• Nenhum resultado encontrado

O EXEMPLO DE OUTRAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Nem só de benefícios vivem as Organizações Sociais.A personalida-de personalida-de direito privado e a exploração personalida-de atividapersonalida-des que não caracterizam serviços públicos estatais fazem com que as organizações sociais não des-frutem das prerrogativas do poder público. Os seus atos não se beneficiam do regime jurídico administrativo e tampouco fazem jus às prerrogativas processuais da Fazenda Pública (ERHARDT, 2001). Mesmo em meio a tais intempéries, há Organizações Sociais bem-sucedidas, que merecem destaque:

• O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idte-ch) foi qualificado pelo Governo de Goiás, como Organização Social de Pesquisa Cientifica, que realiza um excelente trabalho no Hospital Alberto Rassi – HGG que é um hospital de ensino, que engloba tanto a parte assistencial quanto a parte de pesquisa, especialmente pesquisas inéditas na área de humanização, que é um dos pontos fortes do hospital (IDETECH, 2017);

• A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação In-dustrial) é uma Organização Social qualificada pelo Poder Públi-co Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecno-lógica fomentando a inovação na indústria brasileira. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC ocorreu em 2 de dezem-bro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como insti-tuição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento (EMBRAPII, 2021);

ROSÂNGELA TREMEL (ORGS.)

• O Instituto Mamirauá é singular em sua atuação na interface entre pesquisa, conservação da biodiversidade, desenvolvimento social, fortalecimento de cadeias produtivas, manejo de recursos naturais e gestão de áreas protegidas na Amazônia. Nos últimos 15 anos, o Instituto implementou sistemas pioneiros na Amazônia de manejo de recursos naturais, gerando conservação ambiental e renda para as comunidades ribeirinhas, totalizando 17 milhões de reais com o manejo de pirarucu, manejo florestal e turismo de base comunitária. Estima-se que mais de seis mil pessoas tenham sido beneficiadas (MCTIC, 2021).

Estes são apenas três de muitos dos exemplos de organizações sociais bem-sucedidas no Brasil, que podem servir de inspiração e modelo à trasn-formação doCentro de Biotecnologia da Amazônia em Organização Social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em que pese não poderem desfrutar das prerrogativas do poder públi-co, visto que a personalidade de direito privado e a exploração de ativida-des não se caracterizam serviços públicos estatais, as organizações sociais são um modelo muito importante para os serviços públicos brasileiros, pois visam garantir a entrega de seus produtos ao cidadão, que é o seu cli-ente. Qualificadas pelo poder executivo, são entidades sem fins lucrativos que desenvolvem atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, ao meio ambiente, entre outros.Uma organização social desenvolvida na Amazônia com tais prerrogativas, poderia ser aliada ao desenvolvimento do bionegócio na região. Pensando em tal possibilidade, o trabalho dedicou-se a apresentar os benefícios para o bionegócio amazonense da transformação do Centro de Biotecnologia da Amazônia em organização social

Traçou-se um panorama econômico-orçamentário do CBA, desta-cando a falta de recursos públicos necessários à boa gestão do centro e a impossibilidade de recebimento de recursos privados, devido a sua na-tureza jurídica.

Conclui-se que o CBA é fruto de uma política pública. Porém, a vin-culação do CBA na estrutura regimental da Suframa inviabiliza a operação

V I S Õ E S I N T E R D I S C I P L I N A R E S S O B R E P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S - V O L . 1

e o desenvolvimento de suas atividades, cobrar pela execução de serviços tecnológicos, apoiar o empreendedorismo biotecnológico, celebrar parce-rias, patentear produtos, transferir tecnologia para o setor privado e captar importantes fontes de recursos privados e internacionais.

Destacaram-se alguns dos benefícios ao CBA, ao Estado, à sociedade e ao bionegócio amazonense, oriundos de sua possível transformação em Organização Social, tais como: autonomia, publicidade e transparência, segurança jurídica, discricionariedade, fiscalização, recursos mistos e dis-pensa de licitação.Ressaltou-se o avanço a passos lentos do bionegócio na Amazônia, decorrente de diversas restrições, entre as quais a simples per-sonalidade jurídica do CBA que se transformado em Organização Social poderia contribuir para o desenvolvimento mais acelerado desse segmento econômico. Para tanto, descreveram-se três exemplos de organizações so-ciais bem-sucedidas no Brasil: Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Ino-vação Industrial) e o Instituto Mamirauá. Observou-se que, pelos motivos apresentados, embora haja desvantagens, os benefícios poderiam ser mais vantajosos em transformar o CBA em Organização Social.

