• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISE DE DADOS

4.3. EMPRESA C

A “empresa C”, fundada em abril de 2014, atualmente possui um quadro de 15 colaboradores e foi eleita pelo Projeto ALI, promovido pelo SEBRAE, como a empresa contábil que mais inovou nos últimos anos. Os serviços que disponibilizam são nas áreas de: legalização; contábil; fiscal; pessoal; assessoria financeira; e assessoria em controles de gestão. A empresa recebeu seis propostas conforme o Quadro 6 aponta a seguir:

Quadro 6: Modelo VRIO aplicado a empresa C

A primeira, de registro de marca, foi sugerida pelo programa ALI devido a sua necessidade em atuar na administração de marcas (busca prévia, solicitação de registro e acompanhamento), prorrogação de solicitações, apoio e acompanhamento de pedidos.

A proteção de uma marca, salvo no caso de evidente reconhecimento, se dá no segmento de mercado relativo à atividade de seu requerente, conferindo-se ao titular do registro concedido o direito ao uso exclusivo da marca em todo território nacional, por períodos sucessivos e prorrogáveis de 10 anos.

Assim, um registro de marca gera condições de individualizar um produto ou serviço de outros, determinando sua origem, suas qualidades e seus diferenciais. A marca é a maior parcela do patrimônio de uma empresa, por isso é importante que seja protegida, bem como amparada por lei (Lei de Propriedade Industrial n° 9.279), para que sejam adquiridos os direitos de uso exclusivo sobre a mesma, como também o direito de agir contra terceiros.

Para a organização o registro de marcas é valioso, devido considerar que o recurso permita neutralizar ameaças externas, que no caso é a concorrência em adquirir o direito exclusivo do uso da marca.

É raro, pois a empresa considera que um número pequeno de empresas no ramo contábil possua o serviço de registro de marca até o momento. Segundo a empresa não é difícil de imitar, porque as empresas contábeis que ainda não fornecem esse serviço podem se capacitar através de consultorias especializadas em registro de marca, sendo disponibilizadas em algumas entidades, como o SEBRAE/RN em que o valor da consultoria em registro de marca pode variar dependendo da quantidade de horas demandadas, que fica em média de 3 a 10 horas de consultoria, sendo assim não custoso.

É aproveitado pela empresa já que ela recebeu a consultoria e está apta a exercer o serviço de registro de consultoria de marca. Em se tratando da implicação competitiva, pode se transformar em uma vantagem temporária, porém não sustentável, já que com o decorrer do tempo a concorrência vai se adequando e incorporando o registro de marca ao portfólio.

Em se tratando da segunda estratégia, o curso marketing na medida desenvolvido e oferecido pelo SEBRAE foi recomendado para a empresa absorver as principais estratégias de Marketing e assim conseguir aplicá-las.

O curso foi delineado para que o empresário possa compreender os principais conceitos de marketing, implantar as ferramentas de marketing na gestão do negócio, perceber a importância de colocar o cliente como centro das estratégias e ações organizacionais, refletir sobre a atuação da empresa na dinâmica do mercado e elaborar um plano inicial de marketing (importante ferramenta para que o empresário conheça exatamente o mercado em que está atuando ou pretende atuar, funcionando como um guia que orienta a empresa a estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda).

O curso é orçado em R$ 500,00 (quinhentos reais), pois é vendido apenas de forma agrupada com quatro módulos integrados: planejamento, recursos humanos, finanças e marketing. Possui uma carga horária de 16 horas presenciais divididos em quatro encontros, além de 2 horas de consultoria, onde é oferecido auxílio na aplicação do Plano de Marketing para o negócio.

A empresa considerou que o curso “Marketing Na Medida” é valioso, pois com os conhecimentos adquiridos através dos encontros e a consultoria foi possível elaborar estratégias de marketing para buscar oportunidades externas, além de

nortear a empresa em saber exatamente o mercado em que está atuando ou pretende atuar através do plano de marketing.

O curso é raro devido a poucas empresas do ramo se capacitarem e se preocuparem com o tema marketing empresarial, além do fato de serem escassos os cursos de marketing voltado para micro e pequenas empresas, porém não é difícil de imitar já que é possível se capacitar através de outros meios oferecidos como cursos online ou presenciais, e também a relação do custo não ser significativo, facilitando a agregação de conhecimento de quem procura.

O recurso é aproveitado pela empresa devido o plano de marketing construído no curso, auxiliar no estabelecimento de objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda (4 P’s).

A terceira estratégia, do curso gestão de pessoas e equipes na medida, foi oferecida como plano de ação porque se enxergou a possibilidade de melhorar e desenvolver as práticas de gestão de pessoas e desenvolvimento da equipe.

O curso sugerido especificamente possui 06 (seis) encontros sequenciais de 4hrs, perfazendo um total de 16hrs presenciais divididos em quatro encontros, além da consultoria de 2hrs e é orçado no valor de R$ 500,00 juntamente com os demais cursos na Medida.

Possui o objetivo de ajudar a aprimorar a capacidade de gestão a fim de manter, desenvolver e atrair talentos, já que os profissionais são a base do negócio e investir na valorização deles é fundamental para o crescimento do negócio, pois equipes motivadas são mais produtivas e possibilitam a satisfação do cliente.

O curso aborda tópicos como: o sistema de gestão de pessoas; sistemas de remuneração e provisão de pessoas; seleção, desempenho e retenção de pessoas;

o trabalho em equipe e a percepção humana; a comunicação interpessoal e os conflitos em uma equipe; o empresário como um coach da equipe.

