• Nenhum resultado encontrado

Estratégias de ecodesign e suas respectivas prioridades

No documento Análise de produtos concebidos como (páginas 86-94)

CAPÍTULO IV – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1. Empresa: Construcell – Construções e Incorporações Ltda

4.1.4 Estratégias de ecodesign e suas respectivas prioridades

Na Estratégia 0, que trata do desenvolvimento de novo conceito (Gráfico 2), observando-se os aspectos ambientais que devem ser incorporados na fase inicial do ciclo de vida do produto, as dimensões “desmaterialização” e “uso compartilhado do produto” não se aplicam ao produto em análise.

Com relação à dimensão “integração de funções”, as afirmativas: “o produto integra várias funções dentro do seu campo de utilização” e “o uso do produto desperta sentimentos positivos ao usuário” sempre são aplicadas e têm muita relevância, o que resulta em prioridade (10) para as afirmativas e para a respectiva dimensão, uma vez que a afirmativa “o produto foi projetado ergonomicamente” não tem aplicabilidade.

No que se refere à dimensão “otimização funcional do produto ou componente”, contatou-se que as afirmativas: “o produto foi criado priorizando funções estéticas” e “devidamente adaptado às necessidades dos clientes” são consideradas muito relevantes e sempre aplicadas, assim apresentam prioridade (10), consequentemente, a dimensão também apresenta prioridade (10).

Gráfico 2 - Estratégia 0: Desenvolvimento de novo conceito (Módulo Prismático Autoestruturado) Fonte: Dados da pesquisa (2012)

A baixa prioridade (10) desta estratégia, considerando as dimensões aplicáveis ao produto, é justificada pelo fato do módulo prismático autoestruturado ser utilizado de acordo com a necessidade do cliente, ou seja, tanto como elemento de cobertura quanto de

0 10 20 30 40 Desmaterialização (não aplicável) Uso compartilhado do produto (não aplicável)

Integração de funções (10)

Otimização funcional do produto ou componente

estrutura, ou seja, é multifuncional, o que faz com que sentimentos positivos sejam despertados aos usuários.

A Estratégia 1, que aborda a seleção de materiais de baixo impacto ambiental apresenta-se como baixa prioridade (Gráfico 3). A empresa percebe a “utilização de materiais não agressivos” como algo muito relevante, por isso sempre “evita o uso de materiais tóxicos no produto” e o “uso de matérias-primas com problemas já conhecidos”. Assim esta dimensão totaliza prioridade (10).

No que tange à dimensão “materiais renováveis”, a empresa a considera pouco relevante e não a aplica, pois embora o PET seja originado do petróleo, a matéria-prima do

módulo prismático autoestruturado é totalmente reciclada. Desta forma, esta dimensão

expressa prioridade (0).

Quanto à dimensão “materiais reciclados”, conforme já comentado, esta dimensão apresenta prioridade (10) por ter muita relevância e sempre ser aplicada.

A empresa faz utilização de materiais que “demandam pouca energia em sua transformação”. O consumo de energia para produzir uma unidade do produto é de apenas 0,0032 kWh. Assim, a prioridade da afirmativa e da respectiva dimensão é (10) em face de apresentarem muita relevância e sempre terem efetiva aplicação.

Finalizando, o módulo prismático autoestruturado é composto por “materiais que podem ser reciclados, tornando-os materiais para serem reutilizados na fabricação de novos produtos”. Para a empresa esta afirmativa tem prioridade (10), pois sempre é aplicada e tem muita relevância.

Gráfico 3 - Estratégia 1: Seleção de materiais de baixo impacto (Módulo Prismático Autoestruturado) Fonte: Dados da pesquisa (2012)

0 10 20 30 40 Materiais não agressivos (10) Materiais renováveis (0) Materiais reciclados (10) Materiais de baixo conteúdo energético (10) Materiais recicláveis (10)

A baixa prioridade (8) desta Estratégia é justificada pelo fato da empresa não utilizar no produto materiais tóxicos ou com problemas já conhecidos, escassos ou em risco de extinção, bem como utilizar materiais que demandam pouca energia em sua transformação e materiais que podem se reciclados tornando-os materiais para serem reutilizados na fabricação de novos produtos.

Tratando-se da Estratégia 2, que aborda a redução de uso de materiais (Gráfico 4), para a empresa, a dimensão “redução de peso” tem muita relevância e sempre é aplicada, pois o PET é bem mais leve que outros materiais como cerâmica, madeira, vidro ou metal.

No que concerne à “redução de volume”, esta dimensão não é aplicável ao módulo

prismático autoestruturado, haja vista o produto não ter concorrentes diretos no mercado e

já apresentar-se como produto substituto e com volume reduzido.

Gráfico 4 - Estratégia 2: Redução de uso de materiais (Módulo Prismático Autoestruturado) Fonte: Dados da pesquisa (2012)

No que concerne à dimensão racionalização de transportes, apenas a afirmativa “preferência por matérias-primas, produzidas localmente, para minimização das distâncias de transporte” tem aplicabilidade. Esta afirmativa, por ter muita relevância é sempre aplicada. Assim, tanto esta afirmativa, quanto as respectivas dimensão e Estratégia, resultam em prioridade (10), o que caracteriza baixa prioridade.

