• Nenhum resultado encontrado

Das empresas entrevistadas, todas recolhem as baterias esgotadas, sem distinção entre as marcas das baterias (se comercializam ou não a marca da bateria esgotada).

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 Elo receptor emite laudo atestando a destinação

Descontos em novas compras Descontos em serviços futuros Nenhum

As empresas apresentam diferentes quantidades de baterias novas comercializadas mensalmente. Esta diferença se dá pelo tamanho da empresa e também pela diferenciação entre auto elétricas e oficinas, as oficinas apresentam um volume de vendas de novas baterias bem inferior ao volume das auto elétricas.

A variação para as baterias recolhidas segue a mesma tendência das vendas das baterias novas, principalmente porque na grande maioria o recolhimentos ocorrem junto com a venda de uma bateria nova.

O Gráfico 7 apresenta o volume de vendas das empresas entrevistadas e a quantidade de baterias recolhidas.

Gráfico 7 - Baterias comercializadas e recolhidas

Quanto as empresas terem conhecimento dos problemas ambientais causados pelas baterias, a maior parte sabe da importância em dar a destinação correta das baterias, porém a existência de empresas que desconhecem estes problemas nos mostra que a motivação para recolher as baterias não está focada na questão ambiental. O Gráfico 8 informa a proporção de empresas que conhecem os danos ambientais.

Gráfico 8 - Número de empresas que conhecem os danos causados pelas baterias.

Foi verificado qual a destinação dada às baterias pelas empresas, a maior parte seguiu o que sugeria o modelo proposto por Baenas et al (2011), encaminhando as baterias aos distribuidores. Novamente apareceram casos que demonstram pontos a serem discutidos na execução.

Duas empresas (Auto elétrica D e Oficina A) encaminham suas baterias a empresas terceiras, uma das empresas quando questionada, afirmou que direciona a uma empresa responsável por coletar outros resíduos gerados na empresa e só o faz por apresentar um volume muito baixo de baterias coletadas mensalmente.

A outra empresa expõe um caso que demanda atenção, o responsável pela auto elétrica informou que, como as auto elétricas são consideradas donas das baterias esgotadas, elas possuem total liberdade para negociar estas baterias com distribuidores, empresas sucateiras e empresas de reciclagem. Muitas auto elétricas acabam entregando as baterias aos distribuidores por comodidade, porém muitos buscam maximizar o preço pago pela sucata, negociando-as com empresas terceiras.

O Gráfico 9 demonstra o número de empresas que encaminham as baterias aos possíveis destinos.

71%

29%

A empresa conhece os problemas

ambientais causados pelas baterias?

Sim Não

Gráfico 9 - Destinação da baterias recolhidas pelas auto elétricas

Estas empresas, que buscam novos destinatários para as baterias, demonstram que existe uma possível falta de controle dos distribuidores e fabricantes quanto a real destinação destas baterias. Esta situação, associada ao fato de que algumas empresas desconhecem os problemas causados pelas baterias, alerta para o fato de que a coleta de baterias está enraizada na motivação comercial, caso não exista uma maior fiscalização de órgãos governamentais, no caso de uma queda de valor do produto que inviabilize recolher estas baterias, o canal reverso pode deixar de existir.

Quando questionadas sobre os meios por onde se realiza a entrega das baterias aos destinatário, todas as empresas afirmaram que o veículo que coleta essas baterias é de responsabilidade do destinatário, sem custos para a empresa.

Quanto frequência que esta coleta ocorre, pode-se perceber que acompanha o ritmo de venda e compra de baterias novas pela empresa.

Para as empresas que entregam as baterias aos distribuidores, a coleta ocorre quando chegam novas baterias, o distribuidor descarrega as baterias novas e recolhe as baterias esgotadas. Distribuidor 5 72% Empresa de sucata; 1; 14% Empresa de reciclagem; 1; 14% Fabricante 0 0% Lixo comum 0 0%

DESTINO DAS BATERIAS RECOLHIDAS

PELAS AUTO ELÉTRICAS

O Gráfico 10 apresenta a distribuição do período de coleta.

Gráfico 10 - Período de coleta das baterias esgotadas.

Duas empresas declararam que a coleta ocorre semanalmente, uma por apresentar um grande volume de vendas e reduzido tempo de ressuprimento. A outra, por entregar as baterias para uma empresa que recolhe outros resíduos da empresa, estes outros resíduos são coletados semanalmente.

A empresa que entrega as baterias a cada dois meses, pois faz cotação do preço da bateria usadas, então espera acumular uma quantidade considerável de baterias para negociá-las com outras empresas.

Todas as empresas entrevistadas declararam aceitar baterias usadas de marcas diferentes das que comercializam, tendo em vista que não há distinção de marcas quando estas baterias são entregues aos distribuidores.

As empresas foram questionadas sobre os obstáculos e dificuldades encontradas na realização do processo de coleta e armazenamento das baterias. A maior parte declarou não encontrar dificuldades, visto que as baterias são retiradas no momento da troca e são armazenadas no mesmo espaço do produto novo.

Três empresas declaram encontrar dificuldades, já que os clientes insistem em ficar com a bateria usada mesmo a empresa oferecendo desconto na bateria nova. Destas empresas, duas ainda ressaltaram que as baterias vendidas no balcão, sem o serviço de

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5

Semanal Mensal Bimestral

troca, raramente vem acompanhadas de baterias esgotadas, falta, no consumidor, a visão sobre a importância de entregar estas baterias às lojas, auto elétricas e oficinas.

O Gráfico 11 apresenta as principais dificuldades encontradas.

Gráfico 11 - Principais obstáculos encontrados pelas empresas no processo de coleta das baterias.

Finalizando a entrevista, estas empresas foram questionadas sobre os principais motivadores e benefícios encontrados para executar a coleta das baterias esgotadas. A maior parte das empresas tem, como principal motivador, o retorno financeiro, em média, o quilo de baterias usadas é vendido ao próximo elo por R$1,50. Apenas duas empresas citaram a preocupação com os impactos ambientais, e uma única empresa afirmou que a motivação é ter a certeza de que estas baterias terão a destinação correta. Uma empresa declarou não receber nenhum benefício ou possuir qualquer motivação para coletar as baterias usadas.

O Gráfico 12 aponta estes benefícios e motivadores.

4 3

2

0 1 2 3 4 5

Nenhuma Clientes insistem em ficar com a bateria As baterias vendidas sem o serviço de troca dificilmente retornam uma bateria esgotada

D I F I C U L DA D E S E N C O N T R A DA S P E L A S E M P R E S A S N A C O L E TA D E B AT E R I A S E S G O TA DA S

Gráfico 12 - Motivadores e Benefícios no processo de coleta das baterias esgotadas.

Documentos relacionados