Para a empresa o curso gestão de pessoas e equipes na medida é valioso, devido possibilitar a capacitação da equipe, fortalecendo a organização e assim neutralizando ameaças externas.

É raro devido a poucas empresas do ramo procurar esse curso, porém não é difícil de imitar já que é possível se capacitar através de outros meios oferecidos como cursos online ou presenciais, e também o custo não ser significativo, facilitando a agregação de conhecimento de quem procura.

O curso foi bem aproveitado na empresa, pois ajudou a ampliar e compreender os conceitos e processos de gestão de pessoas focados na captação, desenvolvimento e retenção de talentos e a contribuição deles para a melhoria gerenciamento e satisfação das pessoas. Também auxiliou na conscientização de que o conhecimento e a aplicação de processos são essenciais para o exercício da gestão de pessoas e estimulam o crescimento dos talentos e da sua empresa, além de preparar a se relacionar com a equipe de trabalho, favorecendo um ambiente de apoio, sinergia e cooperação em busca de resultados empresariais positivos.

O curso de planejamento estratégico na medida, como quarta estratégia, foi recomendado por observar uma oportunidade de desenvolver as diretrizes estratégicas de planejamento na empresa.

O curso de planejamento estratégico por sua vez foi desenvolvido com o propósito de orientar o empresário para construção do planejamento estratégico, por meio de conceitos e técnicas para atingir uma situação futura desejada.

Para a organização, o planejamento estratégico é valioso na medida em que orientou quanto a construção e formalização para a empresa, além de auxiliar na constituição da missão, visão e valores, fatores que unidos podem ajudar uma organização conseguir seus objetivos a longo prazo.

O planejamento estratégico é raro, porque poucas empresas possuem o cuidado com o planejamento e por isso não fazem curso. Não é difícil de imitar, pois não é custoso. Tal recurso é aplicado pela empresa e permitiu a compreensão da importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão.

Também ajudou a empresa no comprometimento da inserção das etapas do planejamento dentro da empresa e estruturou as bases do planejamento estratégico para obter melhor desempenho.

O curso de Gestão Financeira na Medida, como quinta estratégia, foi indicado à empresa devido haver uma necessidade de melhorar e desenvolver as práticas de gestão e controles financeiros na empresa como um todo. O curso serviu como suporte, pois a empresa agregou informações a respeito de como controlar o dinheiro, fazer fluxo de caixa, planejar seus gastos e investir com qualidade. Além disso, teve contato com ferramentas para ajudar a tornar essas tarefas o mais simples possível.

Para a empresa, o recurso é considerado valioso, pois no caso da empresa serviu como uma capacitação que permitiu ampliar os conhecimentos em gestão financeira, o que contribuiu para que a empresa de forma geral para que se tornasse mais capacitada.

O recurso não é raro, devido poucas empresas do ramo fazerem já que esperasse que as empresas de contabilidade detenham conhecimento a respeito da área financeira.

Não é difícil de imitar já que são oferecidos diversos cursos de gestão financeira no mercado de trabalho a preço acessível, porém o que vai diferenciar uma empresa das demais é saber aplicar o que foi visto na teoria.

Com o curso foi possível compreender a importância de implantar e analisar os controles financeiros e econômicos para uma gestão mais eficaz da sua empresa, além de reconhecer a importância de que para formar preço de produto ou serviço é fundamental considerar o custo do mercado.

A sexta e última estratégia, de mapeamento de processos, foi realizada porque se diagnosticou que os processos do negócio são padronizados, mas não formalizados e documentados. Além disso, percebeu-se que os processos principais do negócio não são controlados, sendo corrigidos apenas quando ocorrem problemas ou reclamações dos clientes.

Um processo é um conjunto de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tragam valor para o cliente (HARRINGTON, 1993).

O Mapeamento de processos é uma técnica geral utilizada por empresas para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações (VILLELA, 2000).

É a partir de um mapa bem estruturado do processo que sugestões de melhoria e pontos de atuação dessas metodologias podem ser elencados e observados em mais detalhe.

A utilização do mapeamento de processos impacta diretamente nos resultados da empresa. Em primeiro lugar na padronização das atividades permitindo assim reduzir o retrabalho, reduzir o desperdício, reduzindo custos, aumentando a qualidade, melhorando o cumprimento do prazo de entrega

satisfazendo assim o cliente. Outra vantagem de sua utilização é possibilitar conhecer melhor o negócio da empresa (core business) (HUNT, 1996).

A organização considera que o mapeamento de processos é valioso, pois como já dito anteriormente, reduz o retrabalho, reduz custos, aumenta a qualidade e a satisfação do cliente, o que permite à empresa usar tal recurso como um diferencial na prospecção do cliente.

É rara a técnica devido a poucas empresas não aderirem ao mapeamento, ou seja, à formalização e documentação, e ao acompanhamento dos processos fazendo com que percam tempo, e recursos financeiros.

Não é difícil de imitar, segundo a empresa, devido ser disponibilizadas consultorias a preços acessíveis dependendo da quantidade de horas demandadas e fáceis de serem encontradas no mercado.

É aproveitado pela empresa, pois como já dito anteriormente, a organização possui mapeamento de processos, mas ainda não era formalizada e documentada, o que pode agregar ainda mais a consultoria para a empresa já que será de grande valia para a equipe.

O mapeamento de processos foi de grande valia, pois possibilitou um avanço nos processos em questões de formalização, tempo, custo, qualidade e satisfação dos clientes.

Documentos relacionados