• Nenhum resultado encontrado

A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para municípios com menos de 20 mil habitantes como é o caso de Serranópolis do Iguaçu, necessita de alguns elementos básicos que devem ser abrangidos.

Neste contexto, utilizou-se o documento elaborado em 2013 pela Gerência de Resíduos Sólidos (GRS) do Departamento de Ambiente Urbano (DAU) da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) denominado “Orientações para elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PSGIRS para municípios com população inferior a 20 mil habitantes” como base para a estruturação dos elementos necessários para análise do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Serranópolis do Iguaçu.

O diagnóstico sobre a gestão atual dos resíduos sólidos no município deve abranger em seu contexto elementos básicos, sendo eles: aspectos gerais do município; infraestrutura e serviços; aspectos jurídicos institucionais, econômicos, ambientais e sociais; logística reversa; e o um fluxograma com o gerenciamento atual dos resíduos sólidos no município.

4.2.1 Diagnóstico

O diagnóstico para a área dos resíduos sólidos é constituído por um levantamento da situação atual dos variados tipos de resíduos, seguindo como base a classificação estabelecida no artigo 13, incisos I e II da Lei nº 12.305/2010, de acordo com a origem e periculosidade (MMA, 2013, p. 6).

Esta fase do estudo compreende ainda um inventário quantitativo e qualitativo de todos os resíduos, da fase de geração até a destinação final, e ainda, da disposição final dos rejeitos.

A gestão dos resíduos sólidos urbanos no Brasil ainda é pouco notória, neste contexto, a realização de um diagnóstico da situação atual se torna importante para auxiliar o planejamento das atividades para o setor da limpeza urbana dos municípios, além de mensurar o potencial de reutilização, reciclagem e recuperação dos diversos tipos de resíduos gerados (ALBERTIN et al, 2010, p. 119).

4.2.1.1 Aspectos gerais do município

A caracterização dos aspectos gerais auxilia na apresentação de forma sintética dados territoriais, econômicos e sociais do município e o seu comportamento nos últimos anos, além de enquadrar uma base para construção de indicadores que apontem as tendências das dimensões sociais e econômicas municipais (IPP, 2005, p. 17).

4.2.1.2 Infraestrutura e serviços

A infraestrutura e outros serviços correlacionados são conjuntos de elementos estruturais que incentivam o desenvolvimento socioeconômico de um determinado local, sendo compostos pelos serviços de transporte, energia, telecomunicações e saneamento ambiental, que influenciam diretamente o processo produtivo e o fluxo de mercadorias e pessoas, influenciando o crescimento econômico municipal (FRANCISCO, 2015).

O acesso a infraestrutura e outros conjuntos de serviços são fatores básicos para que o município alcance os níveis de saúde almejados e a eficiente manutenção da qualidade ambiental, sendo, portanto, indicadores municipais de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável (IPP, 2005, p. 37).

4.2.1.3 Aspectos jurídicos institucionais

Os aspectos jurídicos institucionais são responsáveis por criar os conceitos doutrinários, sendo matéria de relevância geral com potencial de conferir ao município as regras e princípios gerais de suas normas (RDC ANVISA Nº 306/04, 2007, p.8).

Juridicamente, estes aspectos ao se relacionarem com os resíduos sólidos devem basear-se em leis e regulamentos aplicados a estes em todas as suas esferas, os instrumentos de planejamento existentes e levantamentos de dados do município.

Já com relação aos aspectos institucionais, devem ser levados em conta a estrutura organizacional atual dos serviços de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana, além dos recursos humanos empregados ao setor (MMA, 2013, p. 10).

4.2.1.4 Aspectos econômicos

Os aspectos econômicos são aqueles relacionados a produção, distribuição e consumo de bens e serviços do município, possibilitando o levantamento de dados sobre a relação entre as necessidades da população e a quantidade de recursos disponíveis para satisfazê-las (O ECONOMISTA, 2009).

4.2.1.5 Aspectos ambientais

A NBR 14001 (ABNT, 2004) define aspecto ambiental como o elemento das atividades ou produtos, ou ainda serviços de uma organização com capacidade de interagir com o meio ambiente.

Um aspecto ambiental significativo é aquele capaz de causar impactos ambientais, que de acordo com o Artigo 1º da Resolução CONAMA nº 001/86 são quaisquer alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente que venham a ser causadas direta ou indiretamente por qualquer energia ou matéria resultantes de atividades antrópicas, com potencial de afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio; e a qualidade dos recursos ambientais.

4.2.1.6 Aspectos sociais

Os aspectos sociais podem ser analisados com base na forma como se organizam e atuam os núcleos familiares, entre eles o comportamento demográfico, a

participação no mercado de trabalho, a forma de distribuição da renda, o consequente padrão de consumo e gastos, e ainda, a mobilidade social (IBGE, 2012, p. 82).

De acordo com Firth (1968, p. 79) a estrutura social de uma população é um recurso analítico utilizado para compreender a forma com que os homens se comportam socialmente, sendo esta composta pelas relações sociais que definem o comportamento dos membros da sociedade.

4.2.1.7 Logística reversa

A logística reversa é responsável por instrumentalizar o retorno dos bens derivados do pós consumo e pós venda consequentes do descarte por parte dos consumidores, com objetivo de alcançar a máxima revalorização destes bens, ou quando não possível, definir o melhor local para destinação ambientalmente correta (ABREPET, 2015).

O artigo 3, em seu inciso XII da Lei nº 12.305 define a logística reversa como sendo uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social que se caracteriza por um conjunto de ações, procedimentos e meios buscando viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos a esfera empresarial, para posterior reaproveitamento em seu ciclo, ou do contrário, à destinação final ambientalmente adequada.

Documentos relacionados