vinculado, mesmo após a data do seu desligamento da Companhia.

E - Pensionista

- Desde que requeira benefício por intermédio do convênio Petrobras/INSS e receba os proventos através da PETROS (pensão do INSS e/ou Suplementação de pensão da PETROS) e tenha sido ins- crito na AMS pelo empregado(a) antes de seu desligamento da Com- panhia.

F - Beneficiário vinculado ao Empregado Falecido - É aquele inscrito pelo empregado na AMS, dentro dos critérios normativos, desde que receba os proventos por intermédio da PETROS (pensão do INSS ou pensão do INSS e Suplementação de pensão da PETROS). Não é admitida a inscrição de beneficiário por pensionista.

Cláusula 45ª - Custeio da AMS

O custeio das despesas com o Programa de AMS será feito através da participação financeira da Petrobras e dos Beneficiários, na proporção de 70% (setenta por cento) dos gastos cobertos pela Com- panhia e os 30% (trinta por cento) restantes pelos beneficiários, nas formas previstas neste acordo coletivo de trabalho.

Cláusula 46ª - Participação pequeno risco

A participação dos empregados e aposentados, bem como de pensionistas a eles vinculados, no custeio dos procedimentos clas- sificados como de Pequeno Risco no Programa de Assistência Mul- tidisciplinar de Saúde - AMS, será efetuada conforme tabela a se- guir:

CLASSE DE RENDA % DE PARTICIPAÇÃO

Até 1,3 MSB 7,0 Até 2,4 MSB 14,0 Até 4,8 MSB 22,0 Até 9,6 MSB 35,0 até 19,2 MSB 42,0 > 19,2 MSB 50,0

MSB = Menor Salário Básico

Cláusula 47ª - Participação de Psicoterapia

A participação dos empregados, aposentados e pensionistas no custeio das despesas com Psicoterapia, independentemente de fai- xa salarial, será de 50% (cinqüenta por cento) até o terceiro ano e de 100% (cem por cento) do quarto ao décimo ano.

Cláusula 48ª - Contribuição grande risco

A participação de empregados, aposentados, bem como de pensionistas a eles vinculados, no custeio dos procedimentos clas- sificados como de Grande Risco no Programa de Assistência Mul- tidisciplinar de Saúde - AMS, será efetuada com uma contribuição mensal fixa, conforme tabela a seguir:

TABELA GRANDE RISCO - Vigência 01/11/2007 FAIXA DE RENDA FAIXA ETÁRIA CONTRIBUIÇÃO

(EM R$) 1,3 MSB 0 a 18 1,28 19 a 23 1,43 24 a 28 1,56 29 a 33 1,7 34 a 38 1,85 39 a 43 1,99 44 a 48 2,14 49 a 53 2,27 54 a 58 2,41 > 58 2,56 2,4 MSB 0 a 18 2,38 19 a 23 2,64 24 a 28 2,9 29 a 33 3,16 34 a 38 3,42 39 a 43 3,7 44 a 48 3,95 49 a 53 4,21 54 a 58 4,48 > 58 4,73 4,8 MSB 0 a 18 4,73 19 a 23 5,26 24 a 28 5,79 29 a 33 6,3 34 a 38 6,83 39 a 43 7,37 44 a 48 7,9 49 a 53 8,42 54 a 58 8,94 > 58 9,47 9,6 MSB 0 a 18 9,47 19 a 23 10,53 24 a 28 11 , 5 7 29 a 33 12,64 34 a 38 13,7 39 a 43 14,74 44 a 48 15,79 49 a 53 16,85 54 a 58 17,91 > 58 18,97 19,2 MSB 0 a 18 18,97 19 a 23 21,08 24 a 28 23,18 29 a 33 25,28 34 a 38 27,39 39 a 43 29,49 44 a 48 31,61 49 a 53 33,71 54 a 58 35,82 > 58 37,92 > 19,2 MSB 0 a 18 37,92 19 a 23 42,13 24 a 28 46,35 29 a 33 50,56 34 a 38 54,77 39 a 43 59 44 a 48 63,21 49 a 53 67,41 54 a 58 71,63 > 58 75,84 MSB = MENOR SALÁRIO BÁSICO

Parágrafo 1º - Todos os empregados, aposentados e pen- sionistas serão considerados beneficiários titulares, tanto para os pro- cedimentos de Pequeno Risco quanto para os procedimentos de Gran- de Risco, devendo participar individualmente para o custeio do Gran- de Risco, através de contribuição mensal.

