• Nenhum resultado encontrado

6. Análise e discussão de resultados (quantitativos)

6.1. Análise de consistência interna

6.2.5. Bem-estar no trabalho (BET) (14 respondentes):

6.2.5.2. Escala Satisfação com o Trabalho (EST);

No caso do item “No meu trabalho atual sinto-me: com o espírito de colaboração dos meus colegas de trabalho.”, a opção de resposta mais comum foi: “Satisfeito” (n=7; 50.0%). No que concerne ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o número de vezes que já fui promovido nesta apresentação.”, a resposta que reuniu maior consenso foi “Indiferente” (n=4; 33.3%). Por sua vez, o item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado com o quanto eu trabalho.”, registou como resposta com maior valor de percentagem “Satisfeito” (n=5; 45.5%). Por seu turno, o item “No meu trabalho atual sinto-me: com o tipo de amizade que os meus colegas demonstram por mim.”, a resposta com maior valor de frequência foi “Muito satisfeito” (n=8; 57.1%). A mesma opção de resposta, “Muito satisfeito”, foi, igualmente, a mais comum (n=9; 64.3%) no que toca ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o grau de interesse que as minhas tarefas de despertam.”. Ao invés, a opção “Satisfeito” foi aquela que mais vezes foi respondida (n=5; 45.5%) no item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado à minha capacidade profissional.”. Quanto ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com a maneira como esta empresa realiza promoções do seu pessoal.”, a opção mais comum de resposta foi “Satisfeito” (n=3; 27.3%). O item “No meu trabalho atual sinto-me: com capacidade do meu trabalho absorver-me.”, teve na opção “Satisfeito” aquela com um valor de percentagem de respostas mais elevado (n=7; 53.8%). A opção “Indiferente” foi aquela que mais vezes foi respondida (n=5; 41.7%) no caso do item “No meu trabalho atual sinto-me: com as oportunidades de ser promovido nesta empresa.”. Referente ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o entendimento entre mim e o meu chefe.”, a opção “Totalmente satisfeito” foi a que reuniu maior consenso entre os participantes (n=5; 41.7%).No que toca ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado aos meus esforços no trabalho.”, a opção “Satisfeito” foi a mais respondida (n=5; 45.5%). Da análise do item “No meu trabalho atual sinto-me: com a maneira que o meu chefe trata-me.”, as opções “Muito satisfeito” e “Totalmente satisfeito” foram as que reuniram uma maior percentagem de respostas (n=4; 36.4%). No que se refere ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com a variedade de tarefas que realizo.”, a opção mais comum foi “Satisfeito” (n=5; 38.5%). No caso do item “No meu trabalho atual sinto-me: com a confiança que posso ter com os meus colegas de trabalho.”, a opção de resposta mais consensual foi “Muito satisfeito” (n=8; 61.5%). A mesma opção, “Muito satisfeito”, foi a que mais vezes foi mencionada (n=6; 54.5%) no caso do item “No meu trabalho atual sinto-me: com a capacidade profissional do meu chefe. (Tabela 12).

Tabela 12

Análise de Frequências da Escala de Satisfação no Trabalho (EST) relativamente às opções mais respondidas (n=14)

Item Opção de resposta n %

No meu trabalho atual sinto-me: com o espírito de colaboração dos

meus colegas. Satisfeito 7 50.0

com o número de vezes que já fui

promovido nesta apresentação. Indiferente 4 33.3

com o meu salário comparado com

o quanto eu trabalho. Satisfeito 5 45.5

com o tipo de amizade que os meus

colegas demonstram por mim. Muito satisfeito 8 57.1 com o grau de interesse que as

minhas tarefas me despertam. Muito satisfeito 9 64.3 com o meu salário comparado à

minha capacidade profissional. Satisfeito 5 45.5

com a maneira como esta empresa

realiza promoções de seu pessoal. Satisfeito 3 27.3

com a capacidade do meu trabalho

absorver-me. Satisfeito 7 53.8

com as oportunidades de ser

promovido nesta empresa. Indiferente 5 41.7

com o entendimento entre mim e o

meu chefe. Totalmente satisfeito 5 41.7 com o meu salário comparado aos

meus esforços no trabalho. Satisfeito 5 45.5

com a maneira que o meu chefe

trata-me. Muito satisfeito/Totalmente satisfeito 4 36.4 com a variedade de tarefas que

realizo. Satisfeito 5 38.5

com a confiança que posso ter com

os meus colegas de trabalho. Muito satisfeito 8 61.5 com a capacidade profissional do

meu chefe. Muito satisfeito 6 54.4

Legenda: Análise de frequências relativamente às opções de resposta com maior frequência da Escala de Satisfação no Trabalho (EST).

Relativamente às opções de resposta com menor valor de frequência, para o item “No meu trabalho atual sinto-me: com o espírito dos meus colegas de trabalho.”, estas foram “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Indiferente” (n=0; 0.0%). Por seu turno, no caso do item “No meu trabalho atual sinto-me: com o número de vezes que já fui promovido nesta apresentação.”, as opções menos comuns foram “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito” e “Insatisfeito” (n=0; 0.0%). Por sua vez, o item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado com o

quanto eu trabalho.”, as opções com menor percentagem de resposta foram “Indiferente” e “Totalmente insatisfeito” (n=0; 0.0%). No que se refere ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o tipo de amizade que os meus colegas demonstram por mim.”, as opções menos consensuais foram “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Indiferente” (n=0; 0.0%). No que toca ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o grau de interesse que as minhas tarefas me despertam.”, as opções menos comummente respondidas foram “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito”, “Indiferente” e “Satisfeito” (n=0; 0.0%). Já o item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado à minha capacidade profissional.”, teve nas opções “Indiferente” e “Totalmente satisfeito”, uma frequência mais baixa (n=0; 0.0%). O item “No meu trabalho atual sinto-me: com a maneira como esta empresa realiza promoções de seu pessoal.”, registou um número nulo (n=0; 0.0%) de respostas nas opções “Totalmente insatisfeito” e “Muito insatisfeito”. No que se refere ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com a capacidade do meu trabalho absorver-me.”, as opções com uma percentagem mais reduzida foram “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Insatisfeito” (n=0; 0.0%). No que concerne ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com as oportunidades de ser promovido nesta empresa.”, as opções menos consensuais (n=0; 0.0%) foram “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Muito satisfeito”. Por sua vez, o item “No meu trabalho atual sinto-me: com o entendimento entre mim e o meu chefe.”, teve nas opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito” e “Indiferente” as que menor percentagem de resposta detiveram (n=0; 0.0%). No que toca ao item “No meu trabalho atual sinto-me: com o meu salário comparado aos meus esforços no trabalho.”, as opções que obtiveram valores de frequência mais reduzidos foram “Indiferente” e “Totalmente satisfeito” (n=0; 0.0%). As opções “Totalmente insatisfeito”, “Muito insatisfeito”, “Insatisfeito” e “Indiferente” foram as menos consensuais (n=0; 0.0%) no caso dos itens: (a) “No meu trabalho atual sinto-me: com a maneira que o meu chefe trata-me.”; (b) “No meu trabalho atual sinto-me: com a variedade de trabalhos que realizo; (c) No meu trabalho atual sinto-me: com a confiança que posso ter com os meus colegas de trabalho; e (d) “No meu trabalho atual sinto-me: com a capacidade profissional do meu chefe.”.

6.2.5.3. Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo