• Nenhum resultado encontrado

CURSOS C/ LABORATÓRIO LABORAT NECESSÁRIO LABORATÓRIO FUNCIONANDO PENDÊNCIAS DE LABORAT A1 8 6 6 5 1 B1 6 6 6 4 2 C1 7 7 15 6 9 D1 4 4 6 5 1 E2 7 3 3 2 1 F2 5 5 5 3 2

8Os dados apresentados na tabela representam o momento da pesquisa de campo, não significando

G3 4 2 2 2 0

H3 5 4 6 5 1

I4 4 3 3 3 0

J4 3 3 3 2 1

TOTAIS 18 14 55 37 18

Fonte: Escolas Pesquisadas / Elaboração da Autora

Através dos dados obtidos, é possível observar que, mesmo inauguradas há mais de três anos, ainda persistem em algumas escolas, pendências relativas a laboratórios técnicos.

Outro aspecto a destacar é o fato de nem todos os cursos necessitarem de laboratórios técnicos, como por exemplo Administração, Comércio e Secretariado, que podem realizar suas práticas no próprio laboratório de Informática Educacional (LEI).

Tais esclarecimentos são importantes para a compreensão das informações contidas na tabela elaborada, onde o número de cursos ofertados nem sempre é igual ao número de laboratórios necessários.

Considerando-se o fato de as aulas práticas serem iniciadas no segundo semestre do 1° ano do curso,é possível deduzir a ocorrência de prejuízos na aprendizagem das disciplinas técnicas, a despeito da adoção de alternativas tais como o estabelecimento de parcerias, que embora importantes não suprem as necessidades por inteiro.

Essa dificuldade é vivenciada por gestores, professores e, principalmente, alunos, que se ressentem da complementação da teoria aprendida em sala de aula, e se configura motivo de grande pressão por parte dos docentes, discentes e familiares, haja vista a expectativa pela formação técnica, conforme explicam uma gestora e um professor coordenador de curso:

Olha, professora, pra ser sincero, a situação agora até que melhorou, porque após muitas reclamações dos alunos, dos pais e dos professores, parte dos laboratórios foram instalados e estão funcionando, mas por mais de dois anos tivemos que apelar para a criatividade pra poder oferecer algumas práticas aos alunos. (Coordenador de curso)

É constrangedor. Os meninos cobram o tempo inteiro, pois a maior expectativa deles é com o início às aulas

práticas. A gente fica de mãos atadas, pois sabemos que não é correto oferecer o curso sem os laboratórios estarem prontos, mas por outro lado, como gestores, a gente entende que nem tudo ocorre conforme planejado. (Gestora de escola D1)

Entre as escolas de 2008, duas não apresentam pendências relacionadas à instalação de laboratórios e nas duas demais as pendências são relacionadas a cursos oferecidos em 2011. Ainda assim, há uma demora considerável na instalação dos mesmos.

Nas escolas de 2009 a situação apresenta maior gravidade. Nenhuma das cinco escolas pesquisadas apresentava todos os seus laboratórios em funcionamento regular no momento da pesquisa. Os casos mais graves ocorrem em unidades escolares que oferecem cursos com alta demanda de laboratórios como na Escola “C1”, com nove laboratórios ainda pendentes de instalação, enquanto nas demais a pendência varia entre um e dois laboratórios ainda não instalados.

. Destacam-se ainda dificuldades referentes à aquisição de materiais de consumo a serem utilizados nas práticas de disciplinas técnicas, cujo repasse de recursos para as escolas nem sempre ocorre de forma sincronizada com a realização das práticas, ou seja, o laboratório está instalado, os equipamentos funcionam adequadamente mas faltam os materiais de consumo para a aula prática.

Também há problemas relacionados à inadequação ou insuficiência de espaço físico para a construção/adaptação de laboratórios técnicos em pelo menos cinco escolas.

No que diz respeito ao material didático oferecido aos alunos, é necessário separá-los em dois grupos: O primeiro grupo, formado por livros didáticos referentes às disciplinas do eixo comum: Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Filosofia e Sociologia; e o segundo grupo, por material didático relativo às disciplinas técnicas, inclusive as apostilas.

