• Nenhum resultado encontrado

3.3 RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS

3.3.3 Equipe gestora

Depois de se desenvolver os resultados da categoria Professores, passa-se às respostas da categoria Equipe Gestora, referente ao estudo realizado na Escola Estadual Professora Raimunda Virgolino, visando pesquisar a importância da gestão democrática, como instrumento de fortalecimento da educação pública de qualidade, baseado no resultado qualitativo educacional, alcançado pela referida instituição de ensino, comprovado e reconhecido por meio da premiação recebida em 2008, onde tal sucesso tem relação com a condução democrática que administrativa e pedagogicamente foi adotada pela equipe gestora e pela comunidade escolar.

Neste sentido, se fez necessário aplicar os mesmos tópicos de questionamentos dados à categoria Professores à Equipe Gestora, abordando os seguintes pontos a respeito da gestão participativa de processo: A escola dispõe de um colegiado ou conselho escolar com funções e atribuições bem definidas? O colegiado ou conselho escolar funciona de maneira ativa e permanente? O diretor é capaz de demonstrar que os insumos escolares adquiridos com os recursos provindos do governo, da comunidade e dos pais são alocados de acordo com as necessidades educacionais detectadas pela escola? A escola (professores e funcionários) junto com a comunidade participa do processo de seleção do diretor? O diretor da escola é indicação política?

E ainda: A escola define seus objetivos, sua metas, estratégias e os planos de ação para alcançá-los conjuntamente com professores, alunos e pais? O diretor e os professores tomam decisões conjuntas relativas ao horário escolar, aos livros-texto e outros materiais usados? Os objetivos da escola são claramente definidos e aceitos pelos alunos e comunidade escolar? Todos na escola sabem o objetivo de seus trabalhos? A escola tem autoridade para decidir sobre horários escolares, equipamentos e material necessário, esquemas de trabalho e métodos preferidos? Ela estabelece metas de excelência? Dispõe de procedimentos administrativos bem definidos e padronizados?

Continuando: Cada pessoa na escola está informada e treinada para fazer bem feito suas tarefas? Todos os dados necessários ao gerenciamento da escola são levantados de forma competente? Todos os problemas da escola são comunicados à direção? Todas as atividades e processo desenvolvidos na escola são documentados e

otimizados? Todas as informações circulam de maneira rápida e correta entre setores e colaboradores?

Dos seis técnicos que formam a Coordenação Pedagógica da escola, foram selecionados três, sendo um por cada turno, mais um diretor que compõem 75% do universo gestor escolar que responderam aos questionamentos, cujas respostas são apresentadas nos quadros a seguir

3.3.3.1 Conselho/Colegiado Escolar atuante

Em se tratando dos resultados aos questionamentos feitos à Equipe Gestora, os dois quadros seguintes apresentam o entendimento dessa equipe no que se refere à escola dispor de um colegiado ou conselho escolar com funções e atribuições bem definidas, bem como o colegiado ou conselho escolar funcionar de maneira ativa e permanente.

Quadro 27 – Disposição de um conselho/colegiado com funções bem definidas RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 03 75,0%

Na maioria das vezes 01 25,0%

Às vezes 00 000%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

A maioria da equipe gestora apresenta o resultado de que existe o Conselho/Colegiado com as funções bem definidas para uma gestão democrática. Contudo, um integrante dessa equipe oscila quanto ao afirmar essas funções e atribuições do Conselho/Colegiado.

Percebe-se que existe uma falta de coerência na Equipe Gestora, visto que está ocorrendo uma disfunção de falas promovendo uma dicotomia no modo de pensar e agir de um grupo que pretende estabelecer a considerada gestão participativa. Desse modo, pode-se afirmar que a equipe necessita sentar e discutir os pontos coerentes a esses

funcionamentos para que ocorra uma só linguagem, visto que o dizer traduz em ação e, isso pode ser fato.

Quadro 28 – Conselho/Colegiado com funcionamento ativo e permanente. RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 02 50,0%

Na maioria das vezes 01 25,0%

Às vezes 01 25,0%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Nos questionamentos feitos à Equipe Gestora sobre o funcionamento ativo e permanente do Conselho/Colegiado, novamente dá para perceber a divergência de posicionamento dessa equipe quase que na sua totalidade. Assim, os resultados passam a demonstrar que o Conselho/Colegiado está parcialmente atuante.

3.3.3.2 Demonstra aplicação dos recursos financeiros conforme necessidade

Neste ponto os resultados que a Equipe Gestora mostra, se refere no quanto o diretor ser capaz de demonstrar que os insumos escolares adquiridos com os recursos financeiros provindos do governo, da comunidade e dos pais são alocados de acordo com as necessidades educacionais detectadas pela escola.

Quadro 29 – Aplicação dos recursos financeiros conforme necessidade

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 02 50,0%

Na maioria das vezes 02 50,0%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

A Gestão Democrática se dá, na realidade, quando a Equipe Gestora possui uma postura capaz de defini-la como tal. Nesse ponto, ainda continua a mostrar uma lacuna, pois os resultados quanto ao diretor ser capaz de demonstrar que os insumos escolares adquiridos com os recursos provindos do governo, da comunidade e dos pais são alocados de acordo com as necessidades educacionais detectadas pela escola, passam a ser visto na metade dos questionados como Sempre e outra metade na maioria das vezes. Isso demonstra o que já foi citado anteriormente e o que esta pesquisadora entende deste comportamento.

