• Nenhum resultado encontrado

Um cristão que não fala em línguas é um cristão espiritualmente limitado, ele é um cristão que não pode travar um verdadeiro combate espiritual. Satanás ama tais cristãos, pois eles não representam um

- Pode-se ser baptizado no Espírito Santo sem falar em línguas?

- Falar em línguas é ensinado?

- Podemos entender a língua falada?

- Devemos entender a língua falada?

- O falar em línguas melhora com o tempo?

- O falar em línguas de um filho de Deus pode parar?

- Podemos falar em línguas voluntariamente?

- Qual é a utilidade de falar em línguas?

- Como praticar o falar em línguas na Assembleia?

- O facto de falar em línguas faz do orador um verdadeiro filho de Deus?

- Existem falsos falar em línguas?

- Como reconhecer o falso falar em línguas?

3.1- O que é falar em línguas?

Falar em línguas é um excelente instrumento de combate que o Senhor Jesus pôs à disposição dos Seus filhos. É um dom muito útil para o combate espiritual, para a intercessão, para a edificação pessoal, e para a edificação da Igreja. A promessa deste precioso presente foi-nos dada em Marcos 16:15-18 "15E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. 16Quem crer e for baptizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demónios; falarão novas línguas; 18Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão."

Estamos claramente aprendendo com esta passagem que o Senhor fez a promessa do falar em línguas a todos aqueles que crerão em Seu nome, e não a apenas algumas pessoas. A partir disto, não temos mais que nos perguntar se todo filho de Deus deve falar em línguas. Não caia na armadilha de falsos mestres que ensinam que falar em línguas não é para todos os crentes. Não compreendendo a palavra de Deus, eles torcem o significado de 1Coríntios 12:30 que diziam: "...Falam todos diversas línguas? ..." para apoiar o seu erro. Saibam que em 1Coríntios 12:10 e 12:28, Deus nos fala do dom da diversidade de línguas, que nada tem a ver com a promessa de falar em línguas que o Senhor fez a todos aqueles que acreditarão n'Ele, em Marcos 16,17.

3.2- O que é o dom da diversidade de línguas?

O dom da diversidade de línguas é um dom que dá ao destinatário a capacidade de falar em diferentes línguas. Este é um dos dons que o Senhor distribui a cada um em particular como Ele quer. Estes dons são diferentes daqueles que o Senhor concede a todos os Seus filhos sem distinção. Portanto, já não cai na armadilha de confundir o dom de falar em línguas com o dom da diversidade de línguas. Vamos examinar cuidadosamente as seguintes passagens:

1Coríntios 12:4-11 "4Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 8Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 11Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."

BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E FALAR EM LÍNGUAS Página 13 de 21

Fonte & Contacto: Sítio Internet: https://www.mcreveil.org E-mail: mail@mcreveil.org

1Coríntios 12:27-30 "27Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. 28E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29Porventura, são todos apóstolos?

São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?

30Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?"

Então entenda muito bem, que se Deus não fez de todos nós apóstolos, se Ele não fez de nós todos os profetas, ou os doutores, se Ele não fez de nós todas as pessoas que operam milagres, Ele não fez de nós todas as pessoas que tenham a diversidade de línguas. Que isto seja finalmente claro para todos os filhos de Deus que caíram nas armadilhas dos demônios que ensinam que falar em línguas não é para todos os filhos de Deus. Falar em línguas é é de fato para todos os filhos de Deus. É a diversidade das línguas que está reservada para apenas alguns irmãos.

3.3- Pode-se ser baptizado no Espírito Santo sem falar em línguas?

A resposta é Não. Vimos ao examinar Marcos 16:17, que a promessa de falar novas línguas é para todos os que crêem em Jesus Cristo, sem exceção. Atos 2:4 nos mostra que todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. Atos 10:44-46 confirma este ensinamento. É por causa do falar em línguas que os fiéis circuncidados sabiam que os Gentios eram batizados com o Espírito Santo. Atos 19:6 também confirma isso. Atos 8:16-17 confirma o mesmo ensinamento. Como os irmãos sabiam que os Samaritanos não foram batizados com o Espírito Santo? Porque eles não viram esse sinal que prova que alguém é batizado com o Espírito Santo, isto é, falar em línguas. Quando Pedro e João colocaram as mãos sobre os samaritanos, eles receberam o Espírito Santo. E como é que os irmãos sabiam que os samaritanos foram finalmente batizados no Espírito Santo? Porque eles viram o sinal. Falar em línguas é, portanto, o sinal visível de que alguém é batizado com o Espírito Santo.

