• Nenhum resultado encontrado

O Extra é a divisão de hiperm ercados do Grupo Pão de Açúcar. A prim eira loja Extra foi inaugurada em 1989 na cidade de Cam po Grande, n o Mat o Grosso do Sul e atualm ente são 54 loj as distribuídas por oitos Estados do país. Em São Paulo, concentra- se a m aior parte dos hiperm ercados, 34, principalm ente na Região Metropolitana.

As características principais dessas loj as são o tam anho e o sortim ento de m ercadorias vendidas. Em m édia, as loj as Extra possuem 8.000

m2 de área de vendas sendo que na cidade de São Paulo a m enor loj a tem

5.600m2 (unidade Brigadeiro, 4ª loja m ais antiga do Grupo Pão de Açúcar

inaugurada em 1965 e am pliada em 1989) e a m aior t em 14.750 m2 (unidade

Morum bi, antiga loj a do Paes Mendonça inaugurada em 1986 e convertida em Ext ra em 1999) .

Dentre os m unicípios da Grande São Paulo, a m enor unidade tem 4 . 6 4 1 m2 ( Diadem a) e a m aior t em 9.740 m2 ( São Bernardo do Cam po) . Em

m édia, as loj as do Ext ra possuem 600 vagas de est acionam ent o além de um a pequena galeria com ercial com até 15 lojas no interior do hiperm ercado. Na m aioria das lojas funcionam algum tipo de restaurante fast food, m as principalm ente são lanchonetes Mc Donald´ s.

A figura 17 apresenta a distribuição dos hiperm ercados Extra no Estado de São Paulo e por ela percebe- se a fort e concent ração na região m etropolitana e em alguns m unicípios com o Araraquara, São Carlos, Sorocaba, Cam pinas, I tatiba, I tu e Sorocaba. Das 25 lojas localizadas na Grande São Paulo, quat ro são loj as âncoras de Shopping Centers: Shopping Center Lest e Aricanduva, I nternational Shopping Guarulhos, ABC Plaza Shopping e Mogilar

Shopping.

Para suas cam panhas publicitárias o Extra utiliza- se do slogan “ ORGULHO DE SER BRASI LEI RO” pois é a m aior rede de hiperm ercados de capital

brasileiro, as outras que atuam em São Paulo são com panhias francesas, portuguesas e norte- am ericanas. Além disso, o Extra aposta no preço baixo com os slogans “ MAI S BARATO, MAI S BARATO. EXTRA”. e“ PREÇO NÃO SE DI SCUTE” .

Figura 17: Mapa de localização das loj as Extra Hiperm ercados no Estado de São Paulo.

3 .3 – BI G

Os hiperm ercados BI G pertencem a rede de distribuição portuguesa SONAE. No país, a Sonae opera com vários form at os de loj a concentrados nos Estados do Sul do Brasil, com o a rede gaúcha Nacional e a Paranaense Mercadoram a. Em São Paulo com prou as loj as da rede Cândia e passou a at uar t am bém nest e Est ado. Em Cam pinas, o Grupo Sonae est ará

inaugurando o m aior Shopping Center da Am érica Latina com m ais de 80.000 m2

de Área Bruta Locável. Em Lisboa, o Sonae tam bém adm inistra os Shopping

Cent ers Vasco da Gam a na ár ea da Expo 98 e Car avelas. Am bos t em át icos sobr e

os Oceanos e as Grandes Navegações.

Atualm ente são m ais de 170 loj as entre Superm ercados e Hiperm ercados sendo que deste últim o são 45 lojas distribuídas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo com a m arca BI G.

Em São Paulo, opera com 18 hiperm ercados localizados conform e a figura 18 nos m unicípios da Grande São Paulo, Santos e nos m unicípios da

região de Cam pinas. Em m édia suas loj as têm 7.000 m2 de área de vendas com

700 vagas de est acionam ent o, oferecendo um a m édia de 40.000 it ens para a com ercialização. Além disso, inúm eros são os serviços oferecidos na área interna de suas loj as com o, por exem plo, O Boticário, L’Acqua di Fiori, Casa do Pão de Queijo, Dunkin´ Donuts, Joalherias, Lotéricas, Loja de Móveis, Drogarias, Sapatarias e Bancos.

Figura 18: Mapa de Localiz ação dos Hiperm ercados BI G no Estado de São Paulo

No interior do Estado, abriu todas as suas loj as em 2001, sendo que em Araras, Lim eira e Mogi Guaçú em julho e em Piracicaba e Am ericana em dezem bro.

O BI G t em com o enfoque publicitário ser o “CAMPEÃO DE PREÇOS

BAI XOS” e atender principalm ente as pessoas com extratos de rendim entos m ais

Figura 19: Fotografia do BI G - Form at o de Hiperm ercados da em presa portuguesa Sonae no Brasil.

Aut or: Carlos H. C. Silva

3 .4 – W a l- Mart

A m aior em presa do set or superm ercadist a do m undo com faturam ento superior a 200 bilhões de dólares é a norte –am ericana Wal- Mart, present e em 11 países com m ais de 4.190 loj as nos m ais diversos form at os, m as principalm ente Hiperm ercados, Superm ercados, Cash & Carry e Loj as de Descont o.

O Wal –Mart foi fundado nos EUA em 1945 a partir de um a pequena loj a na cidade de Newport, m as o prim eiro superm ercado do grupo som ent e surge em 1962 no Est ado de Arkansas. Em 1969 j á eram 15 loj as em t odo o país e dez anos depois o Wal- Mart t orna- se a prim eira em presa varejista nort e- am ericana a ultrapassar a m arca de 1 bilhão de dólares em faturam ento.