3.3.3.3 Escolha do diretor

Nestes dois quadros seguintes são mostradas as respostas da Equipe Gestora quanto a participar do processo de seleção do diretor. Estes resultados se referem à visão dos gestores na participação dessa escolha feita por professores e funcionários, conjuntamente à comunidade, visto que o referido processo se caracteriza como gestão participativa.

Nesta mesma seção são, também, apresentados os resultados dessa escolha em ser efetivada por indicação política.

Quadro 30 – Participação do processo de escolha do diretor

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 00 00%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 04 100%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Lógico que a resposta da Equipe Gestora deveria mostrar como mostrou os mesmos percentuais da categoria Professores, no que se refere à participação de toda a comunidade escolar no processo de seleção da escolha do diretor. O percentual total, em

forma de negação reflete a realidade local, citado nessa mesma questão da categoria anterior.

Quadro 31 – Indicação política do diretor

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Ao contrário da negação anterior, mas de forma coerente, o quadro de respostas da Equipe Gestora mostra a realidade citada neste processo de escolha de diretor para as escolas públicas, que neste Estado da Federação se dá por indicação política.

A afirmação total desse questionamento reflete que o processo de gestão democrática neste Estado, distancia muito da garantia de qualidade do ensino, pois é negado o direito de autonomia escolar que deveria ter a participação de todos, neste processo tão importante para que se consolide a gestão democrática.

3.3.3.4 Planejamento das ações e tomada de decisões

Nos quadros que disponibilizam o que foi denominado de planejamento das ações e tomada de decisão, mostram as respostas da Equipe Gestora que tomou para si essas indagações como propósito de transparecer suas atividades como autogestão.

Esses questionamentos se dão quanto: aos conhecimentos e participações, nas atividades da escola em definir seus objetivos, sua metas, estratégias e os planos de ação para alcançá-los junto à comunidade escolar; quanto à participação da gestão escolar nas tomadas de decisões relativas ao horário escolar, aos livros-texto e outros materiais usados; clarificar os objetivos da escola de como são definidos e aceitos pelos alunos e comunidade escolar; ter conhecimento a respeito de todos na escola saberem os

objetivos de seus trabalhos; e, quanto à escola ter autonomia de decisão sobre horários escolares, equipamentos e material necessário, esquemas de trabalho e métodos preferidos.

Quadro 32 – Definição de objetivos, metas, estratégias e plano de ação.

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

O quadro de respostas da definição de objetivos, metas, estratégias e planos de ação, descritas pela Equipe Gestora, mostra uma assertiva total evidenciando que sempre ocorrem essas definições no seio da escola.

Entende-se que neste ponto a Equipe Gestora está em sintonia com o processo de Gestão que a Escola segura desde 2008.

Quadro 33 – Decisões coletivas em relação a horários, livros-textos e outros RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Pelas respostas obtidas, que chegam ao percentual total, demonstra que a Equipe Gestora e demais segmentos da escola, tomam decisões conjuntas relativas ao horário escolar, aos livros-textos e outros materiais usados

Desse modo, no campo das decisões pode-se dizer que a Equipe Gestora está coerentemente associada ao processo de gestão participativa. A pesquisa não permitiu

que isso fosse visto no cotidiano, mas não se pode negar que existe certa contradição referenciada pelas categorias Alunos e Professores.

Quadro 34 – Objetivos das ações claramente definidas e aceitas pela comunidade RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

As respostas da Equipe Gestora totalizam a assertiva quanto aos os objetivos da escola ser claramente definidos e aceitos pela comunidade escolar. De fato, para ser considerada uma gestão participativa deve haver a coerência referente aos objetivos traçados e aceitos pela própria comunidade, pois a conquista se dá pelas ações definidas e não somente o que foi traçado.

Quadro 35 – Conhecedores dos objetivos do trabalho

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

A Equipe gestora acredita que todos os colaboradores da escola são conhecedores de seus objetivos no labor diário, pois as respostas afirmativas dessa Equipe tendem transparecer um trabalho harmônico no seio da escola e sustentam uma participação salutar.

Mas, quando se efetua a comparação desta afirmativa da categoria Equipe Gestora com a categoria Professores, esta reflete uma visão diferencial, visto que, por

não haver uma unanimidade entre as categorias, faz criar uma disfunção no conhecimento de seus trabalhos no interior da escola na visão dos docentes.

Quadro 36 – Autonomia nas decisões internas

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 03 75,0%

Na maioria das vezes 01 25,0%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Autonomia está intimamente ligada à gestão participativa. Ser autônoma, neste caso a escola, é atribuir e acatar decisões. Desse modo, as respostas da Equipe gestora a respeito dessa autonomia em decidir sobre horários escolares, equipamentos e material necessário, esquemas de trabalho e métodos preferidos, mostram a maioria desse universo gestor. Contudo, não é a totalidade e, isso macula o processo.

