• Nenhum resultado encontrado

3. PLANO DE AÇÂO EDUCACIONAL – APRESENTAÇÂO DA PROPOSTA

3.2. Etapa 1: Sensibilização da equipe escolar

A sensibilização da equipe escolar será a primeira etapa da proposta de intervenção apresentada à escola. Ela é importante porque visa redimensionar o PEAS Juventude na escola, resgatando a sua evolução no âmbito dos resultados apresentados e do diagnóstico coletivo em relação aos aspectos que interferem negativamente no alcance dos objetivos do programa.

Essa etapa será constituída de duas ações, a saber: apresentação do programa e dos seus resultados à comunidade escolar, em 2012 e realização do diagnóstico coletivo em relação ao PEAS Juventude

Ação 1: Apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar:

A apresentação do programa e de seus resultados à comunidade escolar visa nortear as estratégias de ação a serem implementadas na escola, em 2014, com o objetivo de otimizar o desenvolvimento do PEAS Juventude para que ele obtenha o êxito esperado.

A ação será realizada pela coordenadora regional do PEAS Juventude e a coordenadora GDPEAS, por meio de reunião coletiva, realizada em cada turno, envolvendo todos os profissionais da escola.

Considerando-se o quantitativo de profissionais, bem como uma melhor organização da escola, a reunião será realizada em três turnos, a saber: manhã, tarde e noite para os profissionais dos respectivos turnos. Com isso, contemplará os horários de funcionamento da escola, favorecendo a participação de todos.

Essas reuniões serão importantes porque pretendem mostrar as ações do programa realizadas na escola, as estratégias utilizadas e de que forma elas podem contribuir para a melhoria na formação dos alunos. Sendo assim, os profissionais da escola que não conhecem o programa, incluindo o gestor, terão a oportunidade de refletir sobre a importância do PEAS Juventude para a escola e de que forma ele poderá favorecer também a prática pedagógica dos professores.

No primeiro momento da reunião, para dar início à discussão, será lançada esta pergunta aos participantes: O que você sabe sobre o PEAS Juventude? Cada participante poderá falar sucintamente o que sabe sobre o programa.

Essa sondagem permitirá ao coordenador regional identificar o conhecimento que o grupo tem sobre o PEAS Juventude e, com isso, realizar, em seguida, uma explanação sobre o histórico do programa na escola, o seu objetivo geral, a sua metodologia, os temas trabalhados e quais os seus benefícios para a formação dos alunos e para a prática pedagógica dos professores.

Posteriormente, a coordenadora do GDPEAS apresentará aos participantes o desenvolvimento do programa na escola, em 2012, enfocando como foi constituído o GDPEAS e os JPPEAS da escola; em que consiste a formação continuada com o GDPEAS e as oficinas temáticas com os JPPEAS; o que são os mini projetos e como eles foram realizados na escola; o envolvimento do GDPEAS e dos JPPEAS na execução das ações do projeto.

Será apresentada, em seguida, a avaliação do programa, no ano de 2012, a partir da visão do GDPEAS e dos JPPEAS, onde foram observados os aspectos, a saber: planejamento sistematizado para os estudos da formação continuada com o GDPEAS e as oficinas temáticas com os JPPEAS; contribuições dos estudos da formação continuada para a melhoria do trabalho dos professores; contribuições das oficinas temáticas para a melhoria na aprendizagem dos alunos; as contribuições dos mini projetos para a vida pessoal e escolar dos alunos; cumprimento das ações previstas no cronograma do projeto; realização de eventos que merecem destaque na escola.

A coordenadora do GDPEAS apresentará essa avaliação, a partir de uma pesquisa de opinião realizada com o GDPEAS e os JPPEAS. As perguntas para a elaboração dessa pesquisa compreendem os itens, acima mencionados, e foram elaboradas, conforme o quadro 4, a seguir:

Quadro 4 – Proposta de roteiro de pesquisa de opinião realizada com o GDPEAS e os JPPEAS

Roteiro de pesquisa de opinião realizada com o GDPEAS

Perguntas Respostas

1 - Na sua opinião, houve planejamento sistematizado para os estudos da formação continuada do PEAS Juventude?