Parágrafo 2º - A condição de beneficiário titular de que trata o parágrafo anterior exclui a condição de beneficiário vinculado, de que trata a cláusula 44, item "B", sempre que o cônjuge, compa- nheiro(a) ou filho(a) mantiver vínculo empregatício com a Com- panhia ou aposentar-se em condição de pleitear o benefício da AMS.

Parágrafo 3º - A Companhia reembolsará os gastos com procedimentos hospitalares, por ela autorizados, classificados como de Grande Risco, realizados pelo sistema de "livre escolha", pelos valores da tabela praticada pela Companhia.

Parágrafo 4º - Devido à modificação dos custos do Programa de AMS, decorrente das novas ações implementadas, atendimento às sugestões da Comissão de Acompanhamento e, ainda, em razão de outros fatores, a Companhia revisará, até abril de 2007, os valores da tabela de Grande Risco, de forma a manter em 70% (setenta por cento) e 30% (trinta por cento) a participação da Companhia e dos beneficiários, respectivamente, no custeio da AMS.

Cláusula 49ª - AMS

A Companhia continuará aperfeiçoando os procedimentos técnicos e administrativos do Programa de Assistência Multidisci- plinar de Saúde - AMS de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados e adequá-lo aos parâmetros de custeio que permitam pre- servar o benefício.

Parágrafo único - Os aperfeiçoamentos de que trata o caput, que vierem a acrescer os custos atuais, só serão implementados me- diante a manutenção da relação 70% x 30% de que trata a cláusula a n t e r i o r.

Cláusula 50ª - Diária Hospitalar de Acompanhante A Companhia garantirá, quando da negociação de diárias e taxas na rede hospitalar credenciada, alimentação e pernoite para acompanhantes de:

a)beneficiários da AMS internados, com idade superior a 55 anos;

b)beneficiários com até 18 anos, inclusive; c)doentes terminais.

Cláusula 51ª-Participação odontologia

A participação dos empregados e aposentados, bem como de pensionistas a eles vinculados, no custeio do tratamento odontológico será a mesma aplicada para os procedimentos de Pequeno Risco, descrita na cláusula 46 do presente acordo.

Cláusula 52ª - Participação ortodontia

A participação dos empregados, aposentados e pensionistas no custeio dos serviços de ortodontia será de 50% (cinqüenta por cento), independentemente de faixa salarial.

Cláusula 53ª - Tratamento odontológico aos empregados re- cém-admitidos

A Companhia concederá a cobertura da AMS para trata- mento odontológico ao empregado recém-admitido e a seus bene- ficiários inscritos na AMS, independentemente de carência.

Cláusula 54ª - Regra específica

A todos os inscritos no Programa AMS, com desconto in- tegral do titular, não se aplicam as regras de participação previstas neste Acordo.

Cláusula 55ª - Negociação e credenciamento

A Companhia manterá gestões junto às sociedades médicas e odontológicas, excetuando-se as de finalidade comercial, no sentido de analisar a composição das tabelas de procedimentos, bem como desenvolverá esforços para credenciamento de profissionais para o atendimento dos empregados pela AMS, com ênfase naquelas lo- calidades onde as carências de atendimento sejam mais acentuadas.

Cláusula 56ª - Participação Programa de Assistência Especial - PAE

A participação dos empregados e aposentados, bem como de pensionistas a eles vinculados, no custeio do Programa de Assistência Especial - PAE, será feita de acordo com a tabela a seguir:

CLASSE DE RENDA % DE PARTICIPAÇÃO

Até 1,3 MSB 2,0 Até 2,4 MSB 3,5 Até 4,8 MSB 6,5 Até 9,6 MSB 11 , 0 até 19,2 MSB 17,0 acima de 19,2 MSB 19,0

MSB = Menor Salário Básico

Cláusula 57ª - PAE - Orientação aos empregados

A Companhia manterá, na vigência do presente instrumento, programa destinado à orientação dos empregados quanto ao PAE. Para realização dos programas de orientação, os Sindicatos darão o seu apoio e participação.