3.3.3.5 Metas de excelência

O que se define aqui como Metas de Excelência tendem a responder os questionamentos abaixo defendidos pela Equipe Gestora e que mostram os pontos em que esta equipe tem a visão e a participação concernente à chamada Gestão Participativa.

Desse modo os quadros seguintes manifestam o entendimento de que a Equipe Gestora possui das metas de excelência programadas e desenvolvidas para/no contexto escolar.

As respostas advêm dos questionamentos efetuados como esclarecimento dessas metas, que são: da escola dispor de procedimentos administrativos bem definidos e padronizados; do desempenho de cada colaborador quanto em estar bem informado e treinado a fim de fazer bem feito suas tarefas; sobre a competência no levantamento dos dados necessários ao gerenciamento escolar; na comunicação total dos problemas aos

gestores; na otimização documental de todas as atividades e processos desenvolvidos na escola; e, a circulação rápida e correta das informações entre setores e colaboradores.

Quadro 37 – O estabelecimento escolar de metas de excelência.

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 03 75,0%

Na maioria das vezes 01 25,0%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

A Equipe Gestora defende que o pessoal da escola ainda não se definiu para ter uma Instituição que tenha como prioridade o atendimento das metas de excelência. Quando essa Equipe dá respostas diferenciadas, por mais que a maioria afirme esse ponto, acredita-se que existe a necessidade de criar um mecanismo que leve toda a escola a atingir as metas estabelecias por excelência.

Quadro 38 – Dispor de procedimentos administrativos bem definidos e padronizados.

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Visualizando o quadro que tem como tópico em a escola dispor de procedimentos administrativos bem definidos e padronizados, se pode perceber que a Equipe Gestora atribuiu dados positivos na sua totalidade para as respostas.

Acredita-se que a Equipe Gestora sustenta o comportamento de si mesma, haja vista que quando efetuada essa mesma questão aos professores, estes terem se dividido nos chamados procedimentos administrativos bem definidos e padronizados.

Existe a necessidade por parte da gestão, em trabalhar esse conceito para que possa atingir a totalidade de entendimento entre os membros da comunidade escolar.

Quadro 39 – Informação e treinamento para execução bem feita das tarefas RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Pela visão do quadro acima se pode entender que a Equipe Gestora acredita que todos na escola se mostram como uma equipe informada e treinada para fazer bem feito suas tarefas. Desse modo, como foi dito no mesmo item, com relação aos professores, acredita-se que existem mecanismos capazes de dar condições para que isso aconteça.

Quadro 40 – Gerenciamento escolar de forma competente.

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 02 50,0%

Na maioria das vezes 02 50,0%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Pelo quadro acima, no ponto em que se refere na chamada competência do gerenciamento, a Equipe Gestora se dividiu, delegando à assertiva somente a metade do percentual. A outra metade entra naquilo que se disse antes, como dubiedade nessa maioria das vezes, isto é, de incertezas.

Dessa maneira, acredita-se que a Equipe Gestora precisa entrar em consonância naquilo que a pesquisa mostra como gestão democrática e que a Escola-campo de

pesquisa necessita criar mecanismos capazes de fortalecer essa competência no modo de gerenciar a entidade educativa e defini-la como gestora ativa e democrática.

Quadro 41 – Comunicação total dos problemas aos gestores

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

A Equipe Gestora acredita, de acordo com o quadro de respostas, que existe uma comunicação interna que age totalmente referente em expor os problemas que ocorrem no seio escolar aos gestores.

Pelo visto, existe um mecanismo da comunicação no interior do estabelecimento de ensino capaz de desenvolver essa atitude, pois a gestão acredita e totaliza esse resultado.

Quadro 42 – Otimização documental de todas as atividades e processos desenvolvidos na escola

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 04 100%

Na maioria das vezes 00 00%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Observa-se que referente à otimização, isto é, efetivação das comunicações e registros dos documentos que passam e permanecem na escola, a Equipe Gestora confirma totalmente essa atitude do pessoal competente.

efetivando seu trabalho, mas cabe aqui uma interpretação nessa atitude. Esse fato pode ser efetivado na sua totalidade por qualquer órgão ou estabelecimento mesmo não sendo um caráter gestor. Entretanto, vai-se atribuir essa postura como atitude positiva.

Quadro 43 – Circulação rápida e correta das informações entre setores e colaboradores

RESPOSTAS NÚMERO DE GESTORES PERCENTUAL

Sempre 02 50,0%

Na maioria das vezes 02 50,0%

Às vezes 00 00%

Raramente 00 00%

Nunca 00 00%

TOTAL 04 100%

FONTE: Pesquisa de campo na E.E. Raimunda Virgolino

Observando o quadro acima percebe-se que a Equipe Gestora está dividida. Os percentuais mostram que na visão da gestão, as informações não circulam de maneira rápida e correta entre setores e colaboradores.

A alternativa na maioria das vezes estabelece o desvio da atividade dentro da escola. Não dá para trabalhar uma gestão democrática quando as informações não completam seus objetivos.

Documentos relacionados