• Nenhum resultado encontrado

22 Entrevistado: Coordenador das Actividades de Enriquecimento Curricular

A. Contratação/selecção dos professores

- Quais as habilitações académicas dos professores seleccionados? R: É assim… a maioria deles são licenciados no entanto temos aqui só nesta escola uma professora uma professora de música que depois também vem à entrevista que não é, só que tem uma experiencia profissional muito boa e como já trabalhava aqui na escola, os pais conhecem e gostam imenso do trabalho dela também está aqui a trabalhar connosco, mas a maioria é licenciado ou a finalizar o curso. - Tem conhecimento dos critérios em consideração na selecção dos professores?

R: Por norma tenta-se de ano para ano manter os mesmos professores, a não ser que um professor seja colocado e como é obvio deixa as AEC, quando é um professor novo fazem uma entrevista, se tem ou não

experiência profissional e a média claro .

B. Planificação das actividades

- Existe algum plano ou algum documento com linhas orientadoras para o desenvolvimento das AEC?

R: Cada área tem um coordenador de área. Cada coordenador faz uma planificação e todos seguem esse plano.

C. Monitorização do ensino

- Como é feita a monitorização das AEC?

R: Aqui na escola é feita pelo coordenador das AEC que neste caso sou eu.

- Tem algum documento regulador? R: não, não..

- Como é feita a avaliação dos professores dinamizadores das AEC? R: a avaliação dos professores?

-sim sim

R: eu penso que não há uma avaliação formal. No final do ano os professores responsáveis da junta vem ate à escola e reúne com a coordenadora e pergunta se estão satisfeitos com os professores, se há

noção de como estão a correr as actividades. D. Relação entre os parceiros

- Estabelece contacto com os professores dinamizadores das AEC? R: sim sim

- Com que frequência?

R: Todos os dias como estou sempre aqui na escola é mais fácil. - Mantém um contacto periódico e directo para a realização da supervisão pedagógica?

R: sim sim, aliás aqui funcionam bem as AEC porque imagina, se algum professor se vai atrasar, ou não pode vir, ligam-me e eu vou substituir, os alunos nunca ficam sem aula.

- Estabelece contacto com a Junta, relativamente à selecção e disponibilização do material pedagógico para as AEC?

R: é a junta que fornece todo o material, no entanto como nesta escola existe uma boa relação entre todos, se nos falta um material a escola empresta-nos. E quando falta na escola podem usar os da Junta. Há muita colaboração.

- O que acha relativamente ao material?

R: é, sim é muito adequado. Como estes meninos tem mais dificuldade a junta fornece uma caixa com material, por exemplo lápis de carvão, lápis de cor, borracha, papel….

- Como avaliaria a relação estabelecida entre os vários parceiros? R: é muito boa. Há imensa colaboração. Aqui não há aquela distinção, sei que há em algumas escolas, professores AEC à parte porque são animadores

E. Implementação

- Quais os pontos fundamentais que aponta na implementação e concretização das AEC? Quais os aspectos positivos e os negativos? Eu como aspecto negativo só vejo o tempo que as crianças passam na escola. Porque nos temos as AEC ate as cinco e meia e depois temos o prolongamento até as seis e meia, ou seja a maior parte dos miúdos só sai daqui às sete. O contacto que tem com a família é muito pouco

Transcrição da Entrevista Agrupamento y

24

.

Como aspecto positivo a possibilidade que os alunos tem em experienciarem coisas mais práticas. Fazem dramatização, brincam com a matemática através das expressões. Tem uma professora de música fantástica que sai da sala com os tambores e as flautas e vão dar a volta à escola.

F. Sentido/Valor Educativo

- Na sua opinião e partindo da sua experiência e conhecimento, que sentido construiria para as AEC no 1º CEB? Qual a importância, o valor educativo que lhe atribui?

R: É basicamente o que disse anteriormente. E eles já chegam ao 5º ano com mais bases.

A. Contratação/selecção dos professores - Qual a sua habilitação académica?

R: Sou licenciado em 1º ciclo na variante de Educação Física. - Tem conhecimento dos critérios em consideração na selecção dos professores?

R: sim. É feita pelo currículo, a média, experiencia profissional e se esteve a trabalhar aqui o ano passado.

B. Planificação das actividades - Como prepara as suas aulas?

R: Existe sempre planificação. Para já tenho sempre o meu

planeamento anual e periódico. Preparo as aulas neste caso das AEC tenho os tópicos que pretendo dar e abordo esses tópicos, para depois na planificação periódica saber se não estou a repetir as mesmas coisas. Para não chegar à aula e não estar a stressar sem saber o que vou dar, por isso tenho sempre as planificações.

- Existe alguma planificação? R: sim. Sempre

- Cooperam com outros colegas da mesma área? - Existe algum trabalho em grupo?

R: há trabalho em grupo, porque temos a planificação anual dos

eventos, apesar das datas serem alteradas, mas geralmente sabe-se o que vai saber, e trabalhamos todos juntos na preparação dos torneios. Por isso essa articulação existe. Connosco existe sempre.

C. Relação entre os parceiros

- Estabelece contacto com os professores titulares de turma? - Com que frequência?

R: sim, com bastante regularidade. - O que acha relativamente ao material?

R: A qualidade é fraca, quanto à disponibilização é total o material está cá e nos usamos conforme precisamos. Agora há falta de material e há

Transcrição da Entrevista Agrupamento y

26

material obsoleto, há uma data de material que arranjaram, que não estão de acordo com o que é necessário.

- Como avaliaria a relação estabelecida entre os vários parceiros? R: é boa.

D. Valorização pessoal

- Sente que é valorizado e apoiado pelos órgãos superiores e pelos seus pares? - Sente que é apoiado e motivado para a realização da sua actividade?

R: Nem por isso, acho que os órgãos superiores valorizam os momentos em que eles próprios são avaliados e fora isso não há mais preocupação em nos apoiarem e nos valorizarem. Mas como todos os professores são boas pessoas, o grupo entende-se bem vamo-nos apoiando uns aos outros.

E. Implementação

- Quais os pontos fundamentais que aponta na implementação e concretização das AEC?

- Quais os aspectos positivos e os negativos?

R: os aspectos positivos são que os alunos estão realmente na escola e em princípio estão a aprender alguma coisa. E os alunos saem do 1º ciclo e já sabem pegar numa bola de basquete, lançar ao cesto. Isso é muito bom para quem lá está receber esses alunos que já saem

preparados daqui. Os negativos é o exagero que eles passam na escola e a sobrecarga que é para nós o reflexo do pouco tempo que sobra para brincadeira e nas nossas aulas muitos não aguentam. Há uma falta de brincadeira que nos tivemos na nossa infância que eles não têm e ficam muito mais cedo stressados.

F. Sentido/Valor Educativo

- Na sua opinião e partindo da sua experiência e conhecimento, que sentido construiria para as AEC no 1º CEB? Qual a importância, o valor educativo que lhe atribui?

R: Acho que os alunos chegam ao 5º ano e já sabem pegar numa bola de basquete, já sabem lançar a um cesto. O que é muito bom para os professores que lá estão a receber esses alunos que já vem preparados daqui.