3.4- Falar em línguas é ensinado?

Especialmente não! Não caia nessa armadilha. Falar em línguas não é ensinado e não pode ser aprendido. É recebido diretamente do Senhor. Eu te aviso contra práticas de bruxaria. Em muitas seitas satânicas pentecostais e carismáticas, os pastores-demônios iniciam as pessoas na bruxaria. Eles distribuem à vontade o que eles chamam de batismo do "espírito santo", e eles ensinam as pessoas a falar em línguas. Alguns pedem às pessoas para abrir a boca e repetir aleluia, aleluia, aleluia várias vezes, sem parar, e isso acaba se tornando sua falar em línguas. Outros dizem às pessoas para abrir a boca e dizer AAA BBB CCC, etc. e acelerar o ritmo, ou para dizer ABC, várias vezes, depois, CBA várias vezes também, acelerando o ritmo, e tudo isso acaba se tornando o que eles chamam "falar em língua". Saiba que esta prática é uma iniciação à bruxaria. Essas práticas de bruxaria são inspiradas por satanás.

Muitas vezes os irmãos me perguntaram por que em alguns grupos as pessoas todos falam a mesma língua. A resposta é simples. Se todos eles foram iniciados com a mesma bruxaria, não é de surpreender que todos a pratiquem da mesma maneira.

Todos vocês, filhos de Deus, agora examinem como receberam o seu falar em línguas. Se você foi vítima de uma dessas práticas abomináveis, saiba que foi apresentado à bruxaria. Não é o Espírito Santo que você recebeu, são os espíritos malignos. A língua que você fala não é de Deus. Você deve se arrepender e pedir ao Senhor para libertá-lo daqueles espíritos imundos que o usam. Em seguida, ore e peça ao Senhor para batizá-lo com Seu Espírito Santo e para lhe dar a língua que vem d’Ele.

3.5- Podemos entender a língua falada?

A resposta é Sim. O Senhor, quando Ele quer, pode permitir que as pessoas ouçam o que dizemos em línguas. É o que vemos em Atos 2:5-11, "1E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

2E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 5E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. 6E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? 8Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? ..."

É aqui que Jesus pela primeira vez cumpriu esta promessa do falar em línguas.

Os irmãos, depois de serem batizados com o Espírito Santo, todos falaram em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. O Senhor, para fazer resplandecer a Sua glória no meio da multidão que estava em Jerusalém, havia permitido que milhares de pessoas que estavam ali naquele momento ouvissem as línguas faladas pelos discípulos. E isso resultou na conversão de quase três mil almas naquele dia. Isso não significa que toda vez que falamos em línguas, as pessoas têm de ouvir.

3.6- Devemos entender a língua falada?

A resposta é Não. Quando falamos em línguas, não entendemos o que dizemos, e ninguém entende o que dizemos, a menos que o Senhor o permita, como no caso de Atos 2: 1-11 citado acima. 1Coríntios 14:2 nos diz: "Pois quem fala em uma língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios." É por isso que o Senhor nos pede para orar pelo dom da interpretação. 1Coríntios 14:13 diz: "Por isso, quem fala em uma língua, ore para que a possa interpretar."

3.7- O falar em línguas melhora com o tempo?

Muitos irmãos perguntam cada vez se falar em língua evolui. Em outras palavras, quando falamos em línguas, são as mesmas palavras que temos a dizer cada vez, ou o nosso falar "melhorar" ao longo do tempo?

Falar em línguas é realmente falar em outras línguas como você o entende.

1Coríntios 14:10 diz: "Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia,

BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E FALAR EM LÍNGUAS Página 15 de 21

Fonte & Contacto: Sítio Internet: https://www.mcreveil.org E-mail: mail@mcreveil.org

nenhum deles é sem sentido." As línguas que falamos, mesmo que não as ouvimos, são línguas inteligíveis, isto é, línguas que podemos ouvir. Se são línguas reais, então, nosso "domínio" destas línguas será feito à medida que as usamos. 1Coríntios 14:18 diz: "Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês."