Quanto à Estratégia 3, que se refere a otimização das técnicas de produção (Gráfico 5) na dimensão “técnicas de produção alternativa”, para a afirmativa “utilização de técnicas de produção alternativa”, a empresa percebe que não tem nenhuma relevância e não a aplica. Entretanto, a afirmativa “utilização de tecnologias que previnem risco ao meio ambiente” tem

0 10 20 30 40 Redução de peso (10)

Redução de volume (não aplicável) Racionalização de

muita relevância e sempre é aplicada. Isto ocorre devido à forma de fabricação do produto, que necessita de máquinas injetoras, as quais não causam danos diretos ao meio ambiente. Desta forma, a prioridade é (5).

Quanto à dimensão “redução do consumo e uso racional de energia”, esta sempre tem aplicabilidade e muita relevância, culminando-se em prioridade (10), haja vista o consumo de energia para produzir uma unidade do módulo prismático autoestruturado ser de apenas 0,0032 kWh.

Em face do pequeno consumo energético, a “utilização de fontes de energia renovável na fabricação do produto”, para a empresa, demonstra pouca relevância e não é aplicada. Assim, esta afirmativa e a sua respectiva dimensão têm prioridade (20).

No que concerne às dimensões: “redução de etapas de processo de produção”, “redução da geração de refugos/resíduos” e “redução e uso racional de insumos de produção”, estas não têm aplicabilidade. Durante o processo de produção não é gerado nenhum resíduo sólido, líquido ou gasoso. Ressalta-se que as máquinas utilizadas no processo produtivo utilizam energia e que, quanto ao principal insumo utilizado, quanto mais garrafas PET forem utilizadas como matérias-primas, maiores benefícios para o meio ambiente.

Gráfico 5 - Estratégia 3: Otimização das técnicas de produção (Módulo Prismático Autoestruturado) Fonte: Dados da pesquisa (2012)

A baixa prioridade (11,7) desta Estratégia é justificada pelo fato da empresa utilizar no processo de produção, máquinas que permitem o uso racional de energia e que não causam

0 10 20 30 40 Técnicas de produção alternativas (5) Redução de etapas de processo de produção (não aplicável) Redução do consumo e uso racional de energia

(10)

Uso de energia mais limpa (20) Redução da geração de

refugos/resíduos (não aplicável) Redução e uso racional de insumos de produção

danos diretos ao meio ambiente; embora não utilize fontes de energia renovável como a solar ou eólica.

Quanto à Estratégia 4, que aborda aspectos inerentes ao sistema de distribuição

eficiente (Gráfico 6), as dimensões: “uso de sistemas de transportes eficientes” e “logística

eficiente” não foram analisadas devido o produto ainda não ser comercializado.

No que tange à dimensão “redução e uso racional de embalagens”, verificou-se que, para a empresa, “utilizar o mínimo de embalagem possível” e “material de embalagem reciclável” têm muita relevância e sempre são aplicadas, portanto, cada afirmativa tem prioridade (10). Por outro lado, “utilização de embalagem retornável” não tem nenhuma relevância e não é aplicada, prioridade (0). Desta forma, a dimensão tem prioridade (6,7).

No que concerne à dimensão “uso de embalagens mais limpas”, as afirmativas “utilização de material de embalagem feito a partir de materiais reciclados” e “utilização de material de embalagem feito a partir de materiais biodegradáveis” resultam em prioridade (10) por serem muito relevantes e sempre aplicadas. Em face aos materiais de embalagem utilizados pela empresa, “utilização de material de embalagem feito a partir de matérias- primas renováveis”, não apresenta nenhuma relevância e não é aplicada, prioridade (0). Assim, esta dimensão culmina em prioridade (6,7).

Gráfico 6 - Estratégia 4:Sistema de distribuição eficiente (Módulo Prismático Autoestruturado) Fonte: Dados da pesquisa (2012)

0 10 20 30 40

Redução e uso racional de embalagens (6,7)

Uso de embalagens mais limpas (6,7)

Uso de sistemas de transportes eficientes

(não analisado) Logística eficiente (não

Em relação às duas dimensões analisadas, esta Estratégia apresenta baixa prioridade

(6,7). Isto ocorre pelo fato da empresa, para evitar arranhões na fase de distribuição, utilizar

como embalagem para o produto filme de PVC, o qual pode ser produzido a partir de material reciclado e biodegradável.

No que tange à Estratégia 5, que trata da redução do impacto ambiental no nível de

usuário (Gráfico 7), para o módulo prismático autoestruturado as dimensões “baixo

consumo energético” e “prevenção de desperdícios pelo design” não têm aplicabilidade, haja vista o produto não consumir energia durante o uso; ao contrário, leva a redução do consumo de energia devido à luz que o atravessa e não apresenta nenhum desperdício, pois o consumidor utiliza-o na medida exata de acordo com suas necessidades.

