• Nenhum resultado encontrado

Para a realização deste trabalho foram selecionadas sete escolas, uma de cada CDE da cidade de Manaus. A escolha das escolas pretendeu abarcar a multiplicidade de situações encontradas nas escolas de Manaus, dessa forma, foram escolhidas escolas de pequeno, médio e grande porte, que atendessem a diferentes turnos e níveis de ensino. Visando estabelecer uma correspondência entre os atores das escolas pesquisados, as escolas foram nomeadas como Escola 01, Escola 02, Escola 03, Escola 04, Escola 05, Escola 06 e Escola 07. Sendo descritas de acordo com a CDE e a zona territorial a que pertencem; porte; atendimento das modalidades de ensino; quantidade de salas de aula, de alunos matriculados, de manipuladoras de alimentos; atendimento por supervisora de alimentação escolar e nutricionista; estrutura da escola em relação ao refeitório, cozinha e estoque. Ordenadas da seguinte maneira:

a) Escola 01: pertencente à CDE 01, ela fica localizada na zona centro-sul da cidade de Manaus, é de pequeno porte, possui cinco salas de aula em funcionamento nos turnos matutino e vespertino. No ano de 2016, encontra-se atendendo à modalidade de ensino fundamental 1º ciclo, com o total de 293 alunos matriculados. Para o atendimento do programa conta com uma manipuladora de alimentos no turno matutino e uma auxiliar de serviços gerais que atua como manipuladora de alimentos no turno vespertino. Conta, ainda, com uma supervisora de alimentação escolar e uma nutricionista, as quais fazem parte do corpo administrativo da CDE.

Quanto à sua estrutura física, o espaço utilizado como refeitório para os alunos fica na entrada da escola, em área coberta. A cozinha e o depósito da escola possuem tamanhos muito pequenos, não disponibilizando espaço adequado e suficiente para o armazenamento dos gêneros alimentícios, equipamentos e utensílios empregados na alimentação escolar.

b) Escola 02: pertencente à CDE 02, ela está localizada na zona sul da cidade de Manaus, é de médio porte, possui 17 salas de aula em funcionamento nos turnos matutino, vespertino e noturno. No ano de 2016, encontra-se atendendo à

modalidade de ensino fundamental séries finais e ensino médio, com o total de 1.300 alunos matriculados. Para o atendimento do programa conta com duas manipuladoras de alimentos no turno matutino, uma no turno vespertino e uma no turno noturno. Conta, ainda, com uma supervisora de alimentação escolar e uma nutricionista, as quais fazem parte do corpo administrativo da CDE.

Quanto à sua estrutura física, a escola não possui refeitório para os alunos, as refeições são realizadas nas salas de aula ou no pátio da escola. A cozinha possui tamanho mediano, disponibilizando espaço razoavelmente adequado e suficiente para o preparo e distribuição das refeições. O depósito da escola possui tamanho pequeno, não disponibilizando espaço adequado e suficiente para o armazenamento dos gêneros alimentícios, equipamentos e utensílios empregados na alimentação escolar.

c) Escola 03: pertencente à CDE 03, ela fica localizada na zona oeste da cidade de Manaus, é de médio porte, possui 16 salas de aula em funcionamento nos turnos matutino, vespertino e noturno. No ano de 2016, encontra-se atendendo à modalidade de ensino fundamental séries finais, EJA fundamental e EJA médio, com o quantitativo de 1.300 alunos matriculados. Para o atendimento do programa conta com duas manipuladoras de alimentos no turno matutino, duas no turno vespertino e duas no turno noturno. Conta apenas com uma supervisora de alimentação escolar, a qual faz parte do corpo administrativo da CDE e não possui nutricionista.

