• Nenhum resultado encontrado

Fatores determinantes na formação de preço de produtos financeiros

1 INTRODUÇÃO

2.3. Fatores determinantes para formação de preços de produtos financeiros

2.3.2. Fatores determinantes na formação de preço de produtos financeiros

Segundo Bornia (2009), a formação de preço de venda de um produto era dada pela seguinte relação:

Equação 1

Preço de Venda = Custo + Lucro

Considerando que o principal custo de um produto financeiro é o custo de captação de recursos, em princípio, a equação acima poderia ser transformada em:

Equação 2

Preço de Produto Financeiro = Custo de Captação + Spread

Destaque-se aqui que, quando se fala em Preço de Produto Financeiro está-se tratando da taxa de juros total a ser cobrada do cliente final.

Relativamente ao Custo de Captação, ele deve ser integralmente repassado ao cliente final, embora, trate-se de uma variável que implique uma análise detalhada, especialmente quando os produtos financeiros de financiamento são oferecidos com taxas de juros prefixadas.

Já o spread tem como função cobrir os custos inerentes à concessão de crédito. Tal função, conforme mencionado anteriormente, implica uma análise bastante complexa de um grande conjunto de informações e atividades, além de remunerar de forma adequada o acionista (BERNANKE, 1993).

Os produtos financeiros irão gerar operações de crédito com cada tomador de recursos, cujo preço final, conforme citado anteriormente, depende também de fatores com menor tangibilidade, tais como: concorrência, tempo de relacionamento com o cliente, perspectivas de ganhos da IF em outras operações e serviços prestados, redução do risco de crédito por meio da contratação de garantias mais líquidas e expectativa de elevação ou redução dos custos de captação de recursos ao longo do tempo, dentre outros.

Dessa forma, é fundamental definir qual é o spread mínimo que se deve ter em um produto financeiro de financiamento a fim de garantir a sustentabilidade operacional de uma IF.

Existem diversas formas de apuração, decomposição e análise do spread bancário, descritos por Júnior, Paula e Leal (2011): i) FIPECAFI (2004); ii) FIPECAFI (2005) iii) MATIAS (2006); iv) COSTA e NAKANE (2005); v) Bacen (2008). Nesta pesquisa, será adotada a metodologia do Bacen (2008), na qual o spread bancário pode ser decomposto nos itens descritos no Quadro 3 - Decomposição do spread bancário.

Quadro 3 - Decomposição do spread bancário

Custos administrativos

Corresponde à parcela do spread bancário originada do custeio de despesas com a manutenção do processo produtivo das IF, tais como, aquelas vinculadas ao fator trabalho (salários, honorários, treinamentos, encargos e benefícios) e à utilização de recursos operacionais (água, energia, comunicações, material de escritório, processamento de dados, propaganda e publicidade, seguro, vigilância, transporte, dentre outros)

Inadimplência

Refere-se à estimativa de perdas esperadas em virtude do não pagamento por parte dos tomadores de crédito, ou seja, ao montante que deve ser provisionado para resguardar o patrimônio das IF estimado com base nas classificações de risco das carteiras de empréstimo dos bancos e nas respectivas provisões mínimas (segundo os parâmetros constantes da Resolução CMN n. 2.682, de 21 de dezembro de 1999)

Custo de direcionamento (compulsório e subsídio cruzado)

Custo efetivo de captação das fontes de financiamento do crédito rural e habitacional para cada IF, levando em conta as alíquotas de direcionamento aplicáveis a cada modalidade de depósito

Encargos fiscais e FGC (Fundo Garantidor de Crédito)

Corresponde à soma dos efeitos das contribuições obrigatórias para o FGC e de tributos incidentes sobre a concessão de crédito e sobre os resultados auferidos nessas operações (Programa de Integração Social – PIS – e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS)

Margem Bruta, Erros e Omissões

Engloba, além da margem de lucro das IF, eventuais erros de estimação e/ou de mensuração

Impostos Diretos Soma Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidente sobre as Receitas provenientes de operações de crédito livre,

de crédito direcionado e de recolhimentos compulsórios Fonte - BACEN, 2008, p. 28.

Ou seja, de acordo com tal metodologia, a equação 03 poderia ser desenvolvida da seguinte forma:

Equação 3

Preço de Produto Financeiro = Custo de Captação + Custos administrativos + Inadimplência + Custo de direcionamento + Encargos fiscais e FGC + Margem Bruta,

Erros e Omissões + Impostos Diretos

Conforme foi amplamente discutido no item 2.3.1 desta pesquisa, dado que o conhecimento dos custos de uma organização é primeiro passo para a correta fixação dos preços, o foco deste trabalho está centrado no item Custos Administrativos, nos termos conceituado no Quadro 3 - Decomposição do spread bancário e na forma como eles serão atribuídos a cada

produto financeiro de financiamento, por meio dos métodos de custeio objeto de estudo. Ou seja, o que se deseja obter é o spread mínimo necessário para cobertura dos custos administrativos de acordo com cada metodologia estudada.

Contudo, não só isso. Este trabalho também se propõe a calcular o spread mínimo necessário para cobertura dos demais custos que o compõem, exceto inadimplência, além da taxa necessária para que a IF alcance LL no mínimo igual a zero em todo os períodos projetados.

Assim, para fins de cálculo do preço no âmbito da presente pesquisa, ter-se-á a equação 03 apresentada com a seguinte configuração.

Equação 4

Preço de Produto Financeiro - Custo de Captação - Inadimplência = Custos administrativos + Demais custos e despesas + Lucro

Ao lado esquerdo da equação 04 dar-se-á o nome de Receita Líquida (RL), obtendo, então, a equação 05.

Equação 5

Receita Líquida = Custos administrativos + Demais custos e despesas + Lucro em que o Lucro deve ser, no mínimo, igual a zero, em todos os períodos projetados. Em resumo, o spread será calculado acima dos custos de captação e do custo de inadimplência de forma que ele seja suficiente para cobertura dos custos administrativos e de todos os demais custos e despesas, a fim de garantir que a IF apresente LL no mínimo igual a zero em todo o período projetado.