Para a empresa, no nível do usuário, têm muita relevância e são sempre aplicadas a “redução de insumos” e a “utilização de materiais não tóxicos ou perigosos” o que resulta em prioridade (10).

. Gráfico 7 - Estratégia 5: Redução do impacto ambiental no nível do usuário (Módulo Prismático Autoestruturado)

Fonte: Dados da pesquisa (2012)

0 10 20 30 40 Baixo consumo energético (não aplicável)

Uso racional e redução de insumos durante a

aplicação (10)

Uso de insumos limpos (10)

Prevenção de desperdícios pelo design

A baixa prioridade desta Estratégia (10) justifica-se pelo fato do usuário, quando da aplicação do módulo prismático autoestruturado, utilizar pouquíssima energia para parafusar uma peça à outra no caso de grandes obras, pois nas pequenas montagens de estrutura ou cobertura a parafusagem pode ser manual. Com relação à limpeza, ela pode ser feita utilizando apenas um pano úmido.

Em relação à Estratégia 6, que se refere a otimização do tempo de vida do produto (Gráfico 8), a dimensão “confiabilidade e durabilidade”, cujas afirmativas são: “o produto é projetado para durar e pode lidar com os encargos de uso intensivo” e “os materiais utilizados conservam características como cor e forma”, têm muita relevância e são sempre aplicadas, de forma que a prioridade de cada uma destas afirmativas e desta dimensão é (10), pois o PET é bastante resistente e o produto tem uma vida útil estimada de 50 anos.

No que se refere a “utilização de design clássico no sentido de estilo”, para a empresa, é muito relevante e sempre é aplicada a afirmativa “o design do produto assegura-lhe apreciação pelo usuário”. Assim, tal afirmativa e dimensão têm prioridade (10), pois quando da junção dos módulos para montagem da estrutura ou cobertura, o resultado caracteriza-se como obra de estilo único.

Gráfico 8 - Estratégia 6: Otimização do tempo de vida do produto (Módulo Prismático Autoestruturado) Fonte: Dados da pesquisa (2012)

Como às demais dimensões: “fácil manutenção e reparo”, “estrutura modular do produto” e “zelo do usuário com o produto”, não são aplicáveis porque o produto se constitui peça única a prioridade desta Estratégia é (10), o que caracteriza baixa prioridade.

0 10 20 30 40 Confiabilidade e durabilidade (10) Fácil manutenção e reparo (não aplicável)

Estrutura modular do produto (não aplicável) Utilização de design

clássico no sentido de estilo (10) Zelo do usuário com o produto (não aplicável)

Finalizando com a Estratégia 7, que aborda a otimização do pós-uso (Gráfico 9), evidencia-se que, na dimensão “reutilização do produto”, as afirmativas “adoção de um sistema de logística reversa do produto objetivando sua reutilização” e “apresentação no produto de informações sobre o propósito de sua reutilização” não têm nenhuma relevância e não são aplicadas, prioridade (0); enquanto que a afirmativa “reutilização do produto para o mesmo ou outro fim” , tem prioridade (10) por apresentar muita relevância e poder sempre ser aplicada. Desta forma, esta dimensão tem prioridade (3,3).

Ressalta-se que em face às afirmativas apresentadas, a dimensão “recondicionamento e remanufatura” não é aplicável ao módulo prismático autoestruturado.

Gráfico 9 - Estratégia 7: Otimização do pós-uso (Módulo prismático autoestruturado) Fonte: Dados da pesquisa (2012)

Ao se tratar da dimensão “reciclagem de materiais”, apenas a afirmativa “os materiais utilizados permitem a reciclagem” é aplicável ao produto em análise. Para a empresa, esta afirmativa tem muita relevância e sempre é aplicada, o que resulta em prioridade (10).

Esta Estratégia tem prioridade (6,65), o que caracteriza baixa prioridade.

O Quadro 14 exibe uma síntese das Estratégias do módulo prismático

autoestruturado. 0 10 20 30 40 Reutilização do produto (3,3) Recondicionamento e remanufatura (não aplicável) Reciclagem de materiais (10)

Estratégias de Ecodesign Níveis de prioridade Estratégia 0: Desenvolvimento de novo conceito Baixa prioridade Estratégia 1: Seleção de matérias de baixo impacto Baixa prioridade Estratégia 2: Redução de uso de materiais Baixa prioridade Estratégia 3: Otimização das técnicas de produção Baixa prioridade Estratégia 4: Sistema de distribuição eficiente Baixa prioridade Estratégia 5: Redução do impacto ambiental no nível de usuário Baixa prioridade Estratégia 6: Otimização do tempo de vida do produto Baixa prioridade Estratégia 7: Otimização do pós-uso Baixa prioridade

Quadro 14 - Síntese das estratégias e suas respectivas prioridades (Módulo Prismático Autoestruturado) Fonte: Dados da pesquisa (2012)

Verifica-se no Quadro 14 que desde a criação do módulo prismático

autoestruturado até a fase pós-uso, todas as estratégias são de baixa prioridade.

4.1.5 Relação entre intensividade dos aspectos ambientais (Ecodesign PILOT) e as

No documento Análise de produtos concebidos como (páginas 86-94)