• Nenhum resultado encontrado

Essa etapa tem como principal objetivo organizar, de acordo com as seis áreas de atuação sugeridas por Libâneo (2008), o trabalho da equipe gestora junto aos professores para auxiliar a atuação docente. Essas áreas, de responsabilidade direta da equipe gestora, se articuladas, asseguram o apoio pedagógico e operacional ao trabalho escolar, auxiliando os professores no seu exercício profissional na escola e na sala de aula.

Assim, são propostas seis ações: planejamento, formulação e execução do projeto pedagógico-curricular; organização e desenvolvimento do currículo; organização e desenvolvimento do ensino; práticas de gestão técnico- administrativas e pedagógico-curriculares; desenvolvimento profissional e avaliação institucional e da aprendizagem, que podem ser agrupadas em três blocos, como sugere Libâneo (2008), no quadro 5

Quadro 6: Áreas de atuação da equipe gestora junto aos professores

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E DESENV. DO CURRICULO E DO ENSINO

1. Planejamento, formulação e execução do projeto pedagógico-curricular. 2. Organização e desenvolvimento do currículo.

3. Organização e desenvolvimento do ensino.

PRÁTICAS DE GESTÃO E DESENVOVLIMENTO PROFISSIONAL

4. Práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógico-curriculares. 5. Desenvolvimento profissional.

PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DE APRENDIZAGEM

6. Avaliação institucional e da aprendizagem. Fonte: Libâneo (2008).

A seguir destacamos como serão desenvolvidos cada um desses blocos de ações.

3.2.1 Bloco de Ações 1: Planejamento, Organização e Desenvolvimento do currículo e do ensino

O primeiro bloco de ações consiste em planejar, organizar e desenvolver o currículo e o ensino. Tem como objetivo construir, discutir e executar o currículo e o ensino da escola de forma democrática através da efetiva participação da comunidade escolar, efetivando, com isso, uma unidade preconizada.

Apresenta como sujeitos a equipe gestora, os professores e os membros do conselho escolar. A equipe gestora é a responsável pela ação já que ela será desenvolvida nas reuniões de planejamento dos professores, nas reuniões com todos os docentes e nas reuniões com os membros do conselho escolar. Nessas reuniões – com os membros do conselho escolar e com todos os professores -, primeiramente serão discutidos a missão; os objetivos e os valores da instituição, bem como estabelecidas metas e estratégias para o alcance desses objetivos. A partir de então, os professores de cada área de conhecimento, nas reuniões de planejamento, sob a orientação do coordenador escolar responsável, construirão o currículo da área e planejarão o ensino alinhado às demais áreas de conhecimento.

O período de execução dessa ação tem início em janeiro de 2014, com a construção e/ou reconstrução do currículo e, de forma contínua e processual, revista e executada a partir de fevereiro de 2014.

Quadro 7: Primeiro bloco de ações da equipe gestora junto aos professores AÇÕES: 1.Planejamento, formulação e execução do projeto pedagógico-curricular.

2. Organização e desenvolvimento do currículo. 3. Organização e desenvolvimento do ensino.

OBJETIVOS SUJEITOS DESENVOVLVIMENTO PERÍODO Construir e executar o currículo da escola de forma democrática através da efetiva participação da comunidade escolar.

Equipe gestora, grupo de professores e conselho escolar.

Discussões nas reuniões de planejamento dos professores, nas reuniões com todos os professores e nas reuniões do conselho escolar. Construção – a partir de janeiro de 2014. Revisão e Execução – a partir de fevereiro de 2014.

É importante considerar que o planejamento, a formulação, a execução e a organização do currículo e do ensino devem ser vistos como um processo contínuo na escola envolvendo todos os atores escolares. As discussões sobre o currículo e ensino devem ser permeadas pela efetiva participação de toda comunidade escolar. Para tanto, é imprescindível que a gestão da escola promova espaços que propiciem essas discussões como proposto.

3.2.2 Bloco de Ações 2: Práticas de gestão e Desenvolvimento profissional

O segundo bloco consiste em promover práticas de gestão e desenvolvimento profissional. Tem como objetivo promover espaços democráticos-participativos, que possibilitem o clima de trabalho necessário para a efetivação das atividades de rotina e do desenvolvimento profissional das equipes. A ação tem como sujeitos a equipe gestora, os professores e as demais equipes da escola.

A equipe gestora é a responsável pela ação já que ela será desenvolvida nas reuniões propostas na agenda mensal, de modo a promover espaços de participação e desenvolvimento profissional dos atores escolares. Em cada uma dessas reuniões, as equipes terão a oportunidade de refletir sobre a sua ação, propondo estratégias para a melhoria do seu trabalho, fundamentado em estudos propostos pelo membro da equipe gestora, responsável pela reunião.

O seu período de execução tem início em janeiro de 2014 com a instituição da agenda mensal de reuniões já proposta.

Quadro 8: Segundo bloco de ações da equipe gestora junto aos professores AÇÕES: 4. Práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógico-curriculares.

5. Desenvolvimento profissional.

OBJETIVOS SUJEITOS DESENVOVLVIMENTO PERÍODO Promover espaços

democráticos-participativos que possibilitem o clima de trabalho necessário para a efetivação das atividades de rotina e do

desenvolvimento

profissional das equipes.

Equipe gestora, professores e demais equipes da escola.

As reuniões propostas na agenda mensal serão realizadas de modo a promover espaços de participação e desenvolvimento profissional dos participantes. A partir de janeiro de 2014.

Fonte: Elaboração própria (2013).

Desse modo, as equipes terão a possibilidade de exercer práticas de gestão e se desenvolver profissionalmente, tendo em vista que fará parte da sua agenda de

trabalho se reunir com os seus pares para estudar, discutir e refletir sobre sua ação profissional.

3.2.3 Bloco de Ações 3: Avaliação institucional e da aprendizagem

O terceiro bloco de ações consiste na elaboração e na leitura de instrumentos de Avaliação Institucional e da Aprendizagem. Tem como objetivo prover meios de elaboração e de apropriação dos instrumentos e dos resultados dessas avaliações. A ação tem como sujeitos a equipe gestora, os professores e os membros do conselho escolar, sendo a equipe gestora responsável pela ação, já que ela será desenvolvida nas reuniões de planejamento dos professores e nas reuniões com os membros do conselho escolar.

O período de execução tem início em janeiro de 2014 com a instituição da agenda mensal de reuniões já proposta.

Quadro 9: Terceiro bloco de ações da equipe gestora junto aos professores AÇÕES: 6. Avaliação institucional e da aprendizagem.

OBJETIVOS SUJEITOS DESENVOVLVIMENTO PERÍODO Prover meios de elaboração e de apropriação dos instrumentos e dos resultados de avaliação institucional e da aprendizagem. Equipe gestora, grupo de professores e conselho escolar. Reuniões de planejamento e nas reuniões com os membros do conselho escolar.

A partir de janeiro de 2014.

Fonte: Elaboração própria (2013).

É importante considerar que, a elaboração desses instrumentos de avaliação deve ser acompanhada da apropriação dos seus resultados, de modo que a escola possa pensar em intervenções mais focadas.

O efetivo desenvolvimento das ações acima já promove formação continuada junto aos professores. No entanto, algumas ações específicas serão propostas na próxima seção, como o intuito de potencializar essa formação.

3.3 Etapa 3 - Promover formação continuada com os professores da escola:

Documentos relacionados