• Nenhum resultado encontrado

I. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO DO DESEMPENHO EM MINAS

1.4 Gestão de desempenho por competências: uma mudança de perspectiva

1.4.3 Elementos do processo

A Resolução SEPLAG nº 01/2013, alterada pela Resolução SEPLAG nº 02/2014, observa as regras dos Decretos nº 44.559/2007 e nº 45.851/2011, mantendo a normatização da ADI e AED no que se refere à periodicidade, formalização, etapas do processo, prazos, recursos e utilização dos resultados:

Art. 6º - O processo de Avaliação de Desempenho por Competências compreenderá as seguintes etapas:

I - preenchimento do Plano de Gestão do Desempenho Individual - PGDI, pela chefia imediata juntamente com o servidor no início do ciclo avaliatório ou etapa de avaliação;

II - realização de dois acompanhamentos formais no PGDI, pela chefia imediata juntamente com o servidor, identificando fatos e ocorrências ao longo do ciclo avaliatório ou etapa para subsidiar a avaliação;

III - preenchimento do Termo de Avaliação; e

IV - notificação ao servidor, por escrito, acerca do resultado de sua Avaliação de Desempenho por Competências (MINAS GERAIS, 2013b).

As mudanças promovidas na ADI e AED a partir da introdução do modelo de avaliação de desempenho por competências para os servidores incidiram, principalmente, na adequação do PGDI às competências e na proposta de um novo instrumento de avaliação.

As definições de competências, competências essenciais, conhecimento, habilidades e atitudes são dadas pelo artigo 4º da Resolução SEPLAG nº 01/2013:

Art. 4º - Para fins do disposto nesta Resolução, considera-se:

I - competência, a contribuição efetiva do servidor para o alcance de resultados institucionais cada vez melhores, utilizando seus conhecimentos, habilidades e atitudes em seu contexto de trabalho;

II - competências essenciais, aquelas comuns aos servidores do Estado vinculadas à estratégia governamental;

Parágrafo Único - Dentro deste enfoque, considera-se:

a - conhecimento, o conjunto consciente e acessível de dados, informações, conceitos e percepções adquiridos através da educação e de experiências; b - habilidade, a capacidade demonstrada de desenvolver tarefas físicas e intelectuais; e

c - atitude, a ação particularizada diante de um contexto ou situação. (MINAS GERAIS, 2013b, s/p).

O artigo 7º da Resolução SEPLAG nº 01/2013 traz as instruções de preenchimento do PGDI, formulário que norteará as ações do servidor durante o ano:

Art. 7º - A elaboração do PGDI, constante do Anexo I, consistirá dos seguintes campos:

I - Planejamento: serão listadas as principais entregas acordadas, que devem ser relacionadas às competências, conhecimento e/ou habilidades que precisarão ser desenvolvidas pelo servidor;

II - Pontos Fortes: serão citados os pontos de destaque, habilidades e atitudes que o servidor possui e que se destacaram ao longo do ciclo avaliatório ou etapa de avaliação anterior e que contribuíram para o servidor apresentar um bom desempenho; e

III - Acompanhamentos: serão verificadas se as entregas acordadas estão de acordo com o estabelecido, além de acompanhar a melhora do desempenho do servidor (MINAS GERAIS, 2013b, s/p).

Nesse modelo, o PGDI (Anexo VI) permanece como o momento de planejar, negociar e acordar as principais ações que o servidor precisará desenvolver durante o período avaliatório.

O formulário está dividido nas seguintes partes, que deverão ser preenchidas ao longo do ciclo de avaliação: entregas acordadas (campo 1.1); competências, conhecimentos e habilidades que o servidor precisará desenvolver (campo 1.2); ações de desenvolvimento (campo 1.3); pontos fortes (campo 2); acompanhamento/feedback (campo 3).

O instrumento de avaliação é o elemento do processo que apresenta as alterações mais significativas quanto aos critérios de avaliação e à escala valorativa. Os critérios de avaliação se estruturam em torno das cinco competências definidas como essenciais: I - Foco em Resultados; II - Foco no Cliente; III - Inovação; IV - Trabalho em Equipe; e V - Comprometimento Profissional.

Cada competência contém um conjunto de contribuições efetivas, que devem ser avaliadas em uma escala de 0 a 100. A escala de pontuação de cada critério, bem como a pontuação final da avaliação de desempenho, deverá ser preenchida no Termo de Avaliação (Anexo VII), da seguinte forma, conforme também previsto na Resolução SEPLAG nº 01/2013:

Art. 8º - O formulário Termo de Avaliação, constante do Anexo II, será preenchido com base nas informações contidas no PGDI.

§ 1º - As contribuições efetivas de cada competência essencial possuem a seguinte escala:

I - item com atendimento muito abaixo do acordado, correspondente a 0, 10, 20, 30 ou 40 pontos;

II - item com atendimento abaixo do acordado, correspondente a 50 ou 60 pontos;

III - item com atendimento próximo do acordado, correspondente a 70, 80 ou 90 pontos; e

IV - item atendido plenamente, correspondente a 100 pontos.

§ 2º - Cada contribuição efetiva receberá uma nota de 0 a 100, de acordo com os conceitos da escala, de que trata o §1º.

§ 3º - O cálculo da nota de cada competência essencial será dado pela média aritmética das pontuações atribuídas às suas contribuições efetivas. § 4º - O cálculo da nota final da Avaliação de Desempenho por Competências será dado pela média aritmética das pontuações de todas as competências (MINAS GERAIS, 2013b, s/p).

Os dois glossários contidos na Cartilha apresentam definições para um conjunto de 22 habilidades e 29 atitudes, que estão presentes no instrumento de avaliação e se relacionam com as competências essenciais. Não há glossário de conhecimentos.

No Glossário de Habilidades, são definidas as seguintes habilidades: adaptabilidade/flexibilidade; administração do tempo; agilidade; análise de situações/cenários; análise e síntese; aprendizagem pelo erro; comunicação escrita; comunicação verbal; criatividade; didática; dinamismo; identificação de riscos; influência/persuasão; multifuncionalidade; organização; percepção do ambiente; planejamento; priorização de tarefas; relacionamento interpessoal; saber ouvir; solução de problemas; saber lidar com frustração/sucesso.

No Glossário de Atitudes, são definidos os termos: respeito à diversidade; ser aberto às críticas; ser assertivo; ser atento a detalhes; ser coerente; ser colaborador; ser comprometido; ser confiável; ser cordial; ser dedicado; ser descomplicado; ser educado; ser empático; ser empreendedor; ser ético; ser integrador; ser investigativo/curioso; ser motivador; ser objetivo; ser participativo; ser perceptivo; ser prestativo; ser proativo; ser profissional; ser propenso a desafios; ser questionador; ser receptivo; ser tolerante; ter autocontrole.

Por fim, especificamente para os servidores em estágio probatório, sujeitos à AED, a Resolução SEPLAG nº 01/2013 prevê, ainda, que devem constar de forma expressa, no Parecer Conclusivo, considerações sobre sua idoneidade moral e disciplina.

1.5 Questões investigativas acerca da implantação do processo de avaliação