• Nenhum resultado encontrado

Entradas de projeto e desenvolvimento

No documento Sistemas de Gerenciamento da Qualidade (páginas 58-62)

As entradas, segundo ABNT (2008), são todas as informações e documentos que devem fazer parte integrante do projeto e desenvolvimento. Essas entradas devem ser

devidamente documentadas e anexadas ao processo, e deve haver evidências de que todas foram consideradas e analisadas nas devidas fases. Essas evidências devem ser guardadas conforme controle de registros do sistema de gestão da qualidade.

As entradas exigidas, quando aplicável, para o sistema de gestão são:

» requisitos de funcionamento: especificações para mostrar como deve ser o funcionamento do produto e serviço;

» requisitos de desempenho: estabelecer o limite inferior e superior das variáveis importantes para o desempenho do produto;

» requisitos estatutários: inserir os requisitos impostos por lei provenientes de instituições públicas, associações ou conselhos de classe;

» requisitos regulamentares aplicáveis: inserir os requisitos relacionados a normas regulamentadoras do mercado ou do produto;

» informações vindas de projetos similares: podem existir projetos anteriores semelhantes que podem ser copiados para o projeto atual; » qualquer outro requisito essencial para o projeto a critério da organização.

Saídas de projeto e desenvolvimento

As saídas de projeto e desenvolvimento representam o resultado do trabalho realizado para atender o que foi considerado nas entradas. As saídas devem ser mostradas de tal maneira a facilitar a relação entre as entradas e as saídas, facilitando assim, a sua verificação, validação e análise crítica.

O sistema de gestão da qualidade deve prever uma etapa para análise crítica dessas saídas, e essa análise crítica deve ser verificada.

Geralmente é importante demonstrar dentre as saídas do projeto e desenvolvimento os seguintes pontos:

» evidenciar que o projeto e desenvolvimento atende as suas entradas. É importante manter os registros de verificação de todas as entradas; » Fornecer informações de aquisição, produção e prestação de serviço de

modo que elas consigam inserir em seus processos de maneira eficiente e eficaz os novos produtos;

» Definir e declarar os critérios de aceitação do produto para todos os processos envolvidos desde gerência até a área operacional;

UNIDADE IV │ REALIZAÇÃO DO PRODUTO

» Definir e especificar as características essenciais para o uso seguro e adequado do produto tanto pela questão de conformidade do produto e processo como pela segurança dos colaboradores. Se adequado, informar detalhes para prestação de serviço.

Todas essas saídas devem ser devidamente registradas para que sirva como referências para os próximos projetos.

Vamos ver um exemplo prático (FREITAS, 2011) referente à questão de entrada e saídas de um projeto.

Uma editora decide publicar um livro sobre a vida e morte do Osama Bin Laden. Para esse projeto, realiza-se o seguinte planejamento:

» 15/julho/2011 – Reunião de análise crítica para verificar a viabilidade do projeto:

› Entradas:

· Expectativa de vendas maior de 1 milhão de livros. · Custo desejado do exemplar, até R$ 10.

· Pesquisa de mercado. · Estimativa de custos. › Saída:

· Decisão da viabilidade ou não do projeto.

» 01/julho/2011 – Reunião de análise crítica para definição do autor e especificações técnicas:

› Entradas:

· Currículos dos candidatos a autor. · Sugestões de papel e capa. › Saídas:

· Definição do autor.

· Definição do tipo de papel. · Definição do tipo da capa.

» 01/setembro/2011 – Reunião de análise crítica para avaliação do manuscrito

› Entrada:

· O manuscrito. › Saídas:

· Aprovação, reprovação ou sugestões para revisão e reapresentação

do manuscrito.

» 01/outubro/2011 – Reunião de análise crítica para análise do protótipo do livro

› Entrada:

· O protótipo do livro no papel definitivo e com a capa definitiva. › Saída:

· Aprovação ou não do protótipo.

» 15/outubro/2011 – Reunião de análise crítica da estratégia de marketing e distribuição.

› Entrada:

· Estratégia de marketing. › Saída:

· Aprovação ou não do plano de marketing.

» 01/novembro/2011 – Reunião de análise crítica do resultado financeiro e de vendas

› Entradas:

· Relatório de vendas.

· Relatório financeiro do projeto. › Saída:

· Decisão de reedição ou conclusão do projeto.

Análise crítica, verificação e validação

A análise crítica é uma avaliação do andamento do projeto e desenvolvimento com relação aos requisitos planejados pelo sistema de gestão da qualidade. O objetivo é a identificação de dificuldades de cumprimento das entradas, visando à solução dos

UNIDADE IV │ REALIZAÇÃO DO PRODUTO

mesmos ainda na fase inicial. Esta solução é importante para a gestão, pois ela é mais viável técnica e economicamente.

Segundo FREITAS (2011), é necessário fazer análises críticas sistêmicas dividindo o projeto em fases bem definidas. Cumprida cada uma das etapas, deve-se verificar se o planejado para cada fase foi atendido.

É importante que haja periodicamente reuniões de controle do projeto. Estas reuniões servem para garantir que o planejado realmente aconteça, o projeto tenha sucesso e que se obtenham registros deste acompanhamento.

A verificação deve assegurar que as saídas do projeto e desenvolvimento estejam atendendo aos requisitos de entrada. A verificação pode ser um relatório de aprovação e o mesmo guardado como registro. Pode também acontecer da verificação detectar uma diferença entre as entradas e as saídas, nesse caso, uma ação corretiva deve ser tomada. Quando isso acontece, além do relatório de verificação, deve ser gerado um plano de ação para revisar ou corrigir as entradas.

A validação significa conferir se o resultado final do projeto atende à solicitação inicial do cliente. A validação deve ser feita diretamente no objeto final do projeto e desenvolvimento. Geralmente a validação é feita por softwares de simulação ou protótipos. Validar é a fase final do projeto anterior à liberação do produto para os processos de realização do produto.

A validação direta nem sempre é possível. Existem ambientes ou situações de alto custo que torna oneroso a realização da validação. Para isso a tecnologia de simulações é fundamental para contornar esta dificuldade.

Veja uma descrição da metodologia para validação de requisitos:

No documento Sistemas de Gerenciamento da Qualidade (páginas 58-62)

Documentos relacionados