Quanto à sua estrutura física, o espaço utilizado como refeitório para os alunos fica em área coberta, na frente da cozinha, a qual possui tamanho grande, disponibilizando espaço adequado e suficiente para o preparo e distribuição das refeições. O depósito possui tamanho pequeno, não disponibilizando espaço adequado e suficiente para o armazenamento dos gêneros alimentícios, equipamentos e utensílios empregados na alimentação escolar.

d) Escola 04: pertencente à CDE 04, a escola fica localizada na zona centro- oeste da cidade de Manaus, é de grande porte, possui 20 salas de aula em funcionamento nos turnos matutino, vespertino e noturno. No ano de 2016, encontra- se atendendo à modalidade de ensino médio, com o quantitativo de 2.030 alunos matriculados. Para o atendimento do programa não conta com nenhum manipulador de alimento, em nenhum dos turnos. Fato que se dá devido à escola receber alimentação pronta em seus três turnos através de uma empresa terceirizada,

contratada pela SEDUC. Conta com uma supervisora de alimentação escolar e uma nutricionista, as quais fazem parte do corpo administrativo da CDE.

Quanto à sua estrutura física, a escola não possui refeitório para os alunos, as refeições são realizadas nas salas de aula ou no pátio da escola. A cozinha e o depósito da escola possuem tamanhos pequenos, não disponibilizando espaço adequado e suficiente para preparo e armazenamento dos gêneros alimentícios, além de equipamentos e utensílios empregados na alimentação escolar.

e) Escola 05: pertencente à CDE 05, ela fica localizada na zona leste da cidade de Manaus, é de médio porte, possui 17 salas de aula em funcionamento nos turnos matutino, vespertino e noturno. No ano de 2016, encontra-se atendendo à modalidade de ensino fundamental, EJA fundamental e médio, com o total de 1.290 alunos matriculados. Para o atendimento do programa conta com duas manipuladoras de alimentos no turno matutino, duas no turno vespertino e duas no turno noturno. Conta, ainda, com uma supervisora de alimentação escolar e uma nutricionista, as quais fazem parte do corpo administrativo da CDE.

Quanto à sua estrutura física, o espaço utilizado como refeitório para os alunos em área coberta, na frente da cozinha, a qual juntamente ao depósito possuem tamanhos grandes, disponibilizando espaço razoavelmente adequado e suficiente para o preparo e distribuição das refeições e armazenamento dos gêneros alimentícios, equipamentos e utensílios empregados na alimentação escolar.

f) Escola 06: pertencente à CDE 06, esta escola fica localizada na zona norte da cidade de Manaus, é de médio porte, possui 13 salas de aula em funcionamento nos turnos matutino, vespertino e noturno. No ano de 2016, encontra-se atendendo à modalidade de ensino fundamental séries finais e ensino médio, com total de 1.600 alunos matriculados. Para o atendimento do programa conta com três manipuladoras de alimentos no turno matutino, três no turno vespertino e três no turno noturno. Conta, ainda, com uma supervisora de alimentação escolar e uma nutricionista, as quais fazem parte do corpo administrativo da CDE.

Quanto à sua estrutura física, a escola possui refeitório amplo e adequado para os alunos. A cozinha possui tamanho grande, disponibilizando espaço adequado e suficiente para o preparo e distribuição das refeições. O depósito possui tamanho pequeno, não disponibilizando espaço adequado e suficiente para o armazenamento dos gêneros alimentícios, equipamentos e utensílios empregados na alimentação escolar.

g) Escola 07: pertencente à CDE 07, ela fica localizada na zona norte da cidade de Manaus, é de grande porte, possui 25 salas de aula em funcionamento nos turnos matutino, vespertino e noturno. No ano de 2016, encontra-se atendendo à modalidade de ensino médio regular, EJA fundamental e EJA médio, com o quantitativo total 3.200 alunos matriculados. Para o atendimento do programa conta com três manipuladoras de alimentos no turno matutino, três no turno vespertino e três no turno noturno. Conta, ainda, com uma supervisora de alimentação escolar e uma nutricionista, as quais fazem parte do corpo administrativo da CDE.

Quanto à sua estrutura física, o espaço utilizado como refeitório para os alunos fica em área coberta, na frente da cozinha, a qual possui tamanho médio, disponibilizando espaço razoavelmente adequado e suficiente para o preparo e distribuição das refeições. O depósito possui tamanho pequeno, não disponibilizando espaço adequado e suficiente para o armazenamento dos gêneros alimentícios, equipamentos e utensílios empregados na alimentação escolar.

2 A IMPLEMENTAÇÃO DO PNAE EM MANAUS: POSICIONAMENTOS EM