1

Cláusula 58ª - Portadores de outras doenças

A Companhia continuará assegurando aos beneficiários da AMS, portadores do vírus HIV, a mesma assistência proporcionada aos portadores de outras doenças.

Cláusula 59ª - Custeio de medicamentos

Fica ainda assegurado, para os empregados e aposentados, bem como aos pensionistas a eles vinculados, o atual sistema de concessão e custeio dos medicamentos, de acordo com as orientações e Normas da Companhia.

Clausula 60ª - Da Margem Consignável

Os valores referentes à participação no custo dos atendi- mentos dos empregados, aposentados, pensionistas e seus respectivos dependentes serão descontados em folha de pagamento e limitados pela margem de desconto de 13% (treze por cento), observados cri- térios normativos da AMS.

Parágrafo único - Excluem-se da margem de desconto da AMS os relativos a despesas da participação integral do Pequeno Risco de beneficiários do Plano 28 e outros a serem negociados na Comissão da AMS, no prazo de 180 dias a partir da assinatura do presente Acordo, os quais constarão da Norma de AMS da Com- panhia.

CAPÍTULO III

DA SEGURANÇA NO EMPREGO Cláusula 61ª - Dispensa sem justa causa

Na hipótese de proposição de dispensa, sem justa causa, o seguinte procedimento deverá ser observado, no âmbito da Unida- de:

a) Encaminhamento à gerência mediata, da proposta de dis- pensa do empregado;

b) O Titular da Unidade designará comissão para analisar a proposta, a qual deverá se manifestar num prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas. Essa Comissão será composta de 3 (três) empregados, incluindo um representante da área de Recursos Hu- manos e 1 (um) empregado não-gerente marítimo;

c) O empregado será comunicado da instauração do pro- cedimento, facultando-se ao mesmo pronunciar-se junto à comissão; d) A comissão, decidindo por maioria, deverá apresentar o seu parecer, que deverá se restringir aos aspectos formais da dispensa, recomendando formalmente:

1) A efetivação da dispensa; ou

2) A reconsideração da proposta de dispensa. Cláusula 62ª - Excedente de pessoal

A Companhia assegura, nos casos em que haja excedente de pessoal decorrente de redução de atividades, buscar realocar o pessoal em outras atividades inerentes aos marítimos.

Cláusula 63ª - Gestante - garantia de emprego

A Companhia garante emprego e salário à empregada ges- tante, até 5 (cinco) meses após o parto, nos termos do estabelecido na letra b, Inciso II, do artigo 10 das Disposições Transitórias da Cons- tituição Federal.

Cláusula 64ª - Acidente de trabalho - garantia de emprego A Companhia assegura emprego e salário, por 1 (um) ano, ao empregado acidentado no trabalho, a partir da cessação do Au- xílio-doença acidentário. Esta garantia não vigorará nos casos de rescisão do contrato de trabalho, com base no artigo 482 da Con- solidação das Leis do Trabalho.

Cláusula 65ª - Portador de doença profissional - garantia de emprego

A Companhia assegura as mesmas garantias de emprego e salário concedidas aos acidentados no trabalho, ao empregado por- tador de doença profissional, contraída no exercício do atual emprego, desde que comprovada pelo órgão de saúde da Companhia ou pelo Órgão competente da Previdência Social.

Cláusula 66ª - Readaptação funcional

A Companhia manterá a atual política de readaptação para o empregado reabilitado pela Instituição Previdenciária e pelo seu ser- viço médico, em cargo compatível com a redução de sua capacidade laborativa, ocorrida em razão de acidente ou doença, segundo parecer médico do órgão oficial e da Companhia, observadas a legislação e normas internas.

Cláusula 67ª - Programa Resgate e Redefinição do Potencial Laborativo

A Companhia implantará o Programa Resgate e Redefinição do Potencial Laborativo, objetivando acompanhar os empregados du- rante o afastamento do trabalho por motivo de doença, acidente do trabalho ou doença ocupacional e os reabilitados pela Previdência Social.

