• Nenhum resultado encontrado

Estudo de Caso

No documento Download/Open (páginas 50-53)

4. METODOLOGIA

4.1. Estudo de Caso

Diversos procedimentos de busca da informação e de análise têm sido empregados na realização de alguns estudos sobre vendas de flores tropicais. No entanto a comercialização de flores pela internet é uma inovação e a diversidade de questões relacionadas com recursos físicos, financeiros e humanos, disponíveis para esses procedimentos tem sido objeto de vários estudos. Daí a existência de diversas metodologias de pesquisa, para a busca das informações e para compras de flores, entre elas a de estudo de casos.

O estudo de caso é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada no campo das ciências sociais, sendo sua utilização justificada pelo fato de, em muitas circunstâncias, constituír a modalidade de pesquisa mais adequada aos objetivos pretendidos (GIL 2000; CANDELORO 2006).

Essa pesquisa no estado de Pernambuco está focada num estudo de caso de quatro empresas que comercializam flores tropicais pela internet. Para um tipo de pesquisa sob a ótica explicativa, foram realizadas visitas e utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas, anotações e levantamento de informações com os gestores nas empresas de flores tropicais pesquisadas.

Segundo Gil (2000) “O pesquisador necessita dispor de sólidos conhecimentos acerca do assunto a ser pesquisado e muita clareza quanto aos objetivos pretendidos em sua pesquisa”.

O estudo de caso é um método de investigação qualitativa que pode e deve ter uma orientação teórica bem fundamentada, que sirva de suporte à formulação das respectivas questões, instrumentos de recolhimento de dados e guia na análise dos resultados. O pesquisador deve seguir um esquema de enquadramento teórico, das suas finalidades, objetivos e recursos disponíveis, que requer a observação de diversas variáveis, de modo a comparar e contrastar com outros casos.

Segundo Candeloro (2006) “O estudo de caso é a técnica que mais se alia à pesquisa de natureza qualitativa e que contempla fenômenos ou fatos sociais contemporâneos”.

O que define um caso é a sua delimitação natural, sua origem e evolução. As empresas estudadas mostraram estabilidade interna tendo por base um estudo detalhado, intensivo e interativo das informações obtidas.

Segundo Martins (2002) “O trabalho de um estudo de caso é precedido pela exposição do problema de pesquisa que compõe a teoria preliminar que será avaliada a partir dos achados da pesquisa.”

A vantagem de utilizar o estudo de caso na pesquisa foi constituir um material sobre flores tropicais descritivo suficientemente, rico para permitir novas reinterpretações, sendo mais acessíveis ao público em geral, relacionando a teoria à prática. Já uma das desvantagens é que sendo um estudo muito complexo, onde o acesso as informações pode levantar problemas na confidencialidade dos dados tendo um limite entre o pesquisado e o privado. No estudo das empresas foi aplicado o modelo de análise referenciado ao E- commerce numa visão sistêmica, desenvolvido no item 4.2 a seguir, o qual orientou os procedimentos do levantamento realizado nas quatro empresas de flores tropicais que se utiliza do comércio pela internet.

A técnica do E-commerce na internet para análise do comércio eletrônico das quatro empresas de flores tropicais é dividido em dez passos sobre as operações de compra e venda, tendo como principal questão o estabelecimento de uma nova filosofia de percepção de compra eletrônica, pois o internauta realiza a compra através do canal de comunicação, que é a internet (MENEZES, 2003; ALBERTIN, 2004).

Procura-se a identificar os modelos de comércio eletrônico utilizados pelas quatro empresas de flores tropicais, verificando as principais vantagens e dificuldades encontradas na utilização do comércio eletrônico e descrevendo os benefícios e limitações dessa nova tecnologia de negócio. O trabalho consistiu em aplicar as técnicas de E-commerce nas quatro empresas pesquisadas do ramo de flores. As informações utilizadas foram obtidas de fontes secundárias e de fontes primárias, mediante entrevistas informais e semi- estruturadas com “as empresas chaves” que foram estudadas nesse comércio eletrônico, como é mostrado a seguir na (figura 7).

Figura 7 – Empresas estudadas no Comércio Eletrônico de Flores Tropicais Fonte: Elaborado pelo autor

Para definir que empresas seriam entrevistadas nesse estudo, realizou-se um levantamento na internet no site guiamais, para saber quantas empresas em Pernambuco possuem sites de vendas de flores tropicais e foi encontrado um total de oito empresas (Teleflores Silvestre, Flores Boa Viagem, Floresbella, Brtropical, Atlantis Flora Tropical, Terra Flores e Decorações, Plante Saúde e Mata Sul flores tropicais). Para verificar a receptividade em atender a demanda da pesquisa procedeu-se contato com essas as empresas tanto pessoalmente quanto por telefone. Escolheu-se então para o estudo de caso quatro empresas de flores tropicais que foram receptivas ao trabalho. São elas a empresa Floresbella que é uma loja física que compra flores de produtores para revenda, e que iniciou em 2003 as atividades nesse segmento de flores tropicais e plantas ornamentais. As outras três empresas possuem fazendas para produção de flores tropicais. A BRTropical foi criada em 2005 sendo a mais nova e moderna empresa de produção e comercialização de flores, folhagens e plantas tropicais neste mercado. A Atlantis, fundada em 2002, a maior empresa que permanece no setor dedicando-se à produção e comercialização de plantas, folhagens e flores tropicais. Destina seus produtos ao mercado brasileiro e internacional. E a Mata Sul flores Tropicais, que desenvolve desde 1996 o plantio de flores tropicais e atua com a tradicional cultura canavieira na zona da mata Sul do Estado de Pernambuco.

E-Commerce Empresa 4 E-Commerce Empresa 1 E-Commerce Empresa 2 E-Commerce Empresa 3

Durante a pesquisa foi utilizado material, informações estatísticas e técnicas obtidas em diversos eventos nacionais e internacionais ligados ao comércio eletrônico e ao Agronegócio. A seguir apresentam-se as etapas do E-commerce utilizadas no modelo de análise das quatro empresas pesquisadas.

4.2. O MODELO DE ANÁLISE DO COMÉRCIO ELETRÔNICO APLICADO ÀS

No documento Download/Open (páginas 50-53)

Documentos relacionados