( ) sim ( ) não ( ) em parte

2 - Na sua opinião, os estudos da formação continuada contribuíram para a melhoria da sua prática pedagógica?

( ) sim ( ) não ( ) em parte

contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos alunos?

4 - Na sua opinião, os mini projetos contribuíram para a melhoria de comportamento dos

JPPEAS?

( ) sim ( ) não ( ) em parte

5 - Na sua opinião, as ações propostas no

projeto foram realizadas? ( ) sim ( ) não ( ) em parte 6 - Na sua opinião, houve algum evento

realizado na escola pelos JPPEAS, que merece destaque?

( ) sim ( ) não. Qual?

Roteiro de pesquisa de opinião realizada com os JPPEAS 1 – Na sua opinião, os professores GDPEAS

planejaram as oficinas temáticas? ( ) sim ( ) não ( ) 2 – Na sua opinião, os estudos da formação

continuada dos professores GDPEAS melhoraram as suas aulas ?

( ) sim ( ) não ( ) um pouco

3 – Na sua opinião, as oficinas temáticas melhoraram a sua aprendizagem em sala de aula?

( ) sim ( ) não ( ) um pouco

4 – Na sua opinião, os mini projetos contribuíram para a sua vida pessoal e escolar?

( ) sim ( ) não ( ) um pouco

5 – Na sua opinião, as ações propostas pelos

JPPEAS no projeto foram realizadas? ( ) sim ( ) não ( ) em parte 6 – Na sua opinião, há algum evento realizado

pelos JPPEAS na escola, que merece destaque?

( ) sim ( ) não ( ). Qual?

Fonte: elaborado pela pesquisadora

As respostas a essas perguntas serão tabuladas e apresentadas em gráficos, favorecendo uma visão objetiva dos resultados do PEAS Juventude, considerando a participação do GDPEAS e JPPEAS. Isso reforçará a necessidade de toda a escola se sensibilizar para a importância do programa e contribuir para a sua melhoria na escola.

Em seguida, serão apresentados, pela coordenadora regional, os resultados da avaliação anual do programa na escola, no ano de 2012, considerando-se o desenvolvimento de todas as suas ações previstas no projeto.

Essas ações envolvem a realização dos estudos da formação continuada, das oficinas temáticas, dos mini projetos, bem como o envolvimento das equipes de trabalho, as observações feitas pela coordenadora regional nos momentos de acompanhamento pedagógico à escola, entre outros aspectos.

No terceiro e último momento da reunião, a coordenadora regional distribuirá para os participantes uma ficha, contendo as perguntas: o que você aprendeu sobre o PEAS Juventude? Na sua opinião, o PEAS Juventude é importante para a escola? Por quê?

As respostas registradas nas fichas e entregues a coordenadora regional, servirão de avaliação dessa primeira ação, mostrando qual a compreensão que os participantes tiveram do programa e qual a sua importância para a escola.

O consolidado dessa avaliação, a ser realizado pela coordenadora regional e a coordenadora GDPEAS, servirá de subsídio para a segunda ação proposta no plano de intervenção.

O período proposto para essa ação de sensibilização da escola será o início do ano letivo de 2014, na segunda quinzena do mês de fevereiro. Ela terá a duração de 4 horas. A escolha dessa data coincide com o início das atividades do PEAS Juventude, propostas pela SEE/MG, sendo, portanto, um momento oportuno para que a escola repense a operacionalização do programa, logo no início de seu desenvolvimento anual. As reuniões acontecerão no auditório da própria escola.

Os recursos financeiros para a execução dessa ação serão disponibilizados pela escola, uma vez que ela possui recursos de multimídia, data show, notebook, bem como resma de papel A4, copiadora e cartuchos para impressora. Na primeira ação, o material a ser utilizado se resume na reprodução dos questionários para a realização da pesquisa com o GDPEAS e os JPPEAS e na confecção das fichas a serem entregues aos participantes da reunião a fim de que registrem suas respostas em relação à pergunta sobre o aprenderam sobre o PEAS Juventude e a importância dele para a escola.

A seguir, no quadro 5, será apresentado a síntese da proposta de apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar.

Quadro 5 – Proposta de apresentação do Programa e de seus resultados a comunidade escolar

Ação 1 Apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade

escolar: Objetivo da

ação ação necessários a