• Nenhum resultado encontrado

Exigências sociais

No documento Chapter Details - Blucher Open Access (páginas 53-56)

1.3. JUDICIÁRIO 5

1.3.1 Exigências sociais

Nos últimos anos, em várias partes do mundo, temos observado um cres- cente movimento das sociedades, exigindo mudanças na forma de atuação do Estado, que não mais estaria atendendo aos anseios e necessidades de seu povo.

A onda de protestos, revoltas e revoluções populares, que se iniciaram no início dos anos 2010 no mundo árabe, a que se chamou “Primavera Árabe”, foi o

40 Essa pesquisa foi realizada de 1.º a 30 de setembro de 2011, com o objetivo de mapear os

desafios da Justiça brasileira identificados pelos agentes e usuários da Justiça, contribuindo para a elaboração das diretrizes do planejamento anual que norteia o trabalho do Conselho Nacional de Justiça. A enquete contou com a participação de 26.750 pessoas, sendo 803 ma- gistrados, 7.259 servidores e 18.688 usuários do Poder Judiciário. Para maiores informações, acesse: http://www.cnj.jus.br/gestao-e-planejamento/gestao-e-planejamento-do-judiciario/ pesquisa-de-satisfacao-e-clima-organizacional.

resultado do agravamento de crises sociais vividas naqueles países, notadamente Tunísia, Egito, Líbia, Iêmen e Barein, provocadas por problemas econômicos, pela piora nas condições de vida das pessoas, mas principalmente pelo senti- mento de não representatividade da população com relação a seus governantes.

Passados alguns anos do início daquele movimento, ainda persistem tais problemas, como descreve Moulay Hicham41:

Hoje, a falta de levantes nas ruas não significa o desaparecimento do processo re- volucionário. Os problemas que haviam causado a primeira onda, em 2010, não se dissiparam, muito pelo contrário. A taxa de desemprego na maior parte dos países árabes ainda é tão elevada quanto há cinco anos, a economia mantém-se fraca, a administração continua ineficaz e o setor privado permanece debilitado. Nas socie- dades árabes, ainda ressoa a voz de uma juventude numerosa e efervescente, para a qual os governos fracassam em oferecer perspectivas. Os sistemas educacionais persistem em privilegiar a seleção em função do dinheiro em vez do mérito e em formar herdeiros que não terão as competências necessárias para defender seus in- teresses nos mercados mundiais.

Ainda mais grave: os dirigentes continuam privando os cidadãos de seu direito à palavra. O conluio entre a classe política e o empresariado também permanece intacto e possibilita que uma pequena elite, agarrada a seus privilégios, controle não somente as instituições do Estado, mas também os recursos do país. Não é de admirar que o mito do desenvolvimento inspire cada vez menos confiança nas populações, inundadas por informações elogiosas sobre o crescimento do PIB, em relação ao qual podem constatar que não traz nem empregos aos desempregados nem futuro aos jovens. Crescimento de desigualdades, falta de infraestrutura, de- ficiências do sistema educacional, corrupção endêmica: nenhum desses males foi resolvido desde 2010.

No Brasil também houve manifestações de massa no início dos anos 2010 provocadas por descontentamentos com a atuação do Estado, que veicularam reivindicações diversas.

Como descreve Ilse Scherer-Warren42:

Por sua vez, os protestos de rua em relação ao sistema político foram mais direcio- nados contra a corrupção e ao modo de operacionalização dos parlamentos. Porém, a proposta governamental posterior de realização de um plebiscito para decidir sobre mudanças institucionais nesse sistema teve resistência de parte de parlamentares, po- líticos arraigados aos modos tradicionais de fazer política.

As reivindicações no campo das políticas sociais (saúde, educação, mobilidade urba- na, políticas de gênero, geracionais, políticas de promoção da igualdade racial etc.)

41 HICHAM, Moulay. E o vento levou: quase cinco anos da Primavera Árabe cit.

42 SCHERER-WARREN, Ilse. Manifestações de Rua no Brasil 2013: encontros e desencontros

foram mais consensuais, mas bastante genéricas, não permitindo, assim, os possíveis confrontos de opinião ou de ideologias. A exceção ocorreu com o Programa Mais Médicos, que dividiu a própria classe médica. Porém, a partir de sua implementação, o Programa vem criando uma legitimidade crescente na sociedade civil.

Em linhas gerais, constatamos que essas manifestações no Brasil, apesar de pulverizarem protestos relacionados a diversas áreas das políticas públicas, incluindo as do Sistema de Justiça, sintetizaram um desejo da sociedade de obter mudanças no campo da política e no funcionamento do Estado, especialmente deixando claro, assim como na Primavera Árabe, o indesejado distanciamento entre a população e seus governantes.

Esse distanciamento também é sentido com relação ao Poder Judiciário, o que é ainda agravado pela forma de investidura dos magistrados, que não se dá por meio da eleição, mas, em regra, por concurso público, ou seja, a população não participa da escolha dos juízes que atuarão no Brasil.

É bem verdade que há participação dos demais Poderes na escolha de magistrados para o Supremo Tribunal Federal e para os tribunais superiores (Poder Executivo e Poder Legislativo – art. 101, parágrafo único; art. 104, parágrafo único; art. 111-A; art. 119, II; art. 123; todos da CF/1988), bem como para os tribunais de apelação (Poder Executivo – art. 94 e seu parágrafo único, da CF/1988), o que indicaria existir, ainda que indiretamente, a participação da sociedade, por seus representantes eleitos, na escolha de integrantes do Poder Judiciário.

No entanto, isso não aproxima os cidadãos do funcionamento e da gestão do Judiciário.

Além disso, a gestão judiciária não é realmente feita com a participação da sociedade, como regra, inexistindo mecanismos democráticos efetivos no seu funcionamento.

Com efeito, os cidadãos não estão inseridos no processo de planejamento e definição de prioridades do Poder Judiciário, e esse distanciamento tem sido questionado cada vez mais nos dias de hoje.

A administração pública em geral ainda está baseada na hierarquia, na se- torialização, na especialização e na burocracia, mas a sociedade não aceita mais essa máquina pública pesada, autocentrada e incapaz de acompanhar a velocida- de atual da evolução das relações humanas.

No documento Chapter Details - Blucher Open Access (páginas 53-56)

Documentos relacionados