• Nenhum resultado encontrado

Os folículos pilosos são os anexos cutâneos a partir dos quais ocorre a síntese os pelos, de forma cíclica78–80. O revestimento da pele dos gatos pode apresentar até 25 000 pelos por cm2, variando consoante localização anatómica, e influenciado pela raça do animal78, idade e género79. Os pelos funcionam como uma barreira importante que protege a pele de agentes físicos, químicos ou microbianos, e têm também um papel fundamental no isolamento térmico79. Estes anexos têm origem embrionária80, e após o nascimento dos animais, não é comum a formação de novos folículos pilosos79. Cada folículo piloso primário está associado a uma glândula sebácea, uma glândula sudorípara e um músculo eretor do pelo80.

Os folículos pilosos são constituídos fundamentalmente pela bainha externa, em redor da bainha interna, o próprio pelo e a sua matriz, e a papila dérmica79.

A bainha externa dos folículos, consiste numa extensão do epitélio da epiderme para o interior da derme, e apresenta uma abertura na superfície da pele78. Durante o ciclo de crescimento dos pelos, os queratinócitos da bainha externa queratinizam em toda a extensão do folículo, exceto no segmento inferior do mesmo80.

Na fase de crescimento do pelo, através de uma invaginação do folículo piloso no seu segmento inferior, este está em contacto com a papila dérmica, uma estrutura da derme vascularizada e inervada, essencial na indução do desenvolvimento folicular78–80. Nesta fase, a matriz do pelo, constituída por células epiteliais proliferativas e melanócitos79,80, está organizada em camadas concêntricas, formando o bulbo folicular (figura 7), a partir do qual se desenvolve a bainha interna do folículo piloso e a haste do pelo78,79.

A bainha interna dos folículos, reveste o lúmen folicular, é constituída por três camadas: internamente, a cutícula (interligada com a cutícula do pelo); no meio a camada de Huxley

(constituída por queratinócitos nucleados); e externamente a camada de Henley (composta por queratinócitos anucleados)78,79. Esta bainha interna, por sua vez, está presente apenas na fase ativa de crescimento dos pelos, e somente no segmento inferior do folículo piloso, onde os seus queratinócitos passam por um processo de queratinização, de modo que confiram forma, suporte e proteção ao crescimento do pelo79,80. À medida que o pelo vai crescendo, os queratinócitos da bainha interna folicular cornificam, e posteriormente descamam para o lúmen do folículo piloso78.

O pelo é constituído essencialmente por células queratinizadas mortas79. A haste do pelo é rígida, resultante um processo de cornificação das células da sua matriz, e na sua constituição distinguem-se três camadas concêntricas, sendo elas da mais externa para a mais interna, a cutícula, córtex e a medula78.A cutícula é a camada protetora do pelo, constituída por células cornificadas sobrepostas, achatadas e com as extremidades expostas direcionadas para a ponta do pelo. O córtex é uma camada compacta de células cornificadas, em forma de fuso com os respetivos eixos longos estão paralelos à haste do pelo, que asseguram volume e força ao pelo, podendo ainda ser pigmentadas e assim conferir cor ao pelo. A medula, é constituída por células cubóides dispostas longitudinalmente, porém, está ausente nos pelos secundários78–80.

A síntese dos pelos é cíclica, iniciando-se com uma fase de crescimento ativo do pelo (anagénese), em que o seu folículo desenvolve para o interior da derme, podendo-se desenvolver até à hipoderme. Segue-se uma fase intermédia de regressão (catagénese)78, na qual se verifica apoptose de queratinócitos da bainha externa dos folículos e consequentemente regressão do seu tecido epitelial 79. Posteriormente, ocorre uma fase de repouso (telogénese), a partir da qual, ocorre a queda do pelo quando o ciclo reinicia (exogénese)78,79. Nos gatos, a queda dos pelos não ocorre de forma sincronizada78, podendo-se verificar no mesmo momento, diferentes folículos em fases distintas79.

Córtex de pelo Cutícula do pelo Camada de Huxley Camada de Henle Medula do pelo Bainha interna do folículo

Bainha externa do folículo Membrana basal Tecido fibroso Matriz do pelo Melanócitos Papila dérmica Capilares

A extremidade interna da sua haste (raíz do pelo) vai modificando morfologicamente ao longo do ciclo do pelo, e estas alterações podem ser visíveis através de um exame microscópico dos pelos (tricograma)78,81,82. Durante a anagénese, a raiz do pelo está unida ao bulbo folicular, porém, devido a processos de cornificação durante o ciclo de crescimento do pelo, na telogénese, a bainha interna e o bulbo do pelo estão ausentes, apresentando-se a raiz do pelo curta, pontiaguda, com uma superfície irregular78,79,81. As hastes de cada pelo apresentam um diâmetro uniforme, afunilado perifericamente ao longo do seu comprimento, sendo pontiagudas na extremidade externa78,82. Relativamente à estrutura do pelo, o diâmetro das suas hastes varia consoante o volume de matriz epitelial presente nos bulbos foliculares79. Os pelos podem ser diferenciados em primários, quando a sua haste é relativamente larga (40 a 80µm de diâmetro), ou secundários, se mais finos (10 a 20µm de diâmetro)78. O comprimento dos pelos é condicionado pela duração da fase de anagénese, crescendo até atingir uma extensão predeterminada geneticamente para cada região corporal. Por último, a forma dos pelos, é determinada pela forma dos respetivos folículos79.

Em torno da bainha externa dos folículos está presente uma membrana basal, que por sua vez, está envolvida por uma fina camada de tecido conjuntivo, constituída por colagénio e fibrócitos especializados78.

Os folículos pilosos são designados de simples, quando para cada pelo corresponde uma abertura folicular (óstio folicular), ou compostos, quando vários pelos partilham o mesmo óstio. Na espécie felina, os folículos estão organizados de modo a em torno de cada folículo simples, com um pelo primário (pelo primário central), estejam presentes 2 a 5 folículos compostos, emergindo do óstio folicular de cada um destes, um pelo primário (pelo primário lateral) e 3 a 12 pelos secundários78. Esta organização está representada na figura 8.

Folículo Simples Central Folículo Composto Lateral

Pelo primário central Pelo primário lateral

Pelos secundários