Concluiu-se que é preciso buscar investimento financeiro para estimular o desenvolvimento tecnológico no âmbito do bionegócio amazonense e que o CBA poderia exercer importante papel como instituição catalizadora desse processo. Considerando que os recursos financeiros poderiam advir da iniciativa privada, a fim de habilitar o CBA com personalidade jurídica adequada para permitir acesso a es-ses recursos, é necessário que haja uma decisão do poder público em transformar o referido Centro numa organização social. Não obstante, cabe aprofundamento do trabalho, discorrendo sobre os desdobramen-tos legais de um futuro processo de transformação do CBA em orga-nização social.

REFERÊNCIAS

AGUILAR, A.; TWARDOWSKI, T.; WOHLGEMUTH, R. Bioeco-nomy for Sustainable Development, 2019. Disponível em: ht-tps://doi.org/10.1002/biot.201800638 Acesso em: 03 set. 2021.

ROSÂNGELA TREMEL (ORGS.)

BERNARDINO, S. Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal. 2017. Disponível em:http://

hdl.handle.net/10400.22/11413 Acesso em: 09 set. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promul-gada em 5 de outubro de 1988.

______. Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014.Estabelece o regime jurí-dico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação; define diretrizes para a política de fo-mento, de colaboração e de cooperação com organizações da socie-dade civil; e altera as Leis nºs 8.429, de 2 de junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999.

______. Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998. Dispõe sobre a qualifi-cação de entidades como organizações sociais, a criação do Progra-ma Nacional de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências.

______. Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. Dispõe sobre a capa-citação e competitividade do setor de informática e automação, e dá outras providências.

______. Lei nº 3.173, de 06 de junho de 1957. Cria uma zona franca na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e dá outras providências.

______. Decreto nº 10.087, de 5 de novembro de 2019. Declara a re-vogação, para os fins do disposto no art. 16 da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, de decretos normativos.

______. Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016. Regulamenta a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, para dispor sobre regras e procedi-mentos do regime jurídico das parcerias celebradas entre a adminis-tração pública federal e as organizações da sociedade civil.

V I S Õ E S I N T E R D I S C I P L I N A R E S S O B R E P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S - V O L . 1

______. Decreto de 4 de janeiro de 2008. Institui o Comitê Inter-ministerial para coordenar a implementação do projeto “Centro de Biotecnologia da Amazônia – CBA”, e dá outras providências.

______. Decreto n° 4.284, de 26 de junho de 2002. Institui o Pro-grama Brasileiro de Ecologia Molecular para o Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia – PROBEM, e dá outras providências.

______. Decreto nº 61.244, de 28 de agosto de 1967. Regulamenta o Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967 que altera as disposi-ções da Lei nº 3.173, de 6 de junho de 1957 e cria a Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA.

______. Decreto-lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967. Altera as dis-posições da Lei número 3.173 de 6 de junho de 1957 e regula a Zona Franca de Manaus.

______. Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências.

CAMARA. Indicação nº 138, de 2021. Sugere ao Ministro-Chefe da Casa Civil que, no exercício da sua competência de coordenação e acompanhamento das atividades dos Ministérios na implantação de políticas públicas, promova as devidas articulações com o Ministé-rio da Economia, para garantir a definição da personalidade jurídi-ca e do modelo de gestão para o adequado funcionamento do Cen-tro de Biotecnologia da Amazônia – CBA. Disponível em: https://

www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessio- nid=node0w6p60xb6vvww1k29pnh6uwt711930324.node0?cod-teor=1966255&filename=Avulso+-INC+138/2021Acesso em: 03 set 2021.

______. Cancelado debate sobre o funcionamento de Centro de Biotecnologia da Amazônia. 2021. Disponível em: https://www.

camara.leg.br/noticias/791299-cancelado-debate-sobre-o-funcio-namento-de-centro Acesso em: 03 set 2021.

CARVALHO FILHO, J. S. Manual de Direito Administrativo. 27ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.

ROSÂNGELA TREMEL (ORGS.)

CIEAM. Centro de Biotecnologia da Amazônia depende de aval do Ministério da Economia. 2020. Disponível em: https://cieam.

com.br/noticias/centro-de-biotecnologia-da-amazonia-depende--de-aval-do-ministerio-da-economia Acesso em: 03 set 2021.

COUTINHO, N. N. As organizações sociais e o contrato de ges-tão. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1980-511X.

2006v1n2p25 Acesso em: 09 set 2021.

DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 14. ed. São Paulo: Edi-tora Atlas, 2002.

EMBRAPII. Quem somos. 2021. Disponível em: https://embrapii.org.

br/institucional/quem-somos/ Acesso em: 09 set 2021.

ERHARDT, M. O. As organizações sociais. 2001. Disponível em:

https://revista.trf5.jus.br/index.php/esmafe/article/view/64/60 Aces-so em: 09 set 2021.

GOV. Projeto para criação de empresa pública que gerenciará o CBA é encaminhado à Casa Civil. Disponível em: https://www.

gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/noticias/projeto-para-criacao-de- -empresa-publica-que-gerenciara-o-cba-e-encaminhado-a-casa-ci-vil Acesso em: 1º set 2021.

______. CBA. Disponível em: https://www.gov.br/suframa/pt-br/zfm/

cba Acesso em: 03 set 2021.

______.Edital de Chamamento Público nº 2/2018. (2018 a). Dispo-nível em: http://200.198.192.20/images/REPOSITORIO/si/detin/

Coneg/Edital_de_Chamamento_CBA.pdf Acesso em: 16 set 2021.

______. Edital de Chamamento Público nº 2/2018. 2018b. Disponí-vel em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0T- ZC2Mb/content/id/39569072/do1e-2018-09-04-edital-de-chama-mento-publico-n-2-2018-39569068 Acesso em: 16 set 2021.

HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. 2001. Dis-ponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300003 Acesso em: 03 set 2021.

V I S Õ E S I N T E R D I S C I P L I N A R E S S O B R E P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S - V O L . 1

IDETECH. Idtech é qualificado como Organização Social de Pes-quisa Científica. 2017. Disponível em: https://www.idtech.org.br/

principal.asp?edoc=conteudo&secaoid=168&subsecaoid=168&con-teudoid=18740 Acesso em: 09 set 2021.

JUS. Fundações públicas e sua natureza jurídica. Disponível em: ht- tps://jus.com.br/artigos/75925/fundacoes-publicas-e-sua-natureza--juridica Acesso em: 03 set 2021.

MCTIC. Organizações sociais. 2021. Disponível em: https://antigo.

mctic.gov.br/mctic/opencms/institucional/entidadesVinculadas/or-ganizacaoSocial/index.html Acesso em 09 set 2021.

MDIC. Memória CBA (2014). Disponível em: https://

w w w.google.com/url?esrc=s&q=&rct=j&sa=U&url=ht-tp://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento/download/

7d2b2861-68e6-45ec-8c7a-855c6a6d5e45&ved=2ahUKEwj- Qq_W6pt7yAhVurJUCHX24BoYQFnoECAMQAg&usg=AOv-Vaw2xDnV8EALfLa_Qh4cDHAZO Acesso em: 1º set 2021.

MDIC-SUFRAMA-INMETRO. Termo de Execução Descentrali-zada nº 001, de 10 de junho de 2015. Trata sobre o gerenciamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia.

OLIVEIRA JÚNIOR, M. C. A importância das inovações não tec-nológicas e tectec-nológicas para o desempenho das empresas de bionegócios. 2015. 137 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

PELLEGRINO, L. N. A Zona Franca de Manaus sob a perspectiva do desenvolvimento histórico econômico da Amazônia bra-sileira ocidental (2002-2014). Disponível em: https://repositorio.

unesp.br/bitstream/handle/11449/136598/000860105.pdf?sequen-ce=1&isAllowed=y Acesso em: 1º set 2021.

SANTOS, A.B. et al. A relevância da bioeconomia para o desenvol-vimento regional: estudo de caso em uma empresa de biocosmé-ticos do estado do Amazonas. (2021). Disponível em: http://saber.

ROSÂNGELA TREMEL (ORGS.)

unioeste.br/index.php/gepec/article/view/26305 Acesso em: 1º set 2021.

SERÁFICO, M. O empresário local e a Zona Franca de Manaus:

reprodução social e globalização econômica. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UFRGS,2009.

SUFRAMA. Portaria nº 710, de 2 de setembro de 2019. Dispõe so-bre a delegação de competência no âmbito da Superintendência Ad-junta de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

WILLOUGHBY, K. W. Biobusiness 2010: Minnesota’s Competitive Position inthe Biobusiness Technology Industries. Disponível em:

http://willoughbyinternational.com/Professor_Kelvin_W._Willou-ghby/Selected_Publications_files/BioBusiness-February-2011.pdf Acesso em: 03 set 2021.

O IMPACTO DO REGIME DE METAS