Parágrafo único - As diretrizes para operacionalização do Programa estarão definidas em regulamento próprio.

Cláusula 68ª - Comunicação de acidente de trabalho A Companhia assegura o encaminhamento ao Sindicato, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas de sua emissão, da cópia da Comunicação do Acidente de Trabalho (C.A.T.).

CAPÍTULO IV

DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E DA SAÚDE OCU- PA C I O N A L

Cláusula 69ª - Acesso ao resultado do exame médico A Companhia assegura que cada empregado será informado e orientado, pelo seu órgão de saúde ocupacional, do resultado da avaliação do seu estado de saúde e dos exames complementares a que for submetido.

Parágrafo único - O órgão de saúde ocupacional da Com- panhia fornecerá, mediante autorização expressa do empregado, ao médico por este indicado, os resultados dos exames e informações sobre a saúde relacionados com suas atividades ocupacionais.

Cláusula 70ª - Exames médicos nos tripulantes - distrato A Companhia processará exames médicos e clínicos nos tripulantes por ela dispensados, antes da homologação dos distratos, condicionado ao previsto na legislação pertinente.

Cláusula 71ª - Embarque e desembarque - cidade referên- cia

Para os casos de embarque e desembarque de marítimos cedidos à Transpetro, nos Navios de Cabotagem, Longo Curso, FSO, Cisterna e Rebocadores de off-shore, serão adotadas as cidades de Manaus, Belém, São Luis, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Itajaí como referências para a movimentação dos tripulantes. Os tripulantes poderão optar pela cidade referência (única) mais próxima de sua residência, constante no cadastro do empregado registrado na em- presa, ficando a Companhia responsável pelas despesas referentes à movimentação cidade de referência-navio-cidade de referência.

Parágrafo 1º - O marítimo será informado, através de quadro de aviso específico afixado nas agências e em cada embarcação, acerca dos documentos indispensáveis para o efetivo exercício de suas funções durante todo o período de embarque. Caso o tripulante se apresente para embarque sem os devidos documentos, indispen- sáveis e válidos para tal fim, o mesmo arcará com todas as despesas de passagens, hospedagem, diárias e percursos.

Parágrafo 2º - Nos casos de desembarque por motivos de saúde, o tripulante será encaminhado para avaliação médica na sede da Companhia, no Rio de Janeiro, ficando a mesma responsável, caso se configure a doença, pelas despesas decorrentes dessa movimen- tação, bem como o seu retorno à cidade de referência.

Parágrafo 3º - Nos casos de desembarque por interesse ex- clusivo do empregado, este arcará com as despesas referentes a sua movimentação do porto de desembarque até o seu destino.

Cláusula 72ª - Condução bordo-terra

A Companhia continuará a fornecer condução, de bordo para terra, para os tripulantes dos navios que chegarem ao porto.

Cláusula 73ª - Acompanhantes em viagens

A Companhia permitirá a todos os marítimos embarcados viajarem acompanhados de suas esposas ou companheiras, sem ônus para o empregado, desde que haja acomodação a bordo, e sempre a critério do Comandante.

Cláusula 74ª - Informações - características toxicológicas A Companhia se compromete a manter seus empregados marítimos informados sobre as características toxicológicas dos pro- dutos transportados, assim como as adequadas formas de prevenção e socorro.

Cláusula 75ª - Condições de Segurança e Saúde Ocupa- cional

A Companhia manterá seus esforços de permanente melhoria das condições de segurança e de saúde ocupacional, consoante o que estabelecem as suas políticas e diretrizes para estas áreas.

Parágrafo 1º - A Companhia realizará programas de trei- namento com vistas a promover a capacitação dos empregados e assegurar sua participação nos programas de Segurança e Saúde Ocu- pacional.

Parágrafo 2º - A Companhia assegura o direito dos em- pregados às informações sobre os riscos presentes nos seus locais de trabalho, assim como às medidas adotadas para prevenir e limitar estes riscos.

Cláusula 76ª - Acesso ao local de trabalho e participação nas apurações dos acidentes

A Companhia se compromete a assegurar, mediante prévio entendimento, o acesso de dirigentes sindicais às áreas dos acidentes,

Documentos relacionados