Todos os alunos recebem um exemplar dos livros das disciplinas acima referidas, excetuando-se Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia, cuja distribuição foi iniciada em 2011 e ainda não há em quantidade suficiente para todos, e as disciplinas Educação Física e Artes, para as quais não há disponibilidade de livro didático.

Relativamente aos materiais das disciplinas técnicas, os alunos recebem apostilas de todas as disciplinas, as quais são elaboradas pelos consultores de cada um dos cursos e disponibilizadas em meio digital às escolas, que coordenam a licitação para a reprodução das mesmas, distribuídas a todos os alunos dos respectivos cursos. Complementarmente, a Secretaria de Educação vem investindo na formação dos acervos técnicos correspondentes a cada curso.

Os títulos indicados por professores e coordenadores dos cursos são adquiridos e permanecem nas bibliotecas das escolas para consulta e empréstimo, entretanto o número de exemplares adquiridos ainda não é suficiente para suprir a demanda.

Dados de questionários aplicados, também revelam o problema; 5 dos 7 coordenadores de curso afirmam que raramente (R) a bibliografia é encontrada na biblioteca da escola, enquanto 3 indicaram que somente às vezes (AV) o material é de boa qualidade:.

Q, 2.3 - Desempenho Docente e Disciplinas do Curso (S ) Sempre ( Q ) Quase sempre ( AV ) Às vezes ( R ) Raramente ( N ) Nunca

30. O material didático indicado para a disciplina é de boa qualidade. (AV - 3)

31. A bibliografia para estudo do conteúdo é disponível na biblioteca. (R - 5)

As apostilas, apesar de representarem uma opção mais prática em decorrência de um processo menos burocrático de impressão e distribuição, ainda recebem críticas por parte de alunos e professores em decorrência principalmente da existência de erros ou conteúdos não suficientemente aprofundados, mas a possibilidade de revisão e reimpressão com certa facilidade vem contribuindo para sua melhor aceitação por parte dos usuários, reduzindo as reclamações, conforme explica um coordenador de curso :

No começo foi difícil, pois o material era muito ruim. Havia erros de português, informações desatualizadas, trechos até copiados da internet. Havia muitas reclamações dos alunos e dos professores. Hoje o material já é de qualidade muito superior. Os professores das disciplinas têm ajudado, localizando erros antes das apostilas serem reproduzidas e entregues aos alunos. (Coordenador de Curso Escola E2)

As funções de apoio pedagógico nas escolas são desenvolvidas em três ambientes: Laboratório de Ciências, Laboratório Educativo de Informática (LEI) e Centro de Multimeios, que é composto por biblioteca, sala de vídeo e sala de leitura.

Os profissionais que atuam nos laboratórios de informática e de ciências devem ter graduação nas áreas específicas, e tanto podem ser efetivos quanto temporários. Os profissionais lotados no Centro de Multimeios, em um total de 03, sendo um professor regente e dois apoios, devem pertencer à rede, e os apoios devem ser professores readaptados.

Todas as escolas pesquisadas possuem laboratório de ciências em boas condições de funcionamento, equipados com móveis e equipamentos seminovos, assim como os laboratórios de informática, os quais seguem o padrão de 20 computadores ligados à internet, que, conforme já mencionado, sofre alterações na qualidade da conexão, dependendo da localização da escola.

Os Centros de Multimeios estão presentes em todas as escolas, e representam um apoio significativo ao processo educativo. Os profissionais desenvolvem projetos de leitura, dão apoio aos professores de português e outras disciplinas na realização de oficinas, feiras e seminários, realizam eventos culturais e literários, enfim, são bastante atuantes em todas as escolas visitadas.

As bibliotecas das escolas possuem um acervo razoável de livros paradidáticos e organizam o banco de livros didáticos, catalogando e distribuindo aos alunos no início de cada ano letivo.

Os laboratórios de Informática e as Bibliotecas estão entre os espaços favoritos dos alunos, o que pode ser facilmente constatado pela visitação em horários livres. A impressão obtida durante as visitas realizadas pode ser confirmada através das respostas fornecidas nos questionários aplicados aos alunos, onde 80% ou mais classificaram os espaços como “Muito Bom” ou “Bom”, conforme reprodução abaixo:

M- Classifique a sua escola quanto a:

MB BOM REG RUIM