3.8- O falar em línguas de um filho de Deus pode parar?

Não. A Bíblia nos ensina que Deus não se arrepende de seus dons. Se é Deus quem vos deu o dom de falar em línguas, ele não vai retirá-lo.

3.9- Podemos falar em línguas voluntariamente?

Há muitos que, por causa da falsa doutrina, se perguntam se alguém pode falar em línguas voluntariamente, ou se é apenas com a inspiração do Espírito que se deve falar. Saiba que se falar em línguas é um dom que Deus nos deu, podemos usá-lo sempre que quisermos.

3.10- Qual é a utilidade de falar em línguas?

3.10.1- Dom de intercessão

Falar em línguas é um maravilhoso dom de intercessão que Deus nos deu. Em 1Tessalonicenses 5:17, a Bíblia nos pede para orar incessantemente. Como alguém pode orar incessantemente se pode orar apenas pela inteligência?

Efésios 6:18 diz: "Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos." Como um cristão pode colocar este ensinamento em prática se ele não fala em línguas?

Que tipo de intercessão um filho de Deus pode fazer se não pode orar em línguas?

Vamos ler 1Coríntios 14:14-15 "14Pois, se oro em uma língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. 15Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento." O próprio Deus nos pede para orar em línguas, e até mesmo para cantar em línguas. Como pode Ele pedir-nos para fazer tais coisas se não temos de falar em línguas? Compreender, portanto, mais uma vez, que todo verdadeiro filho de Deus deve falar em línguas.

3.10.2- Dom de edificação pessoal

1Coríntios 14:4 nos diz: "Quem fala em língua a si mesmo se edifica, ..." Isso significa que falar em línguas é um excelente dom de edificação pessoal que Deus nos deu. Como você pode desprezar um dom tão importante para sua própria edificação?

3.10.3- Dom de edificação para a Igreja

O falar em línguas é também dom de edificação para a Igreja. Sempre que a língua é interpretada, toda a Igreja recebe edificação. 1Coríntios 14:4-5 "...

Quem profetiza edifica a igreja. ... Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada."

Não é por nada que os apóstolos sempre cuidavam para que todos os filhos de Deus foram batizados no Espírito Santo. Atos 8:14-17 "14Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, 15os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. 16(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.) 17Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo."

Em Atos 19:1-6, Paulo encontra um grupo de cristãos. A primeira pergunta que ele lhes faz é se eles já são batizados com o Espírito Santo. Porque é que o Paul faz disto uma prioridade? Porque ele sabe que um verdadeiro filho de Deus não pode funcionar sem este maravilhoso dom de Deus.

3.11- Como praticar o falar em línguas na Assembleia?

1Coríntios 14:23 "Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes, não dirão que vocês estão loucos?"

Quando você visita as assembléias hoje, você vê alguém com o microfone na mão dizendo: "Agora, todos de pé. Oremos juntos em línguas". E assim que o sinal é dado, você os vê agitando na assembléia, cada um gritando em língua, e o líder de seu lado gritando em língua ao microfone; e você tem a impressão de estar em um mercado central. Que loucura! E se os chamávamos de loucos, alguns diriam, como de costume, que os insultámos. No entanto, eles foram chamados apenas pelo nome, loucos.

O que diz a Bíblia? 1Coríntios 14:26-27 "26Portanto, que diremos, irmãos?

Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação.

Tudo seja feito para a edificação da igreja. 27Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar."

Os cristãos estão tão cegos hoje. Eles fazem apenas o oposto do que Deus pediu.

Como já não verificam eles mesmos a Bíblia, eles seguem com os olhos fechados, os cegos que os lideram. É por isso que estão todos no buraco hoje.

Minha oração é que depois destes ensinamentos, você possa sair do buraco em que já está. O Senhor volta em breve, e satanás já alistou todos vocês para a armadilha da falsa doutrina. Amados: Voltem à sã doutrina!

As poucas raras vezes em que se deve encontrar a falar em línguas ao mesmo tempo é quando se está num momento de combate espiritual, ou quando se está a rezar pelo batismo do Espírito Santo. Por exemplo, se há novos irmãos que aceitaram o Senhor e que acabaram de ser batizados na água, você deve orar com eles pelo batismo do Espírito Santo. Para tais ocasiões, você pode encontrar-se falando todos juntos em língua ao mesmo tempo. Mas tudo deve ser conduzido pelo Espírito Santo e não a pedido de um homem. Num culto de verdadeiros filhos de Deus, dois ou mais irmãos não devem falar em língua ao mesmo tempo.

BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E FALAR EM LÍNGUAS Página 17 de 21

Fonte & Contacto: Sítio Internet: https://www.mcreveil.org E-mail: mail@mcreveil.org

3.12- O facto de falar em línguas faz do orador um verdadeiro filho de Deus?

A resposta é NÃO. Uma pessoa não é um verdadeiro filho de Deus simplesmente porque fala em línguas, e ninguém se torna um verdadeiro filho de Deus ao falar em línguas. Saiba muito bem que os filhos de Deus falam em línguas, e os filhos de satanás também falam em línguas. O facto de falar em línguas nunca deve, portanto, ser utilizado como qualquer elemento de discernimento para tentar reconhecer os verdadeiros Filhos de Deus.

3.13- Existem falsos falar em línguas?

Amados, quero assinalar-vos que existem falsos falar em línguas, ou seja, falar em línguas que vêm de satanás. Como já expliquei acima, falar em línguas não é um sinal que prove que se está salvo, ou que se é um filho de Deus. Os agentes de satanás falam em línguas, e por vezes até falam mais do que os verdadeiros Filhos de Deus. Os filhos de Deus devem rezar para serem capazes de discernir estes falar em línguas de satanás.

3.14- Como reconhecer o falso falar em línguas?

É seguindo estritamente as instruções do Senhor que você pode reconhecer as línguas de satanás. Agora você entende por que o Senhor insiste em ordem em Sua casa. 1Coríntios 14:26-33 diz: "26Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, ... 27Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar. 28Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus... 30Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro. 31Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados... 33Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz ..."

Os modelos de assembléias e cultos que você tem hoje, são modelos sobre os quais satanás é mestre. Ele glorifica-se neles a 100%. Na desordem e Indisciplina, é satanás quem reina. Se o Senhor nos concede a graça de estudar as obras de satanás nas Assembléias, voltaremos a este assunto e falaremos sobre isso em detalhe.

Em resumo, saiba que o batismo do Espírito Santo e o falar em línguas não podem ser dissociados. Não quero terminar este Ensinamento sem lhe dar alguns elementos de discernimento.

4- Elementos de discernimento

4.1- Os chamados cristãos não batizados no Espírito Santo

Saiba que o batismo no Espírito Santo não confere a ninguém o título de verdadeiro filho de Deus. Uma pessoa alegadamente batizada no Espírito Santo, não é necessariamente um verdadeiro filho de Deus, enquanto um cristão não batizado no Espírito Santo, apesar do conhecimento do ensino sobre o batismo do Espírito Santo, e apesar do facto de os servos de Deus já terem orado por ele em várias ocasiões, é um sinal de que este alegado filho de Deus não seria um verdadeiro filho de Deus

4.2- Os chamados cristãos que não falam em línguas

Saiba que falar em línguas não prova nada; pelo contrário, é o facto de não falar em línguas que prova algo. Isto significa que uma pessoa que fala em línguas, não é necessariamente um verdadeiro filho de Deus, enquanto um cristão que não fala em línguas, apesar do conhecimento do ensinamento sobre falar em línguas, e apesar do facto de os servos de Deus já terem rezado várias vezes por ele, não seria de Deus.

4.3- Os chamados cristãos que fogem do batismo do Espírito Santo Se encontrar os chamados cristãos que não são batizados no Espírito Santo, e que fogem das sessões de oração para o batismo do Espírito Santo, saiba que eles são demónios. Muitos destes enganadores dão a impressão de que estão à procura do batismo do Espírito Santo, mas sempre que são organizadas sessões de oração para o batismo do Espírito Santo, eles usam truques para fugir à

4.3- Os chamados cristãos que fogem do batismo do Espírito Santo Se encontrar os chamados cristãos que não são batizados no Espírito Santo, e que fogem das sessões de oração para o batismo do Espírito Santo, saiba que eles são demónios. Muitos destes enganadores dão a impressão de que estão à procura do batismo do Espírito Santo, mas sempre que são organizadas sessões de oração para o batismo do Espírito Santo, eles usam truques para fugir à

Documentos relacionados