A prim eira loj a fora dos EUA é aberta em 1991 na cidade do México, ano em que a em presa alcançaria a m arca de 1.880 loj as em operação. Em 1994 inicia suas operações no Brasil e na Argentina e nos anos seguintes am plia seus investim entos na Ásia, e em 1998 com pra 74 loj as da rede alem ã

I nt erspar e 21 da Wert kauf, t ornando - se um a das cinco m aiores em presas

varej istas da Alem anha. Em 1999 passa a atuar tam bém no m ercado britânico. O Wal- Mart tem em funcionam ento 22 lojas no país, distribuídas em 4 Estados ( São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná) com três diferentes form atos de loj as: Hiperm ercados Wal- Mart Supercenter, Cash & Carry Sam ´ s Club e lojas de Vizinhança Wal- Mart Todo Dia.

De 1995 a 1998 o Wal- Mart ficou restrito ao m ercado paulista, principalm ente nos m unicípios do interior do Estado e da Grande São Paulo. A primeira loja Sam ´ s Club na cidade de São Paulo é inaugurada em 30 de junho no distrito de Santo Am aro e o prim eiro Wal- Mart Supercenter em 08 de out ubro no distrito da Barra Funda, próxim o a ponte da Casa Verde. A figura 20 traz as loj as localizadas no Estado de São Paulo e a partir dela, percebe- se que a em presa escolhe as grandes cidades do interior para investir e nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Figura 20: Mapa de localização das loj as Wal- Mart Supercenter no Est ado de São Paulo.

Dentre as loj as localizadas em São Paulo, o Wal- Mart trava grande concorrência em duas delas: Na unidade de Osasco que está ao lado de um hiperm ercado da rede Carrefour e na unidade Aricanduva que está ao lado de um hiperm ercado Extra.

Nos seis prim eiros anos de operações no país o Wal- Mart t ornou- se a 6ª m aior em presa superm ercadist a, porém nos próxim os anos est ará passando por um grande processo de reestruturação no intuito de am pliar seus lucros no Brasil, através da abertura de novas loj as em out ros form at os, que é o

caso das loj as Todo Dia inauguradas em 2001 em São Paulo. Com est as loj as a em presa espera popularizar seu nom e e entrar com grande estilo na disputa pelos consum idores de baixa renda da periferia da grande São Paulo.

Figura 21: Fotografia do Wal- Mart Supercenter - a m aior em presa superm ercadista do m undo acredita na satisfação de seus clientes para continuar em prim eiro lugar.

Aut or: Carlos H. C. Silva

3 .5 – Sonda

O Sonda inicia suas atividades no setor superm ercadist a em 1974 na cidade de Erechim no Rio Grande do Sul. Antes dessa data, a em presa já t rabalhava há 12 anos no ram o at acadist a com duas loj as em São Paulo e um a frota de cam inhões que transportavam cereais entre São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O segundo superm ercado é inaugurado em 1980 no bairro do Jaçanã, Zona Norte de São Paulo. Entre 1985 e 1991, a em presa diversificou seus investim entos m ais no setor atacadista e de distribuição de bebidas, tornando- se um as das m aiores em presas de bebidas destiladas do país.

Em 1991, inaugura- se o segundo superm ercado em São Paulo localizado no Shopping Center Sul no distrito de Santo Am aro, Zona Sul da capital.

No Rio Grande do Sul, a em presa continua atuando e em 1993 inaugura o Master Sonda Shopping, com um hiperm ercado de m esm a bandeira com o loj a âncora. Nest e m esm o ano, inaugura- se o prim eiro hiperm ercado em São Paulo, no distrito da Lapa, o qual é loja âncora do Shopping Center Mat ar azzo.

Em 1996 inaugura m ais um a loj a em São Paulo, agora na Zona Lest e no distrito de I taim Paulista.

A em presa passou em 1997 por um grande processo de reestruturação que culm inou num a cisão entre os sócios- irm ãos:

• Dois sócios ficaram com as loj as e a m arca Sonda de São Paulo e

participação no Shopping Center Anália Franco;

• Um sócio ficou com as loj as de Erechim , im óveis no RS e a m arca Master;

• Um a sócia ficou com os im óveis de Guarulhos.

A partir de 1998, os sócios que ficaram responsáveis com as loj as de São Paulo e a m arca Sonda decidiram investir na am pliação da m arca e na inauguração de novas loj as, chegando em 2001 ao núm ero de nove loj as distribuídas pelas Zonas Norte, Leste, Sul e Oeste de São Paulo, além da participação de 33% do Shopping Center Anália Franco localizado entre os distritos de Vila Form osa e Tatuapé.

Das nove loj as Sonda em funcionam ento em São Paulo, quatro

são hiperm ercados e cinco são superm ercados. A m édia em m2 dos

hiperm ercados é de 5.200 enquant o os superm ercados t êm em m édia 2.300 m2

de área de vendas, com 227 vagas de est acionam ent o em m édia em cada loj a, enquanto que nos hiperm ercados esse núm ero é duas vezes m aior, ou sej a, 557 vagas.

O caso da em presa Sonda em m ant er sob a m esm a m arca dois form atos de loj as é bem com um em em presas fam iliares que concentram seus investim entos em um a única localidade, no intuito de garantir a uniform ização de sua m arca e assim , não precisar lançar um a nova bandeira de superm ercado ou hiperm ercado para concorrer no setor varej ista.